27 de jun. de 2020


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.
FALTOU O CARA
Live, chamada de ‘ato virtual’ pela globosfera, com FHC, HaHaHaddad, Ciro Goma e Huck, o homenzinho verde - pregou ‘’união contra Bolsonaro’’. Seria uma barbada se tivessem convidado o Bolsonaro para participar do programete que deu traço de audiência.

02.
FRED MONSTRO E SUAS VERSÕES CONTAGIANTES

Advogado defenestrado de Flávio Bolsonaro, baita senador tão carioca quanto republicano, Frederick Wassef diz agora para quem quiser ouvir que abriu as portas de sua residência em Atibaia, para o esquisito Queiroz, depois que ficou sabendo que o pobre coitado seria assassinado.

Num legítimo ‘‘explica, mas não justifica’’, Fred Monster fantasiou para a versão virtual da ainda revista Veja que tinha informações sobre ‘’um possível atentado’’ contra o indefeso Queiroz.

Mas isso não é nada. O bom da história é que Fred delatou que ficou sabendo que a família Bolsonaro seria responsabilizada pelo crime. O advogado disse ainda que considera que salvou a vida do ex-assessor.

Todo bobo, logo agora que perdeu a boca-rica de causídico do Filho do Capitão, Fred Wassef, entra assim em mais um final de semana, dando-se os ares de um super-herói, achando-se imune aos perigos e coronavírus dessa quarentena que não acaba nunca. E ainda sem usar tornozeleiras. E ainda com registro da Ordem. E ainda... ah, deixa pra lá.

03.
O SOM DO SILÊNCIO
Não sei por que, mas o silêncio retumbante de Queiroz, me soa como se fosse uma tremenda delação.

04.
A ORIGEM DE QUASE TODO O MAL DESSE PAÍS

A pobre da nossa vizinha Argh!entina está que só falta um tiquinho de nada para trocar o idioma espanhol pelo mandarim, de tão entregue e domesticada que está pela China e, vem o Lulavírus da Silva sair da toca, para elogiar o governo de Fernández, o poste preferido das necessidades de La Kirchner – a Megera Indomável.

Como se estivesse ainda no tempo em que os animais sociais falavam, Lulavagem, o Desagregado-Ostentação, respirando sem tornozeleiras o mais puro ar da liberdade, regougou que “o governante argh!entino tem enfrentado a crise com coragem e compreensão”.

Esse meliante, soltinho da Silva - origem de quase* todo mal desse país - baixou o sarrafo na política econômica do governo Bolsonaro: “... é algo que não encontra explicação e não se justifica na vida real”.

Pô, tá na cara que Luladravaz não pode admitir, nem justificar e muito menos encontrar explicação, para um governo que há um ano e meio não tem uma denúncia sequer de licitação fraudulenta, ou de qualquer sinal de corrupção. Só isso já demais para quem arrombava, deixava arrombar e está louco para voltar a arrombar e deixar que arrombem esse país.

O Delinquente-Ostentação que não usa tornozeleira nem nada, criticou também a forma como Bolsonaro vem lidando com o coronavírus. O condenado em três instâncias do Judiciário a mais de 30 anos de cadeia rosnou fungando: “ele se revela incapaz de oferecer resposta para os problemas do mundo em que vivemos”.

Bom, aí ó, pontos a ponderar... O Bolsonaro por enquanto é presidente - e olhe lá - do Brasil e não do mundo.

E tem mais: se tivesse mesmo capacidade de oferecer uma boa resposta à pandemia, já teria mandado prender o próprio Lulavírus da Silva, ainda no aeroporto naquele momento exato em que ele voltou tossindo do Vaticano e deixou o Papa Chico espirrando, depois que o Sumo Pontífice não lhe deu perdão, apenas lhe apertou a mão.

RODAPÉ (*) – Origem de ‘quase’ todo o mal desse país, porque tem Bocage Porcus, líder dos Milicianos Supremos que, mal influencia a magnífica Corte e causa tanto mal ao país quanto o Lulajanja.


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A.O. Siqueira

01.
HAI-KAI
Ah, Decotelli / fosse teu currículo / do Chiarelli...

02.
A ARTE
Vamos convir, Decotelli não tem culpa nenhuma. Bolsonaro é que não chega a ser nenhum gênio na arte da escolha.

03.
A CULPA
Se tens pleno direito de escolha e escolhes mal, a culpa é toda tua.

04.
JOGO DO BICHO
Pior é você que ainda não tem sequer um palpite que lhe garanta se lula é um polvo, ou um lobo com pele de cordeiro. Não é só porque o jogo do bicho seja contravenção, mas não jogo, porque não preciso jogar para acertar. Acerto e faço mal ao lobo e ao cordeiro.

05.
BOLSONARO NO NORDESTE
O Consórcio dos Coveiros da Notícia, espalham aos quatro ventos: “Resíduos de óleo voltam a aparecer no Nordeste”. Pronto, foi só o Bolsonaro inaugurar aquela obra do São Francisco, para inundar o Ceará e infestar as praias nordestinas.

06.
MELHOR EM CASA

Para quem acredita no infalível e peremptório Datafolha, 76% dos brasileiros defendem que as escolas devem continuar fechadas nos próximos dois meses por causa da pandemia. Sinceramente, eu gostaria que ficassem em casa, não só pela pandemia, mas pelo que iriam desaprender nesse restolho daquela foi dilmaticamente proclamada Pátria Educadora.

