29 de out. de 2022

 

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 29 / Outubro / 22

Por: Sérgio AO Siqueira

01.

O CAPITÃO, O DESPENITENCIADO E O ÍCARO EXPEDITO

Não aguentei. Estive no YouTube no início do combate entre o Capitão e o Despenitenciado. Quando dei falta do imperador Aleixandão - O Grande, desliguei e fui dormir mais cedo. Sonhei que vivia numa democracia à beira de um precipício.

Dei um passo à frente e...  empurrei o cara que vem roubando e deixando que roubem esse país há mais de 30 anos.

Antes de me acordar em sobressalto, vi que o Despenitenciado foi salvo sob as asas gigantescas, supremas de um Ícaro, calvo e expedito, dotado de imensas asas feitas de cera de abelhas e penas de pássaros.

O pesadelo virou um sonho quando ambos se aproximaram do sol. Enquanto as asas se derretiam, acordei. E porque hoje é sábado – como versejava Vinícius de Morais - existe a perspectiva do domingo.

E porque amanhã é domingo, vou sair de casa, passar pela missa ali da esquina e entrar numa cabine indevassável, onde darei continuidade ao sonho de não ver a democracia derreter diante da construção do labirinto que esses minotauros hodiernos e odientos estão planejando para o Brasil.

02.

MORAES & MORAL

Se o cara fosse mesmo singular como ele se acha, não seria De Moraes...  Seria pura e simplesmente, De Moral.

03.

ELE É ELE

Esse Desentenciado nunca soube ganhar, por que você acha que saberia perder?!? Esse cara, sozinho, anda mal acompanhado. Ele é ele e suas horrendas circunstâncias.

04.

FILA PEQUENA

Todo o meu direito de ir e vir termina quando começa o direito do cara que chegou na fila antes de mim. Na última eleição, os mais de 30 milhões de eleitores que tinham o direito de ir e vir... resolveram ficar.

Estou tranquilo para este domingão do infaustão: não vai ter, de novo, fila para os que têm mais de 80 risonhas primaveras.

05.

A QUE PONTO CHEGAMOS

A que ponto chegou o Brasil dos servidores públicos de capa preta: mandam prender todo aquele que usar uma verdade incontestável contra eles.

06.

NÃO SE DISTRAIAM!

Esta é, disparada e disparatada, a pior constituição da história do STF.

07.

FAMA

Pelo andar da carruagem, o Rio Grande do Sul, corre o risco de ter de novo um governador que faz jus ao rol da fama.

28 de out. de 2022

 

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 28 / Outubro / 22

Por: Sérgio AO Siqueira

01.

A ESCALA

Primeiro degrau rumo ao golpe: Levianowski, o Polaco Cumpanhêro, arrepia a Constituição-Cidadã e salva a Rainha do Pedal, mantendo incólumes seus direitos políticos, mesmo que apeada na marra de sua super bike.

Segundo degrau: Temer, o mordomo dos filmes de vampiro, livra-se das grades pelas andanças pouco louváveis nas docas de Santos, e indica Aleixandão, antigo causídico do PCC, para a Magda Corte, aquela que só diz e faz besteiras.

Terceiro piso ascensor: Aleixandão manda para escanteio da chefia da PF o Ramagem, então indicado para o cargo pelo Capitão no uso de uma de suas prerrogativas como presidente da República.

Quarto andar da carruagem: Fachinews, saído das hostes sindicadilmistas, caiu de paraquedas no lugar de Teori Zavascki, usando o seu código 007, o CEP – Código de Endereço Postal, tirou da cadeia o Sapo Barbudo, famoso ‘Barba’ dos tempos de Romeu Tuma que, nos porões do Dops-paulista precisava de um dedo duro que soubesse ser traíra sem despertar suspeitas.

Terraço: por unanimidade, mais mal-intencionada do que burra como toda unanimidade, os cortesãos servidores públicos e notórios dos mais altos, caros e intocáveis cargos de confiança da pior safra de presidentes que uma democracia pode suportar, fizeram do salafrário o seu candidato a voltar à cena dos crimes.

Esplanada: fizeram do tribunal que está mandando no que o brasileiro acredita, pensa e diz na função de usar a ‘arma do povo’, um puxadinho, um escritório da própria Magda Corte, aquela que só faz besteiras e maldades, uma atrás da outra.

