9 de out. de 2021

 PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição –09/Out/21 – Sábado

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que ninguém estranhava quando escutava alguém dizer que... Ela lustra o chão com Parquetina./ Aquele sujeito é um lhegalhé! / O caixeiro da venda trouxe a farinha. / Brincava de parigata, no recreio. / Tomou Tatuzinho. / Foi multado pelo "pauzinho". / Comigo não tem Parangolé. / A vida não é sopa. / Passa a borracha, esquece! / Meu tio era caixeiro-viajante.

QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA...

E aí, sem mais o que fazer neste sábado de quarentena, perguntei aos meus botões: e aí, o Sérgio Moro tem como negar-se a ser candidato em 2022?!? Perguntei por perguntar, pô!

HISTÓRIAS DO BRASIL

ERA UMA VEZ... uma fada-madrinha que usava capinha e tudo e nem precisava de varinha de condão. Bastavam-lhe uma venda, uma balança e uma espada. Seu codinome era Cármen Lúcida.

E eis então que, num dia da primavera do gracioso ano de 2017, quando o Brasil já tinha se livrado da bruxa Dilmandioca Sapiens, a fada então president@ da Magda Corte dos entogados pernas-abaixo, disse e não mandou dizer que “o brasileiro não dormiria se soubesse o que eu sei”

Pois é. Então, como é que ela dormia e continua dormindo a sono solto até hoje?!?

PONTOS A PONDERAR...

01 – O PLACAR MÓRBIDO – Não só mórbido, mas canalha e amedrontador, o placar mórbido da pandemia, bota gasolina na fogueira e estampa como selo de garantia do terror que espalha, o aviso “com os dados das Secretarias estaduais de Saúde”.

Na verdade, esta assinatura de credibilidade tem as tintas de secretários escolhidos a nove dedos pelos governadores que deram chá de sumiço nos bilhões de reais despejados pelas burras públicas para combater a maldição que veio da China.

Essa referência canalha tem tanto valor quanto as notícias do G1, do Globo, do Extra, do Estadão, da Folha de S. Paulo e do portal UOL e suas porteiras por onde passam o boi e passam as boiadas.

02 – DO QUE ELES SÃO CAPAZES - O deputado paulista Júnior Bozzella, do falecido partido PSL que agora, como o também morto e sepultado DEM, atende pelo codinome de ‘União Brasil’, já deu o primeiro berro em direção à tão procurada 3ª Via:

“O União Brasil se sentiria honrado em ter Moro como seu filiado e como seu presidenciável”.

O bozzellaço disparado pelo deputado da Paulicéia desvairada mexeu com os brios, como se brios tivessem, dos outros ‘grandes’ nomes que rolam por aí como possíveis candidatos à Presidência da República pela novel legenda ou quaisquer outras que pintarem no pedaço: Datena, Mandetta, Guigo Pacheco, Bivar, ACM Neto...

Minha Nossa dos Anzóis Pereira! A gente já está começando a perceber do que eles são capazes de fazer para entrar numa eleição.

03 – SURPREEESA!... – Pois não é que a Câmara aprovou a volta de propaganda partidária gratuita em rádio e TV?!?

Ela só é gratuita pelo que escamoteia do fundão partidário. O bom disso tudo, quer dizer o lado mais ou menos dessa patacoada é que só trouxa ainda se presta a ficar plantado diante de um televisor, ou com um radinho colado na orelha, para ouvir ou assistir a essa podridão que infesta os ares brasileiros.

04 – LADRARAM NA LIVE - E no outro dia, a live da Magda Corte que decidia sobre os ‘showmícios’ foi interrompida por causa dos latidos dos cachorros de Levianoswski. O inusitado nem teria nada demais, apenas há quem duvide a faça pouco de que foram os cachorros que ladraram. Em todo caso, a gente sabe que enquanto os cães ladram a caravana passa.

05 – TODOS IGUAIS PERANTE A LEI - A juíza Luciana Meneses Scorza, do plantão judiciário, da Defensoria Pública, em São Paulo, negou habeas corpus para a mãe de cinco filhos que furtou refrigerante, suco e Miojo num supermercado. Enquanto isso, Lulavagem da Silva está solto. Deve ser porque ele nunca foi flagrado furtando refrigerante nem Miojo.