07.
O DATAFOLHA ERRA, UMA VEZ MAIS...

Os cartórios brasileiros devem estar de bronca com o Consórcio dos Coveiros da Notícia: registraram um aumento de 31% no número de mortes por doenças cardiovasculares durante a pandemia. 
Esse alarmante aumento se refere ao tempo que passou de 16 de março a 31 de maio deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado que a gente nem viu passar. 
Nesse meio tempo, os que boicotam o Consórcio dos Jornalojistas Coveiros, garantem que o número de doenças como morte súbita, parada cardiorrespiratória e choque cardiogênico saltaram de 14.938 em 2019 para 19.573 em 2020. Mas, a gente sabe que foi tudo por Covid-19.


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A.O. Siqueira

Porque hoje é sábado / há uma certa dose de cinismo
Porque hoje é sábado / ao jugo da ‘isenção’ prefiro o antagonismo.

VEJA A VIDA COM BONS OLHOS...

01.
Nunca antes na história desse país, os nossos filhos ficaram tanto tempo com a gente e sem sair de casa...

02.
Não sei por que, quando boto hoje os olhos na figura de Sérgio Moro, me dá uma pena...

03.
Não sei por que, quando boto os olhos com a maior boa vontade na figura do Lulavagem da Silva, mais solto do que a gente que está em quarenta condicional, me dá uma raiva...

04.
Sei lá por que, mas quando vejo a figura da Sara Winter de tornozeleira eletrônica tenho frouxos de riso...

05.
Não consigo ver a vida com otimismo quando bato os olhos na figura dos Três Mosqueteiros que são quatro no Supremo Tribufu.

06.
Ainda vou fazer uma fogueira, atiçando Alcoolúgubre na fogueira de vaidades que cabem no chinelo do chileno Rogringo Mala sem alça.

Cá pra nós, convenhamos e que ninguém nos leia nem nos ouça: isso tudo não é ver a vida com bons olhos?!?


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A.O. Siqueira

Porque hoje é sábado / há uma certa dose de cinismo
Porque hoje é sábado / ao jugo da ‘isenção’ prefiro o antagonismo.

01.
MEIO TOFFOLI
E quem diria, o novo ministro, Decotelli é meio Toffoli no currículo. Fez o doutorado, mas não pegou o título. Quem disse que ele não passou de pato a ganso foi o reitor da Universidade de Rosário, na Argh!entina. Decotelli até já apagou a honraria do seu histórico: o título é impublicável.

02.
LULAVATAGEM TIRIRICA
O Tribunal de Justiça do Rio mandou o Filho do Capitão para o Foro Especial. A Lulavatagem tá tiririca da vida: isso é uma afronta à aparelhagem da coisa pública, tão bem montada nos tempos em que o PT arrombava e deixava arrombar esse país.

03.
QUE COISA!
O Brasil dos políticos é mesmo uma bandalheira. Os governadores dos estados pra lá de republicanos, compraram – no todo e em parte – 7 mil respiradores. Receberam um pouquinho mais de 3 mil. E pelo visto, estão se dando por satisfeitos. Que coisa, essa nossa coisa pública, né não?!?

04.
MUITO PRAZER
Ei, você que não é vereador, prefeito, governador, nem deputado, senador, ministro, prefeito, dirigente de partido, operador de lavagem, ou um daqueles muitos mais de 300 picaretas...  Já foi vítima de Fake News?!?  Ah, então, muito prazer: você é dos que não admitem o golpe sujo e cretino do tal ‘’marco regulatório da Internet’’!


05.
ACREDITE, SE QUISER
Os serventuários da Justiça do Rio de Janeiro, em plena quarentena, anunciam para depois de amanhã, dia 29, greve do trabalho presencial. Ora bolas, carambolas! Eles também são filhos de Deus: a moda agora é home office, pô!

06.
PROCURANDO

Não é nada, não é nada, depois de Augusto Aras na PGR, as forças-tarefas da Lava-Jato, nunca mais foram as mesmas dos velhos e bons tempos de combate sério e efetivo à corrupção e seus incorrigíveis corruptos. E aquela coisa de transformar a operação em Movimento Nacional, dançou.

A ideia está cada vez mais clara: é fazer que os procuradores saiam por aí a procurar; e que procurem, procurem, mas não encontrem nada. Não demora nada, a gente aqui da planície vai procurar um procurador e não vai achar um só para contar a história.

07.
TÚ Y YO HEMOS PERDIDO

Do escritor e teólogo nicaraguense, Ernesto Cardenal: Al perderte yo a tí, tú y yo hemos perdido: yo porqué tú eras lo que yo más amaba y tú porque yo era quién te amaba más. Pero de nosotros tú pierdes más quem yo: porqué yo poder é amar a otras como te amaba a ti; pero a ti no te amarán como te amaba yo.

Eis aí o que se passou com Sérgio Moro e O Antagonista. Ambos perderam: Sérgio Moro porque reduziu sua liberdade de expressão ao site; o Antagonista porque desencantou a amplitude do seu próprio antagonismo.