02.

DIREÇÃO PERIGOSA

Domingo saio de casa arrasado: vou votar numa eleição que tem como candidato um presidiário solto pelo compadrio da Corte dos servidores de cargos de confiança mais caros e empoderados, escolhidos a dedo e sem concurso, pela presidentalha de plantão que desgovernava esse país.

Octogenário, vou às urnas por direito e não por obrigação, portando a humilhação de legitimar um pleito que tem um restolho, um embriagado pelo poder, preparando-se aos bafejos para dirigir o Brasil.

03.

DESCONSOLO

Não me conformo!... O cara não presta, pô!

04.

FAZENDO O DIABO

Essa coisa das rádios cumpanhêras, serve apenas para mostrar um pouquinho de nada do diabo que eles são capazes de fazer para ganhar uma eleição.

05.

DOS QUINTOS...

Se aquela voz roufenha e raivosa não vem dos quintos dos infernos, então ninguém pode saber de onde vem...

06.

OS TURNOS

Soturnos turnos têm essas eleições... O primeiro turno, depurou a corrida e remeteu ao segundo turno; agora, tudo me diz que a disputa pode ter um terceiro coturno. E aí, a cobra vai fumar para quem disputa. Diz, disputa. Diz que eu quero ouvir.

27 de out. de 2022

 

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 27 / Outubro / 22

Por: Sérgio AO Siqueira

01.

DE CAÇA A CAÇADOR

O duro sinal de alerta para o fim de uma democracia é quando tribunais transformam urnas em arapucas aparentemente inofensivas. O povo está sendo atraído para as armadilhas. Só há um jeito de desarmá-las: é a caça virar caçador.

02.

O REGIME

Nunca antes na história desse país, os tribunais tinham sido delegacias de polícia. O regime policialesco manda e desmanda, prende e arrebenta. O xerife reza, pensa e fala por nós.

03.

SABE DE NADA... INOCENTE.

Se as rádios veicularam ou não a propaganda eleitoral tanto faz que ela fosse do Capitão ou do mais rico Pai dos Pobres. Ao que tudo indica e só por acaso, o ‘capado’ foi Bolsonaro. O mais grave de tudo isso é que o tribunal que cuida de tudo, agora não sabe de nada. Sabe de nada, inocente...

Se uma, ou duzentas mil mensagens deixaram de ir ao ar, nessa já arrepiante campanha eleitoral, o dano é irreparável. E aqueles que a gente não sabe do que são capazes de fazer para ganhar uma eleição, roubaram do candidato mais inimigo do que adversário, uma fatia poderosa de informação social.

É que o rádio, nas comunidades interioranas, do Oiapoque ao Chuí, de Norte a Sul, de cabo a rabo, de fio a pavio, é o chamado ‘fenômeno local’: é o veículo que leva e traz notícias; que forma opinião; que avisa como está o tempo, anuncia casamentos, aniversários, compras e vendas, nascimentos e mortes naquele ‘pedaço’...

O rádio é o Correio, é a revista, o jornal, a TV sem imagem, mas com o som da credibilidade daqueles rincões brasileiros. Quem escamoteou a publicidade de alguém, sabia muito bem o que estava fazendo. Ou, desfazendo.

Essa pandilha de sevandijas é, mais que um risco para a deformação das nossas comunidades, é o prenúncio do mal que, com o controle e domínio da informação, transforma democracias em singelas e deploráveis ditaduras tipo assim Cuba, Venezuela, Nicarágua, Colômbia, ou genéricas e similares como A|rgh!entina, Chile, Peru, Bolívia e aqueles ali das redondezas do Caribe.

Em todo caso, vá numa rádio dessas e pergunte ao locutor de plantão, por que quando essa gentalha vai morar lá fora, não se aconchega nos braços de um filhote da grande família Castro, ou senta no colo de um Maduro, de um Gustavo Petro, de um Kirchner desses que andam sobrando por aí, ou do meigo cumpanhêro, irmão, camarada, Daniel Ortega.

04.

MORO FALOU E DISSE... MAS, FOI POUCO

Levado aos holofotes da rádio que virou TV, o Xará Moro disse que “Lula eleito é mensagem de que o crime compensa”. Ah, é isso, mas não é só isso, não.

O crime compensa e acaba com as três maiores verdades da democracia: liberdade de credo, de pensamento e de expressão. E, para esse desastre transformar a realidade num triste pesadelo, basta o nocivo energúmeno voltar à cena do crime.

05.

SERÁ QUE É?!?

Bolsonaro criticou Alexandre Magno, aquele que rejeitou sua ação sobre escamoteamento de propaganda eleitoral em rádios, disse ontem para jornalistas e jornalojistas filhos da pauta, que foi prejudicado pelas fraudes em inserções de rádio e promete recorrer de decisão do TSE. Falou e disse: ‘Vamos às últimas consequências’. Será que é o que a gente está pensando?!?

06.

A NEGLIGÊNCIA, PREVARICA

E eis que sai da toca o genial Levianowski: “Não é exigência legal do TSE fiscalizar inserções”. Só não disse que ‘não fiscalizar’ é negligência que beira à prevaricação. Diz a sabedoria dos leguleios do mundo inteiro que ‘o que não é proibido, é permitido’.

Amanda, Guga Noblat, Diogo Seiláoquê, Piperno, não são contraponto nenhum, nem aqui nem em Caixa-Prego. Estão a serviço da melifluidade dos donos da ‘rádio que virou TV’.

Com medo das consequências de um jornalismo opinativo nas mãos do nosso Frankenstein “Mãos de Tesoura” - vivem dizendo que ‘a opinião dos nossos comentaristas, não reflete necessariamente a opinião do Grupo Jovem Pan’.

Ah, bom, então não precisa de comentaristas; muito menos precisa de desfacetados ‘contrapontos’, basta que o Grupo apresente a sua tal de opinião enrustida.

25 de out. de 2022

 

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 25 / Outubro / 22

Por: Sérgio AO Siqueira

01.

DESESPÊRO

Os canalhas estão desesperados, o golpe está desmoronando. A volta aos cabides do aparelhamento público, vai ficar pro Dia de São Nunca.

02.

A LEI XANDÃO

Lex, dura Lex, sed...Mas nem é lei quando se trata de A Lei Xandão. É xandonista e persecutória.

03.

ASSOMBRAÇÃO

Cuidado com as urnas sem cabeça.

04.

O LIMITE

A fronteira da indignação do povo brasileiro é o Art. 142 da Constituição-Cidadã. O diabo é que fica bem ali, nos fundilhos do Pacheleco, guarda-costas dos cortesãos de capa preta.

05.

ELE É ASSIM

Como gostava do Tchê, do Fidel, do Hughito Chávez, ele gosta do Maduro, do Ortega de La Kirchner... É da sua natureza.

06.

PRISCAS ERAS...

Naquele tempo, em que o Cara arrombava e deixava arrombar, a Petrobras jorrava propina como se fosse petróleo...

07.

A PESTE

Antes mesmo da pandemia, a grande peste que contaminou o Brasil foi o aparelhamento das instituições públicas, civis, militares e eclesiásticas. Tire o Artigo 142 da sua cachola e vá com tudo pra cima da fantasmagórica urna sem cabeça.

08.

À SOLTA

Pode discursar o quanto quiser, podem seus pares e ímpares de capa preta atropelar a Constituição a torto e direito, mas para mim o portador da alma mais honesta desse país não passa de um pernicioso e irrecuperável delinquente à solta.

09.

MESA DE BAR

- O que é uma fraude ‘não comprovada’?

- É coisa de quem é do ramo. Bandido bom apaga as pistas.

- Ei, garçom! A saideira.

10.

PETETICE

Naquele perigoso e pernicioso tempo de petetice no poder, milhares e milhares de escolas foram ocupadas por desocupados.

11.

REAVISO

Neste fim de semana, para quem ainda acredita em bruxas, todo cuidado é pouco com as urnas sem-cabeça.

12.

DEBATE

- Você é um... Tosco, um grosso!

- E você é um... Ladrão!

E ambos tinham razão.

13.

PONTO 13

A Parada 13 é dele... Na TV e nos palanques intramuros, longe do povo e da voz rouca das ruas, o Cara é tipo assim filme de ficção. Bandidos são os que não roubam nem deixam roubar; o herói é uma espécie esperta de Robin Hood: tira dos ricos para não dar aos pobres. É meio Mandrake também: transforma as bolsas em urnas sem-cabeça.