06 – QUE LEGAL... - Não é nada, não é nada, se em 2022 a final do campeonato ficar entre Bolsonaro e Lulavagem, estaremos diante de um embate entre dois adversários da Lava-Jato. Não se distraia! A Lava-Jato foi o maior sistema de combate à pandemia de corrupção que assola esse país.

07 – QUAL DELAS?!? - Das duas mulheres com mais de 2 milhões de votos nesse país, Joice Hasselmann e Janaína Paschoal, de qual delas você compraria um carro usado?!?

08 – INDA QUE MAL PERGUNTE: por que nunca mais chamaram o HaHaHadad de Lula registrado em cartório?!?

09 – FAKE NEWS - Uma coisa é certa: ninguém nesse país precisa de Fake News para falar do desmonte da máquina pública pelos trabalhadores do PT durante os quase 16 anos em que Lulavagem esteve no poder.

10 – OPERAÇÃO ‘QUEIMA DE ARQUIVO’ – De olho em 2022, o PT et Caterva estão planejando apagar toda e qualquer prova dos crimes em série cometidos por Luladino da Silva. Com o auxílio luxuoso do pandeiro da Magda Corte e das pandilhas do Congresso, vem aí a operação “Queima de Arquivo”, na base do ‘mata que Deus perdoa! ’.

11 – NOBEL DA LIBERDADE - Dois defensores da liberdade de expressão ganharam o Prêmio Nobel da Paz. Por aqui, o Lulambança quer porque quer implantar o “Marco Regulatório da Mídia”. Que prêmio, o Consórcio da Imprensa Mercenária vai dar para o presidiário de maior liberdade nesse país?!?

12 – NÃO SE DISTRAIA! – Eu não esqueci. Em 2017, Dilmandioca tinha sido dispensada com honra e glória do cargo no Palácio do Planalto, quando a Perereca Pálida presidentona do PT ameaçou peremptória que “O PT vai candidatar Lula mesmo que ele esteja preso”. Deixou no ar a nítida impressão de que ela contava com o apoio silente e cumpanhêro do TSE. Hoje, ela não precisa mais queimar engolir a língua, posto que Magda Corte já deu um jeito no seu delinquente preferido.

13 – PONTO 13. A PARADA 13 É DELE - Prisão não é coisa feita para castigar o criminoso; é para ressocializar o delinquente. Progressão de pena e liberdade são coisas para bandido que deixou de ser bandido; que se ressocializou. Cá pra nós, você acha que Lularápio da Silva está ressocializado?!?


8 de out. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição –08/Out/21 – 6ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que uma guloseima saudável era bolo de chocolate feito com farinha de trigo branca e açúcar refinado. Hoje, a receita considerada adequada seria adoçada com algum outro ingrediente tipo assim açúcar demerara e com farinha integral, amêndoa ou coco. Talvez por isso mesmo o Ministério da Saúde tenha descoberto que de 2006 para cá, a obesidade no Brasil cresceu 60%.

QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA...

Quem sabe a mãe do Badanha, para 3ª Via?!?

HISTÓRIAS DO BRASIL

ERA UMA VEZ... A eleição de 2018. E foi então que Bolsonaro tirando o PSL da cartola ganhou a eleição dando risada do tal de HaHaHaddad, poste iluminado de Luladino da Silva. O seu grande erro foi transformar o PSL num partido grande.

Bolsonaro elegeu com ele 51 deputados e transformou então o PSL na segunda maior bancada da Câmara. Não foi uma boa idéia.

PONTOS A PONDERAR...

01 – LAVA-JATO JÁ - É preciso uma limpeza urgente, à moda antiga Lava-Jato, no Senado. É a única brecha para destituir os entogados perna-abaixo da Presidência paralela que vem governando esse país de fato, a torto e direito.

02 – CAMINHONEIROS DE UM E LIXEIROS DO OUTRO - Lulavagem é esperto. Andou aqui por Brasília, em gabinetes e corredores, mas em nenhuma calçada e muito menos pela Esplanada a céu aberto.

Ele se reuniu com uns políticos lá que outros e, se comprometeu com catadores de lixo, sabe-se lá com que tipo de comprometimento.

Qualquer dia, para concorrer com os caminhoneiros de Bolsonaro, ele engambela os lixeiros, maior força de paralisação nesse país. Esse cara não prega prego sem estopa.

03 – A VER NAVIOS - Diante da aglomeração consumada pelo DEM e o PSL, o PP já comemora a filiação de Bolsonaro, enquanto o PTB que cansou de se oferecer de mão beijada ao Pai dos Filhos do Capitão, fica a ver navios.

