4 de jul. de 2020



PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é domingo / ‘notório saber’ não é nada;
Porque hoje é domingo / e nem tampouco ‘reputação ilibada’.

01.
NOTÓRIO SABER E REPUTAÇÃO ILIBADA:
FILIGRANAS DA DEMOCRACIA DE GAVETA

Togas, volver! - ISTOÉ IndependenteUma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa. 

Aquela coisa de obrigatoriamente ter ‘notório saber jurídico’ e ‘reputação ilibada’ para ser um dos 11 governantes da República da Toga da Mironga é tudo tanto quanto pode ser, como também pode não ser absolutamente nada.

Então vamos por partes, como fazia o Jack Estripador: ‘Notório Saber’ é uma coisa; uma expressão requintada do idioma pátrio que qualifica até e principalmente quem não tenha título de doutor, mas possua conhecimento respeitável e reconhecido.

‘Notório saber’ tem o mecânico, dono da oficina, onde você manda consertar seu carro; o Pelé tinha ‘notório saber’ no jogo de bola; o Lulavagem da Silva tinha e continua tendo ‘notório saber’ na ciência e na arte de comer bola...

Quer dizer então que ‘notório saber’ é uma coisa... ‘Notável saber’ é outra coisa, bem diferente. ‘Notável saber’ carrega sentido de valor. É o peso reconhecido da qualificação, do ‘saber’ de alguém numa determinada área do conhecimento. Ou, não raro, ‘notável saber’ em muitas coisas & loisas e até em generalidades.

O ‘notável saber’ é próprio dos sábios e pode até nem ter, muitas vezes, o reconhecimento público ou notório da sociedade. Coisa tipo assim de um Ruy Barbosa. Já o ‘notório saber’, é aquele que é notado, conhecido e até aplaudido, tenha ou não tenha o seu portador, merecimento para isso, ou sequer possua ‘reputação ilibada’.

E o pior de tudo: ilibado não é só aquele cidadão que se julga acima de qualquer suspeita; ilibado pode ser também aquele que se livrou de culpa, ou de suspeita; ilibado pode ser um reles terráqueo justificado, um reabilitado.

RODAPÉ NA TOGA DA MIRONGA – Vamos combinar que fica tudo a combinar: caráter ilibado é uma coisa; conduta ilibada é outra. Caráter ilibado é próprio de quem é íntegro, de quem não se deixa corromper. Conduta ilibada quer dizer que a pessoa tem um comportamento correto, que não comete ações fora da lei.

É, pois, uma grande firula, é uma larga e rebuscada figura de retórica, a Constituição exigir ‘notório saber’ jurídico e ‘reputação ilibada’ como pré-requisitos para a consagração de um candidato a semideus do Supremo Tribunal Federal. É só mais uma filigrana da nossa triste democracia de gaveta.

SCRIPTUM POSTAGEM – Não há, pois, nenhuma razão, nenhum motivo, para os 11 ministros do STF ostentarem para a República da Toga da Mironga, aquele ar de empáfia e superioridade de quem é portador dos pomposos títulos de ‘notório saber’ e ‘reputação ilibada’.


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.
FUX-FAKE
Luiz Fux-Fux, já com pose de presidente da Esplendorosa Corte: “Fake News desvirtuam a ideia de democracia”. E o Inquérito das Fake News, desvirtua o STF, sede nacional dos transformadores da democracia num império de 11 imperadores.

02.
DIGAMOS, AS PÍLULAS...
Todo Fake News – está coberto pelo manto da injúria, da calúnia, da difamação, ou de todos esses crimes juntos e misturados. Toda notícia falsa está prevista no Código Penal brasileiro. Chamar um inquérito do Supremo de Fake News é adocicar as pílulas que saem de debaixo da cola dos cavalos dos bandidos que habitam as “instituições que estão funcionando”.

03.
QUEM INVENTA É INVENTOR
Aqui no Brasil está todo mundo perdido em matéria de combate à pandemia. Já não sabem mais o que inventar, mas quarentena é para essas coisas: a Fiocruz manda dizer que criou uma ferramenta para diagnosticar a Covid-19 pelo som da tosse. Tomara que a tal ferramenta não seja uma bigorna.

04.
AUTONOMIA & SOBERANIA
André Mendonça, opaco substituto de Moro: Autonomia da PF não significa “soberania de atuação’’. Ah, tá... E ‘’carta branca’’ é só pra quem pode ler nas entrelinhas. Uma coisa é certa: uma benção presidencial para qualquer ministério não é uma Bíblia, ainda que o abençoado seja ‘terrivelmente evangélico’.

05.
SE...
Já pensou se Bolsonaro não tivesse dado um pio sobre a pandemia que assola esse país?!? Hoje, estaria cheio de razão gozando com a cara de tacho que toda autoridade semianalfabeta, científica, civil, militar ou eclesiástica ostenta hoje diante da Covid-19.


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é sábado / para tirar a Lava-Jato do caminho
Porque hoje é sábado / Quem é bandido vira mocinho.

01.
COMUNICAÇÃO HIPÓCRITA

O mesmo cuidado hipócrita que o Consórcio de Coveiros da Notícia tem quando trata o PCC de ‘’organização criminosa’’, ele tem agora quando chama de “Polícia Federal” a força-tarefa da Operação Lava-Jato.

Quanto menos a população ouvir falar da mais eficiente instituição de combate ao crime de gravata, mandato e colarinho branco, melhor para a pandilha de sevandijas.

02.
PAVOR
Foi só chegar nos criminosos de elite que a Lava-Jato passou a ser tratada como se tivesse lepra, Aids, ou coronavírus.

