6 de ago. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 06/Ago/21- sexta-feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é sexta-feira / Agora, sim, todo mundo viu... / Porque hoje é sexta-feira / A bem da verdade, o ministro mentiu.

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que, em dias plúmbeos e chuvosos lá em Pelotas, a minha pátria pequena que deixei no Sul, a gente ia para o colégio de guarda-chuva, capa de borracha e galocha.

QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA...

GRAÇA À MEIA-NOITE - De repente deu na telha de um morador aqui do nosso condomínio uma idéia para fazer o vizinho festeiro dele lá, parar de perturbá-lo nos fins de semana: numa sexta-feira dessas, por volta da meia-noite, ele deu um jeito de botar a Graça Foster atrás da esquina e mandou o farrista barulhento ver se ele estava por lá...

HISTÓRIAS DO BRASIL

ERA UMA VEZ... Nem faz muitas luas, coisa ainda dos bons tempos da Lava-Jato, ao correr das investigações do mega escândalo de corrupção da Petrobras, eis que Renan, o Fazendeiro de Gado Fantasma, foi citado com todas as letras pelo ex-diretor daquela gloriosa estatal, Paulo Roberto Costa, então recém-inscrito no instituto da delação premiada.

Paulo Roberto Costa, do alto da credibilidade que tem a palavra de honra de um homem que teme a cadeia, contou à Justiça, no Paraná, que Renan era um dos beneficiados pelo esquema que destrambelhava a Petrobras.

Paulo Roberto dedurou que “os pagamentos” repassados ao senador olho-grosso “excederam o teto da cota repassada ao PT, PMDB e PP”, partidos que indicavam os diretores da petroleira. Ele contou tintim por tintim que a propina superou os sacrossantos e habituais 3% para que “fosse incluído um valor para Renan”.

No início de 2015, o engenheiro Shinko Nakandakari – operador de propina em nome da Galvão Engenharia – como o doleiro Alberto Youssef disseram peremptoriamente em suas premiadas deduragens que houve pagamento de propina nas contratações da obra de Refinaria Premium I, em Bacabeira, no Maranhão.

Da bocarra de Youssef ouviu-se e registrou-se que a licitação da terraplanagem ocorreu entre 2010 e 2011 “sendo acertado que as vencedoras seriam a Galvão Engenharia, Serveng e Fidens”. Ele contou candidamente que “ficava sabendo antecipadamente” o nome das empresas que ganhariam as licitações.

Em dezembro de 2015, o ministro do STFTeori Zavascki, autorizou a quebra do sigilo bancário e fiscal de Renan, o Capataz de Fazendas Fantasmagóricas, suspeito de envolvimento em fraudes na contratação do consórcio Estaleiro Rio Tietê pela Transpetro em 2010.

Em 2 de junho de 2016, foram dados a público, por autorização do STF, os depoimentos da delação premiada de Nestor Cerveró na Lava-Jato. Cerveró jurou de pé-junto que, em 2012, o ínclito senador Renan Calheiros o chamou em seu gabinete no Senado para reclamar da 'falta de propina'. Coitado, estava com os primeiros sinais da Síndrome de Abstinência Propinêutica.

Em dezembro de 2016, Renan foi citado como estrela de primeira grandeza na delação de um ex-funcionário da Construtora Odebrecht, Claudio Melo Filho. De acordo com Claudio, Romero Jucá se aliou a Renan para defender abertamente os interesses do grupo Odebrecht.

Em 2014 para aprovar a Medida Provisória 651, de 2014, tida e havida pelo vulgo como “pacote de bondades”, Jucá atuou até mesmo quando sequer era acionado pela empreiteira.

O sagaz pandilheiro agiu movido pela “certeza de que receberia pagamentos a pretexto de contribuição de campanha”. Com base nessa convicção, logo que a MP 651 começou a tramitar, Jucá apresentou quatro singelas emendas de interesse da empresa e atuou junto ao governo para que o texto, quando chegasse ao Palácio do Planalto, não fosse vetado.

Os registros históricos não nos deixam esquecer que, em 7 de junho de 2016, Rodrigo Janot, o Procurador-Geral da República, consagrado no cargo pela varinha de condão da fada Dilmandioca Catavento Sapiens, pediu a prisão de Renan Calheiros, juntamente com a do cândido senador Romero Jucá e também pediu cadeia para o emaranhado ex-presidente Zé Sarney.