04 – PARTIDO POR PARTIDO - Diante da idéia de filiação de Bolsonaro ao PP, já tem gente prometendo sair em disparada das urnas bolsonaristas em 2022. Besteira. Partido político é partido político. Tudo junto e misturado, só faz bem às moscas.

05 – O OBJETO DE DESEJO – O alvo agora é conquistar o Senado, único jeito de enquadrar e acabar com as alegrias da pandilha que veste toga lá na Magda Corte, aquela que só diz e faz besteira. Pela Constituição-Cidadã de 88, só o Senado pode acabar com os desvarios dos entogados pernas-abaixo.

06 – PRISÃO INJUSTA - Lula foi preso injustamente. Ele não merecia aquelas regalias todas na hotelaria da Polícia Federal que lhe serviu de cárcere, em Curitiba. Tivesse ido para a Papuda, ou para o Complexo de Tremembé, lá estaria até hoje. Quem sabe até com uma aliança de barbante no dedo.

07 – ELEIÇÃO 2022 – Não se distraia! Você não sabe do que eles são capazes de fazer para ganhar uma eleição.

08 – TSE, O MAGO - Magia mesmo é o que faz o TSE a cada eleição que ocorre nesse país: consegue encaixotar a democracia todinha, todinha dentro da urna eletrônica.

09 – ELEIÇÃO 2022 – Está chegando a hora de transformar uma vez mais a democracia em votocracia. É quando canalha vota em canalha.

10 – LULADINO E OS CATADORES - Luladino em Brasília se encontrou com os catadores de lixo. Quer dizer, com o arremedo de sindicato dos catadores. Para ele, já que perdeu o apoio dos irmãos caminhoneiros, quanto mais catadores nesse país, melhor para ele.

11 - O FUTEBOL TEM DISSO - Hepatite 2 x 1 Venezuela. A pau e corda. Seleção sem Neymar é nisso que dá. Uma empadinha sem azeitona. Um pastel sem recheio. E, mesmo sem Neymar em campo, uma queda espetacular... de rendimento.



7 de out. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição –07/Out/21 – 5ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que joelho ‘escalavrado’ nas bagunças na ‘Pracinha-Esporte’ mais próxima da nossa casa, a gente curava com merthiolate.

QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA...

Fiquei pensando assim como quem não quer nada que, bastaria Bolsonaro dar um sinal, por pequeno que fosse, de que a partir do ano que vem seu governo iria roubar e deixar roubar, para a lulapetelhada deixar seu decrépito velho líder de lado e se bandear todinha para o lado do Pai dos Filhos do Capitão. Quarentena dá cada idéia...

HISTÓRIAS DO BRASIL

ERA UMA VEZ... Lá pelo idos de 2012, quando procurado pelos jornalojistas filhos da pauta de sempre, até mesmo quando ainda não havia o Consórcio de Imprensa Marrom-Glacê, o ainda conhecido Zé Genoíno, já carregando nas costas crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, deu duro na cara dos jornalojistas que já se prestavam a ouvir um malfeitor como ele: "Vocês são urubus que torturam a alma humana".

Para o Supremo, naquela época, ele fora avalista dos empréstimos tomados junto aos bancos mineiros pelo PT que, casualmente, ele próprio presidia.

Antes desse episódio, Genoíno, que diz que enfrentou o pau de arara e sabe muito bem quem é o Papagaio do Araguaia, classificou os jornalojistas como "neotorturadores".

E foi dito e bem feito, para quem acha que deve consultar ou entrevistar fontes que não merecem a menor consideração, por absoluta falta de credibilidade. Para um Genoíno desses ser fonte fidedigna, tem muito ainda que ser e parecer digno.

Hoje, qualquer semelhança com a atuação dos filhos da pauta, não é mera coincidência.

PONTOS A PONDERAR...

01 – MENORIDADE PENAL – Redução já, de 18 anos para a metade: 9 aninhos. Para crimes iguais, penas iguais, pô! Quem dá uma facada no seu bolso, amanhã dá no coração. Ou nas tripas, como o Adélio gosta. É que maldade / nunca tem idade / na sociedade.

CPI & CIPÓ – A CPI do Covil de Barroso é o gabinete paralelo do ódio. Serviu para nos mostrar com quem a gente está falando. O que não se descobriu ainda é que fazer com os odientos. Se sabemos o que fazer; não sabemos como fazer.