03.
A ESCOLHA
Renato Feder – aquele cujo sobrenome se escreve oxítono, mas soa como paroxítono – tá que tá com o pé no Ministério da Educação. Seu curriculovírus, no entanto, diz que mais do que professor e doutor, ele é empresário... E daqueles que, por obra do acaso, fazem negócios com o MEC.

04.
CONSÓRCIO DOS COVEIROS DA NOTÍCIA
Placar da pandemia no Brasil: Mortos, 62,3 mil x 1,5 milhão de Infectados. Mas aí... Morre, aos 96 anos, o ator Leonardo Villar, protagonista de “O Pagador de Promessas”. Um sucesso estrondoso de bilheteria naquele tempo em que a gente ainda ia ao cinema. Foi de parada cardíaca. Mas o Consórcio dos Coveiros da Notícia acha que foi por medo da Covid-19.

05.
VIRANDO O JOGO
O TCU e a OAB querem investigar os procuradores de Curitiba. Agora, tudo que é força-tarefa da Lava-Jato é abuso e bandidagem. Os mocinhos são as instituições que ‘’estão funcionando’’.

06.
ORGANIZADINHO
A Força-tarefa da Lava-Jato descobriu que Wilson Lima, governador do Amazonas, guardava uma caprichada lista de propina com nomes e percentuais correspondentes. A isso é que se deve chamar de crime bem organizadinho.

07.
ABOBALHADO
Quando acusaram a sua filha, Zé Serra entrou em depressão. Agora, quando a Lava-Jato conseguiu bloquear a bagatela de R$ 40 milhões que estavam em seu nome numa conta bancária lá no exterior, Zé Serra ficou mais abobalhado que nunca. Não me admira nem um pouquinho, eu sempre o achei um abobado da enchente, mesmo antes daquela taça de vinho tinto que a Kátia Abreu derramou sem querer na sua até então pálida face. Até ele, um puro brincalhão sem graça, naquela triste ocasião achou que não deveria ter dito à senadora que lhe tinham contado que ela era ‘’muito namoradeira’’.

3 de jul. de 2020


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

MEU SUPREMO PERSONAGEM DA SEMANA
Só para a gente saber com quem está falando.

Hoje, porque é sexta-feira, há a perspectiva de mais um sábado, fim de semana, porque domingo é o Dia da Criação. Eis então mais um perfil virtual supremo: o terceiro dos 11 que completam o suprassumo do governo paralelo nesse País.


ALEXANDRE DE MORAES 

Alexandre de Moraes é um paulistano que desceu à Terra da Garôa, em 13 de dezembro de 1968 e hoje é ministro do STF. É professor associado da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP), onde se graduou.
Foi membro viril do Ministério Público de São Paulo, lá chegando como promotor de justiça em 1991. Deixou o MP em 2002 para assumir a Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, então dominado por Geraldo Alckmin, e por lá ficou até 2005. Ele foi também Secretário Municipal de Transportes de São Paulo nos doces anos de Gilberto Kassab.
Em 2010, fundou um escritório dedicado ao direito público, e ali praticou advocacia até o fim de 2014, quando Geraldo Alckmin o transformou no Secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo.
Aí, então, foi Ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Micheletto Doca Temer a partir do impeachment de Dilmandioca Sapiens, em 12 de maio de 2016.
Em 2017, foi consagrado por Doca Temer ministro do Supremo Tribunal Federal, na vaga de Teori Zavascki, que morreu de morte matada naquele estranho acidente aéreo. Hoje, Alexandre comanda a Primeira Turma do STF.
Mas deixem que lhes diga uma coisinha: o ex-ministro da Justiça Alexandre de Moraes, indicado por Doca Temer (PMDB) para o Supremo, mentiu em seu Currículo Lattes. Chutou ali, ter cursado pós-doutorado na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da Universidade de São Paulo, ao mesmo tempo em que fez doutorado.

Quer dizer, o cara tem o dom da ubiquidade. Mas, isso ele não faz questão de dizer para quem quer que seja; é um dos seus poderes secretos.

E preciso é que se diga a quem interessar possa que também pesa contra Alexandre uma acusação de plágio... Coisinha boba, mas que pesa, pesa: plágio porque se tratou de copiar trechos de um livro sem ter dado a citação específica. Verdade é que ele colocou o livro copiado na bibliografia daquele seu trabalho hercúleo.

O problema do doutorado e pós-doutorado é, portanto tão inegável quanto foi, por exemplo o curriculovírus de Decotelli: impossível cursar ambos ao mesmo tempo. Pelo menos para os meros mortais que não têm, como Alexandre, o dom da ubiquidade.
A mentira foi clara e cristalina. Se houvesse espaço para uma boa desculpa, Doca Temer dir-lhes-ia que foi apenas porque Moraes ficou ansioso demais para converter capital acadêmico em capital político, e assim ter mais credenciais para ser secretário de Justiça de São Paulo.

Agora, uma coisa deve ser dita: Alexandre de Moraes não foi o precursor e nem o mais imaginativo inventor de graduações curriculares.

Crivella, o Marcelo Crivella prefeito do Rio de Janeiro, dizia-se doutor em Engenharia Civil pela Universidade de Pretória, na África do Sul, até que foi desmascarado; Dilmandioca Sapiens,  pedalou que era mestra e doutora em Economia pela Unicamp; Carmen Lúcida, do STF, dizia timidamente ter doutorado em Direito pela USP.

Todos chutaram e se deram bem; só Decotelli, deixou-se trair pela cor dos olhos. Olhava-se e via-se que não tinham transparência.

Voltando à vaca fria, como secretário da Segurança de Alckmin, Alexandre  foi colocado em xeque um monte de vezes por conta do uso de violência excessiva diante de protestos e atos políticos.

