5 de nov. de 2022

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 05/NOV/2022

Por: Sérgio A.O. Siqueira

01.

DATA DE FUNDAÇÃO

Desculpem não ter atendido ontem – data da minha fundação – às mensagens e aos telefonemas que me foram dirigidos, pois, afônico a dar com um pau, estive quase que o tempo todo no otorrinolaringologista e suas circunstâncias.

Hoje, neste day after, estou me ensaiando a reativar as cordas vocais. Tenho até um certo receio de que eu acabe me enforcando com as ditas cujas. Um abração, grandão, demoradão, a vocês todos. Eu gosto muito de vocês.

02.

THE DAY AFTER

Pois, o dia seguinte, já chegou. A venezuelização vem a todo vapor. Já começamos a navegar em águas turvas. A Lei Xandão está em plena vigência. E ai de quem não for para a Argh!entina, expressar de lá a sua opinião.

Nem devemos agradecer essa saudade do futuro àqueles que votaram para trazer o Desengradeado à cena do crime, porque de fato quem abocanhou a corrida do ouro rumo ao Palácio do Planalto, foram os tiranetes da capa preta, com a pandilha dos filhos da pauta do Consórcio da Imprensa de Rebanho.

03.

O ESPIRITO

Foi quando o Espírito que Anda aparelhou o Judiciário que começou a decrepitude da democracia no Brasil. O espirito de porco devorou o espirito da lei. E ai daquele que não engula o porco que lhe é servido de bandeja por uma Salomé de capa preta.

04.

EFEITO LULÁTICO

As ações da Petrobras – que ainda não voltou ao estágio de Petrolão – caíram 5% em meio às incertezas sobre dividendos. É que essa coisa de distribuir lucros vai passar agora a ser, de novo, missão impossível do Reizinho cheio de ‘boas idéias’.

05.

A LINHA EDITORIAL

Perdi boa parte do meu tempo ontem, lendo o editorial da ‘rádio que virou TV’ em que jura de pés juntos que não mudou sua linha editorial. Ah, tá... O editorial não mudou nada, então, o que foi que mudou; ou quem foi que mudou?!? Boravamos, minha gente! O futuro é agora, ou nunca. O cara já está na cena do crime, pô!

06.

PARLAMENTO NA GAVETA

Fiquem de olho nos caras que elegemos para a Câmara e para o Senado. Logo, logo, o Espirito que Anda comprará a maioria parlamentar. Ele é craque em ‘engavetar’ os muitos ‘mais de 300 picaretas’ que ele mesmo identificou e classificou, quando deixou o Parlamento – onde nada fez de bom - para se especializar em abocanhar eleições.

07.

O NOSSO FANTASMA

STF deu 60 dias para o governo federal retomar o Fundo Amazônia. O tribunal dos tribunais está de sangue doce: antes de 60 dias o tal de ‘governo federal’ já será do Espirito que Anda, o nosso herói Fantasma da Ópera.

08.

BRADOS E ACENOS

Não se iludam com os primeiros brados parlamentares antiluláticos que surgirem por aí. Podem ser apenas os primeiros acenos, os primeiros sinais de que ‘conversando, a gente se entende’, especialidade do Cara que voltou à cena do crime.

09.

TRANSIÇÃO & TRANSAÇÃO

E eis então que o velho detrator de Lula, o Geraldo Alckmin é o comandante-em-chefe da ‘equipe de transição’, mas com jeitinho de pirão-sem-sal de quem, na realidade, não manda nada. Todo e qualquer assunto ligado à economia, será tratado e até distratado pelo notável Aloísio Mercadante; já tudo que tenha a ver com política caiu no colo da inigualável comediante de humor negro, Gleisi HoHoHoffmann.

Só por isso, o Orçamento Secreto tomou Doril e passou a ser tratado pelos donos do poder de venezuelização como o singelo Emendas do Relator. Quanto à negociação com a máquina pública, - que a velha mídia dizia ser ‘prova de condescendência com a corrupção’ - ela deixou de ser o que é para se chamar outra vez de ‘estratégia de coalizão pela governabilidade’.

E assim é que, se vocês ainda não notaram, a Venezuela amadurecida já começou a ser aqui.

2 de nov. de 2022

 

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 02/NOV/2022

Por: Sérgio A.O. Siqueira

 

01.

FINADOS

The Day After de um pleito suspleito.

 

02.

DESIGUALDADE

Somos todos passageiros nessa vida. Mas, por aqui, só os que vestem capa preta e os que usam colarinho branco viajam no lado da janela.

 

03.

CALENDÁRIO

Como sempre, uma eleição aqui no Brasil foi feita em outubro. E como nunca, desta vez deixou a impressão de que, mais do que Dia das Bruxas, era 1º de Abril.

 

04.

O ESPIRITO

Nunca antes na história desse país a gente sequer imaginou que o espirito da lei vestiria capa preta para abrigar tamanho espirito de porco.

 

05.

DO GARANHÃO DE PELOTAS:

“Sob o domínio de Alexandre Magno, o Brasil ficou chato e cheio de preconceitos. Ninguém mais pode fazer sequer uma piada de mau gosto”.

 

06.