03 – BRINCANDO DE ‘PEGA LADRÃO’

PRESIDENTE - Cadê o dinheiro da pandemia que tava aqui?!?

GOVERNADOR - O gato comeu.

PRESIDENTE - Suru bico, bico, bico... Quem te deu tamanho bico?!?
PREFEITO -  Foi um trouxa que fez besteira e desandou pela ribeira; atrás de ovos de perdiz pros amigos do juiz.

 

04 – ACABOU A PANDEMIA CARIOCA - Os jornalojistas filhos da pauta do Consórcio da Imprensa Mercenária anunciam a plenos pulmões: “Permissão para ficar sem máscara no Rio deve começar em 10 dias”.

Nada como a ‘ciência’ para acabar com a pandemia de uma hora pra outra. Quem bater as botas daqui pra frente no Rio de Janeiro, vai ser de tudo um pouco, menos de Covid.

05 – DESGOVERNO – Todo país é difícil de governar. O Brasil dessa Magda Corte é impossível.

06 – O FUTEBOL TEM DISSO... – CHAPECOENSE 2x2 ATLÉTICO/MG - Dei uma olhada no sonolento jogo Chapecoense x Atlético-MG – o lanterna contra o líder absoluto, necessariamente nessa ordem.

Nada de novo no front. Pelo escasso tempo que perdi na sala de TV, o que mais apareceu foi a abundância de Hulk metendo bola. De resto, o placar foi Chape 2 x 2 Galo Mineiro.

GRÊMIO 2x2 CUIA/BÁ Pois, a grande atração do fim de noite foi Grêmio 2x2 Cuia/bá. Não vi e não gostei. Pelo andar da carruagem, o Grêmio está de mala e cuia/bá para a Chave-A, assim como o Brasil de Pelotas está de mal a pior para a Segundona. E olha que o Xavante goleou o Operário pelo acachapante placar de 1x0.

FLAMENGO 1x1 BRAGANTINO – Desfalcado pelo HepaTite, o rubro-negro da Gávea fez a proeza de não perder para o voluntarioso Bragantino.

CEARÁ 0x0 INTERNACIONAL – No Ceará não tem disso, não. Taí ó, o Colorado não fez nem cosquinha nos donos da casa. Mas, pô, se era para ficar zero a zero, nenhum dos dois precisava ter saído de casa.

FLUMINENSE 0x2 FORTALEZA – Ah, também o velho Pó de Arroz já saiu de moda há muito tempo. E ainda se meteu a enfrentar o Fortaleza... contra a força não há resistência.

SPORT 3x1 JUVENTUDE – O clube de Récife, cidade péquena, porém, décente, não tomou conhecimento do time da Terra da Uva. Meteu-lhe o clássico marcador.

07 – A LISTA DE INVESTIGADOS NA CPI - Com a euforia investigativa e persecutória de sempre, os jornalojistas filhos da pauta do Consórcio da Imprensa Mercenária, descavocam o que estão chamando de ‘lista de investigados na CPI’. Pô, se não começarem pelos titulares da tal arapuca, não vale.

08 – DESDÉM - Da mistureba do PSL com o DEM nasceu o União Brasil. Não tem como a gente não olhar para isso com o merecido desdém.

09 – A CIÊNCIA – A ‘ciência’ nessa pandemia é a palavra de honra de Renan Calhorda, chefe-de-redação e pauteiro do Consórcio da Imprensa Mercenária – resumo da inconsciência popular.

10 – DÚVIDA ATROZ – Não sei se esses espevitados titulares da CPI do Covil do Barroso são fabriquetas de escândalos, ou maquinetas de manchetes na mídia consorciada.

11 – A NETA DE MUSSOLINI - E eis então que a neta de Mussolini foi eleita a vereadora mais votada em Roma. Não se distraia! Dentre outros assustadores atributos, Mussolini era jornalista. Hoje, seria consorciado.

12 – BLINDAGEM - Vindo do Senado, o projeto que dificulta a punição de agentes públicos passou com folga na Câmara. Ah, eu queria ver passar na Casa dos mais de 300 picaretas, um projeto que facilitasse o castigo merecido. Em todo caso, o projeto vai agora com todo o espírito de porco, para sanção presidencial.