Segundo dados levantados pelo Consorcio dos Jornalojistas Coveiros, naqueles tempos de Alexandre, a Polícia Militar foi responsável pela morte de uma em cada quatro pessoas assassinadas no estado paulista em 2015.

Naqueles mesmo tempos bicudos, o jornalojão Estado de S. Paulo espalhou aos quatro ventos que Alexandre constava no Tribunal de Justiça de São Paulo como advogado em pelo menos 123 processos da área civil da Transcooper.

Pô, a tal cooperativa é uma das cinco empresas e associações que está presente em uma investigação que bisbilhota movimentações de lavagem de  dinheiro e corrupção cometidas pelo PCC, Primeiro Comando da Capital.

Alexandre passou uma borracha em cima de tudo e, por meio de nota, desconverso dizendo que “renunciou a todos os processos em que atuava como um dos sócios do escritório de advocacia” e disse também que estava de licença da OAB durante o período investigado. Com boa vontade, muita gente boa acreditou.
 
O demais, todo mundo já sabe: teve aquele caso, em abril do ano passado, quando revista Crusoé publicou uma reportagem intitulada O amigo do amigo de meu pai. Pela revista virtual do grupo do site O Antagonista, a defesa do empresário Marcelo Odebrecht reunira um documento que mencionava Dias Toffoli, então advogado-geral da União, como o "amigo do amigo do meu pai".
Toffoli carimbou o conteúdo da revista como "…mentiras e ataques… divulgadas por pessoas que querem atingir as instituições brasileiras" e, como quem não pedia mandou que Alexandre de Moraes apurasse as informações.
De pronto, Moraes ordenou que a revista Crusoé e o site O Antagonista retirassem do ar todas as reportagens e notas que citassem Toffoli, além de estipular uma multa diária de 100 mil reais. E mais que isso, Alexandre ordenou que a Polícia Federal ouvisse os responsáveis do site e da revista em 72 horas. Nunca antes na história desse país, o Supremo foi tão ágil e expedito.
E eis que no perfil oficial de Alexandre não consta, mas está gravado na sua história que no dia 29 de abril de 2020, Alexandre Magno suspendeu a nomeação de Alexandre, o Ramagem, para diretoria-geral da Polícia Federal, alegando para tanto que havia muita proximidade de Ramagem à família Bolsonaro. E, então, mais do que isso nem é preciso que se diga.
Eia, pois, que este é Alexandre de Moraes, o Meu, o Seu, o Nosso Supremo Personagem da Semana. Uma coisa assim, só para a gente saber com que está falando.


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.
EXAGERO SUPREMO
E então o Supremo entra, em pleno gozo da quarentena, num recesso de 30 dias. Seus membros dolentes devem andar exaustos de tanto trabalhar.

02.
A LIÇÃO DE NOVEMBRO
Neste novembro, no dia 15 ou no 29, dê com o seu voto a merecida lição nessa pandilha de sevandijas que pegou o Brasil para peteca. Faça uma lição dessa eleição.


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é sexta-feira / Super funcionário público dita e edita;
Porque hoje é sexta-feira / seu canetaço é a nossa desdita.

01.
RECESSO SUPREMO
O Supremo é o suprassumo da Justiça no Brasil. Agora, nesse ridículo e abusivo recesso dentro de uma quarentena, Dias Toffoli, sozinho, é o Sumo Pontífice.

02.
FUNCIONÁRIO DITADOR

Toffoli é um funcionário público dessa República de Toga da Mironga. Mas é um funcionário com poderes de ditador. Com um canetaço mal-humorado, ou mal-intencionado, ele pode engavetar mais de 210 milhões de brasileiros na sua democracia de gaveta.

03.
PALPITE DA OMS

A OMS – como se soubesse alguma coisa de pandemia e de Brasil – diz que o pico da pandemia no Brasil será em agosto. Deve ser porque ouvir falar que ‘agosto é o mês do desgosto’.

04.
PL DE FAKE NEWS É FAKE

Bolsonaro esbravejou ontem aos quatro ventos que “assim como está não tem como não vetar o projeto das fake news”. Pô, nem assim nem assado. Esse projeto é uma afronta à liberdade de expressão. Nem nome essa porcaria tem: fake news é anglicismo e, pela Constituição, não pode ser usado em texto legal nenhum. Notícia falsa, no Brasil é injúria, calúnia, difamação – crimes previstos na legislação brasileira.

05.
PICARETAS

Uns deputados – desses que são uns filhos disso e daquilo, os mesmos mais de 300 picaretas - querem ‘afrouxar’ a Proposta de Emenda Constitucional da prisão em segunda instância. Por que será?!?

06.
MÁQUINAS MORTÍFERAS

Nada mais nem menos do que três dias depois de decretar ‘estado de calamidade’ Ibaneis Rocha, governador Brasília, permitiu a retomada das aulas e a reabertura do comércio no Distrito Federal.

Como é que mais de 3 milhões de habitantes caem nas mãos de um estúpido repentista como esse cara?!? E o brasileiro ainda se assusta com a pandemia...  

Tem que se cuidar é das pestes que infestam as máquinas mortíferas dos três poderes constituídos.

07.
ENTREMENTES...

O decano curto, em fase de adeus à toga, prorrogou por mais 30 dias o inquérito sobre a dita interferência de Bolsonaro na Polícia Federal. Tempos estranhos... O Ministrel de Tatuí começou a mil, cobrando pressa de tudo e de todos, louco para pegar o pé de Bolsonaro e agora vem com essa?!?

Vai ver que é só pelo pequeno detalhe de que não encontrou irregularidade nenhuma até agora para fazer a caveira do presidente.

E, cá pra nós, nesse caso Bolsonaro não interferiu bulhufas nenhuma na PF: ao trocar o comando geral da PF, ele exerceu seu pleno direito de assim agir, garantido pela Constituição.