GÊNESIS & GÊNEROS

 

Está no Gênesis: "Sexo só existem dois". Então, minha gente, o resto é imitação. Não coma gato por lebre. Por exemplo: Jean – pode ser de Jean Luc Godard, um comilão; ou de Jean Wyllys, o que vai nas comidas. Glenn, pode ser de Glenn Ford, caubói de verdade no cinema; ou Grenn, de Greenwald, marida de Davi Miranda, na vida real. Ou vice-versa, ao contrário... Ah, deixa pra lá, a Bíblia estava errada.

 

07.

HAI-KAI

É como verseja o Garanhão de Pelotas em hai-kai, típico poemeto japonês em que a primeira e a última estrofe têm 5 sílabas e a do meio tem 7, conta de mentiroso:

 

“A matéria / que enriqueceu Lula: / a miséria.”

 

08.

PROVA DE VIDA

 

Volta e meia, nesses tempos bicudos, a gente tem que fazer prova de vida, senão o salário da aposentadoria dança pelos salões da im/Previdência. Comigo dá-se o seguinte: meu título eleitoral é do Distrito Federal desde 1977. Ali se vê que eu nasci em Brasília, aos 38 anos de idade.

 

09.

BRUXARIA

Para os brasileiros de boa índole, o Dia 1º de Abril este ano caiu em 30 de outubro, um presságio de Halloween.

 

10.

PERIGO!

A lulapetelhagem, depois dessa eleição controlada pelo esquadrão de Alexandre Magno, o Imperador, já sabe que agora corre o risco de quando gritar por ‘socorro!’ a polícia aparecer.

 

11.

MEU JUÍZO

Como nada espero dos juízes que julgam as aventuras de Lulávaro que se ostenta e se sustenta estrelado, eu me dou por satisfeito pelo mau juízo que tenho a respeito dele.

 

12.

TEMPOS MODERNOS

Nem dá mais bola: / a camisinha dele / é camisola.

 

13.

PONTO 13

 

A Parada 13 é dele... COP27 - Lula aceita convite e vai participar de discussões sobre crise climática. E então, pronto, já começou a gandaia da ‘a Amazônia é nossa, cumpanhêros’.

14.

TRANSIÇÃO & TREINO

 

Vice de Lula, Alckmin vai coordenar a transição para o próximo, digamos, governo. É um bom treino para quem confia na debilidade etária do titular da cadeira mais alta do Planalto central do Brasil.

1 de nov. de 2022

 

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 1º/NOV/2022

Por: Sérgio A.O. Siqueira

01.

VOCÊ NEM SABE

Agora é tarde, Inês é morta: não adianta chorar o leite derramado, nem aqui nem em Caixa-Prego, ou o leite condensado lá no Rio Grande do Sal, Sol, Sul. Você já sabe um pouco do que eles são capazes de fazer para chegar ao poder. O que você não sabe, nem consegue imaginar é o que eles são capazes de fazer para nunca mais largar o poder.

02.

LARANJAS

Janja será a primeira-dama do Lulajanja, presidente do Brasil, prestes a se consagrar como capital da nova versão do Foro de São Paulo.

03.

ALEXANDRE, O GRANDE

Com o ‘vambora daqui que tão pegando’ para Augusto Nunes e Guilherme Fiuza, me resta um pingo de interesse no programa ‘Os Pingos Nos Is”, lá da ‘Rádio que virou TV’. O pé nos fundilhos também sobrou para o menino prodígio, Caio Coppolla.

E assim é que Alexandre Magno, o Grande, manobra os cordéis das linhas editoriais das melhores casas do ramo. Faz das salas de redação seu império macedônico que combate e fere de morte a liberdade de pensamento e de expressão.

O Lulanjão nem meteu o pé na rampa e a bruxa já está solta. Mera coincidência: neste dia 31, o bruxo chegou à cena do crime na ressaca de mais um Halloween brasileiro com cara de Todos os Santos.

04.

CRIMINOSA E BURRA

Essa campanha eleitoral que acabou nessa tragédia anunciada pelos supremos donos dessa República de Calamares, teve a impressão digital do dedo aquele que não aparece, mas serve de apoio nas horas mais escabrosas da vida brasileira. Foi a campanha eleitoreira mais criminosa da história desse país. E burra: o Desengradado nunca bafejou o que vai fazer e o Capitão nunca disse o que fez.

05.

VAI FICAR PRA DEPOIS

Não espere grandes coisas para hoje na falaçada de Bolsonaro. As vozes da caserna já lhe sopraram que deve falar hoje com a cabeça no amanhã. 

A idéia é engatilhar as armas para alvejar, bem à moda do que a pandilha de sevandijas luláticos fez o tempo todo contra esse governo que acaba à meia-noite da chegada do Ano Novo… O alvo é a eleição de 2026. Bolsonaro tem tempo para isso; Lul@lcapone não tem nem idade para mais outra temporada nessa grande aventura que é o Brasil.

06.

VIVA A DEMOCRACIA!

‘Famosos’ festejam a vitória de Lula: ‘Viva a democracia’!

Cuméquié?!?

‘Viva a democracia’, com o Desengradeado que voltou à cena do crime?!? ‘Viva a democracia’, com o controle da mídia?!? ‘Viva a democracia’, com a folha corrida do mensalão, petrolão, estatização, BNDESão, armalicitação?!? ‘Viva a democracia’ com abraços e queijos com Maduro, Ortega e outros bichos da mesma triste raça?!?

Ah, senhores ‘famosos’ de boca suja, gritem ‘Viva a Lei Rouanet’!