6 de nov. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 06/Nov/21 – Sábado

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que a sua avó garantia que se varressem os pés de alguém, aquela pessoa nunca se casaria... e as gurias acreditavam.

HISTÓRIAS DO BRASIL

& LENDAS URBANAS...

ERA UMA VEZ... este mesmo dia, há 9 largos anos de democracia de gaveteiros. E foi quando saiu uma lista apontando as 10 "práticas de corrupção" corriqueiras na vida do brasileiro. Pela tal listagem, eu, você, nós, vós, eles, somos corruptos e nem nos damos conta disso.

Veja aí a relação de malfeitos que eram e continuam sendo cometidos todo santo dia e diga, sem piscar o olho se, pelo menos uma vez na vida, você não foi corrupto ou corruptor.

Em todo caso, isso não quer dizer que você tenha que concordar com os mensaleiros e muito menos com o cartel de malfeitores que se instalou na máquina pública. Quer dizer apenas que, volta e meia você se deixa cair em tentação...

Em todo caso, leia e releia a listagem.  Sua leitura faz parte da campanha em prol do esquecimento e abandono total das penas dos bandoleiros contumazes Zé Dirceu, Zé Genoíno, Delúbio Soares, Paulo Cunha, mais genéricos e similares da quadrilha dos mensaleiros chefiada pelo Luladino da Silva, o presidiário mais solto da história desse país.

- Não dar nota fiscal

- Não declarar Imposto de Brenda Amaral

- Tentar subornar o guarda para evitar multas

- Falsificar carteirinha de estudante

- Dar/aceitar troco errado

- Gambiarra de TV a cabo

- Furar fila

- Comprar produtos falsificados

- No trabalho, bater ponto pelo colega

- Falsificar assinaturas.

Peraí. Tem outras atitudes que não constam desta listagem levantada e dada a conhecimento público e notório pela Universidade de Minas Gerais e pelo carcomido Instituto Vox Populi, velho e manjado especialista em pesquisas eleitorais erradas.

- Trocar voto por bico de luz na sua calçada, ou por uma dentadura

- Aceitar um Ministério para gastar sola de sapato em campanha política

- Cobrar um cargo público para ser aliado no partido adversário

- Surrupiar caneta Bic em qualquer recibo que assinar

- Diminuir a velocidade antes de um semáforo com radar

- Comprar DVD pirata

- Ter dor de cabeça naquela hora

- Botar a culpa no filho do vizinho

- Provar uva no supermercado

- Batizar uísque e gasolina.

Há mil outras práticas de corrupção cotidianas que estão incorporadas ao jeito de ser do brasileiro que a politicalha nos ensinou. Isso já nem é mais corrupção é só esperteza, preferência nacional.

Mas, ao invés de ficar com dó dos malfeitores vocacionados e profissionais, distraia-se enumerando as "manias" que fazem do brasileiro um sujeito que só vê defeito nos outros. Depois procure saber quantos anos você gostaria de curtir numa cela com o cartel dos calamares.

Não se apoquente. Você seria solto no dia seguinte. Bastaria que os cortesãos da Magda Corte percebessem suas notáveis características de cumpanhêros da pandilha que rouba e deixa roubar.

PONTOS A PONDERAR...

01

FIDELIDADE

Ah, Deus é fiel, / E o Lula também é... / Para o Fidel.

02.

GOVERNANTES

O Brasil é uma democracia em que os cortesãos da Magda Corte governam e não deixam ninguém governar.

03.

MARÍLIA MENDONÇA, DESCANSE EM PAZ

Morreu Marília Mendonça. O bimotor em que ela viajava rumo a mais um show bateu numa rede de alta tensão. Morreram também as outras quatro pessoas que estavam no avião de voo-executivo regular, revisado e autorizado. A artista, só na sua rede social tinha mais de 200 milhões de seguidores. É por esse público que a imprensa desvairada não deixa que Marília descanse em paz.

04.

DESQUARENTENANDO

No Rio de Janeiro, confirmados 32 casos de Covid-19 após eventos-testes de aglomeração. Mas, sabe cumé quié, isso é só ensaio pra quando o Carnaval chegar. Quem é agora aspirante a ‘genocida’?!?

05.

PADRE TOFFOLI

E o padre Zé Carlos Toffoli, irmão do supremo Toffoli afilhado de Luladino da Silva, foi afastado da Paróquia da Sagrada Família de Marília, em São Paulo. O padre sai do seu padrão e dos seus púlpitos para pensar na vida e no voto de pobreza, lá no resort que também é seu.

06

LEILÃO 5G

O tal leilão rendeu quase R$ 50 bilhões. Até aqui, parece ter sido um bom negócio. Há controvérsias.

07
A ROLETA DO GARANHÃO DE PELOTAS

Nessa pandemia comer e deixar comer sem máscara é a roleta russa do prazer.

08.

DEMOCRACIA

Regime aparentemente democrático em que os cortesãos que vestem toga governam.

09.

BONS TEMPOS AQUELES...

Esta eu editei aqui nestes mesmos espaços, em 6 de novembro de 2014:

Extra! Extra! Escândalo no Brasil da Silva! Coisa nunca vista antes na história desse País... "Roubo de veículos e tráfico de drogas no Rio Grande do Sul é comandado de dentro de um presídio de alta segurança!". Tá, então tá!

Mas, qual é mesmo a diferença para o roubo de bilhões de reais dos cofres públicos, comandado de dentro da Petrobrás?!?

Quer saber, meu companheiro bom e batuta?... A diferença é que, a Petrobrás, é de segurança máxima.

NÃO SE DISTRAIA! – Eles querem voltar em 2022.


3 de nov. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 03/Nov/21 – 4ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que tomar leite com manga, ou comer melancia tomando vinho era, ‘na certa’, perigo de morte por ‘derrame’ ou ‘congestão’...

HISTÓRIAS DO BRASIL

& LENDAS URBANAS...

ERA UMA VEZ...  Aquele dia 15 de abril de 2020 quando o STF decidiu que governadores e prefeitos poderiam decretar isolamento na pandemia.

Por maligna unanimidade, o Supremo Tribunal Federal declarou naquela nefanda quarta-feira de abril que governadores e prefeitos teriam poderes para baixar medidas restritivas no combate ao coronavírus em seus territórios.

Eles poderiam, como puderam mesmo, determinar temporariamente o isolamento, a quarentena, o fechamento do comércio e a restrição de locomoção por portos e rodovias.

Os cortesãos da Magda Corte também decidiram que estados e municípios teriam, como de fato tiveram e têm, poderes inclusive para decretar quais serviços são essenciais durante a pandemia, determinando quais setores não devem paralisar suas atividades.

Foi isso, foi essa decisão dos entogados pernas-abaixo que fortaleceu governadores e prefeitos, que desandaram a baixar decretos determinando o fechamento do comércio e de escolas.

Foi esse mesmo ato, essa mesma demonstração de poder supremo que propositalmente enfraqueceu o presidente e todo o governo central da República.

Então inda que hoje mal pergunte: quem é mesmo o genocida nessas Histórias do Brasil & Lendas Urbanas?!?

PONTOS A PONDERAR...

01.

O FUTEBOL TEM DISSO...

O Grêmio de Porto Alegre quer porque quer a vaga que o Xavante de Pelotas, a caminho da Série C, está deixando na Segundona.

02.

O ABRAÇO DOS AFOGADOS

Luladino não afundou sozinho, juntou os cortesãos da Magda Corte no mais apertado abraço de afogados. Hoje, nem ele e nem os cortesãos conseguem pôr os narizes acima das ondas em que estão mergulhados.

03.

A RIQUEZA DA AMAZÔNIA

Sabe onde vive Leonardo di Caprio, versão artística da guria medonha Greta Garbo que não foi convidada para a COP-26?!? Na devastada Califórnia que, já não tem hoje os mesmos encantos naturais que a Amazônia brasileira tem.

04.

QUADRILHA

Não se distraia! Luladino da Silva, aquele que não consegue ir na padaria da esquina sem ser ovacionado a tomataços é o presidente de honra do PT.

05.

NÃO SE DISTRAIA!

