PONTOS A PONDERAR...
1ª Edição –
06/Ago/21- sexta-feira
Por: Sérgio A. O. Siqueira
Porque hoje é sexta-feira / Agora, sim, todo mundo viu... / Porque hoje é sexta-feira / A bem da verdade, o ministro mentiu.
PRISCAS ERAS...
Eu sou do tempo em que, em dias plúmbeos e chuvosos lá em Pelotas, a minha pátria pequena que deixei no Sul, a gente ia para o colégio de guarda-chuva, capa de borracha e galocha.
QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA...
GRAÇA À MEIA-NOITE - De repente deu na telha de um morador aqui do nosso condomínio uma idéia para fazer o vizinho festeiro dele lá, parar de perturbá-lo nos fins de semana: numa sexta-feira dessas, por volta da meia-noite, ele deu um jeito de botar a Graça Foster atrás da esquina e mandou o farrista barulhento ver se ele estava por lá...
HISTÓRIAS DO BRASIL
ERA UMA VEZ... Nem faz muitas luas, coisa ainda dos bons tempos da Lava-Jato, ao correr das investigações do mega escândalo de corrupção da Petrobras, eis que Renan, o Fazendeiro de Gado Fantasma, foi citado com todas as letras pelo ex-diretor daquela gloriosa estatal, Paulo Roberto Costa, então recém-inscrito no instituto da delação premiada.
Paulo Roberto Costa, do alto da credibilidade que tem a palavra de honra de um homem que teme a cadeia, contou à Justiça, no Paraná, que Renan era um dos beneficiados pelo esquema que destrambelhava a Petrobras.
Paulo Roberto dedurou que “os pagamentos” repassados ao senador olho-grosso “excederam o teto da cota repassada ao PT, PMDB e PP”, partidos que indicavam os diretores da petroleira. Ele contou tintim por tintim que a propina superou os sacrossantos e habituais 3% para que “fosse incluído um valor para Renan”.
No início de 2015, o engenheiro Shinko Nakandakari – operador de propina em nome da Galvão Engenharia – como o doleiro Alberto Youssef disseram peremptoriamente em suas premiadas deduragens que houve pagamento de propina nas contratações da obra de Refinaria Premium I, em Bacabeira, no Maranhão.
Da bocarra de Youssef ouviu-se e registrou-se que a licitação da terraplanagem ocorreu entre 2010 e 2011 “sendo acertado que as vencedoras seriam a Galvão Engenharia, Serveng e Fidens”. Ele contou candidamente que “ficava sabendo antecipadamente” o nome das empresas que ganhariam as licitações.
Em dezembro de 2015, o ministro do STF, Teori Zavascki, autorizou a quebra do sigilo bancário e fiscal de Renan, o Capataz de Fazendas Fantasmagóricas, suspeito de envolvimento em fraudes na contratação do consórcio Estaleiro Rio Tietê pela Transpetro em 2010.
Em 2 de junho de 2016, foram dados a público, por autorização do STF, os depoimentos da delação premiada de Nestor Cerveró na Lava-Jato. Cerveró jurou de pé-junto que, em 2012, o ínclito senador Renan Calheiros o chamou em seu gabinete no Senado para reclamar da 'falta de propina'. Coitado, estava com os primeiros sinais da Síndrome de Abstinência Propinêutica.
Em dezembro de 2016, Renan foi citado como estrela de primeira grandeza na delação de um ex-funcionário da Construtora Odebrecht, Claudio Melo Filho. De acordo com Claudio, Romero Jucá se aliou a Renan para defender abertamente os interesses do grupo Odebrecht.
Em 2014 para aprovar a Medida Provisória 651, de 2014, tida e havida pelo vulgo como “pacote de bondades”, Jucá atuou até mesmo quando sequer era acionado pela empreiteira.
O sagaz pandilheiro agiu movido pela “certeza de que receberia pagamentos a pretexto de contribuição de campanha”. Com base nessa convicção, logo que a MP 651 começou a tramitar, Jucá apresentou quatro singelas emendas de interesse da empresa e atuou junto ao governo para que o texto, quando chegasse ao Palácio do Planalto, não fosse vetado.
Os registros históricos não nos deixam esquecer que, em 7 de junho de 2016, Rodrigo Janot, o Procurador-Geral da República, consagrado no cargo pela varinha de condão da fada Dilmandioca Catavento Sapiens, pediu a prisão de Renan Calheiros, juntamente com a do cândido senador Romero Jucá e também pediu cadeia para o emaranhado ex-presidente Zé Sarney.