É que, de acordo com Janot, eles tentaram mudar a decisão do Supremo que determinava a prisão de condenados a partir da segunda instância e que planejaram mudar a lei, para permitir delação premiada apenas para pessoas em liberdade, e não para presos investigados e também para pressionaram para que acordos de leniência das empresas pudessem esvaziar as investigações. Pois, hoje se sabe que eles não só tentaram, como conseguiram.

01.

PELA DECEPÇÃO

A gente sabe que Bolsonaro não é ‘aquele que não resta a menor dúvida’, mas pensar em ter um ladravaz assaz contumaz como o candidato incapaz que satisfaz é o caminho mais curto para fazer do Pai dos Filhos do Capitão a sua própria 3ª Via, mesmo que seja via crucis, credo!

Não se distraia! O menos ruim acaba sendo sempre a decepção a que já estamos acostumados a curtir desde a redemocratização implantada pelo Marimbondo de Fogo, o emaranhado e tenebroso Zé Sarney, nas priscas eras de 1985. Hoje e sempre, voto pela decepção, jamais pela corrupção.

02.

BOLSOCOLORES

Depois que se empandilhou com o Centrão, Bolsonaro me passou a impressão de que estava encorajado. Mas, agora desconfio que, mais do que encorajado, Bolsonaro está corado.

03.

DORIANDO A PÍLULA

O governo de São Paulo – pô, diz aí João Doria – delatou que o ‘Ministério da Saúde entregou 228 mil doses a menos”.

Ah, tá. E eu lhe pergunto: você compraria um carro usado do João Doria?!? Quem nos dirá que ele não esteja dando mais um pulo do gato?!? E se ele estiver doriando a pílula para ficar com 228 mil doses a mais por baixo dos panos?!? E se ele... Ah, se eu fosse uma dessas Marthas Suplicantes da vida, agora eu estaria perguntando: “o Doria é casado; tem filhos?!?

04.

NA VERDADE, MENTIU

Barroso, solene e aleatório, comme d’habitude, respondeu uma vez mais ao Bolsonaro, usando os filhos das pautas do Consórcio da Imprensa Marrom-Glacê: “A invasão investigada não teve qualquer impacto sobre o resultado das eleições”.

Peralá, ô! Primeiro, isso é o que Barroso diz – como se a sua palavra fosse o próprio som da verdade absoluta.

Segundo, não é disso que se trata: o que se quer saber é sobre a segurança do processo eleitoral. Que o soberano senhor ocupante do cargo de confiança que lhe foi dado por Dilmandioca Sapiens diga qualquer coisa sobre a decantada e propalada ‘inviolabilidade’ do sistema e das urnas eletrônicas.

Inda que mal pergunte: o hacker estuprou ou não estuprou; violou ou não violou as ditas cujas urnas virgens?!? Para Bolsonaro, a bem da verdade, Barroso andou mentindo.

05.

MANTENHA DISTÂNCIA!

Ninguém sabe nada sobre isso tudo. Use máscara, álcool-gel, água e sabão.

06.

DEMOCRACIA

Não há democracia quando há quem mande.

07.

REFORMA ELEITORAL

§ Único – Mandato de seis anos, pelo voto contado publicamente; sem reeleição.

08.

COMÉRCIO ONLINE

De junho para cá, 789 lojas virtuais foram abertas por dia. Isso é bom, pela ampla redução no custo operacional; isso é ruim porque é o começo do fim da profissão de vendedores e balconistas. Isso quer dizer também que ‘sair para ir às compras’, já era, gradativamente acabou-se o que era doce. E lá se vão também os rolês pelos shoppings. Pandemoníacos tempos modernos.

09.

DE CARNE E OSSO

E o Fiat Lux embrabeceu e deu o troco à falaçada de Bolsonaro que não sabe comer quieto: cancelou a reunião que estava combinada entre os três Poderes. Dentre outras coisas Fiat Fux de cabeça-quente com ares de cortesão disse que “Bolsonaro ataca integrantes da Corte”.

Pois, para nós aqui da planície, Bolsonaro não está tão errado assim; pode até estar sendo e parecendo o mesmo boquirroto de sempre, mas ele não está de todo errado. Bolsonaro não ataca o Supremo, ele ataca os tais ‘integrantes’ que são de carne e osso. De carne e osso e espírito de porco. Sobrenatural é a instituição.

10.

PAPAS SUPREMOS

 

Há de chegar o momento em que a pandilha de papas da Supremacia das Togas vai se dar conta de que é quase-vitalícia, mas não é infalível.

11.

ENTREMENTES...

O Ministério Público Eleitoral rejeitou abrir inquérito contra Bolsonaro. A mídia marrom-glacê está em pandarecos com o que considera um tremendo desaforo.

12.

DUPLA DINÂMICA

Leixandão & Barroso... Batman & Robin.

13.

PONTO 13

A Parada 13 é dele.

Não se distraia. Nem deprecie o poder maligno daquele que roubou e deixava roubar. Seus duendes lulacaios estão fazendo a magia de consolidar a candidatura de um presidiário e impedir a reeleição de quem não rouba e não deixa roubar.

 

14.

EIS A QUESTÃO

O sistema de urna eletrônica é violável e foi violado. É vulnerável, passível de invasão e foi vulnerado e invadido. Barroso dizia e continua dizendo que não. Barroso mentia e continua mentindo. Eis a questão.

15.

CONTAGEM PÚBLICA

Comissão da Câmara rejeitou, ao apagar das luzes desta quinta-feira, a Proposta de Emenda Constitucional do voto impresso. A mídia marrom-glacê comemora o que chama de derrota do Bolsonaro.

Seria derrota, sim, mas para Bolsonaro e mais 180 milhões de eleitores. Seria, ainda não é: a proposta vai agora para avaliação em plenário.

A esperteza disso tudo é que a coisa está sendo tratada como ‘voto impresso’. Na verdade, o que os eleitores de boa índole querem é o fim da contagem secreta; o que o brasileiro deseja e quer é contagem pública. Hoje, a apuração é feita e arte-finalizada pelo plantonista do TSE que, seja lá quem for, não representa 210 milhões de pares de olhos, nem aqui e nem aonde o Judas perdeu as botas.

16.

TANDARA FLAGRADA NO ANTIDOPING

Tandara, estrela-maior do nosso Vôlei feminino, foi reprovada no exame antidoping e já está voltando para o Brasil. Estrela-maior é uma coisa; estrela-gorda dá nisso..

PONTOS A PONDERAR...

2ª Edição – 06/Ago/21- sexta-feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Se você fosse o Renato Gaúcho, tiraria o Arrascaeta para escalar o Messi no Flamengo?!?

02.

HAI-KAI

Tirem o Capitão / e ponham no seu lugar / o maior ladrão.

03.

VOTO

Então tá, Bolsonaro perdeu. Agora falta só a gente anotar o nome dos que não querem a contagem pública dos votos.

04.

UFA! ESCAPAMOS!

Pronto, o cortesão Fiat Fux, do alto da sua cadeira no cargo de confiança que ocupa na Supremacia das Togas graças à varinha de condão da Fada Dilmandioca Sapiens, cancelou o encontro de chefes dos três poderes para ver se encontravam o caminho de paz, respeito e harmonia entre os ditos cujos. Ufa! Escapamos dessa!

05.

CORTAR DA MÃE

Aturar um Renan Calhorda renascer das cinzas e ressurgir das brumas em nome da democracia é pior do que aguentar calado quando cortam da mãe da gente. Só mesmo esses jornalojistas filhos da pauta para engolir uma langonha dessas...

06.

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO


Há quem diga que toda essa crise entre o Governo e a Supremacia das Togas, é cobra criada pelo Pai dos Filhos do Capitão que, seria levado a indicar Aras, o seu Augusto mensageiro, para o trono no STF, descartando André Mendonça por terrível pressão, sem queimar o filme com os terrivelmente evangélicos.

07.

JOGANDO PELO EMPATE

No jogo sujo da politicalha, o sonho dos lulacaios é ver o Bolsonaro na cadeia. Seria um empate com enorme sabor de vitória.

08.

O PROGRAMA

Tá, então tá, a turma do Bolsonaro entrega o ouro de volta pros bandidos. E então, pronto! Só falta que aqueles que roubam e deixam roubar mostrem o programa de governo que eles têm para o Brasil do futuro... Mas, não se distraiam! FRazer saber não é nem nunca foi saber fazer.

09.

VOCÊ SABIA QUE...

Um reles carguinho na presidência de um aparelho estatal brasileiro, tipo assim Petrobras, Eletrobras, Bancorbras, o Caceteaquatrobras, pode começar com coisa de R$ 100 mil e chegar até a um confortável estágio remuneratório de mais ou menos R$ 220 mil mensais?!?

