23 de abr. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


01.
DE CONVERSA EM CONVERSA...

Para desespero dos seguidores de Rogringo Mala, as conversas de Bolsonaro com o Centrão já começaram a surtir efeito. Vazou que o lado mais razoável do Centrão vai limitar as jogadas e os lances mais atrevidos do gordinho terrível contra o governo na Câmara. O grupo é composto por 351 deputados e já foi batizado de “Blocão”.

A pandilha aderente tem voto para aprovar e rejeitar qualquer projeto, até emendas constitucionais. Seu apoio mais do que garantir a tranquilidade que Bolsonaro precisa, vai desestabilizar os fundilhos de Rogringo Mala na cadeira de primeiro-ministro que ele inventou para si mesmo.

Mas, para o bem de todos e sabe-se lá o quê para a nação, Bolsonaro entoou o cântico de São Francisco: pediu em oblação ao PP para indicar o novo presidente do ambicionado FNDE, órgão do MEC. Bom, agora, é só aplicar sem dó nem piedade no novo papa da grana mais grossa da Educação, a estratégia do Follow The Money.

RODAPÉ – Não me venham com a choradeira de que Bolsonaro é frouxo e ‘mais do mesmo’. Nessa democracia de gaveta que nos leva a eleger, voto após voto, o ‘menos ruim’ dentre os candidatos que já foram escolhidos antes pelas cloacas partidárias, não há como esperar-se nada diferente. Esperar, espera-se... sentado. E assim vamos esperar até que o sistema eleitoral seja modificado e o voto não seja uma arma da tal democracia apontada pelos gaveteiros dos partidos contra o povo.

SCRIPTUM POST – Não acredito que Bolsonaro, mesmo cedendo às pressões do sistema, seja mais do mesmo que foram Fernandinho Beira-Collor, FHC, Luladino, Dilmandioca e Temer-Tampão. Sarney não entra nessa fila, porque nem sequer foi eleito: virou presidente porque Tancredo subiu a rampa num ataúde. E Itamar também fica de fora, porque foi tampão de Beira-Collor e, ingênua e singelamente, só pensava em fusca e cafezinho.

02.
SÓ PARA LEMBRAR

Com o módico orçamento de R$ 60 bilhões, o FNDE é o paraíso encantado da politicalha: financia escolas, creches, merenda escolar, livro didático e o diabo a quatro. Esse ‘diabo a quatro’ é que provoca aquele frio nas colunas mais inquebrantáveis dessa pátria amada, Brasil.

E, sim, sim, o presidente nacional do PP é ninguém mais nem menos do que o recomendabilíssimo senador Ciro Nogueira, do Piauí. Velho e notável aliado do governo Lula, do governo Dilma e do meio-governo de Michel Temer.


03.
NA PISTA DO USURPADOR
O general Pazzuelo, agora segundão pra toda mão no Ministério da Saúde, já vai começar a conferir as compras e contratos de Mandetta, na pasta que está voltando a ser da Saúde e do governo Bolsonaro. Todos os caminhos levam à realidade de que o ministério havia sido usurpado pelo sentinela avançado de Rogringo Mala na Esplanada.

04.
PACTO NACIONAL

Após encontro com Bolsonaro, o presidente do MDB também propôs um ‘pacto nacional’. Baleia Rossi, filho daquele Wagner Rossi que saiu às pressas do Ministério da Agricultura e Agronegócios Peculiares, num avião da JBS, disse para o presidente da República com ar solene e pacificador que “precisamos ficar juntos para salvar vidas e empregos”. Ah, então tá. Agora vai. Vai, ou racha.

RODAPÉ NOS FUNDILHOS – Para quem abomina a tal estratégia de coalizão pela governabilidade, esse Bolsonaro é de uma coragem bélica extraordinária. Tá fazendo cada acordo... Mas, guerra é guerra, meus camaradas!

05.
JUSTIÇA SUBMISSA
O bandido líder do PCC solto no Paraná, em última instância por Dias Toffoli que não deu ouvidos aos alertas de Sérgio Moro, é um condenado a 76 anos de prisão que vivia ameaçando o juiz e já tinha fugido da cadeia. O juiz e Toffoli sabiam muito bem o que estavam fazendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário