1 de jan. de 2022

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição –1º/JANEIRO/2022 – Sábado

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que a essas alturas do primeiro dia do ano você acreditava que usar roupa nova era como ser uma folha em branco para escrever uma nova história do ano que estava começando.

HISTÓRIAS DO BRASIL & LENDAS URBANAS

ERA UMA VEZ...  Este mesmo Brasil há exatamente dois anos. Jair Bolsonaro, feito presidente e longe de pensar que seria um notável dublê da Rainha da Inglaterra, empossava o quadro ministerial que garantiria o seu governo.

Eis aqui e agora a relação dos ministros empossados pelo Pai dos Filhos do Capitão. Com uma canetada de BIC ele botou o seu governo nas mãos dessa lista técnica descrita por ordem da chamada presidencial:

Sergio Moro (Justiça)

Onyx Lorenzoni (Casa Civil)

Fernando Azevedo e Silva (Defesa)

Ernesto Araújo (Relações Exteriores)

Paulo Guedes (Economia)

Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura)

Tereza Cristina (Agricultura)

Ricardo Vélez Rodriguez (Educação)

Osmar Terra (Cidadania)

Luiz Henrique Mandetta (Saúde)

Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior (Minas e Energia)

Marcos Pontes (Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações)

Ricardo Salles (Meio Ambiente)

Marcelo Álvaro Antônio (Turismo)

Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional)

Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos)

Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral da Presidência)

Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União)

Carlos Alberto Dos Santos Cruz (Secretaria de Governo)

Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional)

André Luiz de Almeida Mendonça (Advocacia-Geral da União)

Roberto Campos Neto (Banco Central)

RODAPÉ NA ESPLANADA - Super Sérgio Moro, foi então o primeiro ministro a ser chamado e empossado pelo Capitão, já na pele do popular Bolsonaro.

PONTOS A PODERAR...

01.

VI, LI E GOSTEI

Adeus Ano Velho... A Deus Ano Novo.

02.

2022 - NÃO SE DISTRAIA

Em meio a festas, fogos e sorrisos de artifício estamos entrando neste voluptuoso ano de 2022 como reféns do instrumento mais forte de submissão social: o voto – ferramenta de controle da democracia.

Se você não se distrair vai ver o que e quem os partidos já elegeram como seus candidatos aos nossos votos em mais um outubro vermelho da triste história dessa República, propriedade das zelites que vestem toga, dos campeões de licitações fraudulentas, dos criminosos de colarinho branco.

Não se distraia! Nesse outubro que vem aí somos gado feliz a caminho do matadouro.

03.

A PATIFE ARTE

Não é só o Lulávaro Estrelado que quer ‘regular a internet’. Ele á apenas o reles mensageiro do Consórcio da Imprensa de Rebanho que já está invadindo, sorrateira e amplamente, a mídia virtual, passando por cima das redes sociais e da plena liberdade de expressão com suas próprias redes, plataformas e ferramentas de marketing e outros instrumentos de seus amos e senhores.

Eles já praticam impunemente e sob as bênçãos dos cortesãos de toga, a patife arte de disseminar a desinformação e a deformação social.

Não se distraia! Eles já estão a um passo da eleição de Lulavarento, seu mais fiel e amestrado cão de guarda. É o seu jeito de retomar e impor o absoluto controle da sociedade.

04.

CADÊ?!?

Cadê, nas melhores bancas de revista do ramo, o Globo, o Estadão, a Folha de S. Paulo e seus genéricos da carcomida velha imprensa escrita nas arcaicas prensas?!?

Pois, não se distraia: se não estão servindo de urinóis para cães e gatos de estimação, é porque já estão a seu lado e passando por cima de você no Facebook, Instagram, Telegram e dezenas de centenas de gramas similares de fácil assimilação.

05.

CUIDADO!

De repente, Lulávaro Que Se Ostenta Estrelado anda muito quieto. Finge que está sozinho. Sozinho e mal acompanhado. É um perigo. Boa coisa não é. Luladino quando cala... rumina 

06.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Que instituição dessas que ‘estão funcionando’ você escolheu para o troféu “Abacaxi 2021”?!?

07.

IMPRENSA DE REBANHO

Manchete da pandilha de filhos da pauta da Imprensa de Rebanho: “Tubarão é flagrado na praia do Leblon, no Rio de Janeiro”. Dito assim, parece até que um tubarão exibicionista apareceu nu diante dos banhistas cariocas.

08.

SOMOS TODOS DESIGUAIS

Disse isso no primeiro dia do já distante ano passado e repito agora, com a maior e mais redobrada convicção: me desculpem o pessimismo, mas não vejo nada que possa fazer de 2022 um ano diferente desse triste e pernicioso 2021 que consagrou o STF como a sede nacional da desigualdade de todos nós diante da lei.

