14 de ago. de 2021

PONTOS A PONDERAR

1ª Edição – 14/08/21 - Sábado

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é sábado / havia uma democracia de enorme comodismo... / Porque hoje é sábado / Ela sumiu e deu lugar ao poderoso Alexandrismo.

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que nunca faltavam no armarinho de farmácia caseira na patente das casas dos nossos pais, as Pílulas de Vida do Dr. Ross, Bromil, Leite de Magnésia Philips, Elixir de Inhame Goulart, Ozonil, Cibazol, Pó Pelotense e Coramina. E ninguém falava em Covid-19, 20 ou 30...

Naquelas priscas eras, eu escutei – e não foi uma vez, nem duas - na Rádio El Mundo, de Montevidéu, uma propaganda fantástica e convincente das Pílulas de Vida do Dr. Ross: “Una píldora... Pun! Dos píldoras... Pun, pun! Tres píldoras... Pun, pun, pun y Brrrrrrrrrrrr... Pronto, se fue la presión de vientre!”.

QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA...

Pois me deu na telha que se foi preso por ‘suposta’ participação numa organização criminosa digital, Bob Jeff é forte candidato a ser fuzilado, assim que a ‘suposição’ seja confirmada.

HISTÓRIAS DO BRASIL

ERA UMA VEZ... Uma democracia de gaveteiros que, empurrada goela abaixo desse Brasil encravado no Cone Sul do mundo, passou a vigorar sob o regime tratoral do Alexandrismo.

É que, surgiu nessa pátria amada logo depois do grito da Independência do Brasil, a então chamada Suprema Corte de Justiça.

Não deve ter sido por nada que, depois da proclamação da República, a ‘Justiça’ perdeu seu digno nome para a denominação ‘Federal’. De SCJ passou a ser STF – uma corte genuinamente ‘federal’, acima do bem e do mal, com supremos poderes, tais como ser um tribunal de última instância, tipo assim um tribunal constitucional, quer dizer, aquele que julga questões de constitucionalidade independentemente de litígios concretos.

Sua função institucional fundamental e precípua é a de servir como guardião da  Constituição-Cidadã de 88, apreciando – longe de casos de polícia - questões que envolvam lesão ou ameaça a suas imprevisíveis e extremas provisões.

E assim é que assim está descrito que o regime democrático foi federalizado pela implantação do Alexandrismo.

Das decisões da Magda Corte como um todo, ou dos bons usos e dos abusos de suas dexisões não cabe recurso a nenhum outro tribunal. É a isso que se dá o nome de Alexandrismo – o golpista regime de governo que hoje padecemos.

01.

BOQUINHA-RICA

E então o filho que defendia Lulavagem como candidato para 2022, foi exonerado da boquinha-rica na Assembléia de São Paulo. Ah, bota o guri de tesoureiro do PT e pronto.

02.

OS ‘ESPECIALISTAS’

‘Especialista’ diz para os jornalojistas do Consórcio da Imprensa Marrom-Glacê que “morte de Tarcísio Meira não é razão para questionar vacina”. Ah, bom, então tá, entre mortos e feridos, estamos todos salvos.

03.

RESPEITO É BOM

Enquanto A-Lei-Xandrão manda prender e arrebentar, o Ministério Público ‘solicita’ a prisão de Flordelis. Ah, que meigo.

Quanta delicadeza; quanto escrúpulo e respeito de um poder pelo empoderado. O Bob Jeff, atingiu com vitupérios as capinhas de Batman dos duendes da Supremacia; Flordelis, só mandou matar o marido na garagem de sua casa.

04.

AS MESMAS RAZÕES DO MESMO DELEGADO

Aras, o Augusto mensageiro do Pai dos Filhos do Capitão, diz que a PGR se manifestou contra a prisão de Bob Jeff por ‘censura à liberdade de expressão’.

Pô, mas ele não viu e nem tá sabendo de nada sobre os motivos que mantém em cana o boquirroto deputado Daniel Silveira, por ordem do mesmo delegado supremo?!?

E outra coisinha mais: Aras não podia perder a chance de agradar ao padrinho velho de guerra, objeto das juras de amor partidário de Bob Jeff ao governo Bolsonaro.

05.

SORRISO HOSPITALAR

Sílvio Santos, o Homem Sorriso, 90 anos de idade, depois de tomar as suas duas doses de vacina, foi hospitalizado ontem em São Paulo, com Covid. Suas filhas, notáveis ‘cientistas’, dizem que ele está bem. E sorrindo.

06.

FLORDELIS NA CADEIA

Flordelis foi presa ontem no Rio de Janeiro. Sem o escudo do foro privilegiado esses rebotalhos sociais que permeiam a nossa política não valem nada. E ainda assim nos custam os olhos da cara.

07.

ALEIXANDRISMO

Bob Jeff já está em Bangu. Mas, pô, a notícia não é esta. A verdade que está nas entrelinhas é que A-Lei-Xandre, o impávido colosso, está cometendo mais uma de suas já habituais arbitrariedades.

O que é que Bob Jeff tem que Lulassaltante, o periculoso presidiário mais solto desse país não tem?!? Luladino anda por aí, porque seus bruxos de toga garantem que o bandido só pode ir pafra a cadeia depois do ‘trânsito em julgado’.

Pelo visto, o trânsito engarrafou para Bob Jeff, do mesmo jeito que se deu com o deputado Daniel Silveira e com o jornalista Eustáquio que só se livrou do cárcere, por um reles acometimento de paraplegia advindo de uns tabefes que recebeu na sua breve e perigosa vida de cárcere.

Bolas, Bob Jeff só deveria ser preso depois de concluída a investigação e se a ‘suposição’ se transformasse em verdade nua e crua. A prisão é o último passo de um processo criminal. Bob Jeff está preso antes de ser julgado e condenado. A-Lei-Xandre continua solto na base do a-lei-xandrismo.

08.

ENTREMENTES...

Na próxima quarta-feira, lá na CPI do Covil de Barroso, se dará a acareação entre Onyx Lorenzaoni e Luís Miranda. Podem até cortar da mãe, mas estão proibido de portar até cortador-de-unha.

09.

ALEIXANDRISMO

Pois então, Aleixandrão mandou prender uma vez mais. No Brasil o Direito que toma o lugar da Justiça é a vontade do delegado de plantão. É a isso que se dá o nome de Aleixandrismo.

10.

O INÍCIO

O Aleixandrismo teve início quando, lá na Caverna das Togas se deu a manobra-golpe que botou o Luladravaz em liberdade e o habilitou a ofender a sociedade dos brasileiros de boa índole, anunciando-se como candidato à Presidência em 2022. Ali ficou patente que os bruxos que vestem toga tudo podem se tudo quiserem.

11.

ENTRE MORTOS E FERIDOS

A mídia marrom-glacê é tão perniciosa e fatal para os destinos do Brasil quanto os bruxos que vestem toga. Só a mídia marrom-glacê e os bruxos. É que entre mortos e feridos nessa onda de alexandrismo há mídia e togados que se salvam..

12.

EPA! OPA!

Estamos sendo vergonhosa e flagrantemente governados por 11 exagerados presidentes da República, sem que ninguém tenha votado neles.

13.

PONTO 13

A Parada 13 é dele.

Quando acabaram com a prisão em segunda instância, ficou sendo preciso ser julgado e condenado para só então ir para a cadeia. E foi isso que se deu com o patrono de honra dos duendes agradecidos. Lulavagem da Silva está por aí, livre, leve e solto nadando de braçada nas águas do trânsito em julgado. Em terra firma, só não pode é botar o nariz fora da porta.

14.

ATÉ QUANDO?!?

Até quando o Brasil que pede justiça para os imperadores que vestem toga e os lularápios de colarinho branco, vai ser humilhado pelo poder desmedido dos presidentes do Senado, um atrás do outro, que sentam em cima dos pedidos de impeachment dessa pandilha de sevandijas?!?

15.

COMO ASSIM ?!?

Como assim?!? A-Lei-Xandre manda prender Bob Jeff alegando que ele participa de uma suposta organização criminosa que atenta contra as instituições que ‘estão funcionando’. Peralá que organização é esta, onde se encontra, cadê, cadê?!? O cara bota na cabeça que existe um fantasma e manda prender e arrebentar?!? É assim é?!?

E assim o caça-fantasmas implanta o alexandrismo. Bolas, extrapolou demais: se Bob Jeff faz parte de uma organização criminosa, isso não seria da alçada da Magda Corte, ficaria nas beiradas de uma Delegacia de Polícia.

O caso só cairia nas desgraças da Grande Corte se, no meio dessa tal ‘organização criminosa’ tivesse alguém com direito a foro privilegiado. Só nesse caso, em homenagem à aberração do tal foro privilegiado, Bob Jeff cairia no colo da sede nacional dos 11 presidentes do Brasil que lá ‘estão funcionando’.

13 de ago. de 2021

PONTOS A PONDERAR

1ª Edição – Agosto, Sexta-Feira,13

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é sexta-feira / não faz mal que seja mais um 13 de Agosto... / Porque hoje é sexta-feira / o brasileiro já sabe bem o que é desgosto.

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que os táxis eram automóveis de passageiros conhecidos como ‘carros de praça’ e a gente pedia para a telefonista do Centro Telefônico encomendar uma ‘corrida’ com o chofêr que ia nos buscar pegar na porta de casa.

QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA...

Me deu na telha que em 2022, a melhor 3ª Via tem quatro mãos: Mourão/Moro... Aí, eu fiquei matutando do que vocês são capazes de fazer numa eleição...

HISTÓRIAS DO BRASIL

ERA UMA VEZ ... Eduardo Campos. Ele era aquele que, em 2014, pretendia ser o presidente dessa nossa República que, então, caiu nas desgraças de Dilmandioca Catavento Sapiens.

Eduardo Campos é, pois, aquele que, neste dia 13 de agosto de precisos seis anos atrás, morreu naquele inexplicável desastre aéreo, em Santos. Marina Morena era então sua vice-cumpanhêra de chapa.

Naquele mesmo dia 13 de agosto, Marina pegou no sono com gosto, ficou no hotel e não pegou carona no indigitado voo. Até hoje, Eduardo Campos não veio puxar os pezinhos de ninguém.

01.

VIOLADO

Barroso, o Pomposo, não tem nada que bancar o comentarista social sobre o tal de voto impresso que já é carta fora do baralho. Ele tem é que parar de mentir descaradamente que o já violado sistema de votação eletrônica é inviolável.

02.

A FORÇA DO HÁBITO

Canalhice daquela plateia de hipócritas no plenário da CPI do Covil, prestando homenagem póstuma a Tarcísio Meira. Os pandilheiro aproveitaram para botar a culpa no Pai dos Filhos do Capitão que ‘atrasou’ a vacinação no país.

O lado bom daquela patacoada é que, pelo menos por um minuto eles ficaram em silêncio e não enganaram ninguém. Na verdade, eles aproveitaram para roubar alguns segundos. O minuto deles teve menos de 50 segundos. Foi a força do hábito.

03.

DEMOCRAFRIA

A nossa democracia de gaveta é movida a voto. Então, minha gente, é só fraudar a contagem e pronto, estamos numa democrafria. E daquilo que agora desconfiamos, graças ao esparramo que o Bolsonaro provocou, os cortesão de toga e a pandilha de colarinho branco já estão carecas de saber e fazer. Nossa democracia é a maior fria.

04.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Na pequena urna eletrônica o voto sai como urina?!?

05.

VETERANOS DE GUERRA

De quatro em quatro anos o eleitor vai com a arma do povo para a batalha das urnas. A politicalha beligerante, armada até os dentes, metralha a sociedade e sai ilesa e empoderada, só com os arranhões morais de sempre.  Entre mortos e feridos, só os políticos se salvam. São veteranos de guerra. Na realidade, não nos deixam em paz.

06.

CPI DA ESBÓRNIA

Ao se defrontarem com o líder do governo na Casa dos Mais de 300 Picaretas batizados por Luladravaz da Silva, os sevandijas da CPI do Covil de Barroso, sentiram que o barraco seria de igual para igual.

Aí o barraco de sempre virou esbórnia generalizada. Os grandes inquisidores de sempre, para não fazerem como seu ícone o Vaqueiro Renan Calhorda que, acovardado, comeu em tranca, bagunçaram tudo muito mais do que habitualmente bagunçam.

A sessão foi interrompida. E o grande Omar Aziz, portador de infectada reputação, ameaçou peremptório que, numa próxima sessão de bate-boca, o on tem convidado Ricardo Barros será ‘convocado’. Sabe quando isso vai acontecer?!? No dia em que Bolsonaro for mais presidente da República do que Pai dos Filhos do Capitão.

07.

O GOZO DO HACKER

O STF decidiu: Bolsonaro será investigado por divulgar inquérito sigiloso da Polícia Federal. Pois, mais do que nunca, o tal inquérito agora passa a ser a prova indesmentível da invasão do sistema de votação nas urnas eletrônicas ‘indevassáveis’.

No duro e na batata, é a prova de que Barroso, o Pomposo, mentiu e continua mentindo descaradamente.

O sistema foi invadido e devassado pelo hacker que gozou mais de dois meses lá dentro e o Barroso não deu um ‘ai’, não deixou escapar um gemido sequer.

08.

3ª VIA

MOUMO, ou MOMOU... Daqui pra lá, Mourão & Moro; de lá pra cá, Moro & Mourão. Em se criando, o bicho vai pegar.

09.

DAS DUAS, AS DUAS

E então dá-se que a cada dia aparece alguma autoridade de ocasião, ou uma dessas ‘celebridades da quarentena’ atestando que ‘não há provas de fraude’ no sistema de urina eletrônica. Sai tudo nas fraldas. Das duas, as duas: 01) Não se trata de urnas, trata-se de violação; 02) os grandes dissimuladores não deixam pistas.

10.

SIM, OU NÃO...

Ei, Dr. Barroso... Só nos diga uma coisinha de nada: O sistema eletrônico de votação foi invadido, ou não?!?

11.

O FUTEBOL TEM DISSO...

FLUMINENSE 2X2 BARCELONA LONA

Assistindo ontem ao Fluminense contra um Barcelona ‘falsa baiana’, antes de me recolher ao leito no intervalo do primeiro para o segundo tempo, cheguei à conclusão de que o Tricolor das Laranjeira só não parece o Vasco jogando, porque Vasco é Vasco e o resto é o resto.

12.

O PODER DOS FUNDILHOS

Apesar de toda pompa e circunstância dos cortesão da Magda Corte, há e sempre haverá nessa republicana pátria, amada Brasil, um poder que sobre suas togas mais alto se alevanta: é o ocasional presidente do Senado.

É ele que tem o poder botar sob seus fundilhos todo e qualquer processo de impeachment, ou coisa que o valha, contra os bodosos pomposos que hoje descaradamente governam o Brasil.

13.

PONTO 13

A Parada 13 é dele.

Recebi um zap do Garanhão de Pelotas: “Sei lá, mas acho que seria até bem pior para o Brasil se o Lulalambique gostasse mais dos pobres do que ele gosta de cachaça”.

12 de ago. de 2021

PONTOS A PONDERAR

2ª Edição – 12/08/21 – 5ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

IDENTIDADE NACIONAL PARA A 3ª VIA

Gay é estrangeirismo... Então que nome tem aquele que acha que o Gênesis – a História da Humanidade está mal contada?!?

Então, por favor, deixem o ‘gay’ pra lá e se apresentem à brasileira. Logomarca é que não falta: alegre, veado, bixa, boiola, baitola, maricas, travesti, bissexual, drag queen, biba, bilora, gazela, entendido.

RODAPÉ DO GÊNESIS - ...Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”. Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome. 

Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse.

Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a levou até ele. Disse então o homem:

“Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada”.

Então, pronto. Deus fez uma mistureba bípede. É a 3ª Via. Mas, gay é versão estrangeira. Essa 3ª Via só precisa classificar-se, identificar-se à brasileira. Dizer-se ‘gay’ é pura viadagem.

SCRIPTUM POST – A Bíblia bem que poderia ter sido menos esfíngica quando tratou do primeiro furto cometido na história da criação da humanidade: a costela do homem adormecido.

PONTOS A PONDERAR

1ª Edição – 12/08/21 – 5ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é quinta-feira / Olhando assim, por cima, ninguém diz / Porque hoje é quinta-feira / Mas na Câmara só tem colega da Flordelis.

PRISCAS ERAS

Eu sou do tempo em que os padres usavam batina, celebravam os batizados e as missas em latim e ninguém comungava sem antes confessar os pecados.

QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA...

A PEC do Voto Impresso era para ser PEC da Contagem Pública. Simples assim. Mas, pensando bem, quem sabe, ao invés de um cabo e um soldado, a gente conta com um general e um batalhão?!?

HISTÓRIAS DO BRASIL

ERA UMA VEZ...  Eu. Sim, era uma vez... Eu. Eu nasci em 1939, quando eclodiu a Segunda Guerra Mundial, exatos 25 anos depois de minha mãe, Evalda Thereza que veio ao mundo em 1914, quando estourou a 1ª Grande Guerra.

Assim como ela, eu também juro por "essa luz que me ilumina" - como jurava Nei Feijó, o conhecido Canelão, filósofo das quebradas - que nem eu e muito menos dona Evalda tivemos qualquer coisa a ver com isso.

Quero dizer apenas que, naquelas duas épocas de pós-guerra, não se passava fome e, até pelo contrário - salvo o pão, escuro e endurecido pela escassez da farinha e do fermento - se comia do bom e do melhor.

É que, 90% do que vinha para mesa saía dos quintais de nossas casas. Pelotas era uma cidade emergente, cercada de quintais por todos os lados. E tinha uma enorme vocação colonial. Tanto quanto um entreposto comercial, era uma cidade de sólida produção agrícola e boa vida pecuária.

Aí vieram os tambos; e vieram os colonos para o colégio e a região rural da minha pátria pequena que deixei no Sul foi se esvaziando e, a pouco e pouco, paulatina e rapidamente a ‘Colônia’ descobriu que era mais bonito viver de turismo.

Hoje, não vive, sobrevive disso aos trancos e barrancos, com enorme saudade dos tempos campesinos e da vida de gado, quando não havia pandemia nem quarentena.

O que eu quero dizer é que hoje, a velha geração se contenta com a distância dos filhos e netos, desfrutando de tudo quanto lhe sobra do pequeno salário da grande aposentadoria rural.

O que quero dizer mesmo é que seus filhos e netos gostam mais de viver na cidade gozando uma degradante bolsa família, na esperança de ter um dia a sua casa, sua vida, do que usar a digna enxada, ou viver as manhãs de ordenha e as tardes da volta do rebanho aos currais que um dia fizeram Pelotas ser uma cidade pungente e rica.

Nasci em Pelotas, durante a Segunda Guerra Mundial, comi do bom e do melhor. Os dias de feira eram todos os dias, sem sair de casa, num rotineiro passeio pelo quintal colhendo frutas e legumes, nesses pequenos e férteis pedaços do solo brasileiro onde, em se plantando, tudo dá.

Parece mentira, tenho saudade daqueles tempos difíceis. Eram bem melhores do que são os dias atuais.

01.

QUEIMA O RABO DO PAVÃO

Barroso, o Bodoso: “Eleição não se vence, se toma”. É a mesma sede insaciável de poder do Zé Dirceu, Guerrilheiro de Festim. Alguém aí, bota um fermífugo qualquer na champanhota do pavão, só para queimar e desarmar o leque aberto bem ali, onde as costas perdem seu digno nome.

02.

CASSARAM FLORDELIS

Flordelis, por mandar matar o marido, teve o mandato cassado pelo auxílio luxuoso do pandeiro de 437 dos seus colegas de atividades. O suplente de Flordelis é Jones Moura (PSD). Vereador de segundo mandato no Rio de Janeiro, ele tem 47 anos e é guarda municipal. Já deveria ter prendido Flordelis há muito tempo. Não estranhe: é que no Brasil se pode tudo e não se faz nada

03.

MORRE PAULO JOSÉ

Morreu ontem, aos 84 anos, o ator e autor de cinema e televisão, Paulo José. Há muitos anos padecia do Mal de Parkinson. Morreu de pneumonia. Grande ator; grande pessoa.

04.

O VOTO

O voto, tido como a arma do povo é a armadura da politicalha. O escudo fica nas mãos do cavaleiros da tropa das togas. A sociedade vai à luta com pólvora seca. Adivinhe quem ganha.

05.

ENTREMENTES...

A Casa dos mais de 300 picaretas dedurados por Lulassaltante da Silva quando deixou de ser um deles para subir a rampa do Planalto e ser o que sempre foi, rejeitou ontem o ‘distritão’ e aprovou as inofensivas ‘coligações’ na PEC da Reforma Eleitoral. Estamos futricados e mal pagos, outra vez.

 06.

CPI DOS BANDIDOS

E então a CPI dos bandidos quer punir a empresa quié vende ivermectina e age como se a Pfizer fosse a Madre Tereza de Calçcutá e não tem lucro nenhum com as vacinas sem comprovada segurança e eficácia. Como é que um país aguenta uma pandilha de sevandijas como essa, mandando e desmandando, fazendo e acontecendo?!?

07.

JÁ VAI TARDE

O filho mais novo do presidiário mais solto desse país, Lulassalteador da Silva, o Luís Cláudio Lula da Silva, foi exonerado de seu cargo comissionado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

A informação foi confirmada em edição do Diário Oficial do Estado da última terça-feira, 10. Apesar de confirmar a exoneração de Luís Cláudio, o documento não especifica as razões pelas quais o filho do petista deixou seu cargo na Assembleia.

Luís Claúdio utilizava suas redes sociais para apoiar a candidatura do pai para as eleições de 2022. Isso não quer dizer nada. O que a gente precisava saber, é como Luís Cláudio se sairia no concurso público que não fez para chegar ao tal cargo comissionado lá no gabinete do deputado estadual lulapetrechado, Emídio de Souza.

Coitado, do Luís Cláudio, vai ficar desempregado.

08.

MORO E A CADEIA DE LULASSALTANTE

Um dos grandes erros de Sérgio Moro foi quando ele mandou Lulavagem para a cadeia. Errou feio. Cometeu um erro imperdoável.

Determinou, em respeito à liturgia do cargo de presidente, que o corrupto especialista em lavagem de dinheiro, cum prisse a pena na hotelaria da Polícia Federal, em Curitiba.

Deveria ter mandado Lulassaltante, um delinquente de alta periculosidade, para um presídio de segurança máxima, em regime de trabalho forçado que lhe garantisse pelo menos pão com mortadela, nos primeiros 10 anos de cárcere.

9 de ago. de 2021

PONTOS A PONDERAR

1ª Edição – 09/08/21 – 2ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é segunda-feira / A ‘ciência’ nesta pandemia está danada. / Porque hoje é segunda-feira / Além de água e sabão, ninguém sabe nada.

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que, todos frajolas e faceiros, os pais celebravam os 15 anos de idade das suas filhas bancando o tradicional ‘Baile das Debutantes’, no melhor clube social da cidade, com as melhores e mais tradicionais orquestras.

Em Pelotas, Princesa do Sul, minha pátria pequena que tenho no Sul, a festa era sempre animada pela Orquestra do Maestro Rochinha. Pelo Brasil afora, o show ficava por conta da Orquestra Tabajara.

QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA...

Vamos fazer o seguinte: botar essa aglomeração de togas deslavadas em quarentena severa e perpétua, ou até segunda ordem vinda da Presidência da República, ponto referencial mais alto de qualquer democracia.

HISTÓRIAS DO BRASIL

ERA UMA VEZ... Um servidor público, ocupante de um dos 11 cargos de confiança de quem quer que seja o presidente de plantão na República no momento de mandar preencher uma cadeira vazia na Magda Corte...

Pois, esse barnabé de um só voto, ungido pelo dedo indicador de Dilmandioca Sapiens, a presidenta da hora, era por acaso o Barroso no momento magnânimo em que, no faustoso ano de 2014, ‘reconheceu’ que o cumpanhêro Zé Genoíno, já cumprira os requisitos para poder ficar em prisão domiciliar.

Para Barroso, porque Genoíno trabalhou e estudou na cadeia, para Barroso, o Rebelde do Araguaia teve direito a 39 dias de bônus e com isso completou 1/6 da pena de mais quatro anos.

E, por acaso, numa decisão similar quanto ao período de 1/6, ele também beneficiou o ex-tesoureiro mensaleiro Jacinto Lamas. Jacinto Lamas, uma ova! Jacinto é que naquele que era esse mesmo Brasil Dilmandioquense da Silva de hoje, todos somos iguais, menos os lulapetrechados.

Bolas, que eles preencheram os requisitos, todo mundo sabe, até mesmo e principalmente o cumpanhêro Barroso; mas que só eles merecessem e continuam merecendo os benefícios da lei, já é outra conversa. Mais que outra conversa, outra República. A República dos Calamares de Toga.

Uma república onde, por pequeno que seja o molusco, ele polvo será. Será e como uma lula de tentáculos escorregadios e endinheirados será tratada no seu habitat.

Entrementes, havia naquelas priscas eras, coisa de 480 mil presos no sistema carcerário brasileiro, ainda aguardando julgamento.

Havia milhares de culpados e inocentes por ali, mas ao que ficou parecendo é que não havia nenhum portador de carteirinha do partido lulapetelhado e nem sequer um só que fosse daqueles reles aliados do poste iluminado que des/governava o país.

Eia, pois, advogados nossos, salve! Fomos todos iguais naquela noite, como ainda hoje continuamos sendo... E devemos pedir hoje, com ontem a gente seguia os acordes dos compositores protestantes de ocasião: Pede a banda pra tocar um dobrado; olha nós outra vez no picadeiro; vamos dançar mais uma vez...

Ah, esse Ivan Lins parecia mesmo que sabias das coisas. E olha que ele é do tempo em que o Chico Buarque cantava vituperando todo garboso "Chama o ladrão! Chama o ladrão! Chama o ladrão!".

RODAPÉ - Fantástico, incrível, extraordinário como alguém naquelas condições quase terminais da vida humana tenha sido encarcerado e, assim mesmo, tenha trabalhado e estudado tanto na cadeia. O cara não é fraco, não. E o Barroso é hoje, mais do que nunca, o que era naquelas priscas eras. Taí até hoje para que não nos deixe mentir e se conte essas contemporâneas pequenas Histórias do Brasil.

01.

A 3ª VIA

O gelo que Bolsonaro dá em seu vice-presidente é o melhor caminho para fazer do general Mourão a 3ª Via.

02.

O PAUTEIRO

Renan Calhorda, aquele que renasceu das cinzas e ressurgiu das brumas, além de ser o relator de coisa-feita na CPI do Covil, é o bruxo conselheiro-mor das redações do Consórcio da Imprensa Marrom-Glacê.

03.

SINGELO JORNALOJISMO

Ah que singela e meiga essa pandilha filha da pauta do Consórcio da Imprensa Marrom-Glacê...

Aquele oceano em forma de motociata que inundou Florianópolis, mereceu, nesta manhã dominical de Brasília, a seguinte chamada nos portais invasivos do jornalojismo mercenário: “Presidente faz passeio de moto neste domingo de Dia dos Pais”.

E assim, nadando contra a correnteza, afundaram a realidade de mais uma tsunami de popularidade que ontem banhou Florianópolis.

04.

ELE, NÃO!

Ainda sou dos que acreditam que um presidiário, desses que andam à solta por aí, não pode ser candidato à Presidência da República.

Sou daqueles, também, que já perceberam que, em concorrendo ao Palácio do Planalto em 2022, qualquer lulassaltante ou delinquente similar perderá para o primeiro ou o último lhegalhé que surja como uma terceira ou quarta via.

Não é que a maioria esmagadora dos brasileiros de boa índole tenha medo de corruptos e lavadores contumazes de dinheiro; a maioria esmagadora tem ojeriza, nojo e repulsa por bandidos de chinelo, de toga ou de colarinho branco.

05.

QUE SE COMAM

A luta dos afetados cortesãos de toga é agora contra aqueles que querem ‘enfraquecer as instituições’. Que comecem lutando contra eles mesmos. Ninguém enfraqueceu tanto uma instituição, como os mentirocratas supremos enfraqueceram  a Magda Corte, aquela que só faz besteira. Eles que se comam uns aos outros... Vão gostar.

06.

JORNALOJISMO MARROM-GLACÊ

É quarentena, pô. Então dá para entender porque, volta e meia, a gente está patético e apatetado, plantado na sala diante de um ‘noticiário’ de TV.

Foi o que se deu comigo ontem. E eu vi o que o jornalojismo mercenário fez e ninguém me contou: a tal de CNN-BraZil e a manjada Globonews tiraram o domingão sem Faustão para bem informar os brasileiros desprevenidos.

A CNN-BraZil entrevistou o imaculado Omar Aziz; a Globonews se dedicou a ouvir, o seu chefe-de-redação, Renan Calhorda.

E no périplo cometido pelo meu controle-remoto, o ‘Canal Livre’ da Bandnews não escutou ninguém: seus entrevistados, ‘cientistas’ de ocasião, celebridades da pandemia, não diziam coisa com coisa, só escutavam o que os âncoras bandolas não perguntavam, porque não queriam nem saber.

07.

PESQUISA ‘CIENTÍFICA’

Caso houvesse nesse país um poder dos grandes capaz de zerar a vigência dos cargos de confiança da outrora suprema fortaleza da Justiça e estabelecesse uma eleição nacional para o preenchimento das vagas abertas, qual dos 11 mentirocratas de toga, seria o seu candidato preferido?!?

08.

QUEM JÁ FOI REI, PERDEU A MAJESTADE

No levantamento cuidadosamente estabelecio para formar o ranking de audiência dos canaletes televisivos, a GloboNews é tida como a líder: apresentou 0,23 pontos de audiência. A Record News apareceu em segundo lugar com 0,15 de média; a CNN-BraZil, pontuou 0,06 e Band News TV bateu em miseráveis 0,03 pontos de audiência.

Como a medida é de um pouco menos de 700 mil espectadores por ponto de audiência, isso quer dizer que, em média, o jornalojismo da Globoiola bate, a pau e corda, em 140 mil insistentes seguidores.

Isso, não chega nem perto de qualquer canal de rede social. Qualquer influencier virtual, dá de relho nessa turma de deformadores sociais. Para quem já foi rei nesse i/mundo da notícia, essa pandilha de canaletes de comunicação, perdeu toda a majestade.

8 de ago. de 2021

PONTOS A PONDERAR

1ª Edição – 08/08/21 – Domingo

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é domingo / Estamos nos sentindo os maiorais / Porque hoje é domingo / é que é domingo e... Dia dos Pais.

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que se aprendia Caligrafia e Tabuada no Curso Primário e os professores do Secundário davam aulas de terno e gravata. As aulas de Ginástica eram obrigatórias e os alunos infrequentes ficavam para a “2ª Época”.

QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA...

Sem mais nada do que bulhufas para fazer dia após dia dessa agradabilíssima quarentena, me deu na telha de perguntar: advogado que defende corrupto e especialista em lavagem de dinheiro é um escritório ambulante de advocacia, uma adega de vinhos da mesma pipa, ou uma reles lavanderia?!?

HISTÓRIAS DO BRASIL

ERA UMA VEZ... Nem faz muito tempo, - deu-se há apenas dois já longínquos anos dessa vidinha brasileira - que o combativo advogado Modesto Carvalhosa protocolou no Senado um pedido de impeachment de Alexandre de Moraes.

Ele acusa Leixandão, o inventor de leis lá no STF, de blindar Gilmuar Menduendes e Dias Toffolião, quando ele, o Kojak tupiniquim, suspendeu as apurações da Receita sobre as respectivas mulheres dos seus dois respectivos colegas da Magda Corte, aquela que só tem dito e feito besteira.

Para vingar, o pedido de impeachment precisaria do aval da Mesa Diretora do Senado que, pelas armadilhas do destino, era comandada por Davi Alcoolúgubre.

O que não foi preciso, na verdade, era ser qualquer Zaratustra para adivinhar que a pretensão de se fazer justiça iria parar para todo o sempre no fundo de uma gaveta. E já que o tempo passa, o tempo voa, perguntem para o Carvalhosa se o Leixandão, o Gilmuar e o Toffolião continuam numa boa...

01.

OS DONOS DO ESPORTE

E assim é que encerramos com chave mais de bronze do que de ouro e prata, a nossa passagem pelos Jogos Olímpicos do Japão. Para encerrar, a coisa foi a Tóquio de caixa nessa madrugada: levamos soco na cara e saque nos peitos. E o que seria ouro virou prata e olhe lá.

Resumo da ópera: Os atletas deram o que tinham que dar. Os dirigentes que se fazem de deuses do esporte no nosso país, não sabem e nem querem saber o que é ‘espírito olímpico’.

Minha alma de mau perdedor, não me permite desperdiçar o Dia dos Pais, assistindo à baboseira do tal Encerramento das Olimpíadas. O que passou, passou. Mas, eu não me conformo.

02.

SIM, NÓS PODEMOS!