13 – PONTO 13. A PARADA 13 É DELE – Eis que no mar de lavanderias partidárias surge mais um imponente partido, o União Brasil, aglomeração do DEM com o PSL. Vem para azucrinar a vida do Lulavagem, posto que só nasceu para ser a casamata da tão esperada 3ª Via. Na verdade, tanto a nova lavanderia quanto o próprio Lulavagem sabem que para 2022 a 3ª Via atende pelo codinome de... Bolsonaro.


6 de out. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição –06/Out/21 – 4ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que a mais avançada ‘revelação’ de fotos era feita em uma hora. Lá em Pelotas, minha pátria pequena que tenho no Sul, a gente poderia ainda escolher no estúdio do Robles ou no de Del Fiol, uma revelação especial que demorava três dias, mas ficava daqui-ó! Ficava trancham, nos conformes...

QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA...

Pois, me deu na telha de lembrar a vocês, meus caríssimos irmãos dos bares da vida: Jesus Cristo transformou a água em vinho e não em suco de uva.

HISTÓRIAS DO BRASIL RESCENTE

ERA UMA VEZ... E então, foi assim... nada menos nem mais do que há seis anos, em plena primavera de 2015, o delator mais premiado da Operação Lava-Jato, Ricardo Pessoa – aquele que sabia mais que todo mundo naquele imundo rolo do Petrolão, disse que foi “apertado” por Edinho Silva para doar 10 milhões de reais para a campanha de Dilmandioca Sapiens.

E então, já ardilosamente feito ministro dilmático Edinho Silva prestou um depoimento à Polícia Federal dos bons tempos lavajatinos e disse que nunca pediu doação nenhuma para Pessoa; que o empreiteiro é que lhe ofereceu 5 milhões que foram recebidos em duas prestações.

Edinho podia dizer o que bem entendesse e quisesse, porque ele não era delator premiado. Sua palavra valia tanto, quanto a de todos os outros acusados de corrupção, desvio, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha daquele escândalo que arrombou a Petrobras.

Ele podia, como de fato pôde transformar 10 milhões em apenas cinco que foram devidamente apresentados à campanha e contabilizados como dinheiro honesto, malgrado tenha saído da roubalheira do interminável Petrolão.

Como não há, nem nunca houve, comparação entre a palavra de um delator premiado e as falas de um livre atirador, receptador de dinheiro roubado, a gente ficou pensando onde será que Edinho teria metido os cinco milhões que estavam faltando para acertar essa pedalada, aplicada no próprio PT. Pô, os caras saquearam o próprio partido. E o partido fez cara de paisagem. Porque aquilo era tudo muito natural.

Mas tanto faz como tanto fez. A bolostroca toda ficou, como muitos outros milhões de milhões, para as calendas gregas. Edinho Silva tinha direito a foro privilegiado. Logo saiu da Vara da força-tarefa-raiz de Curitiba, para a Corte de Levianowski, sede nacional da procrastinação perpétua.

PONTOS A PONDERAR...

01 – VIÚVOS DA LAVA-JATO – Verdade é que, nas mãos de quem se encontra, a Lava-Jato acabou.

02 – CONTROLE SOCIAL DA MÍDIA - No Brasil, que aceita um delinquente condenado à cadeia em 3 instâncias por corrupção ativa, passiva e lavagem de dinheiro, todas as manifestações em defesa do controle social da mídia surgem do PT.

Quando Luladino, Álter Ego do PT, fala em ‘controle social da mídia’ ele está querendo mesmo é implantar a censura àqueles organismos que não dizem o que eles – Lula e PT e vice-versa – querem que seja dito.

É o princípio da ditadura. Uma ditadura sem os requintes do despotismo chinês, mais aos moldes de Cuba e Venezuela e um pouco assim como se dá na Argh!entina dos destrambelhos atuais.

03 – PIX – Pix é o novo meio de transações bancárias... Pix que pariu, mais uma modernidade eletrônica e virtual para deixar esse país mais atarantado ainda.

04 – JEITO BRASILEIRO - A coisa está de um jeito nesse país que a gente vai tomar vacina contra a gripe e ganha de brinde uma picadura contra a Covid-19.

05 – INDIGNAÇÃO NACIONAL – Pena que somos indignados e não revoltados. Os canalhas sabem que nossa indignação jamais será uma revolução.

06 – INDA QUE MAL PERGUNTE – Você conhece alguém, no universo do eleitorado brasileiro, mesmo dentro do PT – que conheça, ou pelo menos tenha lido, de cabo a rabo, o programa de governo do PT?!?