Quem interferiu na PF e na Presidência da República foi o Xandão do STF que cassou na marra a nomeação feita por Bolsonaro. E estamos conversados; fica tudo por isso mesmo?!?

08.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
Quando é que vamos ver a Lularada fanática assinar um manifesto de ‘Diretas já!’ em Cuba, ou na Venezuela?!?

09.
VAI FICAR ASSIM?!?
E aquele roubo descarado da Petrobras pelo Evo Morales, da Bolívia, na cara do Lulavagem da Silva, vai ficar por isso mesmo?!?

10.
ESTÃO NOS DITANDO TUDO

Além do STF no seu mais puro estado atual, uma das coisas que mais caracteriza a ditadura que está sendo imposta à brava gente brasileira, é aquele chamado “Controle Social da Mídia”, hoje personificado no STF como Inquérito das Fake News e no Congresso como a CPI das Fake News.

Todo cuidado é pouco: estão nos tirando a liberdade de crença e de expressão. Não permitam que nos tirem também a liberdade de pensamento.

2 de jul. de 2020


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.
CONFUSÕES
Diante da esgotosfera, Alcoolúgubre dá uma de bom: “Não pode confundir liberdade de expressão com agressão”. Tá não pode, mas o que não pode mesmo, nem que a Dilma tussa, é confundir políticos com pessoas.

02.
EIS A CURA DA COVID-19

Depois de 50 dias intubada por contrair Covid-19, a médica Angelita Habr-Gama, de 88 anos, volta a fazer cirurgias no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Pô, ótimo! A notícia foi dada. A gente só precisa agora é que ela dê a receita.

03.
BOICOTE DOS GIGANTES GLOBAIS

Incentivados pela ONG Stop Hate for Profit, gigantes globais trazem ao Brasil boicote a núncios no Facebook e no Instagram. Nesses tais gigantes globais você dá de cara com Coca-Cola, Heineken, Microsoft, Beiersdorf e Volkswagen.

Pô, tirando o ranço do racismo e as besteiradas de ideologias de gênero e outras patacoadas, eu acho mais é bom. Informação patrocinada é recado sob encomenda.

04.
COVID-19 É PRA SEMPRE

Essa pandemia de Covid-19 é para a geração dos nossos netos o que a Aids foi para a geração dos nossos filhos, bem como ambas são o que foi a gonorreia para nós naqueles velhos e bons tempos. Quando a Covid-19 acabar, vai continuar como aí estão a Aids e a gonorreia que não nos deixam mentir.

05.
SELANDO...

Por contágio, agências dos Correios fecham no Distrito Federal. Vai ver que descobriram que tinha carteiro selando a correspondência com a língua.

06.
DESMASCARANDO A MULTA

Agora é lei. Governador e prefeito mandam e não pedem. Agora, em São Paulo de cabo a rabo, capital e interior, quem não usar máscara será multado em R$ 524.

Suponho que criança até 10 anos não paga nada e moradores de rua e desempregados, também não.

Ah sim, uma dúvida atroz: como vai ser o pagamento: à vista, bota na conta, paga no ato, em suaves prestações mensais; ou três multas seguidas, marca pênalti?!?... Ah, vai subir no coqueiro pra ver se tem coquinho!


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA DA TOGA DA MIRONGA
E SEUS POITRINES D’OIE

Só agora o brasileiro se dá conta de que vive na República da Toga da Mironga. Ela começou a ser instalada no Brasil em 1985, quando o emaranhado Zé Sarney, sentou na cadeira de presidente da República que era de Tancredo Neves, aquele que subiu a rampa num sarcófago.

Ele, o sócio majoritário do demolido estado do Maranhão, infiltrou no STF, Celso Decano Curto de Mello, o Ministrel de Tatuí que, só agora por exaustão vai sair de lá;

A consolidação da República da Toga da Mironga, onde se come lagosta e caviar, foi plantada grão a grão, pela pior safra de presidentes que esse país já teve a pachorra e o desplante de carregar nas largas costas.

O segundão pra toda mão, foi o prolixo Big-McAuréolo, batizado em junho de 1990 pelo seu primo e padrinho de capa e espada, Fernandinho Beira-Collor, que saiu do Palácio do Planalto pela porta dos fundos. Big-McAuréolo vai ficar na Gaiola Dourada até meados do ano que vem;

O terceiro ungido dessa republiqueta da Toga da Mironga, foi ele, o Gilmuar das Candongas. O dedo que o indicou, no dia 20 de junho de 2002, para o trono alcandorado foi o fura-bolo e mata-piolho de FHCerume, o Príncipe de sua própria sociologia; esse cara só sai de lá em 2030;

O quarto foi Rick Levianowski que, em março de 2006, inaugurou a era do pau-pau, pedra-pedra de Lulavírus da Silva nos podres Poderes. Levianowski só sai da grande Casa de Amigos, quando seu prazo de validade expirar, em 2023;

E veio o quinto, que não é quinto é quinta: chegou pelas bênçãos do mesmo Lulavagem que dispensa maiores confissões, a católica de Montes Claros, das Gerais, Cármen Lúcida; veio num dia de junho de 2006. Vai-se em 2029;

Eis que chegou a vez do sexto semideus da República da Toga da Mironga: Zé Dias Toffolia que, sob os auspícios do sacrossanto Lulaborto ingressou felicíssimo da vida  no Tribufu em outubro de 2009 e só vai largar o osso em 2042;

Aí veio Luiz Fux-Fux, em março de 2011, como se fora um raio de Fiat Lux emanado pela Dilmandioca Sapiens. Seu adeus às armas se dará tão somente em 2028;