Então me diga se for capaz: você mandaria para as cucuias um salariozinho desses para batalhar pela restauração da Democracia, esse paraíso onde todos somos iguais perante a lei e ao diabo a quatro?!?

Ah, não é?!? Pois então não conte com o ovo na galinha, porque as centenas de aparelhados da Caserna pelos governos luladinos estão nem aí para cantar de galo.

4 de ago. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira


Porque hoje é quarta-feira / Um alerta para quem é desatento: /Porque hoje é quarta-feira / A pandemia ainda não tem tratamento

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que se comprava peixe e frango nas bancas do Mercado Municipal e as ‘comidas para o almoço’ no caderno do armazém da esquina...

QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA...

Matutei, matutei, matutei e... me dei conta de que para saber quem são os piores inimigos públicos desse meu pobre país, bastar-me-ia (epa!) apenas relacionar os presidentes das tais instituições que o Barroso e seus duendes que vestem toga garantem que ''estão funcionando''. E decidi, vou levar em conta nessa minha busca que, para os que roubaram e deixavam roubar nesse, o governo Bolsonaro não funciona.

HISTÓRIAS DO BRASIL

Era uma vez...  Um juiz direito de Direito que atendia pelo chamamento de Sérgio Moro. Ele, longe dos tempos de jogos olímpicos, saltou no escuro pensando que, em sua luta contra a corrupção, ele seria mais útil no Ministério da Justiça do que na Magistratura.

Era uma vez também, o Pai dos Filhos do Capitão que pulou na fogueira, quando não conseguiu emplacar seu filho Carlito na chefia da Secom – Secretaria de Comunicação do seu Governo. E assim, começou a operação-desmanche da Lava-Jato.

01.

CPI DO COVIL

Não se pode levar a sério quem não é sério. Só mesmo a Imprensa Marrom-Glacê ´para dar respaldo e repercussão à bandidagem que é urdida pela pandilha mais bandalha da história do Senado Federal.

02.

NÃO SE DISTRAIA...

Quem resgatou Renan Calhorda?!? Quem soltou o Luladravaz?!? Quem está ‘salvando’ a democracia?!? São os mesmos que tramam a volta do governo que rouba e deixa roubar.

03.

PANDILHA IMPUNE

Essa pandilha de sevandijas da CPI do Barroso não tem medo de nada porque nada tem a perder desde que foram condenados à impunidade perpétua pelos duendes que vestem toga.

04.

PODER CLANDESTINO

Está lá na Constituição-Cidadã de 88 que os Poderes da República são três: Legislativo, Judiciário e Executivo. São três e não quatro.

Não há uma linha, uma vírgula, uma referência sequer a um 4º Poder e muito menos a um poder Supremo.

No entanto, o diabo veste toga. E quem tudo faz, porque tudo pode, é o Supremo Tribunal Federal, um núcleo de soberbos barnabés ocupantes de cargos de confiança providos e chefiados pela pior safra de presidentes que qualquer democracia pode suportar.

05.

VERDADES ENGARRAFADAS

E então, como se não fossem subservientes filhos das pautas do Consórcio Mercenário da Imprensa Marrom-Glacê, sequiosa pela grana das burras públicas, os jornalojistas de encomenda criaram o slogan tipo chamada geral “A Busca da verdade”. É demais, vindo de quem vem...  

Escolheram, sob as bênçãos do duende Barroso, a CPI do Renan Calhorda para sua fonte de deformação.

Hoje, a gente sabe que eles não informam, deformam; não noticiam nada, mentem sempre porque em letras garrafais engarrafam sempre o seu já escasso estoque de verdades. Hoje, como diria Millôr Fernandes, a única coisa verdadeira publicada nos seus jornalojões é a data. E, por sinal, é sempre a de ontem.

06.

AS MOTOS NA GARAGEM

Faz de conta que ninguém viu. As aglomerações de domingo passaram em brancas nuvens pelos veículos da Imprensa Marrom-Glacê.

É que, em certos casos, nem mesmo notícias de ontem, os filhos da pauta do Consórcio Mercenário, se animam a noticiar.

Para eles, as monumentais mobilizações pró-democracia e pela contagem pública dos votos, não passaram de um replay das motociatas; uma coisa cometida pelos mesmos motoqueiros de sempre que, no domingo passado deixaram suas motos nas garagens de suas casas.