14.

IN/JUSTIÇA NO PLACAR

Bob Jeff, zero... Bangu-8. Mas, no vestiário, os técnicos concluíram que o placar estava em branco, até o árbitro no controle do VAR comandar a invasão da Polícia.

24 de out. de 2022

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 24 / Outubro / 22

Por: Sérgio AO Siqueira

01.

BOB JEFF

Bob Jeff, por muito menos que isso desmantelou o Mensalão. E foi quando então, por força das circunstâncias e consequências que não vieram por conivência de FHCecê, que Lul@lcapone aparelhou a máquina pública.

Hoje, Bob Jeff entrega as armas para Aleixandão e vai com malas e bagagens para a cadeia.

Lul@lcaduco, Pai do Mensalão precursor do Petrolão, continua livre, gordo e solto, pronto para voltar à cena do crime. Bob Jeff não é mais aquele. Nem as leis nesse país, tampouco.

02.

ABERRAÇÃO

Lul@lcapone sobre Bob Jeff: “Nunca se viu uma aberração dessa”. É que Bob Jeff faz, não manda fazer. Há aberrações iguais e até maiores por baixo dos panos da Supremacia encapada. E o candidato que quer voltar à cena do crime, nunca viu uma ‘aberração dessa’, porque só chega depois da missão cumprida.

03.

A NOVA ORDEM

O xerife Moraes escreveu na decisão que revogou a prisão domiciliar e mandou Bob Jeff para o fundo do poço: “Jefferson cometeu repetidas violações”. E escreveu e o pau comeu numa boa, como se cometer ‘repetidas violações’ fosse alguma novidade no dia-a-dia da Supremacia da Nova Ordem.

04.

A GRANDE AVENTURA

De sua parte, o Capitão criticou ‘quem atira em policial’ e se solidarizou com os feridos no confronto com Bob Jeff. Mas, pô, e aquela coisa de andar armado para se defender contra os perigos e as injustiças dessa grande aventura que é a vida nesse país?!?

05.

PICO DO ABSURDO

Lira sobe o tom contra o ataque de Jefferson: ‘Pico do absurdo’. E o Pacheleco, não diz nada?!? Cadê o Pacheleco, cadê?!? Ah, besteira perguntar: esse só tem ataque de tosse e olhe lá.

06.

TOPETUDO

O ex-primeiro-ministro, Boris Johnson, o topetinho de cardeal, diz que desistiu de brigar pelo governo do Reino Unido. Topetudo salafra! O Reino Unido é que desistiu de não brigar com ele.

07.

NADA DE NOVO

Por unanimidade, o TSE concedeu 24 inserções em programa de Bolsonaro. E Fachinews, o Libertador, negou o pedido da PGR contra a resolução do TSE sobre Fake News. Mas, pô, não há nada de novo nisso: “Toda unanimidade é burra”. Salve, salve, Nelson Rodrigues.

08.

PESQUISA DO DEBOCHE

Como é que o Lula vai fazer para botar ‘picanha com cerveja’ na mesa dos brasileirinhos bom de garfo?!?

09.

ENTREMENTES...

Os venezuelanos continuam fugindo do medo, da fome e da miséria. E os nicaraguenses seguem o mesmo triste roteiro. Digam, por favor, quem é o Filho do Brasil, amigo do peito de Maduro e Ortega?!?

10.

ERROU

Cristiane Brasil, filha de Bob Jeff: “Xandão vai matar meu pai, hoje!”. A guria medonha pensou que tinha um pai-herói dentro de casa. E um perseguidor implacável trajando capa e espada. Errou feio quanto ao heroísmo.

11.

SÃO E SALVO

O Xerife Moraes, desde o recôndito de sua tribuna oficial, são e salvo se solidariza com agentes ‘covardemente feridos’ por Bob Jeff. Moraes, o mandante, só tem arranhões nas partes mais sensíveis de sua anatomia histórica, quando era apenas um causídico dos desprovidos e necessitados.

12.

FATOS INVERÍDICOS

O xerife Moraes volta a avisar: “será punido quem divulgar fatos inverídicos”.