Dos dez cortesãos da Magda Corte que hoje presidem o Brasil, oito deles foram abençoados pelo dedo, no mínimo, duro de Lulavagem da Silva. É um perigo quando essa instituição está funcionando.

06.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Você acha, assim como acharam os cortesãos da Magda Corte, que Luladino da Silva pagou, no todo ou em parte, a sua dívida para com a sociedade e já reabilitado e quase ressocializado, pode viver entre os humanos desfrutando o pleno sol da liberdade?!?

07.

MODELITOS

Quando sua filha crescer, você quer que ela seja igual à Dilmandioca Sapiens, ou à Gleisi Perereca Pálida?!?

08.

HAI-KAIs DO GARANHÃO DE PELOTAS

ETIQUETA

Por favor, dona... / Que faço do caroço / Da azeitona?

EDUCAÇÃO

Paciência!  / Diploma não garante / Presidência.

Ledo engano... / Nem o reitor consegue / Passar de ano.

Que ironia! / A burrice redundar / Em Reitoria.


2 de nov. de 2021

 PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição –02/Nov/21 – 3ª Feira
Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...
Eu sou do tempo em que não se podia abrir guarda-chuva dentro de casa: trazia infortúnio, azar e problemas para os familiares.

HISTÓRIAS DO BRASIL & LENDAS URBANAS
ERA UMA VEZ... Aquele dezembro de 2018 e lá andava eu pelo meio da vida, quando me dei conta de que estava de passeio por Pelotas – minha pátria pequena que tenho no Sul.
Já passei a outra metade da vida e estou passando o resto em Brasília. Hoje, quando estou aqui, quero estar em Pelotas. Quando estou em Pelotas quero voltar para Brasília.
Ó céus! Ó vida!... Isso de andar pra lá e pra cá é o que me livra do que o Dr. Nei Machado, lá dos rigores climáticos de Punta del Este, chamaria de ''depressão nervosa''. E me deixa de bem com a vida, é claro.
Mas tem uma coisinha mais que preciso dizer para vocês que me acompanham aqui por sobre essas maltraçadas linhas: graças ao Luladino da Silva que repartiu o Brasil como ele gosta, tô no maior dilema pra confessar que faço, todo santo dia, o maior esforço para ser um pessoa de alma branca.
E então fiquem ‘cientes’ de que a pose da foto foi só para incitar, chacoalhar os ânimos; nunca fumei um charuto na vida.
Imagine se essa foto fosse num gueto de Varsóvia lá pelos metralhados Anos 40 – tempo e modos que os luladoradores querem reviver por aqui, custe o que custar, duela a quién duela.
Não me condenem pelo Cohiba emprestado para a foto pelo Luiz Carlos Gerth Dias, o Dr. Magrão – que hoje completa mais uma risonha primavera, mas pelo olhar superior e pela camisa preta aberta no peito varonil.
PONTOS A PONDERAR...
01.
A MELHOR VACINA
Pois então habemus uma 1ª Via no e do noticiário televisivo nacional: taí a TV Jovem Pan News que não deixa mentir.
Quer dizer, deixar deixa, mas que está endireitando a comunicação social, ah está endireitando, sim senhor.
É a melhor vacina anti-rábica-jornalojística que apareceu no mercado brasileiro da des/informação e deformação. Pelo menos, por enquanto.
02.
IRMÃO É IRMÃO, NÃO É ‘CUMPANHÊRO’
Foi só a CUT, UNE, MST, Exércitos de Stédile e ouras poucas organizações falidas se meterem de pato a ganso e a greve dos caminhoneiros empacou. A Polícia chegou a andar dispersando aglomerações por aí afora e garantiu as estradas sem bloqueios.
Esse grupelho de sindicatos falidos, desde que o Lulavagem desceu a rampa e o Temer acabou com o imposto sindical obrigatório, onde mete o bedelho transforma tudo em nada.
A greve dos caminhoneiros não saiu do lugar. Puxaram o freio de mão e deixaram o movimento na mão. Os caminhoneiros não gostam de andar com más companhias. Os irmãos caminhoneiros não são cumpanhêros.
03.
O DORMINHOCO
Joe Biden pegou no sono em plena abertura da COP-26. Um cochilo significativo. Deu razão de sobra para Bolsonaro não ter ido até esse encontro de salvadores do planeta.
04.
AVISEM
Por favor, alguém aí avise aos cortesãos da Magda Corte que sem povo não há democracia.
05.
O CONFRONTO
