PONTOS A PONDERAR...
Por:
Sérgio A. O. Siqueira
Porque hoje é sábado / Há planos de saúde que são kamikazes... / Porque hoje é sábado / Só na hora da cobrança são eficazes.
01.
PRISCAS ERAS...
Para os
diletos habitantes de Pelotas – minha pátria pequena que deixei no Sul...
Eu sou do
tempo em que, aos sábados de manhã, a turma da nossa ‘quadra’, a Deodoro - Rua
do Canalete, ia de bicicleta toda ‘escangalhada’ até à ‘Ponte do Laranjal’,
para dar uns mergulhos lá de cima e ‘fazer bonito’ para os veranistas de
fim-de-semana que passavam por ali nos seus flamantes veículos automotores Ford
Bigode, ou na carroceria de um possante caminhão Chevrolet-Pavão.
02.
A EUFORIA DOS HIPÓCRITAS
PELA CPI DA COVID
Depois da Taba das Togas da Mironga, nada mais é mais metido a des/governar o Brasil do que o Consórcio dos Coveiros da Notícia – aglomeração de O Globo, Folha, Estadão, Extra e dos portais UOL e G1, mais os agregados antagonistas e a invasora CNN-BraZil.
Agora estão em êxtase diante da possibilidade de criação da CPI da Covid. A euforia toda é pela chance de avacalharem tanto quanto seja possível avacalhar mais do que já avacalham, o governo Bolsonaro e suas circunstâncias.
Não me
entendam mal: não sou nenhum admirador do governo, ou fã de carteirinha do
Bolsonaro; eu apenas abomino e não consigo engolir a hipocrisia dessa pandilha
que não admite a secura das velhas fontes que jorravam grana das burras
públicas em cada centímetro-coluna de seus jornalões; em cada segundo de
projeção nas telas de seus canaletes tevelojísticos; em cada transmissão de
suas emissoras de rádio, velhos e ultrapassados fenômenos locais de comunicação
social.
Essa pandilha não suporta a dura realidade de que já não é mais o antigo influente e poderoso 4º Poder.
Essa pandilha de cínicos que perdeu o respeito e a credibilidade sabe muito bem que CPI é comissão pralamentar de inquérito; sabe que é perda de tempo e de dinheiro e que não dá em nada.
Mas, sabe também que é um tonitruante instrumento de assassinato de reputações. É por isso, nada mais que isso que estão todos eriçados por mais essa micareta, por mais esse carnaval fora de hora com feitio de CPI da Covid.
03.
O CAPITAL
Só agora os paulistanos estão percebendo: quando Doria – O Marx da Pauliceia Desvairada se diz governante não só do estado de São Paulo, mas também da capital paulista, na verdade esconde o fato de que só deseja mandar e desmandar mesmo é no capital paulista.
04.
ALÔ, ALÔ, ESCRITORES: OLHAI O MUNDO VIRTUAL
Não há virtude nenhuma nesse avanço desmedido e insano da vida virtual. Ontem mesmo, dentro de uma crise igual à da Editora Saraiva, a Livraria Cultura fechou duas lojas em São Paulo e uma em Curitiba.
Essa pandemia já chegou aos jornalojões e às revistalojonas que estão à beira da quebradeira pelo mundo afora. Os parques gráficos são jurássicos. Dentro em breve não servirão nem como parques de diversão. O cenário editorial é de falência.
Dentro de alguns poucos anos o mundo não folheará mais o que estiver lendo – se souber ler – nem sentirá mais o cheiro da tinta, se a Covid já não tiver acabado com essa coisa antiga e retrógada que se chama olfato. As bibliotecas se transformarão em museus e os museus serão dentro de um pendrive.
05.
O SILÊNCIO RETUMBANTE DOS CORTESÃOS SUPREMOS
Levianowski, no maior amor servil, abriu os arquivos implacáveis dos hackers do The Intercept, ladrões de conversas entre Moro e os procuradores da Lava-Jato para Lulavagem da Silva, seu patrono na Taba das Togas e cumpanhêro dos bons tempos de outrora.
Sérgio Moro e os procuradores acionam o STF contra o acesso às tais mensagens.
O descalabro não é o semianalfa condenado a quase trinta anos de cadeia por ladroagem e lavagem de dinheiro ter liberdade para ler, ver e ouvir as tais conversas.
A desgraça é o Brasil ter um cortesão como esse Levianowski ocupando um ‘cargo de confiança’ com um poder tão despropositado e pernicioso a ponto de conferir importância e até dar contornos de prova a produtos de roubo.
Levianowski deu legitimidade a material roubado por salafrários estigmatizados internacionalmente como chantagistas e achacadores que se escondem à sombra esbulhante e achacadora do tal Portal The Intercept.
Não sei o que mais me revolta: o silêncio retumbante dos outros 10 operadores dos ‘cargos de confiança’ do STF, ou a impunidade do afilhado de Lulavagem da Silva, patrono de pelo menos 7 dos 11 cortesãos da mais alta Corte de Justiça desse país.
06.
OS CHEFES
Gilmuar, o Dose pra Cavalo, a serviço do ressurgimento dos ‘direitos políticos’ de Lulavagem da Silva, o prisioneiro solto que não usa tornozeleira: “Moro chefiava a lava-Jato”.