09.

LULANÃO

Lulanão da Silva nem precisa de hashtag. Lulanão tem perna curta.

10.

PREVISÃO 2022

STF & Congresso unidos, jamais serão vencidos... por brasileiros desunidos.

11.

RECORDAR É RE/VIVER

Lembro ainda, daquele 1º de janeiro de 2019, quando na fala oficial e obrigatória da posse de Bolsonaro pelo Congresso Nacional. Fiquei com uma síntese de quatro pontos então ponderados pelo presidente da República.

Os quatro pontos ponderados são aqueles em que se comprometeu a livrar o Brasil ''do jugo da corrupção, da criminalidade, da irresponsabilidade econômica e da submissão ideológica''. Ainda hoje são pontos a ponderar.

12.

1º DE JANEIRO DE 2022

Primeiro passo da grande caminhada que ainda temos pela frente nessa grande aventura que é a vida.

13.

PONTO 13

A Parada 13 é dele. Pois, há exatamente dois anos, Lulavagem da Silva processava o dono da Havan por ser chamado de ‘’cachaceiro’’ numa faixa de antipropaganda aérea que o chamava também de ladrão.

31 de dez. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição –31/Dez/21 – 6ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que se dava telefonema; hoje é tudo por celularização; amanhã nos falaremos só por telepatia.

HISTÓRIAS DO BRASIL & LENDAS URBANAS

ERA UMA VEZ... O mais famoso esconderijo do mundo. E já lhes explico e justifico o que isso quer dizer.

Há 54 anos exerço, bem e mal, a profissão de jornalista e isso me viciou em liberdade de expressão. Confesso que falo mais do que ouço. Mas esse vício eu peguei há coisa de 36 anos quando, em 1985 Zé Sarney assumiu a Presidência da República para "restabelecer" a democracia no Brasil.

De lá pra cá, os brasileiros e as brasileiras ficaram dependentes das drogas de pronunciamentos oficiais feitos por longos períodos de notícias prontas.

Brasileiros e brasileiras viraram drogaditos de declarações tão festivas quanto definitivas sobre cada um dos feitos que não eram e não deixam de ser mais do que obrigação de qualquer governo.

E os pauteiros da imprensa de rebanho mandam seus filhos da pauta correr atrás de entrevistas coletivas como se estivessem à cata da verdade, no excelso cumprimento de uma ordem patronal respaldada e garantida pela verba da publicidade enganosa que o governo, maior patrocinador do país, sempre lhes dava de mão beijada.

Para garantir a edição da História Oficial, o porta-voz do poder dominante paga, com dinheiro público, cada palavra jogada ao ar, cada segundo de exposição, cada centímetro-coluna de jornal; paga assim de um jeito que a grana parece sair aos borbotões dos bolsos recheados dos próprios "entrevistados".

Falo mais do que ouço há muitos e muitos anos, pela simples razão de que sou jornalista em Brasília há mais de 44 anos e, da Asa Sul à Asa Norte onde sempre morei - com uma passagem de três anos pela QI-27 no Lago Sul - sempre vi de perto, me mantendo distante, o impoluto Palácio do Planalto.

Os habitantes desse palácio foram - você não vai nem acreditar - piorando o projeto de democracia que o Brasil precisava, numa incrível ordem crescente no que pode haver de avesso à sinceridade e lealdade a um povo bom, alegre e crédulo. Acredite se quiser, Sarney saiu e entrou Fernandinho Beira-Collor. Entrou e saiu escatafedido pela porta dos fundos. Quer dizer, conseguiu ser pior do que Sarney.

Aí veio Itamar Franco, um tampão que gostava de pão de queijo com cafezinho e de andar de fusca. Surgiu então, o Príncipe dos Sociólogos brasileiros, FHCecê que curtiu quatro anos a mais do que devia e não fez o que tinha que fazer.

Eis que, senão quando e não mais que de repente, surge Lulávaro Que Se Ostenta Estrelado, o inventor da cultura da esperteza nacional: quem não mentir, não sabe de nada. E viabilizou com suprema desenvoltura e caradura a "estratégia da coalizão pela governabilidade" - a consagração do toma-lá e dá-cá e do "quanto você quer pra ser meu aliado?". Aliado era apelido: o vira-casaca se tornava agente de bons negócios escusos.

São 44 anos seguidos pelos anais (Epa!) brasilienses, cuidando para que meus ouvidos não sejam os urinóis das notícias prontas e definitivas; por isso falo mais do que ouço nesse Brasil que por seis tristes anos chegou a ser de Dilmandioca da Silva.

