22 de out. de 2016

NOSSO ESGRIMISTA PREDILETO

Uma história longa. Um resumo de uma vida pública feito pela dubiedade da vida real. O “malvado preferido” que pelos maneirismos monárquicos é um perfeito Gillette na coisa pública. Ora transitando à esquerda, ora “puxando as barbas de Rasputin”, ora sendo uma coisa e outra e sempre ganhando os duelos da politicalha com o jogo de cintura de um lorde e com um louvável e aristocrático fair-play. É o terceiro vice-presidente do PMDB que chegou à Presidência da República sem ser eleito diretamente para o cargo. É o nosso Esgrimista Predileto.
ERA UMA VEZ...

No tempo em que Lula e outros moluscos falavam e andavam para o povo desse país, nascia em Tietê, interior de São Paulo, um filho de um casal católico-maronita do meio rural destinado a ser mais do que aquele que se dizia achava e se dizia Filho do Brasil. A sorte o fez menos que príncipe, um presidente-tampão com ares monárquicos, tipo assim um quase-rei.

O ungido saiu do ambiente campesino, cresceu e multiplicou-se dentro de si mesmo: fez-se advogado, político, deputado federal, detentor de muitos cargos, doutor em direito público – eia pois que no exercício de fato e de direito do Poder Executivo nada fará, de certo ou de errado, por mero acaso.

Saberá sempre o que estiver fazendo. Sim, sabê-lo-á, sempre.

DUAS VEZES MAIS DUAS VEZES

O nosso personagem da hora foi duas vezes presidente da Câmara, graças ao apoio de um longevo e longínquo FHC. 

E duas vezes vice-presidente da República, por honra e glória do Lula aquele que hoje ainda pensa que está falando e andando para quem não é da sua corriola.

Em 1954 o filho do interland paulista entrou no movimento estudantil. Em 1964, quando deu-se a Redentora, ele deixou o movimento – que ninguém é de ferro.

Correu a barca e nos livros que escreveu movido pela sua vocação de escritor, revelou-se parlamentarista. Quem sabe até já intuindo coisas & loisas para um porvir risonho em 2018...


CUNHANDO O ESTILO

Em 1981, filiou-se ao PMDB ficando unha e carne com Orestes Quércia. Mais tarde, bem mais tarde, elegeu-se presidente da Câmara – cargo que exerceu por três vezes – com o apoio do babalorixá arenista ACM.

Fez então a alegria dos deputados nanicos, com salários altos e polpudo aumento nas verbas de gabinete. 

Cunhou de tal forma o seu estilo de fazer amigos e influenciar pessoas no baixo clero que acabou sendo considerado pelos especialistas em quadros e tabelas classificatórias, como o deputado mais influente do Parlamento brasileiro.
Em 2009, foi eleito presidente da Câmara dos Deputados pela terceira vez. Contando com o apoio de quinze partidos, que iam do PSDB ao PT e mais o incondicional apoio de Lula.

DAS PASSAGENS AO CASTELO DE AREIA
Em abril desse mesmo notável ano de 2009, o chamado Escândalo das Passagens Aéreas, revelou que em janeiro de 2008, o nosso herói viajara com familiares e amigos para Porto Seguro, na Bahia, em voos custeados por sua cota parlamentar – quer dizer com dinheiro público; com o meu, com o seu, com o nosso dinheiro.

Sua assessoria tirou de letra: reconheceu o uso para familiares, mas alegou que na época ele agiu conforme as regras da Câmara dos Deputados.
Eis que chega dezembro de 2009... O nome da rosa foi citado 21 vezes na Operação Castelo de Areia, que investigava crimes financeiros e lavagem de dinheiro no Grupo Camargo Corrêa. Nas planilhas da empreiteira, uma surpresa: o nosso notável senhor foi citado ao lado de valores que bateram nos US$ 345 mil dólares, no farto e gordo período de 1996 a 1998.
Nosso esgrimista predileto defendeu-se jurando que recebeu apenas doações legais da Camargo Corrêa. Então tá. Acontece que nenhuma de suas doações declaradas à Justiça na eleição de 1998 foi da Camargo Corrêa.

DE MENSALÃO ÀS CURVAS
DO PORTO DE SANTOS
Naquele mesmo dezembro de 2009, ele foi citado como beneficiário do escândalo do Mensalão no Distrito Federal.
Em um dos vídeos divulgados pelo site Congresso em Foco, o empresário Alcyr Collaço afirmava ao secretário Durval Barbosa, que o nosso impoluto espadachim recebia 100 mil reais mensais do então governador Zé Roberto Arruda em troca de apoio político.
Naquele preciso tempo em que os bichos falavam e andavam pra gente, o vulto de nossa admiração classificou sua citação como uma "vilania sem tamanho", uma coisa "irresponsável e descabida". E pronto, matou o assunto.
Em abril de 2011, soube-se – todo mundo ficou sabendo – que o cidadão já acostumado a toda e qualquer suspeita fazia parte de um inquérito no Supremo Tribunal Federal por ter recebido propina de empresas prestadoras de serviços ao movimentado porto de Santos.

Uma acusação antiga. Velha conhecida desde 2000. Em novembro de 2002, o procurador-geral Geraldo Brindeiro arquivou o processo por entender que não havia provas suficientes.

O que o Brasil esquece é que um réu que não é condenado por “falta de provas”, não é alguém absolvido por que seja inocente.

Por isso mesmo, em 2006, a Polícia Federal abriu um novo inquérito sobre o caso. No vai da valsa, porém, em maio de 2011, o indefectível ministro Marco Aurélio Mello excluiu o alvo da inominável perseguição do dito cujo inquérito.

O prolixo e infalível ministro achou simplesmente que “não havia novos fatos” contra o vice-presidente desde o arquivamento feito por Brindeiro. Uma vez mais, absolvido. Não por ser inocente, mas por não haver novidade nenhuma. O nosso admirável homem novo negou que tenha recebido propina.

O DUPLO SENTIDO

E assim se abrevia a narrativa de um cidadão acima de qualquer suspeita. Não porque não seja suspeito; sim porque esteja acima de qualquer uma delas.

Como se pode depreender, não se há de prender alguém só porque seja a alma gêmea do mordomo desse filme de vampiro que aterroriza esta nação.

O que não se pretende aqui é que as pessoas de boa índole, os homens de boa vontade, os brasileiros comuns, os descamisados e pés descalços sejam levados a fazer o papel de sonsos diante de uma história de duplo sentido, sem que entendam nenhum dos dois.


ENTRELINHAS – O direito formal é o verdugo nobre e elegante do direito moral.


RODAPÉ – Os israelitas construíram o muro das lamentações, porque na época não lhes passou pela cabeça criar a Wall Street. 
DIRCEU PEDE PRA SAIR
MAS NÃO LEVA

Nesta sexta-feira, Zé Dirceu - o mais antigo bobão da corte de Lula, prestou depoimento ao juiz Sérgio Moro. Negou seus delitos uma vez mais e, alegando dificuldades financeiras, pediu para ser posto em liberdade: "Preciso sair para 'trabalhar' e sustentar a minha filha de seis anos". Pô, se é por isso, aí mesmo é que ele não pode sair da cadeia. Não pela criança, mas porque Sérgio Moro sabe muito bem qual é o seu tipo de "trabalho".

BARATILHO
Sérgio Cabral lança a última moda no Rio de Janeiro: propina em forma de anel por preço de licitação.

E ASSIM CANTAVA O
GAUDÉRIO ZARATUSTRA

Em time fraco, eu meto goleada;
Um bom cavalo chucro eu até domo...
Brabo é um político de fachada
Quando ele se disfarça de mordomo.


O GOVERNO QUE O
BRASIL PRECISA
Brasileiro adora ter governo. Não sabe viver sem um governante. Pensa até que o governo é a solução dos seus problemas.Gosta de ser mandado e de receber favores. Governo é bom e brasileiro gosta.  E assim é que ama de paixão tudo que é governo. Só não sabe ainda que precisa de um governo que, ao invés de um plano de poder, tenha um programa de... governo. 

SHOW DA LAVA JATO


Ao tomar de assalto o Congresso Nacional e prender os meganhas legislativos em sua própria casamata, a força-tarefa da Lava Jato deu um show de competência e impermeabilidade. 

Preciso é que se tenha muita certeza e seja-se muito bom de ofício para não deixar "vazar" uma operação que desbaratou uma pandilha de "especialistas" em segurança, varreduras, espionagem e contraespionagem. 

A Lava Jato, ao dar voz de prisão aos vassalos de Renan Calheiros, entrou na alma honesta do grupelho policialesco que vinha sistemática, organizada e obedientemente obstruindo a Justiça e a própria Lava Jato. 

O espetáculo da força-tarefa espantou o espírito de porco que assombra não só aquela Casa, mas o núcleo dominador da politicalha nacional. Os canalhocratas estão em polvorosa. Sabem que sua prisão é coisa de mais dia, menos dia.

21 de out. de 2016

INDA QUE MAL PERGUNTE...
Quem mandava e manda mais na Polícia Legislativa do que Renan Calheiros: se prenderam os meganhas de Renan por obstrução ao trabalho da Justiça, por que não prenderam o chefe da pandilha?!? 
MAIS QUE UM CIDADÃO DE BEM

Eu olho assim, com o maior respeito e senso de observação, para a figura balsâmica, erecta, sempre enfeitada, desse nosso novo presidente da República, Miguel, Michel Elias Temer Lulia. 

E guardo sempre a impressão de que ele acabou de se vestir na frente do espelho do closed, depois de um reconfortante banho de espuma. 

E vejo na sua garbosa e galante figura que ele não consegue dissimular que seja, mais que um cidadão de bem, um homem de bens. Muitos bens. 

Ah, sim... Parece-me até que ele sempre vestiu essa faixa presidencial.
RENAN REAGIU INDIGNADO
À BATIDA POLICIAL NO CONGRESSO

Com um time inteiro de processos nas costas, nada menos de 11 ações movidas contra ele por de tudo um pouco, desde corrupção passiva a tráfico de influência, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, Renan Calheiros - o Fazendeiro das Vacas Loucas, ainda tem peito de bancar o grande coisa. 

Como se fosse um cidadão acima de qualquer suspeita ele hoje reagiu à batida policial na grande casa de tolerância nacional. E discursou, indignado: 

"A Polícia Legislativa exerce suas atividades dentro do que preceitua a Constituição, as normas legais e o regulamento administrativo do Senado Federal".  

Renan vituperou também que "atividades como varredura de escutas ambientais restringem-se a detecção de grampos ilegais, valores absolutos e sagrados do estado democrático de direito, como a independência dos poderes, as garantias individuais e coletivas, liberdade de expressão e a presunção da inocência precisam ser reiterados".

O que ele não disse é que até agora e até prova em contrário, a força-tarefa da Lava Jato só saiu atrás de bandidos e malfeitores que roubam e deixam roubar a coisa pública.

RODAPÉ - Essa "detecção de grampos" do chororô de Renan deve ser uma referência a grampos de cabelo das moçoilas que se deixam seduzir pelo poder.
O BRASIL À BEIRA DA ZONA, OU:
DEUS VAI TER QUE RECRIAR O MUNDO

Vou dar uma dica para quem ainda tem o Eduardo Cunha como seu "malvado preferido": não dá para servir a dois patrões ao mesmo tempo. Ou ficam com ele, ou com o novo governo Temer. 

Quem tem Cunha, tem medo. Se ele abrir a fossa, Michel Miguel será um dos primeiros a bailar na curva. Cunha já disse que "eu quero falar e vou falar". Sua delação premiada é vista com bons olhos pela força-tarefa da Lava Jato. 

A negociação vai girar apenas em quanto tempo há de abarcar a negociação da cadeia fechada para o bandido mais mocinho desse Brasil Luila da Silva. 

Por menos de três anos de cana dura, a Lava Jato não aceita nem início de conversa. Se não sai o acordo da delação, aí o mínimo de cadeia que Cunha vai pegar são 20 anos de prisão. 

Nesse meio tempo, o Brasil das pessoas de boa índole terá que ir para uma nova eleição. Eis o desastre, posto que até agora e por esse período que nos espera não apareceu e nem terá aparecido ainda viv 'alma verdadeiramente honesta para presidir esse país. 

Pense comigo: se sair Temer, entra quem? Pela ordem constitucional, o filho de César Maia, o Rodrigo porralouquinho. Tirando ele, entra Renan Calheiros e seremos todos gado fantasma, verdadeiros vacas-loucas. 

Aí, Renan vai preso, vem então Cármen Lúcia, lúcida para presidir o que éhoje esse Supremo Tribunal Federal. Nem tanto assim para gerenciar o Brasil. Mas, que o seja, então. Pouco há de durar ainda que seja capaz de endurecerse sin perder la ternura... 

Estamos, ora pois, entre a cruz e a espada. Virão os militares. Aí é como se os brasileiros tivessem cuspido na cruz, ou comido a mulher do rei. Mas é o que se apresenta no cardápio. Que se os engula então, quer queiram; quer não. 

Nada tenho, desde já digo a vocês, contra ou a favor dos militares. Muito pelo contrário. É que sou civil, desde nascença. 


Eia pois que cresce no seio da pátria amada, mãe gentil, o sentimento servil de que uma intervenção militar pode ser a luz no fim do túnel. A luz do trem que vem de lá. A toque de caixa. Ou de tarol. A sorte é que para nosso azar, os quartéis de hoje têm a nítida vocação de que, como todos nós, todo militar nasceu civil, antes de tudo e de mais nada. 

De qualquer maneira quando um militar diz que não vai se meter em política é porque já se meteu. 

E, como se sabe, desde os tempos de Maria Madalena dos Anzóis Pereira, desde o Ano 1 depois de Cristo que a política é a mais antiga das profissões. 

Antes disso e logo depois da irracionalidade, o mundo era apenas zona de libertinagem dos hoje tidos e havidos como animais sociais. E o Brasil decerto era a capital do universo e das piores estrelas. 

Estamos às portas de ser novamente a metrópole do Caos. Deus vai ter que refundar o mundo. Só para ser brasileiro outra vez. Ou militar. Jamais político.
TÁ NOJENTO

Fernandinho Beira-Collor terá de devolver mais de R$ 30 milhões aos cofres públicos. Ele responde a 30 inquéritos por corrupção passiva; 376 vezes por lavagem de dinheiro e 48 vezes por peculato - que é conto do vigário, do pacote, roubo descarado, sacanagem pura. E a gente ainda tem que aturar essa cara de brabo como se ele fosse o pai da raia e que ninguém mete, ninguém tasca. Esse Brasil, já Lulia da Silva, dá o efeito imediato a quem tem frouxos de riso. Tá nojento.



O ANEL DA MULHER DE CABRAL

Aí então vem o Cavendish, dona da famosa Delta e diz que pagou cerca de R$ 800 mil pelo anel que teria dado, em 2009, para a mulher do Sérgio Cabral, ex-governador do Rio de Janeiro. E vem agora o Sérgio Cabral admitindo que a sua mulher ganhou a joia do dono da Delta. Ele diz isso assim, numa boa,como se fosse o último a saber.


CONTA A HISTÓRIA
E assim é que conta a história que Lula nasceu nu e analfabeto. Cresceu e se criou sem ler. Hoje continua sem ler;mas anda vestido.

ANÁLISE GRUPAL
Aquela postagem sobre o olhar perdido de Marcela para o Temer foi um frenesi de dar bananas. Desencadeou por aqui uma verdadeira análise grupal, uma espécie de amostra coletiva, uma expo-feira de psicanálise.

NÃO CAIU A FICHA
O STF negou o último pedido de Dilma para anulação do impeachment. Parece mentira mentira, mas ainda não caiu a ficha da ciclista inconformada.

ARREPENDIMENTO
Nada causa mais arrependimento ao Lula do que ser surpreendido no ato. Como Lula anda arrependido ultimamente.

BOAS MANEIRAS
A elegância se revela quando se chupa uma laranja.

A GRANDE CHANCE
Nunca antes na história desse país um governo teve tamanha chance de criar um novo Brasil. Caos é que não falta.

ALMA BRASILEIRA
A alma da política brasileira é a honestidade impossível tornada irreversível.

POLIGLOTA
Há coisa de uns dez anos quando estive em Moscou eu descobri como os russos são burros. Falei russo com eles o tempo todo e eles não entenderam nada. Apelei para o meu inglês de aeroporto e vi que o deles era muito menos compreensível que o meu. Desisti e me despedi em português. Eles fingiram que me entenderam.

QUAL FÊNIX
O Brasil é assim, vê se te aprumas:
No meio do golpe, ou de suas tramas
Tal qual Fênix que renasce das brumas,
Lula sempre há de ressurgir das brahmas.

CUNHA, O CARIOCA
Como se pode cantar na música de Carlinho Lyra "Memórias de um Sargento de Milícias": Eduardo Cunha "é um carioca da algema".

NEGAÇÃO
Político é um poeta que nunca soube fazer poemas.

HONESTIDADE LULÁTICA
Honestidade é aquilo que Lula diz que tem mais que todo mundo tem na alma. E é também duas coisas que todo mundo sabe  que ele também não tem: 1) a alma; 2) e o que ele diz que a alma dele tem.

TODOS TÊM
Na politicalha nacional agora quem tem Cunha tem medo.

AGORA É RENAN
Depois do Cunha e antes do Lula vem aí o Renan Calheiros. E ele já sabe que com a força-tarefa da Lava Jato há males que vêm pra pior.