Na sequência, por ordem da Ensacadora de Vento, apareceu a Rosa de Hiroshima, de bomba e cuia, como se fosse a última a saber, posto que vinda da Cidade Sorriso, a efusiva Porto Alegre dos Casais; Rosa ficará na casa até 2023;

O próximo escolhido sem o pecado original de uma simples prova seletiva veio do Rio de Janeiro, pelas mãos de Dilmandioca, a Pedaladora: Lizbeto Barroso. Sua vida no Supremo se estenderá até 2033;

O décimo veio na undécima hora do mês de junho de 2015 pelas mãos dilmáticas: o paranaense de quatro costados, Lizedison Frachin. Fica na Corte até 2033, o ano mais povoado de adeuses dos semideuses;

E, por último, o último dos moicanos: Xandão de Moraes, apadrinhado por Doca Temer, nos estertores do seu governo, já em março de 2017. Esse vai que vai, se assim for, até 2043.

Isto posto e para início de uma nova conversa, assim está e assim é a constituição da Corte que, por Suprema, ao invés de resguardar, manda e desmanda na Constituição-Cidadã 88 dessa pátria, amada, Brasil – tolerante abrigo da intocável, temível, imune e impune República da Toga da Mironga. 

RODAPÉ – O STF não tem culpa; culpa tem a horrenda safra dos tais presidentes que se aproveitaram da Constituição-Cidadã para engavetar a democracia brasileira na sala de cada um dos seus afilhados, todos eles, condenados à gratidão perpétua.

E não tem um deles; não tem um só desses padrinhos que, com seu peito de pato metido a ganso, não faça lembrar a cada um dos seus afilhados o compromisso de agradecimento eterno que, por obrigação, lhes escorre no fundo dos inflados egos, no recôndito dos seus refinados poitrines d’oie.


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é quarta / mudaram a data para os votantes;
Porque hoje é quarta / só não mudam nossos ‘representantes’.

01.
BAND-AID NO CALCANHAR DE AQUILES

Motoboys e entregadores de aplicativos deliveries, entrarem em greve nesta quarta-feira. Vai ver que têm razão. Pô, levar comida para a casa dos outros, sem ter o que comer em casa é tão ou mais torturante que um Band-Aid no calcanhar de Aquiles.

02.
CONSÓRCIO DA IMPRENSA COVEIRA:

Ciclone-bomba deixa 10 mortos, terra arrasada e mais de 2 milhões de pessoas sem luz, no Sul do país. Parece até que os ‘exércitos de Stedile’ passaram por lá.

03.
BECO DE BAGACEIRAGEM

Sabe aqueles becos de bagaceiragem onde, à primeira discussão vem o primeiro bofetão e logo ameaçam ‘’chamar a poliça’’ ou que vão ‘’te processar’’?!? Pois, o Brasil está virado num imenso beco de bagaceiragem.

É a República da Toga da Mironga. Qualquer coisinha, qualquer desencontro pela vida que é a arte do encontro, qualquer desavença entre um brasileiro pé-rapado e um cidadão desses de grosso calibre, vai tudo parar no Supremo Tribufuderal. O Brasil, na mão dessa gente, perdeu toda graça. É um grande beco de bagaceiragem.

04.
FILHOS DA PAUTA

Um dos golpes mais baixos do Consórcio dos Jornalojões está na arapuca das suas pautas, na escolha das suas fontes ‘fidedignas’ e na seleção minuciosa dos seus ‘entrevistados’. Só falam com quem fala o que eles querem que seja falado.

É assim que, há mais de 30 anos, a população brasileira vem sendo catequisada, induzida e despolitizada pelos filhos da pauta, deformadores de opinião.

05.
CONSÓRCIO DE COVEIROS DA NOTÍCIA

Placar no Brasil: Casos, 1,4 milhão x 60 mil Mortos. Por enquanto, eis que ali na esquina houve um acidente entre uma moto e um caminhão. A pobre do motoqueiro estava com coronavírus.

06.
ACREDITE, SE QUISER

A precisão dos dados da pandemia divulgados pelo Consórcio dos Veículos da Imprensa de Pompas Fúnebres tem a mesma credibilidade que as pesquisas do Datafolha.

07.
RECESSO DO STF
Vão-se os anéis e ficou o dedo: Toffoli sozinho é todo o STF.

08.
TÁ QUE TÁ
Xandão tá que tá: prorrogou ontem, por seis meses, o Inquérito das Fake News. E foi para o feliz aconchego do merecido recesso que ninguém é de ferro.

09.
BEM-VINDO SEJA O VETO

E o Projeto de Lei das Fake News deve ser votado por Bolsonaro. Ótimo. Pena que o veto não tenha a pureza de ser apenas para salvaguardar a liberdade de expressão.

Há, no fundo, no fundo, um enorme sentimento paterno de livrar a cara dos Filhos do Capitão e suas intrínsecas circunstâncias. Mas, pai é pai, então bem-vindo seja o veto. Pelo menos ele deixa rombudo o fio da tesoura da censura.

10.
RECESSO SUPREMO
Dias Toffolia: “O STF e a democracia saem fortalecidos”. E então vai ver que foi por isso que ele ficou. Toffoli não ‘saiu fortalecido’. Ficou de plantão... Ou de castigo?!?

11.
O MANDÃO DA LAVA-JATO

Augusto Aras, o patrão do Ministério Público, investiga ‘camuflagem’ em denúncia da Lava-Jato: os sobrenomes de Alcoolúgubre e Rogringo Mala foram alterados. Que novidade. Mas, a notícia é a versão que está nas entrelinhas: Aras já começou a mandar e desmandar na Lava-Jato.