Ah, hoje é domingo. Dia dos Pais. É como se fosse um feriado: temos tempo para pensar e até para ler, se não tivermos nada melhor para fazer. Eis que o texto é grande e já tem dois anos de idade. Eu reli e resolvi que não tiro uma linha do que ali escrevinhei. Feliz Dia dos Pais pra vocês todos que são ‘uma mãe’ para mim, com sua condescendente leitura de meus textos aqui por estes espaços. Boravamolá! Voltemos ao 8 de agosto de 2019. É como se fosse hoje...

SIM, NÓS PODEMOS... ACABAR COM A SUPREMACIA TOGADA!

Aí, então, como dizia aquele gauchão pelado flagrado pelo compadre na cama da comadre:

- Bueno, Pedrão, como eu tava sem nada pra fazer, tive uma ideia e disse pra mim mesmo “vou até lá, dar o buzanfan pro compadre...”.

Pois, sem mais nada pra fazer e diante dessa esbórnia que os bandidos vêm fazendo contra os mocinhos no meu país, fiquei pensando que a gente bem que podia comer o buzanfã desses filhos-disso-e-daquilo, que transformaram o Supremo na Pasárgada da alta bandidagem...

E fiquei matutando desde aquele até hoje, como é que se pode acabar com a raça dessa pandilha de sevandijas acobertados por essas capas de superpoderes?!? É possível acabar com a desgraça dessa raça?!? E fui pensando, pensando e tô pensando hoje de novo...

SÓ PENSANDO, MEUS COMPADRES

A coisa tá feia nessa selva do Brasil da Silva. O que mais se vê é a farra da maior rede de corrupção e ilegalidades da história da Humanidade domesticada, contando com o auxílio luxuoso das autoridades constituídas e pra lá de estabelecidas; muito bem estabelecidas.

A crise, a balbúrdia, o descalabro, a esbodegação já chegou e se acomodou naquela que foi feita para ser a Magna Corte de Justiça do País. Chegou bem ali e logo ali que deveria ser o espelho, o reflexo moral da sociedade brasileira, já que para chegarem aos cargos de confiança aonde estão abancados, os 11 duendes de toga deveriam ter - e preservar - antes de mais nada reputação ilibada!

É que reputação não pode ser só um pré-requisito para quem não passa por concurso à condição de semideus: é coisa para se manter incólume e sem mácula.

Tá já sei de tudo isso há muito tempo. Desde que Zé Sarney indicou o já inativo decano curto Celso de Mello para ser supremo ao extremo. Desde lá até agora, todos nomeados pela pior safra de presidentes que essa República já suportou.

O GOLPE DO JOÃO SEM BRAÇO

Posso eu, ou podemos nós, meter um impeachment no fiofó desses caras?!? Perguntei-me e eu mesmo me respondi: - Claro que sim!

E fico até hoje, mesmo sendo num Dia dos Pais, me lembrando então da Lei 1.079/50. A dita cuja pegou o codinome de Lei do Impeachment. É ela que define os crimes de responsabilidade, seu processo de julgamento, as autoridades que podem ser processadas, e quem pode denunciar. mas aí vem a armadilha, a armação ilimitada...

Quer dizer limitada ao conluio entre ''eles'', os caras do STF e do Senado.

É que o seu Art. 2º mostra que ministros do STF podem ser processados e condenados por crime de responsabilidade, pelo... Senado Federal! Taí, o golpe do João Sem Braço.

YES! WE CAN!

Mas, a sobra de tempo é a melhor amiga das minhas indignações e desconfianças. Fui furungar meus alfarrábios dos velhos tempos de bancos do Curso de Direito na UFPel que um dia e em bom tempo, troquei pelo jornalismo com voto de pobreza.

Dei-me de cara com o Art. 52 da nossa retórica e prolixa Constituição-Cidadã de 88. É ali que mora desde que nasceu, a nossa tênue chance-cidadã, mas ainda assim ''chance'', sim senhores; chance de fazer o Senado processar e julgar os ministros do Supremo.

Achei ali que, pelo Art. 41 da mesmíssima Lei do Impeachment, qualquer cidadão pode fazer a denúncia, eu, vocês, seus vizinhos, a mãe do Badanha, nada nos impede, caso a gente tenha provas da prática de alguma atitude delitiva, por parte de algum ministro, ou de todos eles.

E aí então, vocês dirão para vocês mesmo, como eu mesmo me disse: - Até aí, morreu o Neves.

É que o Senado é o quintal da Pasárgada e lá, eles são amigos do rei...

Mas, como eu não tenho mesmo muito mais o que fazer, estiquei o exercício do pensamento: pô, é só encontrar o mapa da mina. Basta selecionar os senadores que nós mesmos elegemos no último pleito e... pronto! Eles estarão do nosso lado.

E, como os que estão do nosso lado são, decerto, a maioria esmagadora, eles julgarão e condenarão essa pandilha de sevandijas que se sente e que age como se estivessem acima do direito e da justiça; acima do bem e do mal. E então pronto, entre mortos e feridos, estaremos todos salvos.

E foi aí que, de repente acordei e quase enfiei o pé no penico.