07.

E O COVIDÃO?!?

E então o que se sabe é que Barroso é o pai da CPI do Covil. O que não se sabe é porque a CPI é uma mãe sem teta para o Covidão.

Não querem nem saber quais foram os governadores e os prefeitos que não desviaram e nem distorceram os recursos para combate à pandemia.

08.

A VIAGEM

Pô, vampará com essa sem-vergonhice! Ninguém é contra a urna eletrônica. O que se quer é a contagem pública dos votos depositados nas ditas cujas invioláveis. Invioláveis enquanto estáticas em suas sessões eleitorais.

O que incomoda os senhores dos anéis na contagem pública é que ela acaba com o mistério que cerca a ‘viagem’ do voto da sua respectiva urna eletrônica até ao ponto da misteriosa ‘auditagem oficial’ sob a visão felina do ‘auditor’, reles mortal indicado e supervisionado pelo presidente do TSE.  

09.

CELEBRIDADES PANDÊMICAS

Tratando no papo e na conversa da Covid-19, a Imprensa Marrom-Glacê disseminou aqui no Brasil de Bolsonaro uma galeria interminável de ‘celebridades’ do submundo da pandemia. Nunca antes na história desse país se viu tanto ‘cientista’ de ocasião informando aos brasileiros tudo que ninguém sabe, muito menos eles, sobre o tratamento da peste chinesa.

10.

INDA QUE MAL PERGUNTE

Quem lhe faz mais mal e lhe provoca mais engulhos: 01) Câmara Federal; 02) Senado Federal; 03) o Congresso como um todo; 04) a CPI do Covil, em especial; 05) a Supremacia das Togas; 06) o Governo Federal; 07) o Governo Lulaporrinhador?!?

11.

QUEM É QUE É?!?

Quem é que é aquele que conhece o que se sabe sobre essa praga mundial que chamam de Covid-19, um anunciado vírus que se mata na casca com álcool-gel, água e sabão?!?

12.

PÂNDEGA DEMOCRACIA

Pândega democracia que depende de 11 duendes vestindo toga. Mas pandemia mesmo é depender dos coices infectantes de uma pandilha composta por Azar Omiz, aquele que dispensa comentários; de um gasguito masculinizado como Randolfe Scott, o atirador a esmo; de um vampiresco Humberto Costas Largas e, dele...aquele que renasceu das cinzas e ressurgiu das brumas, Renan Calhorda.

Essa pandilha de sevandijas me faz acreditar que o teatral Oscar Wilde tinha razão de sobra quando, em mais uma de suas frases de efeito disse que “Democracia quer simplesmente dizer o desencanto do povo, pelo povo, para o povo”.

13.

PONTO 13

A Parada 13 é dele

O que é mesmo que Lulavagem da Silva, um cara que não pode botar o nariz fora da porta; um brasileiro que não pode ir ao cinema, à padaria da esquina, a um jogo do Corinthians, está fazendo fora da cadeia para onde foi mandado por corrupção e lavagem de dinheiro?!

PONTOS A PONDERAR...

2ª Edição 04/VIII/21

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

SUPREMO – SUPREMA CONFRARIA DE CARGOS DE CONFIANÇA

‘Supremo’ é para isso mesmo: supremacia, predomínio, superioridade absoluta, soberania e, - em bom e castiço português distante do juridiquês - potentado repulsivo, indecoroso e filho da planfa que lamblanfa.

‘Supremo’ para os diabos que vestem toga quer dizer poder, audácia e desaforamento para criar uma democracia própria, só deles, ou – falando como eles falam –  uma democracia ‘sui generis’.

Isso não é, à sombra das excelentes togas magníficas, desacreditar, perverter nem afrontar as instituições. Não, para eles, não é.

Para nós, meros mortais habitantes da planície, isso é apenas o cometimento pelos cortesãos, da patifaria hipócrita de usarem e abusarem do espírito das leis, como se fosse uma virtude da própria natureza desses reles e parasitas usuários dos luxuosos, ostensivos e ofensivos cargos de confiança da pior congregação de presidentes da história da República Democrática do Brasil.


1 de ago. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é domingo / Os brasileiros são como cordeiros Porque hoje é domingo / Tangidos por um Renan Calheiros...

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que se a gente, à noite, caminhasse de costas pela rua ‘morria a mãe’; se apontasse o dedo para as estrelas, nascia verruga.

QUARENTENA DÁ CADA IDÉIA

Se Rebeca Andrade, a brasileirinha medalhista de ouro no salto fosse a 3ª Via para 2022, ela seria o verdadeiro ‘pulo do gato’.

HISTÓRIAS DO BRASIL

Era uma vez... Um país chamado Brasil em que o ‘distanciamento social’ vem sendo praticado pelos políticos pra cima da população, desde que, em 1985, o faraó Tancredo subiu a rampa num sarcófago e o brontossauro Zé Sarney, deu início à farsa da ‘redemocratização’. O Brasil é habitado por duas espécies de bípedes: pessoas e políticos.

01.

CPI DO SHOW

E vem aí, para gaudio dos jornalojistas filhos das pautas do Consórcio da Imprensa Marrom-Glacê, a segunda etapa da CPI do Covil – show dos comediantes sem-graça Azar Omiz, Randolfe Scott, Humberto Sanguessuga, Otto Alencanastrão e Renan Calhorda.

02.

OS 11 BARNABÉS

O que é que os 11 barnabés do STF têm em comum?!? Todos eles ocupam cargos de confiança que ganharam de mão-beijada da pior pandilha de presidentes que uma República pode suportar.

03.

DESABROCHANTE

Eu vi ontem no canalete SporTV um monte de pares de vasos bancando os profetas do acontecido. Se há uma flor feia, é Hortênsia. Ela não desabrocha.

04.

FIRMEZA E RESISTÊNCIA

Aqueles que habitam o último estágio na pirâmide do Poder, são justamente os que não têm a quem recorrer quando sua força é suplantada.

Se nós, ao invés de força na rebeldia, tivermos firmeza e resistência no confronto, mais do que ter o poder, seremos o poder acima dos poderosos que vestem toga e servem aos que usam gravata e colarinho branco.

05.

TÁ NO NOME

Leixandão de Moraes se acha onipresente, mas é só plural. Se ele fosse um talento singular não seria Moraes...seria Moral.

06.

DISSE E REPITO

Não se distraia! O crime organizado nesse país destrambelhado tomou de tal forma o lugar do Estado que, se o cara é 'autoridade', todo cuidado com ele é pouco.

07.

PENSANDO BEM...

Minha Nossa, outra mania: escrever por escrever! Dia após dia, momento a momento, há muitos e muitos anos, escrevo por escrever, para que pensem, aqueles que podem pensar o que penso -  e também para o que quer que eles pensem.

08.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Embora isso não tenha a menor relevância, me diga aqui uma coisinha boba de nada: Dilmandioca Sapiens não deveria se chamar também Dilpamonha Catavento?!?

09.

PRISCAS ERAS MESMO...

Esta era uma facção da "Turma da Avenida", o Paralelo-38 da Pelotas dos Anos Dourados. O local era A Fruteira, do Shwonke, point da rapaziada na Rua XV de Novembro, nas tardes de domingo depois das tardes de cinema.

Descontando os cabelos do "brotinho" não identificado que está de costas e o rapazote que aparece de frente para a silhueta da moçoila misteriosa, os figurantes são: Colmar, da Anchieta; Sergio Siqueira, de frente pro crime; Celso Assírio, o Bandeira, meu amigo, irmão de fé, camarada; Marcos Antonio Pinho, meu primo de Bagé; negão Patê, amigo do peito, todo de branco e Antonio Carlos Petiz, parceirão até hoje aqui por Brasília.

No canto inferior direito da foto, aparece Caprichoso, do Bar Copacabana, da esquina da Avenida com o canalete da Argolo.

Daí nasceu o time Huracán que logo passou a ser a Portuguesa do Patê, dono da maior série invicta de um time amador da então Princesa do Sul, a Atenas Rio-Grandense.

É que as súmulas das partidas que não ganhávamos, a gente comia. Melhor, bebia com chopinhos bem tirados e de colarinho maduro ali mesmo na Fruteira, ou na Taberna do Willy. Depois, é claro, do tira-gosto no hoje extinto Bar Copacabana, lá no Paralelo-38 da Princesa do Sul.

10.

QUEBRA DE SIGILO

Renan Calhorda quer agora quebrar o sigilo da rádio Jovem Pan. É que para ele, ‘a rádio é a maior disseminadora de fake news desse país’. Logo ele, um Fake News ambulante. Como é que esse estrupício que anda, não está atrás das grades, a pão e água e trabalhos forçados?!?