Os Estados Unidos dormiram no ponto e a China acordou. Hoje EUA e China lutam pelo título de Xerife do mundo. Qualquer dia desses o idioma universal será o mandarim.
06.
ELEIÇÃO 2022
Eleição no Brasil é sempre em outubro, mas parece sempre que é num dia 1º de abril.
07.
OMS NÃO TEM ‘CIÊNCIA’
No encontro de Roma, Bolsonaro quis saber do presidente da OMS, o sinuoso Tedros Adhanom, a origem da Covid-19. Uma boa pergunta que ficou sem resposta.
Faz de conta que a bilionária Organização Mundial da Saúde não tem ‘ciência’ sequer de onde fica Whuan, capital e maior cidade da província de Hubei, na China. Não tem ‘ciência’, mas deveria ter.
08.
O ESPÍRITO
A toga é hoje a essência, o espirito da lei, do crime organizado de colarinho branco.
09.
CPI DOS AAA?!?
Não se distraia! Omar Aziz, (Amazonas); Randolfo, (Amapá); Renan, das Alagoas... AAA – Associação de Alcoólicos Anônimos?!?
10.
QUEBRA DE SILÊNCIO
David Halls, o assistente de filmagem que entregou a arma carregada para Alec Baldwin quebra o silêncio.
Ele confessou que não havia conferido totalmente a arma do mocinho do filme de faroeste “Rust”.
Tarde demais: o silêncio foi quebrado pelo estampido do tiro que matou Halyna, a diretora de fotografia da grande chanchada.
11.
INUSITADO, MAS SABIDO
Um italiano pediu para ser preso novamente para não viver com a esposa em casa. Aos homens da lei, o sujeito que cumpria prisão domiciliar disse que 'melhor na prisão do que no mesmo apartamento com minha esposa'.
“Por favor, me levem para a prisão”, foi o que disse o cara às autoridades na Itália. Ele cumpria pena em regime domiciliar por envolvimento com drogas, em Guidonia Montecelio, município da província de Roma.
Tá bem, é hilário, mas confesse: você que não é viciado nem nada, sabe muito bem de que droga ele está falando.
12.
CANDIDATO A FACA
O Podemos anunciou ontem a filiação de Sérgio Moro. Olhaí, gente!... Olhaí a 3ª Via. E olha mesmo, pois, se Moro levantar a bandeira da volta da boa e velha Lava-Jato vai despertar a saudade dos bons tempos de ladravazes na cadeia.
Quanto à vaga palaciana, desde já Moro é candidato a uma faca. Quem duvida, rasga dinheiro ou come titica de galinha.
13.
PONTO 13
A Parada 13 é dele. Embora não consiga andar por aí, Lulavagem está solto... O que fazer com quem mandou soltar o Lulavagem?!?
14.
DESBLOQUEIO
O STF, leia Carmelinda Lúcida, manteve a proibição de bloqueio nas estradas e acabou com a greve que os sindicalistas pelegos melaram. Jogou pra torcida. Os caminhoneiros já tinham dispensado a cumpanherada: não gostam de andar com más companhias.
15.
O CIRO, DE NOVO
Das terceiras vias que andam por aí, o Podemos agora tem a mais forte. Mas, a candidatura de Moro tem o risco de facilitar a bipolarização Luladino-Capitão. No provável segundo turno, Moro vai ser o novo Ciro Gomes do Lulavagem: vai passear na praça enquanto o lobo não vem.
16.
ORA, DIREIS, ‘CIÊNCIA’...
E os expeditos jornalojistas filhos da pauta do consórcio da imprensa mercenária anunciam sem medo de serem felizes: “Cientistas testam vacina adesiva contra Covid-19”. Ah que bom. É o início do fim da farra das picaduras.
17.
PERFIL LOMBROSIANO
Se você fosse a reencarnação de Cesare Lombroso, aquele da teoria do ‘homem delinquente’ que teria como característica física testa ampla, queixo duro e olhar penetrante, qual dos cortesãos da Magda Corte você encaixaria no perfil Lombrosiano?!?
18.
FORA, ALCOLÚGUBRE!
A bancada do Podemos pediu o afastamento de Alcolúgubre da CCJ – Comissão de Constituição e Justiça. Alega que assim ele poderia se defender melhor dos lances da raspadinha. Pô, só da CCJ?!? Ele que peça pra sair de tudo, uma vez por todas que ainda vai ser pouco.
19.
DO GARANHÃO DE PELOTAS:
“O Brasil ficou chato e cheio de preconceitos. Ninguém mais pode fazer sequer uma piada de mau gosto”.
20.
DO GARANHÃO DE PELOTAS:
“Já não ando tanto assim por essa grande aventura que é a vida. Taí o sofá na minha sala de TV que não me deixa mentir”.
RODAPÉ – O Garanhão De Pelotas também tem suas horas de abobado da enchente. Isso lá é frase que se diga e mande publicar?!?