POR ENQUANTO
Até aqui, tudo bem com Cunha na Lava Jato. Ele é apenas usufrutuário de uma cela em Curitiba.

DESMEMORIADO
O problema do Lula sempre foi de memória. Ele levava a Rose pelo mundo afora no aerolula e nem se lembra pra que.

CIVILIZADOS
Já tem gente achando que o pior da política brasileira é que mesmo os militares mais civilizados não se metem na política.

POEMETO ONDE NÃO SOU CHAMADO

Sou brasileiro,com orgulho, com amor...
Esse Brasil tem um povo pra lá de bom:
Aceita a governança como favor
E confunde o mordomo com o garçom.

O MEDO
Não é segredo / o Congresso já sabe: / quem tem Cunha, tem medo.

SUPERLOTAÇÃO
Somos um país com 5.671 Prefeituras; 5.671 Câmaras Legislativas; com 5.671 cadeias municipais...Lamentavelmente todas superlotadas.

BRASIL LULIA DA SILVA
Nesse Brasil Lulia da Silva, quando dois políticos concordam, um acha que enganou o outro. E os dois sabem que nos passaram pra trás.

ALTO CUSTO
A política chegou a tal ponto nesse país que as câmaras legislativas são câmaras de comércio. Tudo tem seu preço. E, ao invés de pechinchar, aumentam o custo.

COLETIVO
O Congresso Nacional é uma alcatéia de políticos.

NO DEVIDO LUGAR
O Temer me deixa a nítida impressão de quem sempre faz a coisa certa quando está onde não se encontra.

DESACOMPANHADO
Com essa prisão do Cunha, o Renan já se vê na mais povoada solidão.

BONS TEMPOS
Pegue aí aquelas duas latinhas ligadas com barbante e telefone a cobrar para os bons tempos aqueles.

É O QUE É
Esses governos que a gente tem padecido me fazem lembrar que, na infância, batizei meu cachorro com onome de Gato. Mas ele nunca deixou de ser cachorro.

SÓ ELE
O Garanhão de Pelotas é monogâmico por excelência. Ele é capaz de ser infiel o tempo todo à mesma namorada.

O TEMPO AVOA!
É como diz agora diz o Lula: - Como o tempo avoa! Ainda ontem esse Temer que hoje manda, apenas fingia que não fazia tudo aquilo que a Dilma achava que mandava.

FIAT LUX!
E Deus criou o imundo.

O QUE HÁ
Quando prenderem o Lula não vai haver convulsão social coisa nenhuma. Até os tais exércitos do Stédile e o incendiário do Lulinha sabem que isso que aí está acontecendo com eles é o que pode haver de melhor.

O SALDO
Pelo jeito pausado, lento, compassado, estudado, rococó de andar, o Michel Temer é tipo assim um saldo da eternidade. 

O CASAMENTO
Olha só a sutileza desse casamento perfeito que sacode esse país: ele é coroa; ela é... Cara.

SIN EMBARGO
Vocês já se deram conta de que para ser um bom corrupto nesse país, o colarinho branco já não é mais pré-rquisito?

INDA QUE MAL PERGUNTE...
Um cara que usa "Jesus.com" como laranja, ainda continua sendo o seu malvado favorito?

20 de out. de 2016

ROTA DE COLISÃO

Até ontem, Eduardo Cunha era o bandido preferido de muita gente boa que queria ver a caveira da Dilma. Hoje, já o tratam como cachorro morto. Parem de chutá-lo por duas razões: ele não é cachorro morto e não vai botar pra fora só os podres do Lula. Ele detonou a Dilma e agora tem tudo para nem se dedicar ao desmanche de Lula que já está desmontado; ele tem tudo para desmantelar o novel governo Temer. Eduardo Cunha chega aos seus primeiros dias de cárcere com um dossiê cheio de gambiarras e ligações perigosas de terceiro grau com os satélites que giram em torno do celestial Michel Miguel Elias Temer Lulia: Renan Calheiros, Eliseu Pandilha, Moreira Franco, Romero Jucá, Valdir Raupp. A rota de colisão é inevitável. 
PROVA EM CONTRÁRIO
O Eduardo Cunha é dono de uma das mais possantes folhas corridas da politicalha brasileira. Mas, a sua ficha tem a vida breve e como a pluma voa leve pelo ar diante do calhamaço corrido de Lula da Silva. E então, deixando os versos de Vinícius de lado para entrar de cabeça na prosa, em verdade, em verdade vos digo: já é mais do que chegada a hora de Lula ir em cana como prova em contrário. 

O MAESTRO
Se vocês acham que Eduardo Cunha é um transgressor, então pô!, Lula é um ocasionador contumaz, sistemático e organizado de violações. Não violações do modo de viola nos cordéis dos retirantes; violação, sim, no sentido mais romântico e profundo de maestria em delinquência, libertinagem orquestrada. 

A VERSÃO
Ah, sim... Se vocês pensam que o Temer é a versão requintada e enfeitada do Lula antes do Apocalipse, vocês estão redondamente certos.

VÁ EM FRENTE
E então, você olhava pro céu e achava que Deus estava lá longe, naquele lugar bonito e cheio de paz. Agora, com as naves espaciais chegando lá, descobrindo água em Marte, sinas de vida em Plutão, você descobre que Deus se mudou de lá faz bom tempo. Em todo caso, vá em frente. Você acaba chegando lá. Um dia Ele recebe você.

A IMPRESSÃO
Sei lá, mas eu acho que Marcela é linda. É linda e tem aquele olhar distante. Pode ser que eu me engane, mas tenho a impressão até que ela já se esqueceu que uma dia deu pro Temer.

A CARA E O COROA
Essa nova dupla de governantes do Brasil é uma moeda de duas faces: Ela é a Cara e ele, o Coroa.
ARQUIVO-MORTO

Sabendo o que sabe, Eduardo Cunha por enquanto é um arquivo-vivo. Há quem diga que ele estásob forte ameaça de morte. 