É que, de acordo com Janot, eles tentaram mudar a decisão do Supremo que determinava a prisão de condenados a partir da segunda instância e que planejaram mudar a lei, para permitir delação premiada apenas para pessoas em liberdade, e não para presos investigados e também para pressionaram para que acordos de leniência das empresas pudessem esvaziar as investigações. Pois, hoje se sabe que eles não só tentaram, como conseguiram.
01.
PELA DECEPÇÃO
A gente sabe que Bolsonaro não é ‘aquele que não resta a menor dúvida’, mas pensar em ter um ladravaz assaz contumaz como o candidato incapaz que satisfaz é o caminho mais curto para fazer do Pai dos Filhos do Capitão a sua própria 3ª Via, mesmo que seja via crucis, credo!
Não se distraia! O menos ruim acaba sendo sempre a decepção a que já estamos acostumados a curtir desde a redemocratização implantada pelo Marimbondo de Fogo, o emaranhado e tenebroso Zé Sarney, nas priscas eras de 1985. Hoje e sempre, voto pela decepção, jamais pela corrupção.
02.
BOLSOCOLORES
Depois que se empandilhou com o Centrão, Bolsonaro me passou a impressão de que estava encorajado. Mas, agora desconfio que, mais do que encorajado, Bolsonaro está corado.
03.
DORIANDO A PÍLULA
O governo de São Paulo – pô, diz aí João Doria – delatou que o ‘Ministério da Saúde entregou 228 mil doses a menos”.
Ah, tá. E eu lhe pergunto: você compraria um carro usado do João Doria?!? Quem nos dirá que ele não esteja dando mais um pulo do gato?!? E se ele estiver doriando a pílula para ficar com 228 mil doses a mais por baixo dos panos?!? E se ele... Ah, se eu fosse uma dessas Marthas Suplicantes da vida, agora eu estaria perguntando: “o Doria é casado; tem filhos?!?
04.
NA VERDADE, MENTIU
Barroso, solene e aleatório, comme d’habitude, respondeu uma vez mais ao Bolsonaro, usando os filhos das pautas do Consórcio da Imprensa Marrom-Glacê: “A invasão investigada não teve qualquer impacto sobre o resultado das eleições”.
Peralá, ô! Primeiro, isso é o que Barroso diz – como se a sua palavra fosse o próprio som da verdade absoluta.
Segundo, não é disso que se trata: o que se quer saber é sobre a segurança do processo eleitoral. Que o soberano senhor ocupante do cargo de confiança que lhe foi dado por Dilmandioca Sapiens diga qualquer coisa sobre a decantada e propalada ‘inviolabilidade’ do sistema e das urnas eletrônicas.
Inda que mal pergunte: o hacker estuprou ou não estuprou; violou ou não violou as ditas cujas urnas virgens?!? Para Bolsonaro, a bem da verdade, Barroso andou mentindo.
05.
MANTENHA DISTÂNCIA!
Ninguém sabe nada sobre isso tudo. Use máscara, álcool-gel, água e sabão.
06.
DEMOCRACIA
Não há democracia quando há quem mande.
07.
REFORMA ELEITORAL
§ Único – Mandato de seis anos, pelo voto contado publicamente; sem reeleição.
08.
COMÉRCIO ONLINE
De junho para cá, 789 lojas virtuais foram abertas por dia. Isso é bom, pela ampla redução no custo operacional; isso é ruim porque é o começo do fim da profissão de vendedores e balconistas. Isso quer dizer também que ‘sair para ir às compras’, já era, gradativamente acabou-se o que era doce. E lá se vão também os rolês pelos shoppings. Pandemoníacos tempos modernos.
09.
DE CARNE E OSSO
E o Fiat Lux embrabeceu e deu o troco à falaçada de Bolsonaro que não sabe comer quieto: cancelou a reunião que estava combinada entre os três Poderes. Dentre outras coisas Fiat Fux de cabeça-quente com ares de cortesão disse que “Bolsonaro ataca integrantes da Corte”.
Pois, para
nós aqui da planície, Bolsonaro não está tão errado assim; pode até estar sendo
e parecendo o mesmo boquirroto de sempre, mas ele não está de todo errado.
Bolsonaro não ataca o Supremo, ele ataca os tais ‘integrantes’ que são de carne
e osso. De carne e osso e espírito de porco. Sobrenatural é a instituição.
10.
PAPAS SUPREMOS
Há de chegar o momento em que a pandilha de papas da Supremacia das Togas vai se dar conta de que é quase-vitalícia, mas não é infalível.
11.
ENTREMENTES...
O Ministério Público Eleitoral rejeitou abrir inquérito contra Bolsonaro. A mídia marrom-glacê está em pandarecos com o que considera um tremendo desaforo.