Lamento que, mesmo atravessando um governo que não rouba e não deixa roubar, estejamos à beira do Marco Civil das Comunicações, codinome Governança da Internet - plano de controle social urdido e acalentado por Lularápio da Silva desde de 2002 quando subiu a rampa para não mais descer, posto que ainda hoje preside o Brasil.

Resta-me hoje o jus sperniandi e ainda me sobra liberdade de expressão suficiente para alertar aos mais desavisados que nesta nação, sempre que um governante mente é porque ele esconde algo mais pernicioso que a própria mentira. Em verdade, vos digo: o governo brasileiro tem sido o mais famoso esconderijo do mundo.

PONTOS A PONDERAR...

01.

HAI-KAI DA VIRADA

Porque hoje é 31 / Amanhã é dia primeiro

Porque hoje é 31 / Dezembro vira janeiro.

02.

FIM DE ANO

Gozamos juntos este ano...  Foi bom pra você?!?

03.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

O que você aconselha para uma boa ''virada'' de Lula?!?

04.

SALÁRIO DE COMPRA

Bolsonaro anunciou nesta véspera de um Feliz Ano Novo e Boas Festas de melodramático fim de quarentena o novo salário m´pinimo do trabalhador brasileiro que esteja empregado: R$ 1.212,00.

E assim é que, a partir de janeiro, qualquer deputadinho ou senadorzinho desses que a gente tem, pode comprar 35 brasileiros desempregados por mês, até outubro de 2022.

05.

NÃO SE DISTRAIA

Vejam só o que, além de Bolsonaro, esse Feliz Ano Novo nos reserva para outubro: Lulavarento da Silva, Sérgio Morno de terceira via, Ciro Gomos de via eterna, Janjão Doriana, Simone do Tibete e os Boulos Fecais de sempre...  Pelamordedeus, não se distraia!

06.

DE FOME NINGUÉM BATE AS BOTAS

E então o salário mínimo pulou para R$ 1.212,00. Maravilhosos R$ 73 a mais do que era até ontem. Já está valendo a partir de hoje, mas ainda precisa ser abençoado pelos mórbidos ocupantes do santo sepulcro do povão, o Congresso Nacional. Em todo caso, veja a vida com bons olhos: esses R$ 73 são quase 10% do valor de uma cesta básica. De fome ninguém que esteja empregado vai bater as botas nesse país, em que todos somos iguais perante a lei.

07.

PRAGA

É como dizem os tais fiéis da direita que levantam de pé esquerdo: “Quem não votar em Bolsonaro vai ser mulher do padre! ”. Coitados, estão rezando na capela errada: tá assim de fanático querendo ajoelhar e rezar na sacristia.

08.

NÃO SE DISTRAIA

Há dois Natais, foi Toffodias, o subalterno preferido de Lulávaro Estrelado na Magda Corte, quem nos ralou suspendendo o abatimento de até 85,4% que Bolsonaro tinha estabelecido nos valores do DPVAT. Vejam só o que isso vai nos custar nesse Feliz Ano Novo que começa daqui a pouquinho mais.

09.

PAIS DO FUTURO?!?

Até aqui, se o Bolsonaro conseguiu algum sucesso no seu governo que não rouba e não deixa roubar e que os cortesãos da Magda Corte não o deixam governar, esta vitória ele alcançou acabando com aquela fama de que o Brasil é o pais do faturo.

10.

CONCURSO DE FIM-DE-ANO

Para quem você daria o troféu de ‘Bokomoko do Ano”?!?

30 de dez. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição –30/Dez/21 – 5ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

 

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que, na passagem do ano, a gente tinha que comer 12 passas e pedir 12 desejos à meia-noite, de copo de champanhe na mão. Tudo para entrar com o pé direito no novo ano.

HISTÓRIAS DO BRASIL & LENDAS URBANAS

ERA UMA VEZ...

PONTOS A PONDERAR...

Pronto, chegamos das compras. Amanhã, na passagem deste para um ano com perspectiva de mais do mesmo, vai ter lombinho à Califórnia, um animal quase social que fuça pra frente, já que atrás vem gente.

01.

AUMENTO DO FUNCIONALISMO

Dentro desse mundo mergulhado na peste que veio da China, só mesmo no Brasil, um país de organismo público canceroso e metastático de ‘aparelhos’ Lulavarentos, o diligente funcionalismo da insensível máquina estatal exige aumento salarial. É antevéspera de eleições...  Isso não tem preço.

RODAPÉ – Isso não é reivindicação salarial; é pressão para derrubar o governo que não rouba e não deixa roubar até que o país volte a ser o paraíso da corrupção e da lavagem desbragada de dinheiro, especialidades daquele que tem a alma mais honesta desse país.