Dizem as mesmas esparsas fontes que Cunha não se intimidou, mas teria pedido ao governador do Rio, Chico Dornelles, garantia de proteção total a sua família. 

Normalmente a vida de um arquivo ambulante como Eduardo Cunha é garantida pelo fato de que todo mundo pode saber quem foi o mandante do crime. Neste caso de Cunha o hábito não faz o monge. É que há mais de 300 picaretas e o PT do Mal inteiro que podem ser os que desejam transformá-lo em arquivo-morto.

CUNHA E MAIS 300 PICARETAS

Ao prenderem Eduardo Cunha levaram com ele mais de 300 picaretas do Congresso Nacional que só não estão encarcerados ainda de corpo presente. Ele diz que não é o tal Serial Offender que estão pintando e que por isso, só por isso, não será promovido a delator premiado. Quer dizer, ele vai entregar todo mundo de mão beijada. Vai ser um Rat Serial, um espontâneo dedo-duro. É o que a sua prisão tem de melhor até agora. Além, é claro, da expectativa de que o próximo será o chefe de todos os chefes. Desconfio que os brasileiros de boa índole ganharão esse presentão de Natal.

NERVOS DE AÇO

Que jeitinho bem bom de acabar com a cantilena da caçada judicial e com a ladaínha da perseguição política. Essa força-tarefa da Lava Jato tem um ritmo que lembra Lupicínio Rodrigues: "Nervos de Aço". Vai devagar e sempre. O que há de bom no jeito de ser de Sérgio Moro é que ele não se espanta com a capacidade de mentir dos investigados que caem diante da sua Vara e, muito menos dá qualquer importância à enorme habilidade da mídia em vazar o que não acontece.   

CUNHA É 10% DO BARBA

O detalhe nessa prisão de Eduardo Cunha é que ela foi preventiva. Quer dizer, não há um prazo determinado para o seu interrogatório. Francamente, não sei se isso é bom ou ruim. De um lado, acho mais é bom porque vai aumentar a angústia de Cunha à medida em que aumenta o tempo de cadeia; de outro lado, acho ruim porque ele vai demorar um pouco mais para entregar mais da metade desse Congresso cheio de ratos. Uma coisa é certa: Cunha pela continuada mesmice dos crimes que cometeu está pra lá de complicado. E suas façanhas, seus feitos e defeitos são pouco mais de 10% do que a Lava Jato já tem em mãos contra o "chefe da quadrilha".

DELAÇÃO IMPOSSÍVEL
E DESNECESSÁRIA

Só para que Eduardo Cunha não fique dando uma de bom e de companheiro leal, bom e batuta: ele não vai ser delator mesmo que resolva dedurar meio mundo. A Lava Jato não precisa de sua delação. Cunha é o próprio delito ambulante. E isso também se dará com Lula. O Barba foi o alcaguete preferido de Romeu Tuma porque, naquele tempo, estava recém começando a carreira de capo de tutti capi que hoje ostenta. Não tem nada para contar de si mesmo e dos outros que o país inteiro já não saiba e a Lava Jato não possa provar. 






19 de out. de 2016

A PRISÃO DE CUNHA
Eduardo Cunha foi preso em Brasília. Prenderam o cara que derrubou a Dilma. Os que vão derrubar o Lula não terão a mesma sorte. Já estão todos presos.

ORA BOLAS! OU: OLHAí SÓ, TICIANO!

BARCELONA 4 x 0 MANCHESTER CITY

Só num futebol muito organizado uma rede de TV abre contagem regressiva para o início de um clássico padrão Barcelona x Manchester City.

De minha parte, com o resultado de um maravilhoso ecodoppler na mão e com a notícia da prisão preventiva de Eduardo Cunha, preparei e me ofereci um Dry Martini como manda o figurino: três pedras de gelo afogadas com três azeitonas empalitadas devidamente náufragas, em uma dose de Koskenkorva e uma duplade Martini bianco seco. 

Acompanhadas, é claro, das tais de batatatinhas que fazem qualquer alcoólatra conhecido um bebedor de elite.

E assim me aprontei para assistir ao Messi e Neymar alimentando o futebol matador e tacanho de Luís Suárez - um uruguiaio com sangue misto de argentino e brasileiro.

Entrei no clima. É como se tivesse entrado em campo. E que campo.O Camp Nou.

Um minuto de jogo. Neymar pega pela ditreita e faz um carnaval. Com Neymar o jogo é bonito por natureza. Não deu em nada. Foi só bonito de se ver.

Ei, Ei, faz sete meses que não chove em Brasília. Choveu agora e a SKY saiu do ar. E eu ainda pago para sofrer essas coisas!

A imagem voltou aos 7 minutos. Tenho certeza que fui roubado em algumas cenas de grande emoção. Jordi Alba está saindo e nem sei por quê. Eu me sinto multado.

Aos 15minutos, alguém que teve a ousadia de não ser Neymar, deu um pase de calcanhar para Messi que humilhou ogoleiro com dois toques e meteu para o fundo das redes: 1 x 0 Barça.

É impressionante: Neymar sempre que pega a bola para um Messi com o requinte de um Neymar. É aplaudido pela torcida como se fosse um simples Messi. É muito, né não?!?

É incrível como osoutrosjogadores passam por um, passam por dois e não sabem o que fazer com o terceiro. Deveriam perguntar para o Messi e para o Neymar. 

Lá se vão 44 minutos.Puilei esse tempo todo de jogo em favor das azeitonas nadadoras do Martini.  O Manchester perdeu um gol, feito e logo o Suárez fes a mesma coisa. Acho quer o jogo está bom. O Martini está ótimo.Um merece o outro. E eu mereço os dois. Viva minha carótida!

Fim de primeiro tempo. Tradução: vem aí a segunda etapa.