12.
SEGUINDO O PROTOCOLO
Bares restaurantes e academias reabrem nesta quinta-feira no Rio de Janeiro. Vai ser bonito de se ver o carioca comendo e bebendo sem tirar a máscara da cara. Quero só ver em que buraco do mundo serão jogados fora esses panos deslavados.

13.
O STF MAIS SUPREMO

Big-McAuréolo tinha que inventar uma saída triunfal rumo ao recesso do STF: propôs ontem, no plenário de despedida do semestre que o Supremo pode e deve tomar decisões monocráticas contra os outros poderes da República.

O Supremo seria assim mais Supremo do que nunca antes na história desse país. Big-McAuréolo é a própria eminência parda da República da Toga da Mironga.

14.
PILATOS
Essa quarentena está nos deixando com a Síndrome de Pilatos: qualquer coisinha, por via das dúvidas, a gente lava as mãos.

15.
ELEIÇÕES EM NOVEMBRO

Deram um chega-pra-lá nas eleições deste ano. O que seria em outubro agora ficou para o dia 15 de novembro em primeira mão e, no caso de empate, a decisão será no dia 29 do mesmo glorioso novembro.

Essa questão de datas, de adiamento, de modificações nas eleições que estão por vir, tanto faz como tanto fez. 

O mal das eleições não está no jeito nem no feitio e muito menos na data em que serão realizadas; o mal disso tudo está na afronta e no perigo que representa para nós esse Congresso – casa dos muitos mais de 300 picaretas, decidindo coisas em nosso nome, como se eles nos representassem.

16.
CURRICULOVÍRUS
Ah, aquilo que se deu com Decotelli não foi nada. É que, antes, ninguém tinha reparado que ele tem perna curta.

1 de jul. de 2020


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é 1° de julho / O Brasil é um país de songamonga;
Porque hoje é 1° de julho / Começa a República da Toga da Mironga.

01.
NA MARRA

A PGR está se apropriando na marra da Operação Lava-Jato, mas quem tirou dos corruptos o medo da cadeia foi o STF.

02.
A REPÚBLICA

Mandando e desmandando; fazendo e desfazendo; governando a torto e a direito o Judiciário, o Legislativo, o Executivo, e o 4º Poder, a Milícia Lulapátrida Suprema persuadiu o STF a implantar a perniciosa República da Toga da Mironga.

03.
ASSASSINATO DE REPUTAÇÃO

Decotelli, como ministro, morreu na praia. Causa mortis: curriculovírus

04.
DURA PENA

Sem prisão em segunda instância, sob as bênçãos da Milícia da Toga da Mironga e agora com as investigações sob a nova direção da PGR, a Lava-Jato entra para o clube das instituições que ‘’estão funcionando’’ por funcionar.

Os corruptos perderam o medo de ter vergonha. Já não temem ir para a cadeia e nem perder os mapas do tesouro nacional. O máximo que podem sofrer é uma condenação à procrastinação perpétua.

05.
SOB NOVA DIREÇÃO

A Lava-Jato está sob nova direção. A Procuradoria-Geral da República da Toga da Mironga já nem precisa procurar: ela se acha.

06.
O PROBLEMA DE ARAS

O problema de Augusto Aras vai ser quando ele se achar tão poderoso quanto a Milícia Suprema nessa plenipotenciária República da Toga da Mironga.

07.
A PRÓXIMA VÍTIMA

Pelo Consórcio dos Veículos da Imprensa Coveira da Notícia, Anderson Correia, um branquelo, reitor do ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica, desponta como a próxima vítima a caminho do Ministério da Educação de Bolsonaro. Sim, da Educação de Bolsonaro, para desgosto dos blocktadelas do tempo dilmandiótico da Pátria Educadora nesse país que sobrou dos tempos de Lulanalfa e Dilmandioca Sapiens.

08.
SERPENTÁRIO DIPLOMÁTICO

Quando a esgotosfera diz por aí que ‘’bolsonaristas querem a troca de pelo menos mais de meia dúzia de ministros” está dizendo que dentre eles figura Ernesto Araújo, da pasta das Relações Exteriores. O velho serpentário canhoto do Itamaraty, acha o ministro muito agauchado para o seu gosto e não se endireita sem levar uma boa e envenenada picadura.

09.
A CAMINHO DA CENSURA

O Senado aprovou nesta terça-feira gorda o texto principal contra Fake News. Se os 81 senadores não forem os primeiros alvejados pelo próprio projeto-bomba, então essa escaramuça é Fake – esconde a tesoura da censura. Faixa recorrente: O Senado é Fake.

10.
CONSÓRCIO DOS COVEIROS DA NOTÍCIA

Placar matinal: Mortos, 60 mil x 1,4 milhão de infectados. Detalhe: ciclone-bomba, matou 3 e fez estragos em Santa Catarina. Isso já altera o escore do Consórcio de Jornalojistas de Pompas Fúnebres.

11.
CAUSA MORTIS

Ventos de 100 Km/h causaram 3 mortes e estragos em Santa Catarina. Causa mortis pelo ciclone-bomba: Covid-19. Quem duvida é porque é do contra; merece Sal de Fruta Eno.

12.
O TEMOR AO SUPREMO

Rogringo Mala desistiu de mover a ação no STF contra o Senado que vinha passando por cima da Câmara dos Deputados. É que o Alcoolúgubre foi falar com ele e coisa e tal, e coisa e loisa...  Na pior de toda e qualquer hipótese, esses dois quando se falam, sabem com que tipo de gente estão falando. Uma coisa eles não podem esconder: o medo e o respeito quer eles têm pelo Supremo Tribufu, onde cessa tudo que a antiga musa canta, porque é mesmo o tal valor mais alto que se alevanta.

13.
INDA QUE MAL PERGUNTE

Quem, nessa democracia brasileira, votou nos ministros do STF para que eles governem todos os poderes da República e mais de 210 milhões de brasileiros?!?

14.
CUSPARADAS DO GILMUAR

Não sei por que, mas quando vejo o olhar soberbo de Gilmuar Habeas Porcus quando ele abre aquela bocarra para falar a quem tiver ouvidos para ouvir e olhos para ver, eu acho isso e aquilo, mas, sobretudo, me sinto alvejado por algo sujo e imundo como uma daquelas cusparadas do auto degredado Zé do Breu.

15.
ENTREMENTES

O advogado de Fabrício Queiroz garante que ele “não quer mais delatar”.  Não é por nada, mas fiquei com a sensação de que os Federais não são lá muito bons na estratégia do toma lá, dá cá. Ou então vai ver que a tomada intempestiva da Lava-Jato pelo Augusto Aras, já está surtindo efeito.

16.
EPA! OPA!... OBA!

Nesse meio tempo, deu-se nesta terça-feira, a eleição no Conselho Superior do Ministério Público Federal. E... Augusto Aras perdeu o controle que vinha mantendo até agora na instituição.

É que ele precisava ter emplacado dois cumpanhêros do peito para não ficar em minoria em casos de decisão de matérias de suma relevância e até de nem tanto.

O que aconteceu é que depois que Lindôra, misto de linda e procuradora, retirou sua candidatura, o Aras ficou de mãos abanando no pleito. Pelas contas, perdeu a maioria líquida e certa no Conselho. Traduzindo do português para o português: seu predomínio sobre a Lava-Jato já começou a ser bombardeado. Oba!

30 de jun. de 2020


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.
PÁ DE CAL

O enterro da Lava-Jato, mais que o sepultamento é a pá de cal em cima de uma operação de êxito contra os corruptos de gravata e a corrupção pandêmica da máquina pública. E a casa de pompas fúnebres é a Procuradoria-Geral da República.

02.
HERODES, VÊ SE PODES

Lindôra, linda procuradora, foi a Dalila de Augusto Aras. Ela cortou os cabelos da Lava-Jato, o Sansão do combate ao crime e à corrupção no império dos engravatados de colarinho branco.

Não duvide que, no próximo quase bíblico episódio, Lindôra – linda procuradora, apareça como a Salomé das procuradorias, balouçando a cabeça de Moro, o João Batista de Aras, o Herodes - vê se podes - da PGR que almeja tanto ou mais poder do que a Milícia Suprema hoje desfruta.

03.
FRITOS E MAL PAGOS

Nunca antes na história desse país se viu um presidente da República tão mal acompanhado de conselheiros e influenciadores, quanto o pai dos Filhos do Capitão.

Encharcam seus ouvidos de porcarias jurídicas, os ínclitos notáveis Toffolião e Gilmuar Habeas Porcus e, como se não bastasse, abarrotam-lhe o cérebro com chantagens politiqueiras os imaculados carcinoides ambulantes Ciro Nogueira, Kassab e Marcos Pereira da facção Republicanos.

Estamos fritos e mal pagos. Eis que somos governados por quem se deixa influenciar, ao invés de influenciar.

04.
A DISTÂNCIA DA EDUCAÇÃO VIRTUAL

Assim como os Filhos do Capitão, os olavistas são um ponto referencial de desequilíbrio do governo que Bolsonaro não consegue deslanchar. Há uma semana que estão assassinando a reputação do pobre do Decotelli. É que a linha de pensamento dele não bate com a do papa dos cursinhos virtuais* de ensino a distância, longa distância...

(*) – O ensino a distância, menos, muito menos do que ser um modernismo na ciência de educar, é muito mais a arte de tirar proveito das deficiências do Ensino da Pesquisa e da Extensão do nosso sistema universitário oficial. Daí então que, quanto menos eficiente for a Educação nesse país, mais conveniente será para os donos dos cursinhos.


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é quarta / Eita quarentena d’uma figa!
Porque hoje é quarta / Quem tiver tempo que me siga...

01.
NADA A VER

Lembra daquela passadinha rápida e cordial e arejada de Bolsonaro pelo gabinete de Augusto Aras, quando ventilou até o seu digno nome para uma eventual 3ª vaga no STF?!? Pois, agora essa operação desmanche da Lava-Jato na PGR é outra história e não tem nada a ver com aquela visitinha frívola e pueril.

02.
CONSÓRCIO DOS COVEIROS DA NOTÍCIA

Mais uma do Consórcio dos Veículos da Imprensa de Pompas Fúnebres: “Ibaneis Rocha, governador do Distrito Federal, decretou ‘calamidade pública’ pela pandemia do coronavírus. Até agora, mais de 501 pessoas morreram de Covid no DF”...

Epa! Opa! Como assim “mais de 501 pessoas”? Seriam 501 e mais um pouquinho; 502, 503, 504 ou 5 mil? Que coisa esse Consórcio de Coveiros da Notícia, né não?!? E sabe duma? Isso tá cheirando a jeitinho candango de abocanhar recurso grosso das burras públicas.

03.
DECOTELLI NO PALÁCIO

Bolsonaro recebeu ontem Decotelli no Palácio. Seria o dia da posse. Seria. Decotelli saiu de lá dizendo-se ministro. Possuído. Sem qualquer cerimônia. Depois dessa entrada desastrada, os jornalojistas queriam ver o que Decotelli faria na saída.

04.
ACREDITE, SE QUISER

Decotelli disse que continua ministro. Então tá. Mas antes ele disse também que era doutor em Rosário, na Argh!entina e mestre, na Alemanha.