02.

RUMO AO ABATEDOURO

Vampará de riquefafes! O Sérgio Moro é um desastre como terceira via. Desviou-se de sua vocação para a Magistratura e mergulhou de cabeça e olhos fechados no mar de lama da política brasileira.

Moro soterrou sua história de combate ao crime e à corrupção, quando deixou de ser juiz de direito para entrar no governo Bolsonaro.

Pensou que, como ministro da Justiça, poderia expandir a Operação Lava-Jato para o Movimento Nacional Anticorrupção, estabelecendo uma sede da Lava-Jato em cada comarca dessas 5.570 cidades brasileiras.

Ledo engano, chegou muito perto dos Filhos do Capitão. Bateu de frente com o pai deles. Levou um pé nos fundilhos. Daí até Aras, o Augusto Mensageiro desmantelar as forças-tarefas foi um pulo.

O golpe de misericórdia foi desfechado pelos cortesãos subalternos de Lulávaro Estrelado. Hoje, Sérgio Moro é uma lenda urbana transformada em um reles pré-candidato à cadeira de espaldar alto no Palácio do Planalto.

O triste e desolador cenário desse patético personagem é que ele está sentado em cima do discurso demolidor que deveria estar usando desde que foi defenestrado do governo e, pior do que isso, transformado em vilão nesse faroeste caboclo que não tem mocinhos.

A raiz do mal de tudo isso está no uso que o poderoso e ruminante governo invisível - composto pelas chefias de todas as instituições que estão funcionando – fizeram e continuam fazendo com os presidentes, todos eles - dessa República de bandidos que vestem toga e criminosos de colarinho branco.

Resumo dessa ópera bufa: Em 2022 não haverá terceira via. Corremos inexoravelmente para o abatedouro para sermos carneados pelo Pai dos Filhos do Capitão ou pelo Luladravaz que rouba e deixa roubar.

03.

CADÊ A PROVA, CADÊ?!?

Nesse mesmo dia, no ano passado, o PT, – quem diria?!? – estava entrando na Justiça para proibir faixas que chamavam e que possam vir a chamar Lulavagem de ‘’cachaceiro’’ e ‘’ladrão’’. Ah, o PT estava quase certo daquela vez: chamar de ‘’cachaceiro’’ não pode. Cadê a prova, cadê?!?

04.

O GARANHÃO DE PELOTAS QUER SABER...

Quem, no seu singelo, descomprometido e isento jeito de ver as coisas, botou o STF no lixo da História do Brasil:

01) Fiat-Fux, aquele que tem topete para presidir a Magda Corte;

02) Gilmuar do Bacalhau;

03) Toffoliindo de molê da nossa cala ledonda;

04) Levianowski, o amigowski do Lulavarowski;

05) Bodoso de Abadiânia;

06) Rosa Bomba de Hiroshima que reverbera;

07) A Lei Xandão, o Agente Indiscreto do PCC;

08) Frachin, fortaleza do sindicalismo pelego;

09) Carmencita Lúgubre, das Gerais;

10) Kássioterita, o infiltrado X-9 do Capitão;

11) André Merdonça, o terrivelmente orador de Bolso;

12) Tudo junto e misturado?!?

05.

PERNA CURTA

Quando Lulávaro Estrelado saiu da cadeia e disse que ia casar com a Lajanja, ela reparou logo que ele tinha perna curta. Assim mesmo ela se dá por satisfeita pela parte que lhe toca do que sobrou desse verdadeiro produto desnaturado da Avon.

06.

QUEM?!? QUEM?!?

Quem é mais abjeto e covarde, aquele que dá a facada; aquele que manda esfaquear, ou quem paga os graciosos advogados de defesa do louco de bandido?!?

07.

TALÍRIA, A MENSAGEIRA

Essa deputada psolista até debaixo d’água, Talíria Petrone que acha muito bonito e legal o ‘roubo por necessidade’, é a mensageira da desqualificação moral brasileira.

Talíria não é uma idiota! É uma imoral e amoral; uma ímpia que não pode estar à solta numa sociedade cristã. É uma fundamentalista atalibanada. Não tem nem idéia do que a Bíblia quer dizer com aquela coisa de “não furtarás”.

Levo medo que amanhã, ou depois, ela nos jogue pela cara um Projeto de Lei que acabe com aquela bobagem de “não matarás”...

Pô, mandem essa malévola e impiedosa para o Paquistão ou Afeganistão, ou deixem-na por aqui mesmo para que se incorpore a nossa melhor pandilha de influencers quase humanos, o PCC. Ela comunga dos mesmos princípios.

08.

DADOS DO TSE

Sob a proba direção de Barroso, o Abadiano Implacável, o TSE informou ao Consórcio da Imprensa de Rebanho: o PT filiou mais de 62 mil correligionários em um ano. Ah que bobagem. Até outubro desse movediço 2022, todos os bolsonaristas serão lularrebanhados pelos porta-vozes da Justiça Eleitoral. Ou não. Acredite nesses tribunos. Se quiser.

09.

VENEZUELA EM GUERRA

Os venezuelanos que ainda não conseguiram fugir para o Brasil, não têm dinheiro, saúde nem comida, mas o governaço da Venezuela continua comprando material bélico da China e da Rússia. Inda que mal pergunte: a Venezuela está em guerra contra quem?!?


29 de dez. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição –29/Dez/21 – 4ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS....

Eu sou do tempo em que o Braz era tesoureiro.

HISTÓRIAS DO BRASIL & LENDAS URBANAS

ERA UMA VEZ...  Há, exatamente, seis anos, o Brasil sob o domínio do PT, ao amparo do poste de Lulávaro Estrelado que atendia pelo nome de Dilmandioca Sapiens, a coletora de vento.

Num esplendoroso dia de sol que não lhe nasceu quadrado, o então já ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli chamou de "ficção" a conclusão do Tribunal de Contas da União (TCU) de que a compra da Refinaria de Pasadena, nos EUA, causara prejuízo.

Em depoimento àquela ainda eficiente Polícia Federal, em Brasília, Gabrielli afirmou que o TCU não levara em conta os preços de mercado da época, em 2006.

E o que ele disse ficou assim registrado na Polícia:

"Que afirma que a Tomada de Contas realizada pelo TCU e que aponta que a compra da Refinaria causou prejuízo é uma ficção; que considera uma ficção pelo fato de que o TCU tomou em conta para considerar o prejuízo o valor definido após a decisão judicial e em comparação a uma planilha elaborada pela Consultoria Muse Stancil, sem levar em conta os preços de mercado da época."

Pronto, enfim, Gabrielli confessava. É que essa turma dizia e diz ainda tudo, quando esconde o que tem que dizer. Ele e o crime organizado que ele deixou que se infiltrasse lá dentro quebraram a Petrobras.

Basta lembrar agora a queda vertiginosa da estatal naquele tempo de governança Luladilmática no ranking global das mais importantes petrolíferas. Nas mãos ávidas e ligeiras da Lulavassalagem a Petrobras despencou mais de 400 posições no ranking Forbes das maiores empresas do mundo. A estatal brasileira que custava mais de R$ 150 bilhões, quando caiu no colo do Lulaparelhamento foi jogada então para a 416ª posição, avaliada em US$ 44,4 bilhões.

Hoje, sob nova direção, a Petrobras voltou a dar lucro e saiu das páginas policiais para voltar aos cadernos de economia & negócios. Mas, Sérgio Gabrielli tá de boa. Só no Brasil da Silva, um finório com essa periculosidade continua andando à solta por aí.

E o mais grave e debochativo de tudo: o seu comandante-em-chefe, o presidiário-ostentação, ainda concorre à Presidência da República, numa campanha pré-eleitoral orquestrada pelos maestros da Magda Corte.

PONTOS A PONDERAR...

01.

O GAROTO DOS ANOS 80

Pronto, acabo de chegar do Instituto de Cardiologia de Brasília. Venci de barbadinha mais um teste ergométrico. Sei lá quantos quilômetros a mais de 6 mil metros eu corri parado no mesmo lugar. Pressão inicial: 12 x 8.

Dos fatores de risco pessoais, não tenho diabetes, não padeço de tabagismo, não sou hipertenso, não estou estressado e, e, e...  Aguentem essa: não sou nem estou obeso!

De resto, volto à companhia de vocês aqui pelo meu computador, depois da sentença da jovem e pacienciosa médica: “Seu Sérgio, o senhor é um garoto de 82 anos! ”.

Pressão pós-esteira do pessoal aqui de casa: “não fique agora se exibindo que você já não é mais criança”.

02.

TEMPORAIS NA BAHIA:

Na Bahia, 136 cidades estão em estado de emergência. Mais de 470 mil pessoas estão na rua da amargura. O governador baiano, atônito, faz de conta que não sabia que todo o ano as chuvas de verão fazem isso na Bahia. Agora já está nas redes o abracebahia@org.br.

Que me desculpem os baianos, gente boa e manemolente que não merece isso... Isso que eu me refiro: a tragédia e os governantes que tem. Sinto muito, de minha parte, não mando um centavo. Já sei o que os mandachuvas baianos fazem com a grana que chega por lá. Além disso, o Bolsonaro – mesmo de férias - já está providenciando o auxílio necessário ao povo baiano.

03.

ENTREMENTES...

O carnavalesco Eduardo Paes, anuncia que o Rio de Janeiro ‘não está preparado para uma chuva como a que atinge a Bahia”. Mas, os fogos para o Réveillon já custaram, por enquanto, R$ 15 milhões. Ah, sim, o Carnaval é outro papo. O Rio de Janeiro deve estar preparado.

04.

STF VETA AUMENTO DO GÁS

O STF por enquanto vetou o aumento do gás de cozinha em 4 estados da Federação. Tanto faz, como tanto fez. A notícia é que o STF continua governando esse país.

05.

O OBJETO DO DESEJO

Dentre os levantamentos tipo retrospectiva feitos pelo consórcio da imprensa de rebanho, saltita lépida e faceira a informação de que, ‘em três anos de governo há 143 pedidos de impeachment de Bolsonaro’.

O que essas gazelas espevitadas do jornalojismo que assola esse país não dizem é que isso não vai dar em nada. Essa coleção é só um objeto de desejo de quem não se conforma de ter perdido a boca-rica que desfrutou por tantos e tantos anos de atraso para o Brasil que ainda nos resta.

07.

GOVERNO VISÍVEL

Não é nada, não é nada, mas quase 60 milhões elegeram um presidente da República e quem governa o país é a meia dúzia de cortesãos subalternos de um presidiário-ostentação que, como diz o Alckmista Picolé de Chuchu, “quer voltar à cena do crime”.

08.

A CARA PÁLIDA

E gosto de ver a Gleisi HoHoHoffmann presidentona do PT. Ela é a cara pálida do PT. De cabo a rabo.

09.

O REFÉM

Cada vez que vocês me dão ânimo com sua leitura, com suas críticas, com seus conceitos e considerações, isso me faz mais e mais cativo de vocês.

É para vocês e por vocês que me animo a continuar escrevendo. Sou assim, um refém de vocês. E quero continuar preso a todos vocês neste novo ano que vem e em todos os outros. Boas festas para vocês. Todos vocês. Sempre.


27 de dez. de 2021

 

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição –27/Dez/21 – 2ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que as sabatinas nos anos de ginásio eram feitas em folhas passadas no mimeógrafo que, na véspera, a gente mirolhava na classe do professor que tinha saído da aula na hora do recreio.

HISTÓRIAS DO BRASIL & LENDAS URBANAS

ERA UMA VEZ... o Natal de 2016... Cuba e seus kubanakans não reconheceram o governo Temer e rejeitaram o embaixador brasileiro.

Raúl Castro afirmou que só retomaria relações com o Brasil “quando o presidente for eleito por voto direto”.

É disso que eu mais gosto nas maiores e mais puras democracias. Essa saudade que eles têm da fonte de cambalachos que secou...  Isso não tem preço.

ERA OUTRA VEZ...  Uma farra na CONAB. Era tempo de Dilmandioca Catavento Sapiens, poste iluminado por Lulavarento da Silva, no governo desse país. Irajá de Abreu, então deputado pelo Tocantins, filho de Kátia Abreu, ministra da Agricultura e Agropeculiaridades, indicou Igo Nascimento para a diretoria da Conab - Companhia Nacional de Abastecimento, que nunca foi santa.

Pois Igo, assim que tomou assento na Conab, nomeou Carlos Lara Maia para a diretoria de Operações e Abastecimento. O ungido era advogado da Raiz Transporte e da Transporte Rodoviário-500, ambas denunciadas pelo Ministério Público por crimes contra a administração pública.

E a farra virou festa permanente. O filhinho da mamãe passou por cima de meio mundo na Conab. Inclusive de servidores de carreira e concursados. Logotipo perfeito, do aparelhamento sistemático e organizado dos tempos do PT e suas circunstâncias no poder.

PONTOS A PONDERAR...

01.

O ESCRITÓRIO

Nunca antes na história desse país um elenco do Supremo Tribunal Federal reduziu a Magda Corte a uma expressão tão pequena quanto esta que aí está. O tribunal funciona como um escritório de oposição ao governo que não rouba e nem deixa roubar.

02.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Sem contar o Sítio que não é de Luladino é de Atibaia, o que foi pior para a história dos governos democráticos brasileiros: a Casa da Dinda ou a Casa da Dilma?!?

03.

NOMENCLATURA

Para Barroso, o Supremo se chama Gilmuar Toffodias Fuxfux de Levianowski Frachin Xandão. Para Carmencita das Gerais, esse é o nome da Rosa. O que pode fazer o par de vasos do Pai dos Filhos do Capitão pelo bem de todos e felicidade geral da nação?!?

04.

AGROSHOW

O setor do Agronegócio vai de vento em popa, pois foi aquele que não parou durante essa interminável e pasmacenta pandemia. O Agronegócios, aquele que não ficou em casa, é um bofetão nas bochechas flácidas dos ‘cientistas’ de ocasião, das tais celebridades da imprensa de rebanho que espalham o medo para dominar a sociedade.

05.

DESCULPA ESFARRAPADA

E dêle que tedêle Ômicron... Nesse tempo de festa mundial, nada menos do que mil voos foram cancelados no mundo inteiro por causa da nova variante, desculpa esfarrapada para o fracasso no combate à Covid-19.

06.

‘AUTORIDADES’ DEMAIS

Os leões da Receita entram em greve nesta segunda-feira e jogam a batata quente nas mãos do Pai dos Filhos do Capitão. A coisa poderia ser mais simples do que parece. Tivesse Bolsonaro nas mãos o freio para conter essa carroça cheia de melancias bagunçadas.

Dá o aumento que eles acham que merecem e, como vai faltar dinheiro nas burras públicas, logo vai parar de pagar os salários em dia. Vai saldando, quem sabe, o compromisso salarial com os leoninos receituários em suaves prestações mensais, sem juros e sem correção monetária.

E que assim seja para que voltem a trabalhar. E que assim seja com todos os barnabés aparelhados pelos anos de poder em estratégicos cargos comissionados, sem concurso e sem qualquer aptidão ou qualificação. O Brasil tem ‘autoridades’ demais nos milhares de milhares de esquinas das suas vias governamentais.

07.

QUANDO, QUANDO?!?

E os milicianos supremos, quando é que vão ser destituídos e colocados na cadeia?!?

08.

FIM DO ANO

E o ano vai chegando ao fim. Inda que mal pergunte, o que o Brasil teve mais nesse glorioso 2021: corrupção ou impunidade?!?

09.

MULHERES MEMORÁVEIS

João de Abadiânia, guru de Barroso, disse aos seus discípulos supremos ''não se lembrar de mulheres que o acusam". Ah, ele agora tem que se contentar é com as mulheres que não lhe saem da memória...

10.

VOCÊ SABIA QUE...

A Casa Branca, hoje habitat de Joe Biden, tem 456 funcionários e que o Palácio do Planalto foi deixado para Bolsonaro com mais de 3.400 fiéis servidores?!?

11.

PORQUE AINDA É NATAL...

FELIZ ANIVERSÁRIO

Porque ontem ainda era Natal, com a filha dentro do carrinho, a dona-de-casa andava por entre as gôndolas do supermercado à cata dos melhores preços. Era dia 24, véspera de Natal, mas dia também das compras do mês.

Ela pesquisava rótulos e escolhia mais as ofertas do que a qualidade do que precisava comprar.

Comprava o mais barato. Leite, pão, manteiga, pão, açúcar. O essencial. Arroz, feijão, batata...  Ah, optou por uma daquelas cestas-básicas, já embaladas, prontas para se levar.

Tá. O fundamental já estava no carrinho. Nada de supérfluo. Cabia tudo ali, até a menininha de cinco anos que faz seis anos hoje, 27 de dezembro ainda Natal como Natal será até 6 de janeiro, Dia de Reis.

Dirigiu-se para o Caixa. Cortou caminho por entre as sessões que dividiam o movimentado lugar de compras. O supermercado estava superlotado. Por que era véspera de Natal, por acaso, dia do nascimento de Jesus Cristo, Nosso Senhor, que morr eu na cruz para nos salvar.

Ela se viu diante da prateleira de brinquedos. Viu o brilho dos olhos da filha grudados nos olhos de uma Barbie de sorriso e vestidinho encantadores. Olhou o preço. Estava em oferta! Que tentação.

Hesitou. Apressou o carrinho rumo a saída. Parou. Voltou. E entregou a Barbie nas mãos da filhota. A menina se abraçou à boneca. Começava ali o seu feliz aniversário. Era como se fossem velhas conhecidas. Mãe e filha de brinquedo.

A mãe de verdade apressou o carrinho rumo à fila do caixa. Esperou a vez. Na hora de pagar a conta, colocou as compras na esteira de conferência. Pagou tudo, direitinho.

Tudo, menos a boneca que estava no colo da filha que já passar no carrinho para o lado de lá do empacotamento.

A mãe notou que a moça do caixa não se deu conta de que uma Barbie fazia parte daquela família de compradoras. O movimento era grande. Havia gente apressada. E a fila não andava. Porque era véspera de Natal.

Pronto, pagou em dinheiro – que o cartão de crédito já estava estourado outra vez. Pegou o troco e tomou o rumo da escada rolante. Logo chegou ao estacionamento.

Abriu o porta-malas do Fiat Uno 1.0 de 12 anos de idade, ajeitou tudo lá dentro. Colocou a filha abraçada à boneca no assento de segurança. Dirigiu com calma. Ao colocar o carro na garagem, já nem se lembrava mais do delito que cometera.

Bolas, não se sentia uma contraventora. Ora o que é uma Barbie para quem vende um quilo de bacalhau tipo bagaço de cana por R$ 149,90 como se fosse norueguês? E além do mais, a sua filha merecia um feliz aniversário.

Decerto, porque hoje era véspera de Natal e porque havia a perspectiva do Ano Novo.

MORAL DA HISTÓRIA – Toda dona-de-casa brasileira tem o seu momento de presidente da Petrobras. E quem sabe até, mais adiante, com os filhos já crescidos, o seu dia de presidenta do Brasil, como um dia até a Dilmandioca Sapiens chegou a ser.

12.

DO GARANHÃO DE PELOTAS:

COMPADRIO É... Governantes e empresários se tornarem sócios para roubar a sociedade.

13.

PONTO 13

A Parada 13 é dele. Cadê as caravanas do Soltinho-Ostentação?!? Por onde quer que ande; por onde quer que vá... Se for a céu aberto, Lulavagem é ovacionado com... tomates

PONTOS A PONDERAR...

3ª Edição –27/Dez/21 – 2ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

O IDIOTA

O invasor do Castelo de Windsor, onde a rainha Elizabeth II passava o Natal com a família, pretendia matar a soberaníssima. Interna logo no hospício. É um idiota. Só ele não sabe que a rainha Elizabeth II, aquela que não manda nada na Inglaterra, é eterna.

02.

GERÊNCIA DAS PRÓPRIAS REDES

O GSI – Gabinete de Segurança Institucional, ministrado pelo general Augusto Heleno, baixou uma norma autorizando militares a gerenciar redes sociais do governo. A desculpa é de que se trata de uma tentativa para apaziguar o ‘discurso de ódio’ dos mais esquentadinhos. Ah, isso aí é fácil; quero ver ele autorizar os militares a não aplaudirem o discurso da pandilha do Luladinozinho Paz e Amor.

03.

O PASSAPORTE DEDÁTICO

Estudos do setor de Imunologia e de Medicina da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, concluíram que a Ômicron é menos agressiva porque entra pela 'porta dos fundos', diz estudo preliminar.

Pô, já não basta a humilhação do toque-toque na nossa próstata?!? Agora, sim o sexo frágil vai ver como é grande a penetração da ‘ciência’: vem aí a obrigatoriedade do passaporte didático de desômicrização.

04.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Você está satisfeito agora, ao saber pelos cientistas ingleses, que a Ômicron entra pela ‘porta dos fundos’?!? Tá ficando bom, né não?!? - todo mundo usando máscara e... fraldas.

05.

O MAIOR DESASTRE NA BAHIA

A imprensa de Rebanho trombeteia que o governador Rui Costa classifica enchentes como ‘maior desastre já ocorrido na Bahia’.

Ele diz que não há registro de outra tragédia que tenha atingido tantos municípios ao mesmo tempo; 72 cidades foram afetadas, deixando 16 mil pessoas desabrigadas e 18 mortos. Está se fazendo de bobo: o desastre que mais atingiu municípios, regiões e habitantes da Bahia, foi a eleição do próprio Rui Costa para governador dos baianos.

06.

OBEDIÊNCIA À CONSTITUIÇÃO

O STF deu 5 dias para governo explicar necessidade de prescrição médica para vacinação de crianças. E, concomitantemente, STF mandou Bolsonaro explicar ameaça a servidores da Anvisa.

O primeiro abuso de poder foi do Leviandowski, aquele fã de carteirinha da Dilmandioca Sapiens; o segundo desmando foi de A Lei Xandão, o antigo advogado do PCC feito cortesão da Magda Corte pelo Luladravaz da Silva.

Bolas, Bolsonaro tem uma chance imperdível de se parecer, pelo menos uma vez na vida, com o ídolo das Alagoas, Renan Calhorda e mandar os subalternos do Espírito Que Anda plantar batatas.

Basta ao Pai dos Filhos do Capitão, se recusar a receber os oficiais de Justiça do STF, como Renan Calhorda fez naquele dezembro de 2016 quando mostrou e bem mostrado que não tinha a obrigação de cumprir ordens do STF. E não cumpriu.

Aquilo nem foi ‘desobediência civil’, foi apenas a confirmação de obediência à Constituição-Cidadã de 88 que estabelece, com todas as letras, a independência dos Poderes constituídos da Nação