Já foram consumidos 16 minutos. Pois não é que o Messi fez o segundo gol dele. Dele e do Barça? Que coisa esse cara!

Aos 13 minutosa, mais um de Messi que, na frente do gol, parece um Neymar no meio de campo. 

Um aviso: o Manchester é um típico temperamento britânico diante de um natural comportamento espanhol. Olé!

O Barça com Neymar em campo é outra coisa.; com Messi, é uma coisa d'outro mundo. Futebol de ETs para um primeiro mundo. O clássico já está 3 x 0.

E vem aí, um pênalti. Enjoado de fazer gols, Messi deixa Neymar bater. Neymar ficou com pena dele mesmo e não fez. O pai dele não é o pai de Rivelino : "craque não bate pênalti. Pênalti é coisa para zagueiro, capitão do time".

Aí, Neymar ficou com raiva e um minuto depois ficou com raiva e entrou fazendo fila na defesa do Manchester. Sua imagem não poderia ser assim desmanchertada. Driblou um, driblou dois, teve pena do terceiro e fez 4 x 0. 

O jogo acabou. Meu terceiro Dry Martini também. Valeu. 

MAIS UM BANQUETE
DOS BÓIAS-FRIAS

Mais um jantar para a chamada base aliada se refestelar e fechar questão sobre a aprovação da PEC do Teto. Desta vez vai ser na residência oficial da Presidência da Câmara. A mansão hoje é ocupada por Rodrigo Maia. E assim é que de banquete em banquete, o governo Temer vai jantando a turma de bóias-frias do Congresso Nacional. Isso é que é representação popular. Equanto isso, eis você aí,  se quebrando e comendo o pão que o diabo amassou para poder oferecer uma sopa por mês para os moradores de rua da sua cidade.
MAIS UMA DO CLUBE DE
ADVOGADOS DO LULA

Agora, depois que quebrou a cara com Sérgio Moro, a coisa do Clube de Defensores Gratuitos de Lula é com o desembargador João Pedro Gebran Neto, relator dos recursos da Lava Jato no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. 

O clube ajuizou uma "exceção de suspeição" e alega que Gebran Neto tem íntima relação de amizade com Moro. E isso, para os advogados de Lula, é quanto bastaria para tirar Gebran Neto da relatoria do processo. 

O engraçado é que as relações de Lula com Dilma não vale; como não valem nada também as relações íntimas entre Lula e Delúbio, Zé Dirceu, Cerveró, Paulo Roberto Costa, Fernando Baiano, Zé Carlos Bumlai, com o  clã Odebrecht, com o cartel das empreiteiras e o diabo a quatro. 

Lula pode se dar com todo mundo, inclusive com Fernandinho Beira-Mar um reles aprendiz de feiticeiro, com larga experiência de cadeia. Nesse caso, o Clube dos Defensores de Lula acha tudo muito natural. Eu também acho. Como é que Lula e Fernandinho Beira-Mar não seriam amigos, companheiros bons e batutas?!?
CADÊ A GRANDE REFORMA?!?

Não é porque o PT e seus sócios do sindicato da mesma dor estão contra a PEC 241 que eu, ou qualquer outro brasileiro, tenha que estar a favor. PEC às pressas pode ser o prenúncio de PECado. 

Não é que eu seja puro em matéria de pecado; é que essa pandilha que está balaçando a pança e comandando a massa é impura. 

Seu passado é condenatório, mais até, conde/notório em matéria de se deixar cair em tentação. 

Mudaram as moscas, a atração fatal continua a mesma. Há que se ter muita paciência e prestar muita atenção até 2018. 

Quem são esses caras para merecer a nossa confiança em matéria de PECs, de reforma política, de reforma econômica, de reforma jurídica, judiciária, tributária; cadê a reforma moral, cadê?!? 
NOVA LAVADA ESPERA O PT
NO SEGUNDO TURNO

Tá feia a coisa pros lados do PT e suas bandas ditas aliadas. Vai tomar uma lavada do Brasil também neste segundo turno das eleições. levantamentos feitos nas capitais e em 15 maiores cidades brasileiras, o PT e o PSOL não elegerão uma viva alma honesta. A levar-se em consideração as tais pesquisas de opinião, com suas margens de lucro para cima ou para baixo, o PSDB aparece lépido e faceiro em seis capitais, o PMDB em três, PSD em duas - Curitiba e Campo Grande e o PDT em Fortaleza. Isso deve ser a campanha sistemática e persecutória da maioria esmagadora da população brasileira que resolveu fazer do PT, de Lula e seus amigos uns escorraçados políticos.


RENAN E JUCÁ UNIDOS
SERÃO VENCIDOS

Dois bandoleiros dos mais enrascados na OperaçãoLava Jato, Renan Calheiros e Romero Jucá, continuam armando o circo para colocar a lei sobre o abuso de autoridade na pauta do Senado. A resistência do mais sérios mostra que essa cretinice, fora de hora e com os mais canalhas propósitos não deve prosperar. Já é hora de começar o julgamentos das dezenas de ações por corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, tráfico de influência, lavagem de dinheiro que caem como piolho na cabeça dessa dupla perniciosa e maléfica. Romero Jucá é um dos homens mais fortes de Temer nesse governo-tampão que se estenderá até 2018. 

É COM CHUVA, É COM SOL...

E pois então a PEC do Teto passou rápida e rasteira. Passou com folga e até um merecido ar de deboche. E vai passar de novo com sobras. E a UNE se meteu aonde que não "incendiou" o país como prometeu?!? E assim se dará com a ameaça de incêndio nacional feita pelo filho de Lula, caso seu genitor e zeloso guardador seja preso. É com chuva é com sol, essa turma é só farol. Chama, chama o hospital que esse bando está mal.

PT QUER CONSTRANGER
MARCELA TEMER

PT estuda entrar com ação no Supremo para constranger Marcela Temer. Bolas, ela recebeu um cargo de alto salário do marido e ficou com a mesma carinha linda. Alguém aí acha que Marcela, primeira-dama-tampão vai ficar constrangida com esse reles PT que ainda resta por aí?!?