05.
NÃO É, NEM TEM

Até que Decotelli falou bem e com aparente muita simpatia com os jornalojistas do Consórcio dos Coveiros da Notícia. Mas, pelo que extraí de suas explicações nos canaletes de TV, não é doutor e nem tem pós-doutorado coisa nenhuma. E não me falem mais nisso.

06.
NEM ISSO

Decotelli: “Houve ‘distração’ e não plágio na tese”. Ah, bom. Fato é que Decotelli se meteu de pato a ganso no currículo. E nem pato é. E assim sendo, deu-se que o que se deu na entrada de Decotelli no MEC, mas não foi cerimônia de posse.

07.
MANDÃO

Inconformado, o Ministério Público pede ao STF para devolver a investigação sobre Flávio Bolsonaro à 1ª Instância. Isso quer dizer só o seguinte: o STF é que manda nessa joça!

08.
NESSE ÍNTERIM...
Lindôra, linda procuradora, foi procurar o que não devia na força-tarefa da Lava-Jato, no Paraná. Não tinha o devido passaporte para a República de Curitiba.

09.
MINISTÉRIO PÚBLICO, O 4º PODER

O que os advogados procrastinadores e os milicianos do STF não admitem e não engolem é que a Constituição-Cidadã de 88 consagrou a independência do Ministério Público como o 4° Poder da República.

Essa afronta não passa pela garganta também do Consórcio dos Jornalojões que não se conforma com a sexta posição. É que, no ranking do poder, o Cartel dos Deformadores de Opinião já está atrás da plena liberdade de expressão da Internet, web mídia sem fronteiras.

10.
PLACAR DO CONSÓRCIO DE COVEIROS DA NOTÍCIA:

Mortos 58.314 x 1 milhão e 300 mil Infectados. Mas isso, até agora. Daqui a pouco alguém tropeça, bate com a cabeça e morre de coronavírus. Mas por via das dúvidas, lave bem as mãos com água e sabão.

11.
SUPREMACIA TOGADA

Incapaz de resolver suas pendengas pelas traições intestinas, a Câmara dos Deputados questiona o Senado no STF por alterar medidas provisórias e enviá-las para sanção. O nome disso, em qualquer café society é burla, fraude, sacanagem.

Mas o pior de tudo é que tudo e todos estão e estamos de joelhos diante da Supremacia Togada.

Esse apelo do Poder Legislativo ao Supremo, quer dizer apenas que o STF tá que tá: manda e não pede. Governa mais que o Senado, a Câmara e o Palácio do Planalto, juntos e misturados.

12.
ENTREMENTES...

Uma dessas ONGs mais que perfeitas encontrou 70 pinguins mortos na orla de Santa Catarina. Pô, no litoral nordestino só encontraram manchas de óleo. Isso já é perseguição...ou preconceito. 

Não vai faltar quem acuse os catarinenses de mania de grandeza, o velho complexo de superioridade. Mas, pô, mancha de óleo é mancha de óleo; pinguim é pinguim! Não tem nem comparação.

13.
ACIMA E NO SUBSOLO

Procurado pelo Consórcio dos Coveiros da Notícia, o leguleio de grossa estampa, conhecido na clientela de elite pelo codinome de Kakai, foi sábio e original ao meter bronca em cima do que chama de exagero de poder dos procuradores da força-tarefa da Lava-Jato: “Ninguém está acima da lei”.

Deve ter queimado os seus últimos cinco ou seis neurônios que pensam para o bem: que frase inédita, bem construída e politicamente correta. É bem apropriada para quem faz a vida no subsolo da lei.

14.
QUEIROZ E O SENTIMENTO DE ABANDONO

Queiroz – em meio ao seu depoimento de ontem – perguntou “como salvar a família”. Foi uma perguntinha assim como quem não quer nada, mas cheia do sentimento de abandono; perguntinha própria, quase sugestão, de quem já sente que quem queria dele o que sempre quis, agora já não quer mais nada com ele.

15.
SINAIS DE DELAÇÃO
Queiroz na PF do Rio não disse nada do que já não tinha dito antes. Mas os jornalojistas de azaração garantem que notaram fortes sinais de uma promissora declaração premiada.

16.
BEM CAPAZ
Voltando à vaca fria: Bolsonaro percebeu o que chama de ‘’inadequações’’ no currículo de Decotelli. Mas, pelo que ouviu dizer, garante por enquanto que o quase-Porcina “é capaz de ser ministro”.

17.
ALÔ, DUPLA DINÂMICA!

Termina hoje o prazo para entrega da declaração ao Imposto de Renda. Alô, alô, dupla dinâmica Toffolião e Gilmuar! Favor não dormir no ponto, outra vez!

18.
PL DAS FAKE NEWS:

O relator defende o que chama de ‘’rastreamento’’ do que virilizar no WhatsApp. Ah, peralá! “Rastreamento” é o singelo apelido do que, em qualquer ditadurazinha simulada, se chama de “perseguição”. Mas pode chamar de ‘’caça às bruxas” que essa pandilha atende.

19.
PANDEMÔNIO EM SAMPA

Nada menos do que 63 hospitais de campanha custaram coisa de R$ 230 milhões. Mas, pô! Entre mortos e feridos se salvaram quase todos. Menos Doria e Covas que já morreram politicamente e não sabem.

20.
BRINCADEIRA CHINESA

Encontrado na China novo vírus de gripe ‘’com potência pandêmica’’. Pô, agora vai! Pelo jeito a China gosta que se enrosca dessa brincadeira macabra.

21.
CNN... BRASIL?!?

Nada mais brasileiro no mundo da notícia... A nacionalidade está no nome: filha da WarnerMedia, nascida em Atlanta, chegou apelidada de CNN Brasil, mas mantém o nome e sobrenome de Cable News Network...  CNN, tudo bem... Mas Brasil?!?