O Antagonista – então antagônico a tudo e todos - agora tem lado e perdeu a essência do que carregava no nome. Hoje, Moro pode chamar O Antagonista de Companheiro que ele atende.

Isso, no entanto, não quer dizer que por isso eu deixe de seguir as talentosas diabruras do site O Antagonista e nem as escrivinhações de Sérgio Moro. Não me importo de ser um dos que prefiram ter opinião, ao invés de bancar o isento o tempo todo. Opinião pode ser, sim, um traço firme de caráter e equidade.

26 de jun. de 2020

PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

DEFORMADORES DE OPINIÃO

A ditadura da comunicação social começa com o patrocínio da notícia. O patrocinador manda no patrão que manda no diretor-geral da redação que manda no pauteiro que faz a pauta para os jornalojistas que escolhem a dedo os ‘narizes de cera’ das fontes de notícia para os deformadores de opinião.

E assim é que, no mais das vezes, sob a forma de comunicação nua e crua, com ares de descarada isenção, a notícia é a versão que eles escondem nas entrelinhas. E é desse jeito assim que toda a mentira bem contada é tida e havida como verdade.

Então, antes de dar ouvidos e credibilidade ao que você escuta, ao que você lê ou ao que assiste nos veículos analógicos ou virtuais, pergunte-se: que jornalojista é esse? Que fonte de informação é essa? Por que esses dois, ou esses uns lá que outros, estão sempre me contando isso e aquilo?!?

Pergunte-se: - Quem sou eu, para essa gente que conheço só de ouvir falar, para merecer tanta notícia sobre as mesmas coisas, as mesmas pautas, com os mesmos jornalojistas e as mesmas fontes que passam por mim na rua e nem me cumprimentam?!?

E, então, logo você responderá de si para si que notícia com patrão é recado por encomenda. E saberá: notícia é notícia – é aquilo que até agora você não sabia. É aí, justamente aí que notícia não tem preço

PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é sexta-feira / O dia da cerveja... que pena
Porque hoje é sexta-feira / Todo mundo de quarentena

01.
O PODER DOS SUPREMOS

No topo do Planalto Central do Brasil, a Milícia Luladina do STF capturou a democracia. Usa e abusa; emenda e remenda a Constituição com um poder de impunidade tal que é capaz nos convencer que a sua força de Hércules vem dos cabelos de Sansão.

É por isso, também por isso, que não tem a confiança do povo da planície. O Brasil será muito melhor e os governos poderão governar em paz, quando for desratizada a Milícia Petelha do STF.

02.
PLACAR DOS COVEIROS DA NOTÍCIA:

Há pelo ar uma euforia quase indisfarçável no Consórcio dos Jornalojistas de Pompas Fúnebres: “Óbitos por Covid-19 ultrapassam 55 mil no Brasil! ”. Mas, não se aflijam, isso foi ontem. Hoje tem mais.

03.
SARA E A TORNOZELEIRA

Sara Winter, deixando o presídio feminino do Gama, cidade-satélite de Brasília, exibindo uma linda tornozeleira que ganhou do Xandão: “Não me arrependo de lutar pelo meu país”. É comovente o esforço guerreiro de uma ativista bolsonarista, em pleno governo bolsonarista, lutando pelo governo Bolsonaro. Pô, já pensou se essa garota tivesse cérebro?!?

04.
MEIA DÚZIA, MAIS QUE 30

A petebostagem de sempre desdenha dos “300 do Brasil’’ porque quase sempre são a Sara Winter e mais uns 30. Em compensação, bate palmas e pede bis, pelos estragos que meia dúzia de blacklulas dentro do STF vêm causando imune e impunemente à Constituição brasileira.

05.
REBELDIA
Descobri! O auxílio-emergencial é o jeito rebelde de Bolsonaro causar aglomeração.

06.
INDA QUE MAL PERGUNTE
Quem atrapalha mais o Brasil: 01) o dono do Senado; 02) o chefe da Câmara; 03) a Milícia do STF; 04) Os Filhos do Capitão; 05) todos juntos e misturados?!?

07.
PELO POVO E PELA NAÇÃO

A Rede Globo, com o auxílio luxuoso do pandeiro do site O Antagonista, já escarafunchou a vida de Decotelli, o novo ministro da Educação. Lembrou, assim como quem não quer nada mais do que senão lutar pelo bem do povo e felicidade geral da nação que “CGU apontou irregularidades em licitação de R$ 3 bi da época de Decotelli”. Enquanto Bolsonaro não nomear algum desses detetives da notícia integrantes do Consórcio dos Jornalojistas, essa gente não vai sossegar o pito.

25 de jun. de 2020


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.
O NOVO NORMAL, OU:
UMA BRASÍLIA DE DESCONHECIDOS

Nada menos do que 87 dias depois, furei a quarentena nesta radiante tarde de quinta-feira, para ir a um eletrizante passeio por um supermercado, situado a coisa de dez ou doze quilômetros daqui do condomínio, na Região dos Lagos de uma Brasília de desconhecidos.

No trajeto, reconheci um amigo dentro de um carro e abanei para ele; ele não me respondeu. Eu o reconheci, por trás das nossas máscaras - a minha e a dele - pela placa do carro. Foi só quando o ultrapassei que então ele também me reconheceu... pela placa do meu carro.