E ‘fatos inverídicos’ são coisinha fácil de se descobrir. É só seguir o caminho das pedras: 01) não leia só o título; 02) desconfie de textos alarmistas; 03) cuide-se das informações vagas; 04) confira a data da publicação; 05) cuide-se de vídeos, fotos e áudios; 06) consulte as fontes; e a sétima providência e melhor de todas: confira tudo em um veículo do Consórcio da Imprensa de Rebanho - O Globo, G1, Extra, CBN, Valor, GloboNews, TV Globo e Época.

E então, pronto, estaremos todos livres, leves e soltinho da silva para escaparmos da punição do xerife.

13.

PONTO 13

A Parada 13 é dele... DECLARAÇÃO DE PAIXÃO - Lula, em desespero, morde a própria língua, injuriando o Bolsonaro tentando associá-lo à barbárie: “Ele é infinitamente pior do que o Daniel Ortega”.

Não sejamos injustos, temos que reconhecer que isso não foi um vitupério contra Bolsonaro, foi uma declaração de paixão pelo Ortega. Daqui a seis dias, você decide.

23 de out. de 2022

 

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 23 / Outubro / 22

Por: Sérgio AO Siqueira

01.

HUMILHAÇÃO E VERGONHA

Estamos a 7 dias de passar pela vergonha e humilhação de legitimarmos uma eleição que tem um presidiário fora das grades como candidato a presidente. Mesmo desobrigado pelos aniversários que já cometi na vida, eu vou - engolindo esse sapo barbudo - votar contra um ébrio pelo poder de dirigir o país. O voto pode ser secreto. Pode...o meu não é.

02.

EMBRIAGANTE

Quem chega nos palanques distantes do povo e da voz rouca das ruas, sente que o discurso do ‘Soltinho da Silva’ é embriagador. E, para os mais íntimos e mais próximos, estonteante.

03.

CENSURA

Jovem Pan, a rádio que virou TV, está sob censura. Contrapontos tipo pipernos, amandas, noblats e outros bichos, mal conseguem conter seus ‘frouxos de riso’.

04.

CARTA AOS CRENTES

Os evangélicos estão dando risada até agora da ‘carta’ do Lula, escrita pelo próprio punho de terceiros. Os crentes não acreditaram numa só das mal traçadas linhas.

05.

A UNANIMIDADE

Por unanimidade, TSE concedeu a Lula 116 direitos de resposta em programa eleitoral de Bolsonaro. Nelson Rodrigues, nem sempre tinha absoluta razão quando dizia apenas que ‘toda unanimidade é burra’... É que, às vezes, para ser mais exato, além de burra, ela pode ser também tendenciosa e mal-intencionada.

06.

ENTREMENTES...

O ex-presidente chinês, Hu Jintao foi retirado à força de Congresso do Partido Comunista. Ah, às vezes dá uma inveja dessa gente... Pena que, num país fundamentalmente cristão, nessas horas a gente não se deixa cair em tentação. Mas, num caso de terceiro co/turno...

07.

CPI DAS PESQUISAS

E então foi protocolado na Câmara o pedido de abertura da CPI das Pesquisas. Pura perda de tempo e de dinheiro. Ninguém dá bola para essas fábricas de propaganda enganosa. Têm mais é que apresentar queixa, por vigarice e boataria, na Delegacia de Polícia mais próxima.

08.

EXECUTIVO ‘MAIS DIVERSO’

Lula prometeu ontem, um Executivo ‘mais diverso’, caso seja eleito. E prometeu assim, como quem sabe o que é ‘mais diverso’ e como quem tem mesmo a alma mais honesta desse país e do mundo. O bom é que todo mundo está careca de saber que Lula não bebe, não joga, não fuma... mas, mente muito e sempre.

09.

GUERRA É GUERRA

Zelensky, patrão da Ucrânia: “Somos capazes de derrubar mísseis russos”. Talvez sejam, mesmo. Mas, só se o belicoso Putin permitir que ainda restem ucranianos vivos e em pé na face da Terra.

10.

‘FISCAIS’ DO 2º TURNO

A campanha de Jair Bolsonaro lançou neste fim de semana um site para que eleitores atuem como “fiscais” no segundo turno das eleições, no dia 30 de outubro. Tudo bem, mas quando vem a campanha para fiscalizarem a contagem final das ‘armas do povo’ depositadas nas urnas indefectíveis?!?