ESTRANHO SINDICATO ENVIARÁ
VÍDEO DE LULA PARA A ONU

Vem aí, engendrada por um estranho "grande grupo de sindicalistas de todo mundo" uma campanha internacional em defesa de Lula. A ideia de jerico é mostrar um vídeo mostrando a trajetória do grande líder, hoje réu em três processos "por pura perseguição política". 

A peça publicitária com fortes sintomas de "tchau, Lula" será enviada para a ONU e para a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico. 

Isso apenas demonstra o que são, na verdade, esses sindicatos.  Essa campanha reforça a necessidade urgente de se dar um fim na escorchante, humilhante e extorsiva contribuição sindical obrigatória. 

Querem saber duma coisinha? Esse vídeo da trajetória de Lula, vai ter o mesmo sucesso de bilheteria do filme "Lula, o filho do Brasil". O fracasso subiu à cabeça desses astutos malandros que estão prestes a perder a boca rica do sindicalismo brasileiro.

18 de out. de 2016

OS MESMOS DE SEMPRE
É inacreditável! Os candidatos tucanos á Presidência da República, em 2018 são uma surpreendente novidade: Aécio, Alckmin e Serra. Vão disputar com os presos e vão perder.

COISINHAS PRA JÁ

Há umas coisinhas que não podem mais ficar para depois: 1) voto facultativo; 2) candidaturas independentes, avulsas, sem partido; 3) fim do foro privilegiado; 4) cadeia para corruptos, corruptores e seus torcedores. 


ELEFOA NÃO É VACA

Diante da arapuca em que foi enfiado por Moreira Franco acusado de ter abocanhado R$ 3 milhões em propina da Odebrecht e embretado por Picciani que vendia mais vaca louca que o Renan criava gado fantasma, Michel Temer contemporizou : "Alegações contra ministros são só alegações". 

Ah, tá. Quando é da pandilha dele, são só "alegações". Temer teve tudo para formar o ministério que bem quisesse. Escolheu a dedo esses enrolões e enrolados. É tão conivente e tão condescendente quanto Dilma foi. E Dilma já foi. 

Essa abanicada que ele deu, passando a mão na cabeça dos mequetrefes que o cercam, acaba revelando que por baixo da capa de redentor da ética e da moralidade há um Temer a temer e a atrapalhar de leve e com jeito de constitucionalista a Operação Lava Jato. 

Não se enganem com as aparências. Sempre que um sujeito não parece tão ruim como pode ser, quase sempre é.

Repito, tô com um pé atrás e de orelha em pé com esse senhor de fina estampa que chegou ao governo, sem nunca ter deixado de ser e estar no governo. Ele me parece o tipo do cara que coloca um elefante andrógino em um estábulo, e só porque o trata bem e com cuidado fica esperando que um dia ela dê mais leite que uma vaca. 
A BOMBA
Quando os seguranças do Congresso Nacional foram ver de perto o artefato que botou a ratatulha toda a correr pra fora da Casa do Povo, descobriram: era uma pauta-bomba.


A CASA POR UM TRIPLEX E UM SÍTIO

Lula, o inocente: "Meus acusadores sabem que não roubei nem tentei barrar a Justiça". 

Ah, tá. Tomou posse como ministro da Dilma só porque adora a Casa Civil. Gosta tanto que daria tudo para trocá-la por um triplex no Guarujá e um sítio em Atibaia. 



O RISO, O ABANICO E O OLHAR
Até agora não sei o que é mais instigante: o riso congelado de Temer, ou aquele seu abanico molenga. Mas eu gosto do jeito que a Marcela olha para ele. Aposto que é ela quem passa suas gravatas.
A LAVA JATO E AS PROVAS
Lula está à beira da loucura. A razão é simples. A sua alma bandoleira não admite deixar pistas pelos locais por onde passou e onde nunca mais nasceu grama. E ele sabe que a Lava Jato já tem um monturo de provas irrefutáveis contra ele e seus habitantes no universo do corpo de um Taiguara, num desabitado triplex no Guarujá, ou num malassombrado sítio de amigos sócios do seu filho ao pé da Serra de Cantareira, no coração dos matinhos de Atibaia. Mas é assim mesmo, só quem espera se desespera.

VOO DE GALINHA
Lula tanto voou pelo mundo afora que pensou que era um pássaro. Agora vem a Lava Jato e corta suas asas. Ele sabe agora que seu voo é de galinha.

O SANTO


LULA, SÓ LULA É A VERDADE
NADA MAIS QUE A VERDADE

Lula insiste no "quero chorar, não tenho lágrimas". Nem o Nat King Cole cantaria melhor essa cantilena xarope e desgastada. E lá vem ele outra vez: "Não há fatos, mas convicções", diz ele se queixando da Lava Jato. Para Lula as acusações contra ele não passam - ora vejam que cretinice! - "de uma disputa política". 

E com o rostinho cândido que sabe lá quem foi que lhe deu, ele tem o descoco de não perder a ternura e choramingar que "meus acusadores sabem que não roubei, não fui corrompido nem tentei obstruir a Justiça, mas nãopodem admitir". 


Epa! São Lula esqueceu de dizer que não corrompeu, nem deixou roubar. Mas, isso nem era preciso dizer. Todo mundo sabe que Lula padece da Síndrome do Avesso: quando diz uma coisa é exatamente o contrário.


Lula falou, nesse intermezzo entre a sexta-feira e uma nova semana, para o jornal Folha de S. Paulo e disse que "há mais de 40 anos minha vida é vasculhada, mas jamais encontraram um ato desonesto". Claro que não. Meliante que se preza não deixa pistas; bota a culpa nos outros. 