Buzinamo-nos felizes da vida e seguimos em frente. Eu, rumo ao supermercado; ele, rumo às próximas buzinadas de uma eventual ultrapassagem entre nossos simpáticos e conhecidos automóveis. No retorno do supermercado, minha notável versão da Disney World, não buzinei para ninguém e ninguém me buzinou.

Entrei no condomínio e deixei para trás uma Brasília de mascarados; uma Brasília de desconhecidos.

02.
INÉPCIA E INCAPACIDADE

Nem quando esculacha alguém que todo mundo já esculachou, Gilmuar – a criatura do criador Fernando Henriquecido Cardume, o príncipe da sociologia mais barata que corre pelas artérias envenenadas dessa democracia de gaveteiros, consegue a simpatia e adesão daqueles que não são contra nem a favor, muito pelo contrário...

Procurado, a pedido, pelo canalete da CNN, Gilmuar tartamudeou que a escapada de Weintraub para os Estados Unidos para assumir uma diretoria do Banco Mundial ‘’seria cômica, se não fosse trágica”. Disse-o bem assim, como se trágica não fosse a sua figura tipo supremo molambo-caviar.

Ao invés de aproveitar a quarentena para colocar em dia, os milhares de processos que dormem nas gavetas da Magda Corte – é Magda mesmo: aquela que só diz e faz besteira – Gilmuar dedicou seu bem-remunerado tempo para depredar Weintraub, um cavaleiro de triste figura:
 
“Muitos de vocês têm dito que, enquanto a vista alcança, Weintraub teria sido talvez o pior ministro da Educação da história do Brasil. E deu aquele espetáculo tétrico naquela malfadada reunião ministerial em que ele, tendo minutos preciosos para informar o governo sobre o que estaria fazendo na área da educação, disse que prenderia vários vagabundos, inclusive vagabundos do STF”.

Ah, que singelo, puro e meigo...  Inda que mal pergunte: em que reunião virtual ou de plenário da Supremacia, Gilmuar não jogou horas e horas preciosas pelos canos americanos da Justiça brasileira, ao invés de cumprir de fato e de direito a defesa da Constituição-Cidadã de 88?!?

Mas, Gilmuar gosta de empavonar-se como analista político-social, já que sua história como advogado de fato nunca pôde ser contada, posto que nunca existiu pelas barras de quaisquer tribunais de toda e qualquer instância.

E então, conversa mole vai, conversa mole vem, Gilmuar – do alto de sua máxima estatura moral e moralizante – balbuciou entre seus lábios estrelados que:

 “Weintraub sai em uma fuga um tanto quanto cinematográfica. De fato, isso é muito ruim para o governo. O governo tem que melhorar muito todo o seu sistema interno de controle para não se expor a todas essas situações. Isso fala muito mal de nós como nação”.
Ah, aí deu pra minha bolinha. Estourou a sacoleta das balacochetas. Mas, rodeado pela multidão que Gilmuar sozinho pensa que é, foi adiante na sua sanha analítico-destruidora, certo de que o mundo inteiro paralisa só para ouvir o que ele tem para dizer:
“Acredito, de qualquer forma, que a sua saída explica um pouco o seu desempenho pífio no âmbito do Ministério da Educação... É certamente o final de um triste episódio. Mas acho que foi uma medida elogiável do governo ter demitido um ministro por absoluta inépcia e incapacidade. ”
E foi então que fiquei pensando: vai ver que o sujeito, predicado e complemento Gilmuar tem razão: Weintraub foi mesmo demitido por inépcia e incapacidade...

E pensei, pensei um pouquinho e fiquei pensando o que penso até agora: - Tão ruim quanto isso, ou até bem pior é alguém ser admitido ministro por inépcia e incapacidade.


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.
IN MEMORIAN

O corrupto, especialista em lavagem de dinheiro, Lulavagem da Silva foi solto da hotelaria da PF de Curitiba, no dia 11 de novembro de 2019, depois de gozar 580 dias de uma sentença de mais de 30 anos de cadeia.

Não esqueça: esse pernicioso e incurável delinquente vive sob o esplendoroso sol da liberdade graças aos ministreis supremos: Big-McAuréolo, Levianowski, Gilmuar Habeas, Celsinho de Tatuí, Rosa de Hiroshima Weber e Dias Toffoliso.

Lulavagem não usa tornozeleira, por que pode ser tudo na vida, mas não ‘’cachorro’’ – como ele ladrou e não mandou ladrar para os magníficos habitantes da Magna Corte.

02.
NOVA FÁBRICA DE DINHEIRO

O projeto contra as Fake News está ficando bem como o diabo gosta: prevê multa de R$ 1 milhão e até cadastro de chip. Vai ficar bom de fazer negócio.

Foi assim que, nos tempos de Lulavírus e Dilmandioca, foi montada dentro do Ministério do Trabalho de Carlos Lupi & Cia. aquela fábrica de sindicatos no Ministério que, por qualquer módica ‘entrada’ de 200 a 300 mil reais, inventava uma nova entidade para viver às custas da hoje falecida ‘’contribuição sindical obrigatória’’.

03.
TELEFRAQUEZAS
Vendo o elenco deslumbrado de ‘focas’ no canalete da CNN Brasil é que se percebe como é fraco o telejornalojismo da Globo.

04.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
Qual o delator mais querido pela torcida organizada contra Bolsonaro: o Fabrício Queiroz ou o Frederick Wassef?!?


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é quinta-feira / Sara sai de tornozeleira
Porque hoje é quinta-feira / Lulavagem pede outra saideira.

01.
COVARDIA

O Gabinete de Segurança Institucional do Governo disse que Jair Bolsonaro não realiza “utilização exacerbada da frota de asas coletivas” da Presidência da República. Tradução: Bolsonaro usa pouco helicóptero. Menos do que Lulavagem e Dilmandioca usavam. Ah, a oposição já sabia: Bolsonaro é covarde; tem medo de voar.

02.
A SOLTURA DE SARA

Xandão determinou a soltura da super-ativista, Sara Winter. Mas ela terá que usar tornozeleira como adereço e manter distância do Supremo. Xandão tem medo dos respingos da soltura de Sara.

03.
OUTRA COISA
O ato de Xandão foi extensivo a outros cinco ativistas do bando dos quase 30 de Sara, uma lasca do grupo ‘’300 do Brasil’’. Mas tem um detalhezinho: manter distância do Supremo é uma coisa, outra coisa é os cinco ou seis dos “”300 do Brasil” já andarem perguntando o endereço residencial do Xandão.

04.
VIVA ELES, VIVA!

E então a Câmara, magnânima, já está se decidindo pelo tal Marco do Saneamento Básico. Parece que pensam em coisa de mais de R$ 600 bilhões, para até o ano de 2033 tapar valetas que são esgoto a céu aberto e que hoje infernizam mais de 100 milhões de pessoas.

A ideia é também providenciar, no bojo desse projeto, água tratada para pelo menos 35 milhões de brasileiros que na triste realidade atual têm que sair de casa para satisfazer suas necessidades fisiológicas.

A idéia é que essa sujeirama da iniciativa pública passe para a privada. É que essas famosas ‘’obras submersas’’ não fedem nem cheiram nas bocas das urnas. Então que se terceirize a obrigação e o serviço.

O Brasil, em termos de saneamento básico, graças aos seus administradores públicos é um dos campeões mundiais da imundície escancarada. Viva os nossos governadores, viva! Salve, salve os nossos prefeitos! Salve!

05.
NOVA LINHAGEM
Fiocruz: “Há uma nova linhagem do Zika em circulação no Brasil”. Quer dizer, o Brasil tá podre de bom para se viver: coronavírus, zika, dengue, H1N1, influenza... Então, já que a pandemia chinesa tá na moda, pega o Zika e manda ele comer a Covid-19 ou 20, ou quantas vezes ele quiser.

06.
CONSÓRCIO DOS COVEIROS

Com enorme expectativa de que a pandemia não pare por aqui mesmo, o Consórcio dos Coveiros da Notícia trombeteia que temos aqui no Brasil 1.151.479 casos de infectados e chegamos, até às 20 horas de ontem a 52.771 óbitos pela Covid-19.

Ah, sim, por todo bem ou todo mal, não faz mal nem bem que eu lhes previna de que sempre há um pouco de verdade numa mentira bem contada.

RODAPÉ – Não esqueça o Consórcio é constituído pelos veículos de pompas fúnebres: Globo, Folha, Estadão, Extra-Band e portal UOL.

07.
ORA, DIREIS, USAR TORNOZELEIRA!

E então, por determinação do empoderadíssimo Xandão, a perigosa ativista Sara Winter deixa a prisão com tornozeleira eletrônica, um adereço incômodo assim como se fosse um Band-Aid no calcanhar. O artefato, engenho e arte de status nacional, não é usado por Lulavagem da Silva, O Corrupto-Ostentação e nem por Zé Dirceu, O Guerrilheiro de Festim.

NOTA – Xandão não pode sequer alegar que recomendou o uso da tornozeleira por causa dos fogos de artifício que saudaram o Supremo: Sara Winter nem estava lá naquele glorioso evento cívico-rebelde. Talvez seja até por isso, que o Guerrilheiro de Festim esteja dispensado da marcante pulseira: ele pouco, muito pouco, quase nada andou dando seus tirinhos lá pelo Araguaia. Já o Lulavagem não usa tornozeleira porque já disse, à la Waldick Soriano, que não é cachorro, não.

08.
RETOMA DAS AULAS EM SAMPA

Governo de São Paulo anuncia a retomada das aulas, com rodízio de turmas, para quando setembro vier...  Tomara que o rodízio não seja num dia para os alunos e no outro para os professores.

09.
NUVEM PASSAGEIRA

Sem saber ainda que a nuvem de gafanhotos tinha desviado do Brasil e se mandado para o Uruguai, o Ministério da Agricultura anunciou que estava tomando medidas para enfrentar a gafanhotada. Bolas, para que tanta coisa?!? Chama os chineses que eles quando comem gafanhoto se lambuzam.

E então, na realidade, gafanhoto por aqui foi como sempre cantou Hermes Aquino, ‘’uma nuvem passageira que com o vento se vai’’.

Não deu tempo nem para sentir medo. Até porque, com essa quarentena, basta fechar as janelas que, de gafanhoto ou de Covid-19, qualquer nuvem se manda.

10.
AS TROMPAS DO IBGE

O IBGE está doidinho, doidinho para entrar no Consórcio dos Coveiros da Notícia. Ontem anunciou aos quatro ventos com ares de trompetista lépido e faceiro que “”em maio 9,7 milhões de trabalhadores ficaram sem receber salário’’. Pô, e se foram 9 milhões e 701 mil? Esse último coitado aí, não merece consideração?!?

24 de jun. de 2020


PONTOS A PONDERAR
Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.
DIA HISTÓRICO... TRISTEMENTE HISTÓRICO

Nunca pensei que, um dia, o Brasil passaria por esse vexame. Alcoolúgubre, saído das grotas das Guianas que margeiam o nosso País, dizer o que é ou o que não é História!

Olha ele aí, gente! Chega anunciando, em plena quarentena e a plenos pulmões, que o projeto que ‘vai nortear as mídias sociais’ será votado nesta quinta-feira.

E essa aberração de projeto não tem sequer um texto final que, no entanto, está para ser apresentado a qualquer momento pelo relator da estrovenga, o apagado senador baiano Ângelo Coronel que, por acaso, é presidente-pizzaiolo da CPMI das Fake News.

O Portal do Senado, beco virtual dominado pelo próprio Alcoolúgubre, diz que seu amo e senhor atual, o macapista, ou macapenho, ou macabronha, ou malcapado, ou macapaense Alcoolúgubre garantiu que a votação desta invernal quinta-feira, - não infernal, não! - invernal quinta-feira, será ‘’um dia histórico’ para o Congresso Nacional.

A que ponto nós chegamos. Um Alcoolúgubre desses nos dizer o que é ou não é História num dia histórico como esse, com que ele nos ameaça.



02.
CEMITÉRIO DO PODER
Todos os pedidos de impeachment da Milícia Luladina do STF estão mortos e sepultados na gaveta-necrópole de Alcoolúgubre.

03.
O POTENCIAL DELATOR
Passa pela cabeça de vocês, algum delator mais perigoso e ameaçador do que Frederico Wassef para os Filhos do Capitão?!? 


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é quarta / Não há cidadão que não trema
Porque hoje é quarta / Diante da Milícia Suprema

01.
EL GRAN SEÑOR
E, de repente, um apaniguado de Michel Docas Temer, manda e desmanda no Brasil. Ninguém é mais governante desse País do que o Xandão.

02.
O GRANDE GOLPE

O grande golpe na democracia brasileira e no combate à corrupção foi dado pela Milícia Lulavativa da Silva, síndica do STF. Acabou com a prisão em segunda instância e tirou o Lulavagem da cadeia.

De lá para cá, os celerados que habitam o Supremo – só os celerados – fazem o que bem entendem e o que bem querem com o Brasil e com os brasileiros. Inclusive com os seus pares e ímpares lá da outrora Magna Corte.

03.
QUARENTENA
Como o Consórcio dos Veículos de Imprensa de Pompas Fúnebres entende de coronavírus... Ninguém, nesse país, sabe mais de pandemia do que os coveiros do jornalojismo.

04.
QUEREM MAIS
A eleição de outubro tendo o Congresso como guia, já se encaminha para novembro. Tem candidato aí que já está achando muito pouca a dinheirama do Fundão Eleitoral.

05.
INTERFERÊNCIAS

E então a PF quer porque quer ouvir, de viva voz, o depoimento de Jair Bolsonaro sobre as declarações de Moro que delatou tentativa de interferência do presidente na gloriosa corporação. Celso de Mello, ministrel de Tatuí é quem vai decidir.

Essa turma lá do STF tem poderes de sobra para isso e muito mais, ainda que seja um decano curto que esteja de saída da mais alta e infalível Corte de Justiça desse país de submissos.

Eu já falei de mim para mim mesmo que gostaria de ver o Consórcio de Coveiros da Notícia prestando depoimento lá na PF sobre a sua bandoleira interferência nos dados da pandemia de Covid-19.

06.
COM A SUPREMACIA NAS MÃOS

Sabe pelas mãos de quem a Milícia Luladina do STF come e se lambuza?!? Pelas mãos fofuchas de Alcoolúgubre, guardião da gaveta onde está armazenada quase uma centena de pedidos de impeachment dos mais variados cidadãos acima de qualquer suspeita naquela magnífica Corte, verdadeiros diabos que vestem toga.

Quer dizer, o presidente do Senado – seja lá quem for – tem a chave da impunidade dos mais imunes julgadores desse nosso universo em desencanto.

Vá ter força assim nos raios das intertelas, das reberbelas de quaisquer dessas democracias que andam por aí.


06.
CONSÓRCIO DOS COVEIROS DA NOTÍCIA:
Placar da Covid-19, ontem no Brasil: Casos F.C. 1,1 milhão x 51,1 mil E.C. Óbitos.

07.
CORRUPÇÃO PANDÊMICA

O Cartel dos jornalojistas furungadores anunciou ontem que os governos de 21 dos 27 estados da Federação são ‘suspeitos’ de meter a mão na grana que lhes caiu do céu para combater a pandemia.

Mesmo em se tratando de notícias saídas quentinhas dos fornos do Consórcio dos Coveiros da Notícia, a gente sabe que ‘suspeito’ nesse país é apelido para ‘inocentes até prova em contrário’.

Eu, cá com meus botões, já penso diferente: enquanto o cara é ‘suspeito’ nessa democracia de gaveteiros é porque ‘boa coisa’ ele não é. Se você acha que não, então deixe seus filhos andar na companhia de um desses ‘suspeitos’ e depois me conte tudo, bem direitinho, não me oculte nada.

08.
TRIBUNAL DO CRIME
A polícia descobriu e anunciou com estardalhaço um ‘cemitério do PCC’, em São Paulo. É onde enterram os sentenciados pelo chamado ‘Tribunal do Crime’. Aqui, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, há um cemitério de casos emperrados, de dimensões cem vezes maiores, e ninguém fala nada.

23 de jun. de 2020


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

“RACHADINHA” É OUTRA COISA

Nesse Brasil que eles tomaram de assalto, ‘rachadinha’ é uma coisa irresistível. Para a pandilha de sevandijas que se apropriou da máquina pública brasileira, aquilo que você está pensando do que se trata, não chega nem aos pés do encanto que uma ‘rachadinha’ provoca e nem perto do frisson que causa na pandilha que alcança.

Rachadinha no Brasil operante é a feérica prática marcada pela transferência de salários de aspones para o parlamentar ou agente graduado e até nem tanto, mas que seja chefe, mediante acordo pré-estabelecido, ou como exigência para a função do laranjão. O cometimento também se dá, quando o agente se vale do velho e des/conhecido ‘’funcionário fantasma’’.

Nesse triste caso, um laranjão é aparelhado para um cargo público sem, todavia, mas, porém e, contudo, desempenhar as atribuições que devem à coisa pública. No mais das vezes, essa figura humana nem existe. Desse jeito, pois, a remuneração ou parte dela referente ao cargo do fantasma é desviada em proveito do agente que nomeia e, não raro, até para partidos políticos, em forma de mensalidades semelhantes às que os sócios pagam para frequentar seus clubes sociais, de lazer ou esportivos.

Há quem fique vexado até hoje com essa prática. Há juízes e leguleios que chamam isso de improbidade administrativa; há também os que acham até que esse crime está tipificado no Código Penal – mas ainda não se decidiram se é peculato, corrupção passiva, ou concussão.

Todo esse alarmismo cai por terra diante dos que não enxergam conduta criminosa ou de improbidade quando o funcionário, por livre e espontânea vontade, decide doar parte de seu salário ao parlamentar. Ah, quanta singeleza!
Deixem que eu lhes diga uma coisinha de nada: eu sou do tempo em que ‘rachadinha’ era outra coisa. Um inocente ‘’pega’’ de carangas envenenadas, um desfrutável desafio de “Quilômetro de Arrancada”, das velhas e transviadas noites de sábado, por exemplo.


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é terça / a democracia tem que ser duradoura
Porque hoje é terça / querem cortar a liberdade com a tesoura.

01.
CONSÓRCIO DOS COVEIROS DA NOTÍCIA:
Boletim das 20 horas: Brasil chega a 1.111.348 casos de Covid-19. M as isso foi ontem. Hoje é outro dia. E o Consórcio dos coveiros jornalojistas não vai dormir descansado enquanto não proclamar o Brasil campeão mundial da pandemia.

02.
A MADRASTA
Vamos combinar: a Milícia Lulavatoga do STF é a madrasta da letargia brasileira. Embalou e botou para dormir todos os poderes do governo; abafou todas as tentativas de governabilidade do Bolsonaro.

03.
O BRASIL DAS COTAS

Antônio Paulo Vogel, ministro interino da Educação, tornou sem efeito a portaria que revogava a reserva de vagas para negros e indígenas em programas de pós-graduação.

A extinção dessa cota foi um dos últimos atos de Weintraub no MEC. O Gilmuar que tinha metido a sua colher torta, exigindo explicações sobre a extinção da cota (*) já está se achando o pai da cocada preta.

(*) – Como diria o filósofo dos vestiários salonistas pelotenses, Antônio Freitas, o Fervido: “Comendo é bom! ”. Pois é, em casos assim, separar os brasileiros em cotas sociais e raciais – brancos pra lá, negros e índios pra cá - não é preconceito.

04.
UMA ONG EMBULANTE

Para o canalete do SBT, o advogado Frederick Wassef negou que tenha escondido Fabrício Queiroz. Ele disse que permitiu que ele ficasse em sua casa em Atibaia por uma “questão humanitária”, em razão do tratamento do ex-assessor de Flávio Bolsonaro contra o câncer.

E diante do inevitável, gozou: “Jamais escondi Fabrício Queiroz. Ele estar lá não é nenhum crime, nenhum ilícito, não é obstrução de justiça, não há nenhuma irregularidade”.

E com seu ar quase histriônico, se fez de mais bonzinho ainda: “Também foi uma questão humanitária. Porque uma pessoa que está abandonada, uma pessoa sem recursos financeiros, uma pessoa com problemas de saúde e que o local era perto. ”
Nunca antes na história desse país – a não ser nos tempos em que Lulavagem falava – se viu tanta desculpa esfarrapada. Esse Frederico mais parece uma ONG benemerente ambulante do que um advogado porta-de-xadrez.  

05.
EM COMPENSAÇÃO...

O brasileiro anda mais perdido do que os próprios Poderes constituídos da República nas mãos dos alquimistas que os conduzem: reconhece o poder e aplaude o STF quando a sentença lhe agrada e baixa a lenha e solta fogos de artifício mal-intencionados contra o mesmo STF quando as decisões lhe são desfavoráveis. E assim se dá com a questão dos preconceitos: tudo vale a pena se a compensação não é pequena.

06.
A TESOURA NAS VERDADES DA DEMOCRACIA

Toda e qualquer retranca em forma de regulamento ou legulice para cima da Internet e suas circunstâncias é, mais que demasia e chicaneiragem, pura censura e nada mais do que censura. É pressão e imposição à liberdade de expressão.

Fake News é anglicismo de quinta categoria para mentira, injúria, calúnia, difamação. E essa cretinice, esses crimes todos já estão mais do que previstos e cominados no Código Penal brasileiro.

Essa gentalha está é armada de tesoura para cortar os naipes das três melhores falsas verdades da democracia: a liberdade de crença, a liberdade de pensamento e a liberdade de expressão.

22 de jun. de 2020


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.
OS QUE SOFREM REPRESÁLIA DA
ESQUERDA, DA DIREITA E DO CENTRÃO...

Talvez eu não tenha me decifrado direito até hoje, 80 anos depois de fazer xixi no solo fértil dessa pátria, mãe gentil, pela primeira vez na vida.

Em matéria de organização política brasileira eu não sou de Direita, nem de Esquerda, nem do Centrão e até muito menos, ou muito mais, pelo contrário.

E nem sei lá muito bem se quaisquer dessas opções chegam a ser uma opção razoável aqui nessa pátria amada, Brasil.

Aqui, a Direita destrambelha a Direita, muito mais, ou quase tanto quanto a Esquerda bagaceiriza a Esquerda, no justo momento em que o Centrão se concentra em tornar realidade seu sonho de ser o resumo da Direita com a Esquerda feito pela sua enorme e deplorável imaginação.

Eu hoje me dou conta de que sustento a ideia de que esta joça aqui existe de forma independente e antagônica ao poder exercido pelo Estado, aparelho considerado dispensável e até mesmo nocivo ao estabelecimento de uma autêntica comunidade humana.

Então, eia pois que enfim, estou me dando conta de que paulatina e permanentemente estou sendo vítima de uma forte represália dos maus fluídos tupiniquins, porque quando cheguei ao mundo, a primeira coisa que fiz foi fazer xixi nessa terra que foi de Santa Cruz e hoje é uma Terra de Ninguém. Se eu soubesse, ao invés de respingar de ureia o solo pátrio, eu teria estercado em verde-amarelo.

Talvez hoje eu fosse deputado, senador, ministro do Supremo, um desses bacanas que mandam e desmandam na gente. Não, presidente, não. Deixa o Bolsonaro lá. Ninguém faz melhor do que ele faz, aquilo que eu deveria ter feito quando me esbaldei de euforia pela primeira vez na vida. Podem fazer igual, como seus antecessores já fizeram, mas pior ou melhor...  Aí, já é missão impossível.

02.
O SOM DO NOME

Fontes especuladoras de notícias exalam um cheiro forte de novidade: o secretário de Educação do Paraná, dever ser o novo ministro da Educação. Ele foi professor, diretor de escola e mestre em Economia pela USP. Seu nome explica o aroma que está no ar: Renato Feder (*). Dizem as mesmas fontes que, a confirmar-se o nome de Feder, a coisa na Pasta vai feder.

(*) – Por favor não façam com a pronúncia de Feder, o que fizeram com a sonoridade do sobrenome de Michel, o Temer.        Mas, pô! Esse Bolsonaro é um pândego na arte da escolha.


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.
MORO E 2022

Sérgio Moro, colunista virtual: “Estou mais preocupado com 2020 do que com 2022”. Ah, bom. Então é só uma questão de medida. Ele tem sim, preocupação com 2022; menos do que com 2020, mas tem. Se tivesse dito “Estou preocupado é com 2020 e não com 2022” seria bem diferente.

02.
INIMIGA PÚBLICA Nº 1
O STF não... A Milícia Lulavirulenta do STF é a Inimiga Pública N° 1 do Brasil.

03.
ARTE E ARTEIROS
Que me perdoem os marchands, mas quem pode comprar obras de arte? Como compra? Por que compra? Por quanto compra? O que faz depois que compra?!? Esses arteiros não levam obras de arte...  Lavam!

04.
VIRANDO O DISCO
Pronto, acharam o Queiroz. Então agora, cadê a mulher do Queiroz?!?

05.
AGLOMERAÇÕES ESPANTOSAS

Que me desculpem os ingênuos, mas os bolsofanáticos podem ir tirando o cavalinho da chuva: a Cavalaria Rusticana não vai sair dos quartéis por causa deles - justamente por causa deles - e periga até dar o toque de recolher para a nobre Infantaria, das Armas a rainha, diante dessas patéticas aglomerações dominicais.

06.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
No campo do Direito e da Justiça, ‘’pedido de vistas’’ é mais burrice do que zelo, ou esperteza mesmo que atende pelo codinome de procrastinação?!?

07.
INDA QUE MAL PERGUNTE
Quem criou mais crise para esse governo do que a petelhama defenestrada da coisa pública e os Filhos do Capitão e suas circunstâncias?!?