07 – MALES DO BRASIL – Um deles, se chama ‘presunção de inocência’. Presunção de Inocência, teu nome é procrastinação; teu codinome, impunidade.

08 – ELEIÇÃO 2022 - Tenho, por tempo de permanência nesse universo em desencanto, o direito de não votar. Em 2022 vou não votar uma vez mais só para não eleger quem rouba e deixa roubar.

09 – DE MAUS BOFES - Acordei contrariado, pô! Estou de mau-humor; levantei de maus bofes porque quando essa cretinalha da CPI do Covil sorri e se refestela é porque já sabe em quem vai botar toda a culpa.

10 – OS GATOS DA CIPÓ - Renan Calhorda, o Vaqueiro das Alagoas, deu mais um showzinho para o jornalojistas filhos da pauta do Consórcio da Imprensa mercenária: “Bolsonaro será ‘com certeza’ indiciado na CPI”. E disse mais ainda: que o presidente será responsabilizado no relatório final que está pronto desde o início, e deve ser votado no próximo dia 20. E se esbaldou: “Não podemos falar grosso na investigação e miar no relatório”. Podem, sim senhor! Nessa CIPÒ – Comissão Inquisidora Pralamentar do Ódio, gato sempre mia.

11 – “ATÉ MOURÃO SERIA MELHOR” - Roberto Freire – acredite, ele ainda fala – pede o impeachment de Bolsonaro e diz que “até Mourão seria melhor para o país”. E se não fosse Mourão, fosse a NOM – Nova Ordem Mundial, seria melhor ainda, né não, caco velho?!?

12 – FILHO DE DEUS - Bolsonaro e André Mendonça participam de evento evangélico em Brasília. Isso que só a Michelle é evangélica lá no lar doce lar do presidente. Mas, pô, se Dilmandioca e Luladravaz podem ser sincréticos, por que o Capitão não pode?!? Bolas, carambolas, o Pai dos Filhos do Capitão também é filho de Deus.

13 – PONTO 13. A PARADA 13 É DELE - Diz a velha mídia mercenária que Lulavagem passou aqui por Brasília e se reuniu com a sua bancada e engendrou articulações com uns que outros partidos políticos. Só quem viu Lulavagem por aqui foram esses gatos pingados e pardos. Ninguém mais viu Lulavagem por aqui. Ah, vem pra rua, vem, Luladino! Uma ovação sem precedentes te espera.


5 de out. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição –04/Out/21 – 2ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Ufa! Todo mundo pensou que era bloqueio. Eu pensei que a vida tinha voltado ao normal; aos bons tempos das palavras cruzadas e das conversas por telefone. Quase passei um telegrama para a minha turma dos botecos de sábado pra gente se encontrar de novo...

HISTÓRIAS DO BRASIL RECENTE

ERA UMA VEZ... o Brasil nas mãos deles. E por mais que nada dissesse quando abria a boca cheia de dentes para falar, uma mulher presidenta sempre dizia alguma coisa. Pois corria a primavera de 2013 quando Dilmandioca Sapiens, em obediência às determinações de seu marqueteiro, gravou uma oportuna – naquela época – entrevista para o programa do Ratinho que está até hoje no SBT.

Disse ela, entre outras tantas coisas que não precisava dizer e que ninguém queria saber que proibia, que não deixava de jeito nenhum o o seu neto mexer nas coisas do Planalto. Que coisa, criança sofre, né não?!?

Mas, foi aí nessa entrevista que a gente ficou sabendo que no tempo em que ela foi chefe da Casa Civil, Dilma perdeu a grande chance de dar ao então presidente Lularápio a mesma educação.

Tanto é verdade que, por esse descuido educacional da Dilmandioca, até hoje ninguém sabe onde foi parar o crucifixo que Itamar Franco, o Breve, ganhou e colocou na parede do gabinete presidencial. E olha que o crucifixo era até abençoado.

Para não deixar o cavalo passar encilhado, remexo as histórias do Brasil e relembro que logo que Dilmandioca Sapiens assumiu – deosdocéu! - a velha mídia bem menos filha da pauta como é hoje, atenta e curiosa quis saber então por onde andava Jesus Cristo crucificado.

Foi então que a jornalista que depois virou ministra Helena Chagas, responsável pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência, esclareceu tudo num micro blog que mantinha no Twitter: "Pessoal, só esclarecendo: a presidenta Dilma* não tirou o crucifixo da parede de seu gabinete. A peça é do ex-presidente Lula** e foi na mudança".

Em seguida, Helena Chagas tuitou de novo: "Aliás, o crucifixo, que Lula ganhou de um amigo, é de origem portuguesa. Mais: Dilma também não tirou a bíblia do gabinete".

E assim é que, nunca foi explicado como é que o crucifixo estava na parede do gabinete de Itamar, já que Lulavagem o ganhou depois, bem depois que Itamar, Pai do Cafezinho, foi substituído por FHCecê e pelo próprio devoto e carola de última hora, Luladravaz da Silva.

E então a gente acabou se acostumando: por mais que uma ‘presidenta’ não diga nada, sempre diz alguma coisa.

(*) – Até hoje, eles tratam assim a Dilmandioca Catavento Sapiens.

(**) – É assim que eles tratam o Luladino.

PONTOS A PONDERAR

01 – INDA QUE MAL PERGUNTE TRAVEIS... Se no Brasil, o Crime de Casaca tivesse um local de desova para 11 militantes, onde ficaria esse cemitério-albergue?!?

02 – PROCRASTINAÇÃO PERPÉTUA – Saudade não tem idade: depois de 15 longos e reparadores dias de cadeia, cadê você, Carlos Arthur Nuzman; como vai, vai bem?!?

03 - O LEÃO ACORDOU E... – E então, no tempo em que a Lava-Jato ainda rugia, foi suspensa a isenção tributária do Instituto Lula de 2012 a 2014. O Prova Ambulante foi levado a pagar Imposto-Propina.

04 – QUEM?!? – Quem não gostava da Lava-Jato?!?

05 – NA FARMÁCIA - Já contei, mas vale a pena dar uma rapidinha de novo...Entrei na Farmácia. Perguntei ao balconista sorridente:

- O que é que um homem velho, em plena quarentena, pode querer, numa farmácia?

- Viagra!

- Te enganei... Dorflex!

06 – AH, TÁ! – E veio de lá do Facebook: "Alteração de configuração incorreta" causou falha. Ah, entendi tudinho. Agora vai.

07 – HOMO TRANS - Em São Paulo, o jornalojismo dá a manchete: “guarda que agrediu mulher trans foi afastado”. Essa ‘mulher trans’ estava vestida de... mulher. Era um homo trans, pô.

08 – PARAÍSOS FISCAIS - Paulo Guedes e Campos Neto afirmam que contas em paraísos fiscais foram declaradas. Mas, que é fuga da tributação brasileira, é!

09 – VERSÃO JOICE - Senador Randolfim Rodrigues desloca o ombro jogando futebol. Pode ser a versão Joice Hasselmann do jogo de compadres.

10 – O MEMORIAL DA PANDILHA - A CPI do Covil de Barroso não sabe mais o que inventar: agora a pandilha de safardanas planeja um memorial em homenagem às vítimas do coronavírus. Sabendo-se quem são os autores do plano, isso não é homenagem; pior do que um escárnio, é uma galhofa.

4 de out. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição –04/Out/21 – 2ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que havia em Pelotas, o campeonato de Futebol de Pés-Descalços. Mas ninguém era descamisado. Quebrar geada e pisotear roseta, aos domingos de manhã no Campo do Tamandaré, era uma festa.

QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA...

HISTÓRIAS DO BRASIL

ERA UMA VEZ...  Os governos de Lulaparelhagem da Silva e Dilmandioca Catavento Sapiens que, juntos e misturados, bateram todos os recordes na arte e manha de criar ministérios e aparelhar a máquina pública.

A década petista no exercício do poder deixou como uma de suas principais marcas o desenfreado e guloso aparelhamento do Estado, além de embuchar a máquina pública de penduricalhos e operadores de segundas intenções.

De olho na sua campanha à reeleição, Dilmandioca criou no cabalístico ano de 2013 mais dois novos ministérios, fechando então em 40 o número de ministros daquele seu desastrado governo, às vésperas do segundo mandato merecidamente interrompido em 2016, quando lhe puxaram a escada e ela ficou pendurada no pincel.

O Brasil além dos 40 ministérios, suportava então nada menos do que nove secretarias e seis órgãos (Epa!) que operavam com esse nababesco status. Só pra chatear, naquela época, a Argentina tem 16 ministérios, o Chile, 22, e a Alemanha, quarta maior economia do mundo, ostentava mas não sustentava 16 pastas ministeriais.

