24 de abr. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


01.
A TROCA
Bolsonaro trocou Moro por Ali Babá.

02.
NOBREZA
Moro reparte o tempo todo, a grandeza do seu êxito com os seus pares e ímpares. Assim, sua nobreza ganha meritória unanimidade.

03.
LIBELO ACUSATÓRIO
Calmo e sereno, Sérgio Moro deixou hoje nas telas de TV o maior libelo acusatório a um governante e seu jeito de não saber governar.

04.
CARTA BRANCA
A ‘carta branca’ de Bolsonaro a Sérgio Moro era o arremedo daquela carta de Getúlio que ‘saiu da vida para entrar na História’. Bolsonaro assinou a morte da idoneidade do seu governo.

05.
O ADVOGADO
Bolsonaro queria que Sérgio Moro fosse o advogado dos diabos dos seus filhos. Não levou.

07.
MÃOS LIMPAS
Moro deixou 22 anos de magistratura impecável e de contribuição previdenciária para combater a corrupção e o crime organizado. Sai com uma mão na frente e outra atrás. Mãos limpas.

08.
COVEIRO
Bolsonaro o coveiro de Moro, desenterrou os corruptos luladinos que estavam mortos e sepultados.

09.
FOI-SE O ANEL
Com Sérgio Moro se vão a perspectiva e a esperança de transformar a Operação Lava-Jato em Movimento Nacional de Combate ao Crime Organizado e à Corrupção que faria de cada um dos 5.570 municípios uma sede efetiva e atuante da Lava-Jato. Foi-se o anel das mãos limpas e ficaram as mãos de nove dedos.

10.
MÁFIA BRASILEIRA
A Operação Lava-Jato recebe, enfim, a tão esperada perspectiva de acabar como a Operação Mãos Limpas acabou na Itália, diante da Máfia instalada no corpo e no espírito do Estado italiano.

11.
SEM CAUSA
E assim é que, em nome de seus filhos rebeldes, Bolsonaro fez de Maurício Valeixo um demitido sem causa.

12.
ENFIM, PRESIDENTE
Bolsonaro, enfim, mostra que pode ser presidente de fato quando lhe dá na telha: demitiu o diretor-geral da Polícia Federal porque não precisava para isso ter alguma causa, ou uma falha, um erro funcional sequer.

13.
A PERGUNTA PARADA NO AR
Calmo, sereno, duro sem perder a sua contida ternura, Sérgio Moro, foi preciso e didático: “A troca não é questão de nome. Há outros igualmente competentes. Não se trata de alguém que sai, nem de alguém que entra. A questão é: por que alguém sai?!? Por que alguém entra?!?”.

14.
O QUE ELE QUER SABER
Sérgio Moro, abordando a questão de Bolsonaro querer um diretor-geral da PF que lhe desse as informações que ele solicitasse, foi mais didático ainda: “Imagine, o Lula presidente, telefonando para a Polícia Federal, querendo informações sobre as investigações da Lava-Jato que o levaram à cadeia”?!? Pois é isso, nada mais do que isso, o que Bolsonaro quer saber a respeito das investigações que circundam sua pródiga prole.

15.
REAÇÃO EM CADEIA
Com a troca de Valeixo, vem aí uma reação em cadeia no arcabouço administrativo da PF: serão trocados superintendentes e outros tantos diretores que estejam chegando muito perto das histórias em quadrinhos de Os Filhos do Capitão. Acho que essa reação tipo efeito dominó na PF, até que merece, sim, ser chamada de reação em ‘cadeia’. Nem mereceria outra coisa.

16.
VILANIA
Maurício Valeixo, além de competente revelou-se um homem sério e nobre. Diante das pressões que sofria de Bolsonaro para ‘informar’ sobre as investigações que envolviam a pródiga prole, ofereceu sua cabeça para salvar a pele do seu ministro da Justiça. Perguntou um dia, faz tempo já, se Moro não achava melhor que ele, Valeixo, pedisse demissão. A banda celestial do Palácio saiu tocando um dobrado, espalhando melodiosamente que Valeixo estava demissionário, pedira para ser demitido. Vilania pura, diante de tal gesto de nobreza e lealdade.

16.
O FUTURO DE MORO, SEGUNDO MORO
E então, Sérgio Moro fala do seu futuro com muita serenidade: “Meu futuro agora é... escrever a carta de demissão. Meu futuro, logo depois é descansar. Trabalhei bastante nos 22 anos de magistratura, na Lava-Jato e aqui no Ministério da Justiça. Vou descansar e depois... pensar”.

17.
ENFIM, SÓ
Bolsonaro, enfim, está só. Só e mal acompanhado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário