10 de out. de 2020

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é sábado / Com certeza seu voto está perdido: / Porque hoje é sábado / É como entregar a arma pro bandido

01.

BEM FEITO!

O que me dá nos nervos, não é apenas o fato de que Bolsonaro tenha indicado esse Kássio – Frakássio, como diria o escritor Ticiano Leony - Frakássio Marques, para cortesão da Magda Corte.

O que mais me faz ringir os dentes é que, nos próximos 27 anos, quem vai votar e julgar lá do alto do Olimpo dos Togados é o Kássio e não Bolsonaro, seu magnânimo benfeitor.

Dar-se-á o avesso do avesso: Kássio não mais dependerá de Bolsonaro; Bolsonaro será refém de Kássio. Bem feito!

02.

O FUTEBOLHA TEM DISSO

Eliminatórias da Copa do Mundo

BRASIL 5 x 0 BOLÍVIA

Em mais um videogame sem a menor graça, a Seleção do Tite, Lulábaro estrelado, meteu 5 x 0 na bolorenta Bolívia e só não fez dez, porque Neymar estava quase machucado e não quis fazer os outros cinco. Com um pé só, Neymar foi a única animação desse game jogado numa bolha. E quem foi que disse que nessa Eliminatórias não tem jogo fácil?!? Se foi o treinador da Argh!entina, não vale.

03.

ACREDITE, POIS...

Diante dessa delação premiada de Bolsonaro confessando que acabou com a Lava-Jato, porque “não existe corrupção no governo”, pode crer que baixou o Zé Dirceu na alma mais honesta que a honesta alma de Lulaxante da Silva. O Guerrilheiro de Festim abria o peito e lascava: “esse é um governo que não rouba e não deixa roubar”.

04.

GILMUAR URRA

Ao tirar das turmas da pesada e passar o julgamento dos processos criminais para o plenário, Luiz Fux fuxicou a vida dos leguleios togados da temível e perniciosa Segunda Turma.

Agora, Gilmuar e Levianowski, podem até escolher se querem a singela companhia de Toffolião, ou dar as boas-vindas ao glorioso Kássio, afilhado do Pai dos Filhos do Capitão. Gilmuar tá que urra, mirongueia e escoiceia por tudo que é canto e recanto da Taba da Toga da Mironga.

05.

SUA ARMA PARA ELES

Pois, então, quando novembro vier, você vai dar seu voto, sua arma democrática, sob compulsória obrigação, a um candidato de sua livre escolha dentre aqueles que já foram previamente escolhidos pelos proprietários dos partidos políticos. Uma vez eleito, o voto que era seu passa a ser propriedade da figuraça que você elegeu. A isso é se chama ‘entregar o ouro pro bandido’. Força de expressão. Sob pressão.  

06.

DISTRAÇÃO

Só mesmo uma nação muito distraída pode permitir ser governada por uma pandilha de sevandijas como essa que ocupa o resumo da democracia, com meia centena de figuras dantescas, coroadas nas principais cadeiras do Congresso, do STF, da PGR, dos tribunais, dos balcões das instituições que ‘estão funcionando’, dos partidos de caixa um, dois, três, quatro, cinco mil...

07.

GABARITADO

Não adianta nada essa coisa de dizer que os senadores vão apertar empedernidamente a sabatina com Kássio, o ungido do Pai dos Filhos do Capitão. Ele vai com tudo, nem precisa ‘colar’. Pode crer, gente boa, Kássio está gabaritado.

08.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Só para não cair no ostracismo: o que é mesmo que Lulavagem da Silva está fazendo solto por aí, como se fosse igual às pessoas honestas e trabalhadoras?!?

9 de out. de 2020

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é sexta-feira / A quarentena é um triste repeteco... / Porque hoje é sexta-feira / Saio pra ir ao Super, e não ao boteco.

01.

ELEIÇÃO

Fique certo: o eleito que levar o seu voto vai usá-lo como arma contra você, assim que chegar lá.

02.

A DELAÇÃO

“Eu acabei com a Lava-Jato porque não tem mais corrupção nesse governo não tem corrupção”. Isso não é uma declaração; é uma delação premiada. Pronto, pra mim, Bolsonaro não precisa confessar mais nada.

03.

FRASE DE DEFEITO

Essa do Bolsonaro dizer que acabou com a Lava-Jato não foi uma frase de efeito, foi frase de defeito. E Bolsonaro mentiu: não acabou com a Lava-Jato, acabou com aquela força-tarefa lá do Rio de Janeiro, onde a coruja dorme. A Lava-Jato continua no Paraná, com franquias em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e por aí vai... 

Essas continuam, distantes do jugo de Aras, o augusto mensageiro, e não vão morrer tão cedo, posto que o acervo de processos e investigações em andamento não vai deixar que os fichas-sujas limpem seus surrados colarinhos brancos.

Quanto à corrupção no país, ela continua – à margem do governo, é verdade: estão aí os hospitais de campanha e as verbas eleitorais nos cofres dos partidos, que não deixam mentir. Bolsonaro, não teve a grandeza que o seu lado bom merece: falou e disse o que Lulavagem, Zé Dirceu, Renan Calheiros e seus genéricos aplaudiram de pé e estão pedindo bis.

04.

O CLIMA BRASILIENSE

Chove ou chuvisca pelo Brasil afora. Em Brasília não cai uma gota d’água desde maio, mês das noivas. Isso quer dizer, baixíssima umidade e pressão idem ou alta demais; quer dizer também pele seca, lábios rachados e tonturas por dá cá aquela palha. Há 44 anos vivo em Brasília e as queimadas sempre fizeram isso com quem se permite ser meio Band-Aid e gosta de viver perigosamente.

05

VAIDOSA

A Flordelis se apresentou ontem para colocar tornozeleira eletrônica. Mas que mulherzinha bem vaidosa, essa, né não?!?

06.

O FUTEBOLHA TEM DISSO...

COPA DO MUNDO – ELIMINATRISTES

ARGH!ENTINA 1 X 0 EQUADOR

Jogo ruim. Numa La Bombonera triste e vazia, até o Messi se perdeu no meio da mediocridade geral. Aos cabalísticos 13 minutos do interminável primeiro tempo, um zagueirola equatoriano cometeu um pênalti que, mais do que falta, foi uma burrice. Messi bateu e cometeu o gol solitário no estádio abandonado.

Não é porque tenha sido um jogo da Argh!entina. É que futebol sem torcida, jogado numa bolha, não passa de um monótono videogame. Ou acabam com essa quarentena, ou a quarentena acaba com o futebol.

07.

A DIFICULDADE DE EXPRESSÃO

DO DECANO CURTO

Celso de Mello, o energúmeno, em ritmo de Serenata do Adeus, votou ontem pela derradeira vez na sua carreira de enfileirados 31 anos de supremacia modorrenta. Votou pelo depoimento presencial de Bolsonaro na PF. Grande coisa. Assim ou assado, tanto faz como tanto fez.

A grande humilhação está é no triste fato de, seja lá quem for, tenha sido submetido à avaliação de um pusilânime como esse decano curto que está, até que enfim, voltando para os cafundós de onde nunca deveria ter saído.

Com o seu glorioso ‘voto’ de duas horas e meia de duração, Celso de Mello, O Arauto de Tatuí, só demonstrou uma verdade nua e crua: a sua dificuldade de compreensão e expressão. Sua cartada de despedida foi totalmente desprovida de exatidão, clareza e concisão.

Celso de Mello, apenas mostrou-se um cansativo e enervante palerma que, o tempo todo de sua jornada de cortesão da Magda Corte, não conseguiu mais do que senão o fiel Álter Ego de seu padrinho, Zé Sarney – o Marimbondo de Fogo.

08.

NA ESCUTA

Deputados querem ouvir Kássio Marques sobre a prisão em segunda instância. E nós, outros, mais de 217 milhões de brasileiros queremos ouvir os deputados sobre o mesmo assunto e o foro privilegiado.

09.

PRIMEIRO MEXAM OS FUNDILHOS

Ora, direis, reforma administrativa...  Feita por esses caras que aí estão?!? Cruz, credo, Mangalô três vezes. Se sair essa reforma, sai fake. Não vai atingir os privilegiados de sempre, todavia, contudo, pois, pois. 

Antes de qualquer mexe-mexe desses é preciso tirar os fundilhos de cima do foro privilegiado, da prisão em segunda instância e da reforma do Supremo Tribunal Federal.

8 de out. de 2020

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é quinta-feira / Há quem compre jornal, de fato... / Porque hoje é quinta-feira / Só para fazer cama de gato.

01.

INSUSPEITOS

Ministros do STF unidos, jamais serão vencidos: agora eles acham que Kássio não deve ‘herdar’ o inquérito sobre Bolsonaro. Dessa vez, eles só não têm razão, uma vez mais, por que nunca se consideraram ‘suspeitos’ para julgar seus padrinhos.

02.

FROTA

Frota, o Fruta, dedurou Os Filhos do Capitão e levou à Polícia Federal o que chama de provas de ‘disparos em massa’. O que causa estranheza é como foi que o X-9 conseguiu sair de lá sem tornozeleira eletrônica nem nada.

03.

KASSIO, O PLAGIADOR

O magazine ‘virtual’ Crusoé - cria do site O Antagonista, albergue jornalojístico de Sérgio Moro como blogueiro eventual, garante que Kássio Marques plagiou o advogado Saul Tourinho Leal, integrante da banca de advocacia do ex-ministro do STF, Carlos Ayres Brito.

Kássio Marques, o abençoado de Jair Bolsonaro, apresentou, em 2015, uma dissertação de mestrado à Universidade Autônoma de Lisboa com trechos inteiros copiados de artigos publicados na internet por Saul Tourinho Leal, advogado tão piauiense quanto o próprio Kássio.

A revista Crusoé valeu-se da ‘Plagium’ – uma ferramenta disponível na internet – para identificar os trechos plagiados. E então tá, Kássio plagiou Saul. Saul até agora não tugiu nem mugiu.

Isso quer dizer mesmo, o quê?!? Que a Crusoé é xereta; que Bolsonaro escolheu Kássio; que Kássio está cada vez mais à altura da nossa imaculada e infalível Magda Corte de Justiça

04.

QUANDO SETEMBRO PASSOU...

Agora, meados de outubro, sabe-se pelos maiores laboratórios de clima e temperatura desse planeta que “setembro foi o mês mais quente já registrado na história do mundo”. Ah, esses laboratórios não existiam no tempo dos dinossauros. De lá para cá, quem mais andou acertando umas previsões lá que outras, foi só o Nostradamus.

05.

OLHA O TROCO

Luiz Fux, relegado a um obscuro plano na escolha de Kassio para o lugar do decano curto que não deixa saudade, já começou a dar o troco. Em nome da operação ‘chega pra lá’ na herança maldita do processo contra o clã Bolsonaro, Fux acaba de fuxicar singelamente a proposta de que “inquéritos voltem a ser analisados no plenário do STF”. 

Se a ideia se cria, a indicação de Kassio passa a ser muito mais um reles penduricalho no supremo cabide de emprego, do que uma garantia de procrastinação perpétua para os feitos dos Filhos do Capitão.

06.

CRÍTICAS...

Bolsonaro, em defesa do seu predileto Kássio Marques: “É uma boa pessoa, levando-se em conta as críticas que vem sofrendo”. Epa! Crítica é uma coisa; denúncia é outra. Nem se trata de assassinato de reputação nem nada. 

O currículo do cara não o recomenda para uma vaga de caixa de banco, que dirá para um lugar no Olimpo dos suprassumos... Mas, essa Corte que aí está, merece.

07.

EUROPA E MERCOSUL

Europeus mandam avisar que só sai acordo com o Mercosul se houver mudanças na agenda ambiental. Ah, tá. Fica combinado então que pra nós tanto faz dar na cabeça, como na cabeça dar: Mercosul não é Brasil e a Amazônia brasileira não é do Merdosul.

08.

FUX, O ALVO

Luiz Fux já começou a fuxicar sua longa jornada noite a dentro para ser o paladino da Justiça e trabalhar como um Moro da Lava-Jato no Supremo. Já chutou o pau da oca que abrigava os morubixabas do ‘acordão’ anti-Lava-Jato. É o mais novo alvo fixo dos assassinos de reputação.

09.

CAMA DE GATO

Estive na ‘quadra comercial’ aqui do Condomínio. Deparei-me, na entrada de uma loja de revistas e beliscatessens, com uma solitária banca de jornais analógicos. Ali estavam, amarelados, exemplares do Correio Braziliense, Folha de S. Paulo, Estadão e até do gratuito Extra.

Curioso indaguei da balconista: - Ainda tem quem compre jornais? Ela, de bate-pronto, respondeu: - O pessoal que leva um que outro desses aí diz que lê, mas leva mesmo é como papel-jornal, para fazer cama de gato.

10.

ROL DE ROUPA SUJA DO DESGOVERNO LULADILMÁTICO

E aqui vai, para cumprir o prometido, a relação dos 30 mais recentes escândalos daqueles 110 consumados nos anos de poder e desgoverno de Lularteiro e Dilmandioca Katavento, com o auxílio luxuoso do pandeiro de Michel Docas Temer. Nessa listagem, dá para notar, a Lava-Jato já tava que tava...

  1. Escândalo dos Gastos de Combustíveis dos Deputados – pura injustiça;
  2. CPI da Imigração Ilegal – ninguém sabe, ninguém viu;
  3. CPI do Tráfico de Armas – que Farc coisa nenhuma, isso era coisa do PCC;
  4. Escândalo da Suposta Ligação do PT com o PCC – aí já foi perseguição;
  5. Escândalo da Suposta Ligação do PT com o MLST – pura maldade da oposição;
  6. Operação Confraria – Esquema de licitações fraudulentas e desvio de verbas;
  7. Operação Dominó – Desvio de recursos públicos;
  8. Operação Saúva – Esquema de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro;
  9. Escândalo do Vazamento de Informações da Operação Mão-de-Obra – As empreiteiras não tinham nada a ver com isso...  Tinham tudo;
  10. Escândalo dos funcionários federais empregados que não trabalhavam – Ora, aspones bancando os cabos eleitorais e ‘operadores’ de propina;
  11. Mensalinho nas Prefeituras do Estado de São Paulo – pura intriga da oposição;
  12. Escândalo dos Grampos no TSE – ‘Vazamento’ é a mãe do Badanha;
  13. Escândalo do Dossiê – Mais uma grave crise política do des/governo Lulatroz;
  14. ONG Unitrabalho – Ah, perguntem para o Luiz Marinho, e para a então líder do PT no Senado, Ideli Salvati, sobre o repasse de verbas públicas à insuspeita ONG Unitrabalho;
  15. Escândalo da Renascer em Cristo – Aleluia! Aleluia! Salve, todo mundo salvo;
  16. CPI das ONGs – Besteirinha, tanto é que tá tudo aí, né não?!?
  17. Operação Testamento - compra e venda ilegal de moeda estrangeira, operacionalizada a partir de empresa de turismo;
  18. CPI do Apagão Aéreo na Câmara dos Deputados – Se não fosse na Câmara seria aonde?!?
  19. CPI da Crise Aérea - Depois da Câmara, só poderia vir a crise no Senado;
  20. Operação Hurricane - Operação Furacão, em bom português – A PF desbaratou a máfia dos caça-níqueis;
  21. Operação Navalha - A Operação Navalha deflagrada pela Polícia Federal do Brasil no dia 17 de maio de 2007 desbaratou esquemas de corrupção relacionados à contratação de obras públicas feitas pelo governo federal. As supostas acusações levaram à queda do ministro de minas e energia Silas Rondeau;
  22. Operação Xeque-Mate – Desvios de recursos em Câmaras de vereadores e máquina pública aparelhada;
  23. Operação Moeda Verde -  Polícia Federal brasileira que investigou a negociação de licenças ambientais na cidade de Florianópolis. Crimes contra a ordem tributária, falsificação de documento, uso de documento falso, formação de quadrilha, corrupção e tráfico de influência.
  24. Caso Renan Calheiros – Esse pode ser o Caso da Mônica Veloso, ou do Sérgio Machado na Transpetro – dinheiro rolando como propina para um caso e para o outro e todos os outros também;
  25. Operação Sétimo Céu – Tráfico de Drogas pelas grandezas dos Pampas;
  26. Operação Hurricane II, a Furacão II – Mais do mesmo;
  27. Caso Joaquim Roriz, a popular Operação Aquarela – Coisas do Roriz & Cia. Bela, com o BRB e suas circunstâncias;
  28. Operação Hurricane III ou Operação Furacão III – O mesmo de sempre para quem quer e gosta;
  29. Operação Águas Profundas, tida e havida como Caso Petrobras – besteira, pura perseguição política;
  30. Escândalo do Corinthians, ou caso MSI – Patrocínio do Urucubaca que assistia tudo de camarote.

7 de out. de 2020

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

PRIMEIRA GRANDE FUXICADA

NOS SUPREMOS FILHOS DA PAUTA

Pois, de repente, até parece que a luta continua, meus preclaros parceiros facebucaneiros! Essa fuxicada que devolve ao plenário do Supremo o julgamento de denúncias e ações penais, me caiu como uma luva no modelito de uma estratégia de Luiz Fux para esvaziar a frente contra a Lava-Jato na temível e despudorada Segunda Turma da Magda Corte, comandada pelos hediondos Gilmuar e Levianowski.

A mudança veio quebrar a corrente pra frente que a canetada de Bolso inscreveu Kassio Marques naquela pandilha, manobra que fortaleceria a turma braba que só pensa naquilo: acabar com a Lava-Jato.

Nas últimas semanas, durante a licença médica de Celso de Mello, com apenas quatro votos e sob o regime de ‘empate a favor do réu’ a Lava-Jato foi massacrada com uma coleção de derrotas na famigerada Segunda Turma, habitat natural dos processos do Petrolão.

Com a alteração processada por Luiz Fux, o imponderável e demolidor Gilmuar, presidente da formidanda Segunda Turma, perde o poder de pautar o julgamento das denúncias e das ações penais, recurso que pode torcer e distorcer o resultado das decisões, ainda mais quando algum dos seus duros membros está ausente.

A tal de luz no fim do túnel que não é o trem que vem de lá, parece-me que está surgindo com Luiz Fux, que na sua cerimônia de posse prometeu fortalecer o combate à corrupção. Ele passa assim, a agendar a data e também a participar das decisões, uma vez que, por tradição e até um certo bom senso, o presidente do STF não integra nenhuma das duas turmas. Não integra, mas em caso de empate, tem o Voto de Minerva.

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

A BRONCA

A grande bronca dos que se apropriaram do Brasil é que Bolsonaro está se coligando com o Centrão e não com os lulabastardos do PT.

02.

RENAN CALHEIROS E O MAIOR ADVERSÁRIO DA LAVA-JATO

William Waack, jornalojista-âncora da CNN-Brazil, veículo à parte do Consórcio de Coveiros da Notícia, ouviu do caubói das Alagoas, Renan Calheiros, a quem foi ‘entrevistar’ para, surpreendente ou maldosamente, colher aplausos a Bolsonaro:

“Ele já encadeou várias medidas, desde o Coaf, a questão da Receita, a nomeação do Aras, a ‘demissão’ do Moro, agora a nomeação do Kassio. É o grande legado que ele pode deixar para o Brasil: o desmonte desse sistema”.

E perguntado se estaria dizendo que Jair Bolsonaro é hoje o principal adversário da Lava-Jato, Renan calhordamente respondeu: “Ele é um adversário – não sei por quê, mas não importa – desse estado policialesco. Espero que ele continue dessa forma”.

Claro que Renan sabe por que Bolsonaro é o adversário do que ele chama de ‘estado policialesco’. Não diz, porque ele gosta do estado de gandaia que, mesmo sabendo das maracutaias calhordas, ainda não o tirou do Senado e o colocou na cadeia.

RODAPÉ – Bolsonaro pode até ser o maior adversário da Lava-Jato, mas o maior adversário do governo que vai aos trancos e barrancos é Bolsonaro ser mais Pai dos Filhos do Capitão do que presidente da República.

03.

TRAPALHÕES

Não há nada que atrapalhe mais o até ontem merecido conceito de que Bolsonaro é um paladino na prometida luta contra a corrupção do que o presidente ser Pai dos Filhos do Capitão.

04.

TROPEÇO & SOBREVIDA

Quando Moro caiu, Bolsonaro tropeçou na fama de combate à corrupção de casaca. Não há como varrer a sujeira, escondendo os filhos embaixo do tapete. Bolsonaro está numa sinuca de bico.

Por ser cada vez mais Pai dos Filhos do Capitão do que o presidente da República que se elegeu com a bandeira da guerra contra a corrupção, Bolsonaro dá sobrevida imune e impune aos corruptos de casaca, toga e colarinho branco que roubam e deixam roubar esse país.

05.

NEM CONTRA, NEM A FAVOR, MUITO PELO CONTRÁRIO, OU: 

SERENATA NÃO É RETREITA

E, por favor, caros amigos, não confundam serenata com retreita. Não sou contra Bolsonaro ou a favor de Moro, sou contra o fim da Lava-Jato, única saída para restaurar a moralidade na coisa pública brasileira. A quem pode interessar o fim da Lava-Jato?!?

Em 2018, Bolsonaro foi eleito claramente influenciado pela pauta de combate à corrupção. Atravessamos 2019 e estamos pra lá da metade de 2020 sem conseguir aprovar reformas que ataquem de fato as raízes do maior problema que nos leva a ser um povo de remediados, ao invés de entrarmos no primeiro mundo.

Estamos a um passo das eleições para 5.570 prefeitos, outros tantos vices e quase 60 mil vereadores e todos, sem exceção, se apresentam como portadores de passado limpo, comprometidos com o combate à corrupção e com o respeito aos ‘valores democráticos – seja lá o que isso signifique na boca dessa pandilha.

Não seja escravo dos amos e senhores dos partidos políticos, arapucas sem transparência e sem um pingo de democracia interna. Então, por favor, não confundam serenata com retreita.

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

 Porque hoje é quarta-feira / Somos uma legião de farsantes; / Porque hoje é quarta-feira / Não vivemos sem bajular governantes.

01.

CAROL SOLBERG

A politicalha derrota o esporte. Com politiquice o vôlei morre na praia.

02.

BANDIDO COVARDE

Depois de torcer publicamente para que Jair Bolsonaro morresse em decorrência do coronavírus, o jornalojista Hélio Schwartsman, colunista do jornaloja Folha de S. Paulo, voltou a atacar um presidente da República. Dessa vez, em mais uma coluna vertebrada, ele desejou a morte de Donald Trump... 

Ah, esse tipo de perigo social a gente conhece muito bem. Quando um sujeito deseja a morte de alguém – seja um Bolsonaro ou um Donald Trump – esse cara não passa de um assassino que não tem coragem de matar.

03.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

E se Carol Solberg gritasse “Volta Lula! ”?!?

04.

DESMORONANDO

Não gostei e continuo não gostando do jeito que Sérgio Moro saiu atirando contra o Governo ao qual pertenceu.

A decepção com Moro começou a me pegar pelo pé e ‘desmoronei’ no exato momento em que ele trocou a Magistratura pela politicambada, na doce ilusão de que, como ministro da Justiça, poderia realizar o sonho de transformar a Operação em Movimento Nacional Lava-Jato.

Ele apenas facilitou e acelerou o fim da guerra contra a corrupção de casaca que vive à sombra das togas imortais.

05.

TEREMOS 27 ANOS DE KÁSSIO

Kássio diz que ‘prisão em segunda instância’ é questão para ser resolvida pelo Congresso. E disse mais: que acha ‘pouco’ duas condenações para consagrar a cadeia como punição do condenado.

Boa bisca. Já deu o tom do que teremos no cardápio supremo pelos próximos 27 anos: todo submundo de colarinho branco em regime de procrastinação perpétua. O correto e justo, seria a prisão em primeira instância; ou, então, todos os juízes de primeira instância estão sob suspeição.

Seus concursos públicos e sua qualificação não valem nada diante do poder absoluto de 11 cortesãos escolhidos a dedo pela pior safra de presidentes que uma República democrática consegue aguentar.

06.

FAÇA POR MIM

Esse medo deplorável e cômodo de sofrer a volta da Lulapetelhagem ao poder é coisa de quem não tira os fundilhos da cadeira. Nossa vida mansa precisa de um governo que faça tudo por nós, a qualquer custo. Tradução: “Comendo é bom! ”. No fundo, no fundo, nos acostumamos a ser mendigos de governantes. Ou temos um governante, a qualquer custo, ou não somos nem temos ninguém.

07.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Desde 1985, quando Sarney virou presidente pela morte de Tancredo, que o povo brasileiro mostra o seu verdadeiro caráter quando pensa que está no poder porque chegou ao governo; não se dá conta de que o poder de cada governante só será legítimo se vier do próprio povo. 

Quando foi que o povo brasileiro foi governo: com Sarney, com Beira-Collor, Itamar, FHCera, Lulamaçal, Dilmandioca Ventoinha, Docas Temer?!? Está sendo agora, com Bolsonaro, Alcolúgubre, Rogringo Mala, Toffolião, Gilmuar Richelieu?!?

08.

INTOLERANTES

Quando intolerantes, somos todos meio Lulavagens ou meio Bolsonaros, ou pior ainda: muito Lulavagens ou muito Bolsonaros. Enquanto animais sociais, deixamos de lado a lei maior da convivência: a tolerância mútua.

Queremos que todos pensem da mesma maneira: do jeito que nós pensamos. Há um verso no cancioneiro nordestino que recomenda sair por aí a ‘respirar o mundo, aspirando liberdade’.

09.

SOCIEDADE & GOVERNO

O tempo não perdoa nada daquilo que se faz sem ele. Faz tempo já que estamos fazendo de tudo para nos conformarmos em conviver com uma perniciosa porção da sociedade corrompida que não consegue ser feliz sem ter um governo que não seja corrupto. Ainda bem que há um resto de sociedade que não se conforma com o desmanche da Lava-Jato.

10.

MAIS 20 ESCÂNDALOS LULADILMÁTICOS:

Eia pois, mais um rol de roupa suja, dos áureos tempos de Lulavagem e Dilmandioca, no poder, com o auxílio luxuoso do pandeiro do MDB de Michel Docas Temer, esquecidos hoje pelo ávido Consórcio dos Jornalojões Fúnebres. E pior que isso: assimilados e tidos pela sociedade brasileira como ‘’coisas do passado’’...

1.    1. Caso Toninho da Barcelona – uma jogadinha de pura sorte;

  1. Escândalo da Gamecorp-Telemaro singelo e grandioso Caso Lulinha;
  2. Caso dos Dólares de Cuba – Uma ova! Dólares do BNDES;
  3. Doação de Roupas da Lu Alckmin esposa do chuchu Geraldo Alckmin;
  4. Doação de Terninhos da Marisa da Silva – a falecida esposa de Lulamaçal;
  5. Escândalo da Nossa Caixa – Deles, pô! Deles!
  6. Escândalo da Quebra do Sigilo Bancário do Caseiro Francenildo - Quarta grave crise política do governo Lulambança. Caso caseiro Francenildo;
  7. Escândalo das Cartilhas do PT – do PT e do Fernandinho HaHaHaddad;
  8. Escândalo do Banco BMG – exclusividade de Empréstimos para aposentados;
  9. Escândalo do Proer – coisa da Dilmandioca Sapiens;
  10. Escândalo dos Fundos de Pensão – foram fundo ao fundo do poço;
  11. Escândalo dos Grampos na Abin – e aí pegaram no pé dos aparelhos;
  12. Escândalo do Foro de São Paulo – Ah, coitado do juiz Lalau e pobre Luiz Estevão;
  13. Esquema do Plano Safra Legal – o rombo foi da Máfia dos Cupins;
  14. Escândalo do Mensalinho – que coisinha bem mesquinha, né não?!?
  15. Escândalo das Vendas de Madeira da Amazônia – o conhecido e já esquecido Escândalo do Ministério do Meio Ambiente;
  16. CPIs Abafadas pelo Governo Alckmin – foram só 69 CPIs enterradas em São Paulo;
  17. Escândalo de Corrupção dos Ministros no Governo Lulamaçal – tudo perseguição;
  18. Crise da Varig – Varig, Varig, Varig...
  19. Escândalo das Sanguessugas – apenas a quinta grave crise política do governo Lulábaro ostensivo e estrelado. Podem chamar de Operação Sanguessuga, ou Escândalo das Ambulâncias que prontamente serão atendidos.

6 de out. de 2020

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

PAVONEIO

Esse regabofe promíscuo e infeccioso de domingo, com Bolsonaro e o que há de pior nos poderes constituídos, lá na mansão de Toffolião, antigo leguleio e agradecido fanático torcedor do PT, é a mais completa e reveladora tradução do inferno que Sérgio Moro passou quando saiu da Magistratura e entrou no Governo: o fim do combate à corrupção.

Daí para a frente, o que aparecer com a forma de Lava-Jato, será apenas o apanágio da enganação; terá apenas o vento vistoso e inócuo de uma cauda de pavão.

RODAPÉ – O lado bom da precipitada aventura de Moro é que hoje, defenestrado do ideal de implantar o Movimento Nacional Lava-Jato, ele não é um segregado, como tentam fazer crer. Moro não é sequer, nem muito menos um degredado – eis que ao não estar metido nessa promiscuidade, não sofre o castigo brutal e desmoralizante de não poder estar sozinho.

02.

LEALDADE

Lealdade não é começo nem fim; é o meio.

03.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Alguém aí, ainda tem dúvida de que, nas mãos de quem se encontra, a Lava-Jato acabou?!?

04.

O ALÇAPÃO INIMITÁVEL

Procuro e procuro; ando à cata para cima e para baixo e não encontro nem no meio dos muitos mais de 300 picaretas da Casa do Povo, nem por entre os 10 outros habitantes da Morada dos Nobres, nem tampouco nas cavernosas sedes dos partidos políticos, muares à altura da perniciosidade republicana de um só, um único e indivisível Gilmuar.

Se Gilmuar, O Coisa, não pertencesse à raça humana, seria um alçapão atopetado de más intenções.

05.

PROMÍSCUA OBSTINAÇÃO

Que me perdoem – e duvido que o façam – os bolsonaristas obcecados – e só os obcecados - porque não consigo engolir essa pílula de governabilidade que Bolsonaro, em fartas doses de promiscuidade com o crime de casaca, está prescrevendo a seus fiéis seguidores.

Mas vou adiantando desde já e desde aqui que reconheci e respeitei essa fidelidade que se chamava perseverança quando Bolsonaro era uma boa causa...

Agora que Bolsonaro envereda por uma causa sobrecarregada de gente ruim e objetivos piores, essa fidelidade se chamaria obstinação, o estágio que falta para o fanatismo, o mais forte traço de nosso caráter que botamos a perder.

RODAPÉ NOS PRÓPRIOS FUNDILHOS - Quando penso no Lulapetrechamento dessa nação, sei do que falo em termos de obstinação quase fanatismo. Mas, sem promiscuidade.

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é quarta-feira /  Há abraços e queijos à vontade / Porque hoje é quarta-feira / pedem desculpas na fogueira das vaidades

01.

FAZ DE CONTA

E então, depois de muito esparramo e fogaréus de vaidade, Rogringo Botafogo Mala e Paul Breguedes se encontraram nesta segunda-feira e um acreditou em tudinho, tudinho que o outro tinha para dizer e não disse. E aí, como se fossem sinceros e puros, um pediu desculpas públicas ao outro e vice-versa. Politicalha é isso.

02

PIX

Pix – novo meio de transações bancárias... Pix que pariu, mais uma modernidade eletrônica e virtual para me deixar mais atarantado ainda. Dizem os arautos que, em 9 horas foram realizados mais de 3,5 milhões de cadastros. Isso eles disseram ontem no início da tarde. Estão repetindo os mesmos dados quase 24 horas depois.

03.

COM AÇÚCAR...

Donald Trump afinal deixou mesmo o hospital e se foi para a Casa Branca. Ah, com açúcar até eu. Trump voltou valentemente para a Casa Branca, mas pode chamar de Hospital de Campanha que é mais correto.

04.

GABARITO

Kássio Marques procura apoio no Senado antes da sabatina para virar morubixaba na Taba da Toga. Sinais de fumaça avisam que pode ser troca de gabaritos.

05.

A NOTÍCIA

Bolsonaro volta a defender quase que com unhas e dentes a escolha de Kássio para o Olimpo dos semideuses da Justiça brasileira. Mas, pô, a notícia não é esta. A notícia é que seja lá quem quer que seja esse mais novo predileto do presidente da vez, os jornalojistas do Consórcio de Coveiros da Notícia continuam assassinando a mais nova reputação exposta no mercado.

05.

ENTREMENTES...

O pessoal não está indo como antes à vacinação contra a poliomielite. Morre de medo de pegar Covid-19.

06.

AUTORIA

O candidato russo diz que foi envenenado por Vladimir Putin. Trump diz agora que, naquele debate fajuto de TV, o Joe Biden tossiu nas costas dele.

07.

MENOS ELE

Bolsonaro já falou com meio mundo e até com o submundo de gilmuares e seus genéricos; o Kássio já quis falar com todo mundo. Mas tanto quanto seu padrinho presidente, não deu a menor importância até agora ao presidente da Corte, Luiz Fux. É como se Fux fosse a rainha da Inglaterra que não fuxica nem sai de cima.

08.

VERDADE CHINESA

Nada menos do que 425 milhões de chineses viajaram no primeiro feriadão pós-chegada da pandemia. Daqueles que vi na TV nenhum usava máscara. Acho que só pelos olhos nem eles conseguiam se identificar. Os chineses sabem muito bem como se comportar diante das coisas que sua milenar sabedoria cria. O show de fogos e luzes vai perdurar até o dia 8. Essa é mais uma verdade chinesa.

09.

UM ADEUS PARA O DECANO

Luiz Fux sai da toca e, do alto de sua toga presidencial suprema, decide que o STF julgará nesta quinta-feira como será o depoimento de Bolsonaro, um reles presidente da República, sobre sua interferência na Polícia Federal.

Depois do gelo que tem levado de Bolsonaro, o mínimo que ele pôde fazer foi dar ouvidos e voz ao decano curto Celsinho de Tatuí que, precisava de uma sessão solene, para sair com pompa e circunstância do círculo de dançarinos da chuva da Taba da Toga da Mironga. Na verdade, não será um adeus solene; será uma melancólica despedida.

10.

SEM CAIXINHA

E então, desde sexta-feira com coronavírus, Trump – o bom filho à Casa Branca torna. Pelo que me foi dado observar estava meio abatido, respirando assim-assim, cansado e amedrontado, mas com cara de valentão. Em momento algum mostrou uma caixinha de hidroxicloroquina.

11.

INDA QUE MAL PERGUNTE

E aí, as ONGs que catequisam e salvam indígenas na Amazônia, não salvam as pobres almas brasileiras no Nordeste?!?

12.

QUE LINDO

Nunca antes na história dos jornalojas dos canaletes da Globo tinham chegado a tanto: ontem o noticiário foi uma verdadeira peça teatral: as chamas das queimadas brasileiras, como se fossem ‘provocadas pela inércia de Bolsonaro’, serviram de rotunda para o palco do Jornal Nacional. Isso é que jornalojismo, pô!

13.

OS ESCÂNDALOS DA ERA LULADILMANDIOCADA

Então, conforme promessa alhures, eis mais 20 escândalos da era Lulalá-Dilmamá que o Consórcio dos Jornalojões Funestos não falam e não gostam de falar. Não esqueçam, jamais, por um segundo sequer que, o tal consórcio é constituído pelos jornalojões deformadores de opinião O Globo, Extra, Estadão e Folha de S. Paulo, complementado pelos portais G1 e UOL com suas derivações em forma de web mídia. 

01.  Escândalo de Cartões de Crédito Corporativos da Presidência – gandaia oficial;

02.  Irregularidades do Programa Restaurante Popular – O tal projeto de restaurantes populares alimentava as prefeituras administradas pelo PT;

03.  Abuso de Medidas Provisórias no Governo Lulático entre 2003 e 2004 – Foram mais de 300, para quem quer e gosta;

04.  Escândalo dos Correios – Esta foi tida e havida como a segunda grave crise política do governo Lulambança. Foi o propinaço do mensageiro Maurício Marinho;

05.  Escândalo do IRB – coisinha boba;

06.  Escândalo da Novadata – sem data até hoje para expirar;

07.  Escândalo da Usina de Itaipu – ah, falem com a Pereerca Pálida;

08.  Escândalo das Furnas – besteirinha de nada;

09.  Escândalo do Mensalão – e ‘ele’, minha gente;

10.  Escândalo do Leão & Leão - República de Ribeirão Preto ou Máfia do Lixo;

11.  Escândalo da Secom – nada demais, só ruídos de comunicação;

12.  Esquema de Corrupção no Diretório Nacional do PT – pura aleivosia;

13.  Escândalo do Brasil Telecom - também conhecido como Escândalo do Portugal Telecom ou Escândalo da Itália Telecom – nada a ver com os rebentos lualáticos;

14.  Escândalo da CPEM – só mais um;

15.  Escândalo da SEBRAE  também conhecido como Caso Paulo Okamoto.

16.  Caso Marka/FonteCindam – mais um caso; só isso;

17.  Escândalo dos Dólares na Cueca – O PT baixa as calças e mostra a cara;

18.  Escândalo do Banco Santos – coisa de pau ôco;

19.  Escândalo Daniel Dantas - Grupo Opportunity, conhecido Caso Daniel Dantas;

20.  Escândalo da Interbrazil – com zê e tudo.