O exército de servidores apetrechados em 2012 passou de 809,9 mil para 984,3 mil. Quer dizer, 174 mil e 400 boquinhas ricas criadas pelo aparelhamento luladilmático.

Já os gastos com a folha de pessoal, que naquelas priscas eras consumiam R$ 59,5 bilhões em 2002 como herança do tucanato de FHCecê, chegaram com a gloriosa dupla aparelhadora a módicos R$ 154,5 bilhões. E eis então como funcionava a ‘estratégia de coalizão pela governabilidade’, tática tucana adotada por Lulavagem e Dilmandioca e que trocada em miúdos, satisfazia à dupla dinâmica assim que sabiam o que e quanto os opositores queriam para pular a cerca e passar para o lado de lá do muro da vergonha.

O vertiginoso crescimento da coleção de ministérios, para acomodar novos partidos daquela notável base governista, sindicatos e movimentos sociais, começou pra valer no primeiro governo de Luladino da Silva, que assim que tomou posse fez o número de ministérios pular de 26 para 34.

E foi assim que se deu o inchaço nos quadros públicos e notórios com o aparelhamento descarado do Estado.

Em novembro do já longínquo ano de 2012, aquele governo do PT conseguiu aprovar na Casa dos muitos mais de 300 picaretas, a criação de mais 90 cargos comissionados ligados àquela afamada Presidência da República.

Essa coisa se deu, na maior cara de pau, poucos dias depois de ser desfechada a Operação Porto Seguro, que garbosamente tinha indiciado dez notáveis servidores públicos do chamado alto escalão federal.

E essa tática de ‘coalizão pela governabilidade’ foi replicada e triplicada diversas vezes ao correr lépido e faceiro da governança petista. E na maior desfaçatez, posto que o governo apetelhante não seguia critérios profissionais e nem de capacitação para preencher os cargos em comissão, pois optava por promover o aparelhamento partidário da administração federal.

O risco de tal atitude é o comprometimento das contas públicas em um momento de crise econômica, descontrole nos gastos e baixo investimento em áreas estratégicas, como infraestrutura, energia e combustíveis. E naquelas priscas era não havia nem sinal da Pandemia chinesa, quando muito eles nos assustavam com chikungunya e o Zika vírus.

PONTOS A PONDERAR

01 – SAMPA, O COVIDÃO – E o estado de São Paulo chega a 150 mil mortes por Covid-19. Se fosse um país, o Estado governado por João Doria, o Diminuto, seria o oitavo com mais mortes no mundo, à frente de lugares com população maior.

02 – A MINHA PARTE - Não sou aliado, mas também não sou alienado. Por isso mesmo, em 2018 eu fiz a minha parte: votei contra o Lulapetrechamento avacalhador da pátria, amada, Brasil e deu Bolsonaro. Agora, estamos aí, ó! Se o Luladino da Silva voltar a concorrer à cadeira do Palácio, eu volto a fazer a minha parte.

03 - RAZÃO & CORAÇÃO - O fanatismo enche de pedras o caminho que vai da cabeça ao coração. É que o animal social só fica satisfeito de ter razão quando consegue provar que os outros estão errados. E eis aí então chegada a hora em que o fanatismo estupidifica.

O Lulaparelhamento das instituições que hoje 'estão funcionando' do jeito que funcionam, por exemplo, me deixou estupidificado até hoje.

04 - QUEM?!? - Tá, então digamos que Adélio Bispo não se faz de louco: Adélio é louco mesmo. Então mais urgente se faz saber quem se aproveitou de um pobre incapaz e o induziu a carnear Bolsonaro.

05 – PERGUNTAR NÃO OFENDE - Tá, digamos que os 11, por enquanto só 10, cortesãos da Caverna do Batman não sejam vagabundos, mas o que é mesmo que eles são quando deixaram 'entravados' 976,6 mil ações de repercussão geral e dera prioridade à liberdade de Lularanja da Silva?!?

06 – O GOVERNO VISÍVEL - O governo de direito perdeu o governo de fato para o bloco de presidentes da Magda Corte.

07 – PRÉ-CARNAVAL – Globeleza informa: ‘Rio de Janeiro tem seus primeiros eventos-teste sem exigência do uso de máscara’. E mais: até agora, a prefeitura carioca autorizou a realização de 15 festas e jogos de futebol na cidade. Três deles sem exigência de uso da proteção facial e do distanciamento social. Quer dizer, o Rio de Janeiro tá com o pé que é um leque para o Carnaval do ano que vem.