Mas, se é por isso, se é verdade que o ônus da prova cabe a quem afirma alguma coisa, então cadê as provas de que Lula é a alma mais honesta desse país? Cadê as provas, cadê?!? Foi ele quem disse, pô!


Ele não tem dificuldade nenhuma em espalhar o Mal de Lula, aquele que diz uma coisa, mas é outra: "Nunca fiz nada ilegal, nada que pudesse manchar a minha história. As falsas acusações que me lançaram não visavam exatamente a minha pessoa, mas o projeto político que sempre representei: de um Brasil mais justo,com oportunidade para todos".


Essa coisa de manter o sujeito oculto em cada frase é muito antiga. Antiga mas engambela os menos avisados, ou os que têm a alma tão honesta quanto a de Lula. 


Pelo que Lula diz, são falsos acusadores, são perseguidores, são destruidores de seu "projeto político", são caçadores de bruxas, todos aqueles que não sejam petistas e não comam pelas suas mãos limpas, porque uma mão lava a outra e as duas se entrelaçam dando aparência de assepsia, aparentando ausência de materialidade patogênica.


Para Lula, o Alma Pura, são seus perseguidores mais de 400 investigadores da Polícia Federal, dezenas de delegados, de peritos criminais, dezenas de promotores de Justiça federais e estaduais, a força-tarefa da Lava Jato, os ministros do Supremo Tribunal Federal, todos que nãosejam petistas, os seus velhos amigos que subiram a escada da verdade sem alternativa, sem saída e se transformaram em delatores premiados - um status que a primeira mentira leva à cadeia para sempre. 


Só quem fala a verdade é Lula. Só Lula é a verdade, nada mais do que a verdade. Mas a verdade é que Lula não fala; mente. E até agora não conseguiu provar que é o que ele diz: "a alma mais honesta desse país". Cadê as provas, Lula; cadê?!?
COM O CONGRESSO NO BOLSO
Se algo preocupa a solene e compassada caminhada presidencial de Michel Miguel, é aquela história da chapa dele com a Dilma, ou vice versa, em julgamento no Tribunal Superior Eleitoral. De resto, ele já botou o Congresso Nacional no bolso. No bom sentido, é claro. Por enquanto. O governo Temer tem condições aprovar tudo que quiser lá com seus pares e ímpares no Parlamento. Até 2018.

A BONECA DE TRUMP
Nova acusação contra Donald Trump: ele teria desdenhado de Hillary Clinton no último debate, porque pensou que ela era uma boneca inflável.

NOVA PASADENA COM
SOTAQUE DOS PAMPAS

Resultado de imagem para juíza maria amélia de carvalho, 23ª Vara do rio de janeiroNos estertores do destrambelhado governo Dilma, o Brasil da Silva vendeu os ativos da Petrobras na Argentina para a Pampa Energia. Aldemir Bendine era o presidente da mãe sem teta da Era petista e sua pandilha de sevandijas.

Agora a juíza Maria Amélia de Carvalho, da 23ª Vara de Justiça Federal do Riuo de Janeiro acaba de acatar ação popular que denuncia a lépida e sorrateira venda que provocou um prejuízo imediato  de 1 bilhão de dólares, coisa de 3,2 bilhões de reais, à já combalida e depauperada Petrobras. Pronto, ao acatar essa denúncia contra a nova Pasadena com sotaque pampeiro, a juíza Maria Amélia entra no time de persegudiores políticos do PT e seus governantes.

INDA QUE MAL PERGUNTE...
Quando é que vão acabar com essa cretinice do imposto sindicalobrigatório? Sindicato é um baita negócio. Todo santo dia entram milhões, todo ano desaguam bilhões de reais nos cofres dessas verdadeiras fábricas de maracutaias. O Brasil é o campeão mundial desses ralos de dinheiro público que sai do suor do trabalhador brasileiro. Há 15.007 bodegas desse tipo registradas no Ministério do Trabalho, um legado malévolo do tal de Carlos Lupi, aquele que "ama Dilma de paixão". O mesmo Lupi que bazofiou que só sairia à bala do cargo de ministro. Saiu e taí vivo, livre, leve e solto pra contar a história. Para você ter uma ideia, a Alemanha tem 41 sindicatos, a Argentina, bem aqui pertinho, tem 91.

CÁRCERE PRIVADO
O Brasil da Silva é cada vez mais surreal. Agora, os adoradores de Lula fazem bolinho na entrada do duplex do seu ídolo para que ele não seja tirado lá de dentro do seu duplex. Não é nada, não é nada, mas, na melhor das hipóteses, é uma espécie de cárcere privado. Mas, para o meu gosto é um tipo de cadeia muito luxuosa para um malfeitor do calibre de um cara que tantos malfeitos cometeu na vida.

JULGAMENTO SEPARADO
PARA DILMA E TEMER
Jornais publicam que Dilma e Temer podem ser julgados separadamente por problemas em campanha. "Por problemas" é muito bom... De qualquer maneira, isso é tudo que o Michel Miguel mais deseja e quer. Dilma dança e ele fica até 2018.
ERA DIA ÚTIL
E então milhares e milhares de quase ninguém se juntaram aqui e ali para perturbar a vida do Rio de Janeiro, onde a coisa tá mais ruça que na Praça Vermelha na capital dos russos, protestando contra o freio nos gastos públicos. Se você  disser que os milhões de menos de 200 gatos pingados aqui e ali eram sindicalistas inconformados, acertou redondamente. E dizer que antigamente terça-feira, nesse país, sempre foi dia útil...






17 de out. de 2016



TRAIRAGEM

Nesta segunda-feira, em Brasília: 

Salão Verde da Câmara é esvaziado após ameaça de bomba. Pô que tremenda trairagem! Como é que deixam vazar uma coisa dessas?!?


BOLSA TAMANHO FAMÍLIA

O TCE descobriu mais essa: beneficiário do Bolsa Família doou R$ 75 miulhões nas eleições. Pronto, agora é só perguntar quem foi o receptador e meter na cadeia. Simples assim.