Maldoso e abobado, Gilmuar quis ofender Sérgio Moro e acabou lhe prestando uma homenagem. O que a sociedade mais gostava no Moro é que ele era a própria Lava-Jato. Pior de tudo isso, é que Gilmuar chefia a Taba das Togas.
07.
A PRESSÃO
Aras, o augusto mensageiro em fase de contraveneno: “Há 9 ’apurações preliminares’ sobre Bolsonaro e a Pandemia”. E isso não vai parar até que o Pai dos Filhos do Capitão desista de indicar alguém ‘terrivelmente evangélico’ ´para a vaga que Big-McAuréolo vai abrir, quando setembro vier...
08.
HULK NO GALO
Atacante Hulk é apresentado no Galo de Minas. O contrato é por dois anos, tempo em que a torcida mineira vai aturar esse tipo de Fred com tanajura.
09.
CONSÓRCIO DOS COVEIROS DA NOTÍCIA:
“Rio supera São Paulo e é campeão em mortes por Covid-19”. E aplica como subtítulo: “A capital paulista tem o dobro de habitantes”. Ah, bom. Então quer dizer que o Doria – O Esquimó de Freezer, é um grande governador.
10.
DIGA, SEM PESTANEJAR:
Você acha que Gilmuar é dose pra cavalo?!?
11.
O VÍDEOBOL TEM DISSO...
BOTAFOGO 0 X 1 SPORT
Sei lá, mas tô achando que os dirigentes botaram aquele gordinho de técnico do Botafogo só para garantir o rebaixamento do time para a Segundona. Essa rivalidade com o Vasco dá gana.
12.
CPI DA COVID
Rodrigo Pacheco, na maior mineirice, diz que ‘analisará’ a proposta de abertura da CPI da Covid-19. Desconfio que quando ele se decidir a analisar já será a Covid-22.
13.
PONTO 13
A Parada 13 é dele. Mas o que é que Lulavagem e o cardeal Gilmuar estão fazendo soltos por aí, como se tivessem direito ao mesmo sol da liberdade dos brasileiros honestos e trabalhadores?!?
14.
OGERIZA
O Poder Judiciário nunca, jamais, engoliu a Constituição-Cidadã de 88 que deu ao Ministério Público o status de 4º Poder da República. Taí a Taba das Togas com seus 11 cargos de confiança que não nos deixam mentir.
15.
A REPULSA
Gilmuar, o Dose Cavalar, leva essa repulsa a ponta de faca. Ele se fez imponente e reluzente líder dessa ‘operação-desmanche’ do Ministério Público, ao qual considera tanto quanto a um subalterno.
Gilmuar não perde nunca a chance de mostrar ‘como é que se faz’ aos seus fiéis seguidores na arapuca suprema: Toffolião, Xandão, Levianowiskão e, entre um tropeço e outro, um soluço e outro, pega o Big-McAuréolo de lambujem. Não raro, o Dose pra Cavalo consegue encilhar a tropilha restante.
16.
CRISE BRABA
Tá, o combustível aumentou outra vez. O litro da gasolina já empatou com o litro de leite. Que vexame pra latinha de cerveja.
17.
OU... FECHEM A CASA GRANDE E SENZALA!
Governo e Congresso acordaram. Há pelo ar um cheiro quente que ‘tresanda a orgia’ – Obrigado, pai Juliné! – para reduzir os poderes do STF. Legislativo e Executivo querem diminuir a soberania do Supremo. A ideia é restabelecer o equilíbrio de forças entre os poderes constituídos dessa nação.
Errado! Pô, se tem que haver um Supremo Tribunal, então é para que tenha poder e força mesmo. O defeito é de nascença: os cortesãos dessa Magda Corte são afilhados eterna e servilmente ‘agradecidos’ aos seus patronos, os presidentes ocasionais da República.
Assim, indicados a dedo duro, sem prova seletiva e sem comprovação de qualidade e credibilidade, a Corte vira uma notável Casa Grande e Senzala a serviço da politicagem bandalha que se apropriou dessa pátria, amada, Brasil.
Em todo caso, já que o movimento de saneamento básico do STF já está no ponto de partida, então que comecem demitindo sumariamente os ‘cargos de confiança’ daquele albergue dos anjos de capa preta. Só os cargos de confiança, já está bom pra começar... Se não for assim, então é melhor fechar essa casa de tolerância para todo o sempre, amém.
18.
CIDADE & CAMPO
Manchete que caiu na rede: “Aumentam os investimentos no campo! ”... Pronto, só o que falta agora é o pessoal da cidade ir bagunçar os agronegócios.
19.
PLANOS EFICAZES
Há planos de saúde que foram reajustados em até 50%. Parece até que eles não se valem dos serviços do SUS para servir sua distinta clientela. Na hora de cobrar, os planos são 100% eficazes.
20.
PLANOS MAQUIAVÉLICOS DE SAÚDE
Plano de saúde bom, bom mesmo, para ninguém botar defeito, é o plano maquiavélico que trata da saúde das famílias inteiras dos parlamentares e das altas autoridades civis, militares e quase eclesiásticas da máquina pública e notória desse país.
21.
QUARENTENA
Há coisa mais inútil numa quarentena do que os dias da semana: quando é que um sábado não parece uma segunda-feira e vice-versa?!?