31 de out. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição –31/Out/21 – Domingo

Por: Sérgio A. O. Siqueira                            

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que para sarar qualquer joelho escalavrado num bate-bola de meia nos paralelepípedos das ruas de Pelotas, a minha pátria pequena que tenho no Sul, o enfermeiro da esquina usava Água da Guerra e depois pincelava mercúrio-cromo; nos casos mais agudos, passava iodo alegando que ‘tudo que arde cura’.

HISTÓRIAS DO BRASIL

ERA UMA VEZ... ainda na antevéspera de 2020, quando venceria o prazo de validade do então decano lá da Magda Corte, o baronete de Tatuí, Celso de Mellodrama. Foi quando eu vi que Sérgio Moro, um super-herói politicamente ingênuo deixou-se cair de amores pelo canto das sereias e correspondeu ao aceno de Bolsonaro e aceitou acomodar-se na cadeira de espaldar alto do Ministério da Justiça.

Mais do que iniciar-se numa carreira política de altas pretensões, tipo assim, alcançar um trono no Supremo, ou  nem subir enfaixado a rampa do Palácio do Planalto, Moro iludiu-se achando que – abandonando a Magistratura e ocupando o trono ministerial, poderia transformar a Operação Lava-Jato em um movimento nacional de combate à corrupção dos que vestem toga e das zelites de colarinho branco.

E eu, pitonisa de primeira hora, senti os cutupicos ao ver que os brasileiros de boa índole gostavam muito mais que Sérgio Moro fosse juiz e não saísse da Lava-Jato, ainda que apenas ‘operação’ a caminho de ‘movimento nacional’.

E de fato, Sérgio Moro onde se encontrava naquela época não precisava ser ministro da Justiça nem ocupar uma reles cadeira do Supremo Tabelionato Feudal, para mandar prender as estrelas mais empoderadas do céu dessa pátria, mãe gentil.

Foi bem dali, onde ele estava, sem jamais precisar ser ministro da Justiça ou ocupar a vaga de um cortesão de saideira na Supremacia das Togas Pernas-Abaixo, que ele conseguiu revelar a face oculta do Crime Organizado que vestia toga, colarinho branco, ganhava campeonatos e campeonatos de licitações fraudulentas que tomava de assalto o Estado brasileiro.

Moro, com a eficiente equipe da Operação Lava-Jato desbaratou a pandilha de sevandijas que montou o maior esquema de corrupção da história da humanidade contemporânea.

Jogou tudo fora. Moro preferiu ser muito menos do que vinha sendo. Por isso perdeu amigos e admiradores. Perdeu também o trem das Histórias do Brasil.

Sérgio Moro hoje é um pífio, um mero, um relambório impulsionado pelas cobras criadas do serpentário politiqueiro desse país a ser candidato a se consagrar como 3ª Via para a disputa de 2022. E, pela sua timidez, em matéria de disputa, nem dizer isso ele diz.

ERA OUTRA VEZ...  Enquanto, naquele dia 31 de outubro de 2014 corria a barca, Lulavagem da Silva assinava, sem ler, a reforma ortográfica. E, para não perder o embalo, Dilmalvada Sapiens assinava, também sem ler, a compra da sucata da Refinaria de Pasadena.

PONTOS A PONDERAR...

01.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Você compraria uma Fiat-Elba usada do A-Lei-Xandão?!?

02.

NÃO SE DISTRAIA

Bolsonaro assumiu o governo com uma herança lulopetista de 12,5 milhões de desempregados e 53 milhões de pessoas vivendo abaixo da linha da miséria. E o país nem sequer sonhava que teria o pesadelo da pandemia. O que será que Lulavagem vai oferecer na sua campanha para 2022?!?

03.

GUERRA PERDIDA

Os canalhas estão vencendo porque o brasileiro ao invés de exigir tudo de si mesmo, espera ganhar tudo que os políticos prometem.

04.

URNAS 2022

Quanto mais pobres forem os pobres, mais barata fica a oferta & procura pelo seu voto.

05.

PAPUDOS

Papo de político é conversa fiada.

06.

NOTÍCIAS & LIVROS

É como diz o Garanhão de Pelotas: “Notícias são ilegíveis; livros, até se lê... seletivos”.

07.

LGBTQIA+

É quando dizem que o orgulho é dignidade. Orgulho é aquele sentimento de satisfação e prazer com a própria honra; dignidade é aquele modo de agir que inspoira respeito e distinção. Já vadiagem e viadagem não é só um erro ortográfico.

08.

O FUTEBOL TEM DISSO...

O futebol brasileiro de hoje dá uma passo para o lado e dez para trás. Tem tatuagem demais e bola de menos.

09.

CPI DO ÓDIO & FAKE NEWS

Quando o noticiário começa a se equilibrar no Brasil, os lulambentos apelam para a censura. A pandilha da CPI do Ódio, ao entregar o relatório ao STF pediu ao proprietário da hora, Luiz Fiat Fux que Bolsonaro seja banido das redes sociais ‘por Fake News’.

O notável é que só eles lá é que sabem o que é e quando uma novidade é Fake News. Por exemplo, Luladino dizer que não é corrupto, isso não é Fake. Afinal Luladino está negando: “não sou corrupto”.

Se estivesse afirmando, aí sim, poderia ser Fake News... Quando Luladino afirma que é a alma mais honesta desse país, a pandilha não considera Fake News... E nem chega a tanto mesmo: na realidade é um escárnio, um deboche, mais uma cuspida na cara da sociedade.

10.

SEGURO INSEGURANÇA

Não se distraia! Cuidado na hora de fazer ou de renovar o seguro do seu carro. Não há peças de reposição na indústria automobilística. Uma vez batido, seu carro vai mofar nas oficinas especializadas, até que você dê o seu carro a preço de sucata como entrada para a compra de um novo.

O diabo é que as peças desse zero quilômetro também são únicas. Melhor do que trocar de carro e do que fazer seguro é andar de Uber.

11.

ALZHEIMER

Cientistas dizem que descobriram as causas da progressão do Alzheimer no cérebro. O cara que deu a notícia ontem, ia fazer um comentário a respeito, mas... se esqueceu do que queria dizer.

12.

A PROVA

Eu já disse e repito: agora, quando uma mulher diz que é homem, ou quando um homem diz que é mulher, eu só acredito vendo o DNA.

13.

PONTO 13

A Parada 13 é dele. Não se distraia. Luladino e Dilmandioca deixaram de herança para o Micheletto das Docas Temer, nada menos do que 13 milhões de desempregados nos seus cabalísticos 13 anos de des/governo. Se tivessem uma pandemia dessas como cumpanhêra teriam fabricado facilmente 26 milhões de eleitores necessitados. E como a Para 13 é dele, vale lembrar que quem nasceu para ser Luladino, jamais será Getúlio Vargas. Luladino saiu da história para cair na vida.

14.

O GARANHÃO DE PELOTAS

De quarentena, o Garanhão de Pelotas, é um filósofo puro malte: “Há tempo. Por que não voltar para o futuro? Nem sempre o presente é pra frente. Vai até lá, ao encontro do que teima ser lugar do que já passou. Vai ver que o porvir te espera, para o que der e vier.”.