12.
DUPLA DINÂMICA
Leixandão & Barroso... Batman & Robin.
13.
PONTO 13
A Parada 13 é dele.
Não se
distraia. Nem deprecie o poder maligno daquele que roubou e deixava roubar.
Seus duendes lulacaios estão fazendo a magia de consolidar a candidatura de um
presidiário e impedir a reeleição de quem não rouba e não deixa roubar.
14.
EIS A QUESTÃO
O sistema de urna eletrônica é violável e foi violado. É vulnerável, passível de invasão e foi vulnerado e invadido. Barroso dizia e continua dizendo que não. Barroso mentia e continua mentindo. Eis a questão.
15.
CONTAGEM PÚBLICA
Comissão da Câmara rejeitou, ao apagar das luzes desta quinta-feira, a Proposta de Emenda Constitucional do voto impresso. A mídia marrom-glacê comemora o que chama de derrota do Bolsonaro.
Seria derrota, sim, mas para Bolsonaro e mais 180 milhões de eleitores. Seria, ainda não é: a proposta vai agora para avaliação em plenário.
A esperteza disso tudo é que a coisa está sendo tratada como ‘voto impresso’. Na verdade, o que os eleitores de boa índole querem é o fim da contagem secreta; o que o brasileiro deseja e quer é contagem pública. Hoje, a apuração é feita e arte-finalizada pelo plantonista do TSE que, seja lá quem for, não representa 210 milhões de pares de olhos, nem aqui e nem aonde o Judas perdeu as botas.
16.
TANDARA FLAGRADA NO ANTIDOPING
Tandara, estrela-maior do nosso Vôlei feminino, foi reprovada no exame antidoping e já está voltando para o Brasil. Estrela-maior é uma coisa; estrela-gorda dá nisso..
PONTOS
A PONDERAR...
2ª Edição –
06/Ago/21- sexta-feira
Por: Sérgio A. O. Siqueira
01.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
Se você fosse o Renato Gaúcho, tiraria o Arrascaeta para escalar o Messi no Flamengo?!?
02.
HAI-KAI
Tirem o Capitão / e ponham no seu lugar / o maior ladrão.
03.
VOTO
Então tá, Bolsonaro perdeu. Agora falta só a gente anotar o nome dos que não querem a contagem pública dos votos.
04.
UFA! ESCAPAMOS!
Pronto, o cortesão Fiat Fux, do alto da sua cadeira no cargo de confiança que ocupa na Supremacia das Togas graças à varinha de condão da Fada Dilmandioca Sapiens, cancelou o encontro de chefes dos três poderes para ver se encontravam o caminho de paz, respeito e harmonia entre os ditos cujos. Ufa! Escapamos dessa!
05.
CORTAR DA MÃE
Aturar um Renan Calhorda renascer das cinzas e ressurgir das brumas em nome da democracia é pior do que aguentar calado quando cortam da mãe da gente. Só mesmo esses jornalojistas filhos da pauta para engolir uma langonha dessas...
06.
TEORIA DA CONSPIRAÇÃO
Há quem diga que toda essa crise entre o Governo e a Supremacia das Togas, é cobra criada pelo Pai dos Filhos do Capitão que, seria levado a indicar Aras, o seu Augusto mensageiro, para o trono no STF, descartando André Mendonça por terrível pressão, sem queimar o filme com os terrivelmente evangélicos.
07.
JOGANDO PELO EMPATE
No jogo sujo da politicalha, o sonho dos lulacaios é ver o Bolsonaro na cadeia. Seria um empate com enorme sabor de vitória.
08.
O PROGRAMA
Tá, então
tá, a turma do Bolsonaro entrega o ouro de volta pros bandidos. E então,
pronto! Só falta que aqueles que roubam e deixam roubar mostrem o programa de
governo que eles têm para o Brasil do futuro... Mas, não se distraiam! FRazer
saber não é nem nunca foi saber fazer.
09.
VOCÊ SABIA QUE...
Um reles carguinho na presidência de um aparelho estatal brasileiro, tipo assim Petrobras, Eletrobras, Bancorbras, o Caceteaquatrobras, pode começar com coisa de R$ 100 mil e chegar até a um confortável estágio remuneratório de mais ou menos R$ 220 mil mensais?!?
Então me diga se for capaz: você mandaria para as cucuias um salariozinho desses para batalhar pela restauração da Democracia, esse paraíso onde todos somos iguais perante a lei e ao diabo a quatro?!?
Ah, não é?!?
Pois então não conte com o ovo na galinha, porque as centenas de aparelhados da
Caserna pelos governos luladinos estão nem aí para cantar de galo.