13 de nov. de 2021

 

PONTOS A PONDERAR...

3ª Edição – 13/Nov/21 – Sábado

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que Fake News, se chamava boato, injúria, calúnia e difamação...

HISTÓRIAS DO BRASIL & LENDAS URBANAS

ERA UMA VEZ... o Garanhão de Pelotas naqueles seus dias de nobreza suprema em que banca o meu chefe eventual quando assumo a identidade de seu ghostwriter...

Por dá cá aquela palha, ele me enquadra numa pauta. Hoje, ele me ponderou - sem direito a contestações - que eu deveria reeditar a prosa/poemeto, sobre a minha cidade – coisa feita no já distante verão de 1968.

Acho que ele faz isso para garantir o meu baixo cachê que há séculos não sofre reajuste. Nem mesmo um miserável aumentinho de 16% tipo assim aquele último avanço que o ST/FDP deu a si mesmo, porque manda e não pede.

E, porque hoje é sábado, eis-me, pois, na ingrata posição de um bom filho da pauta, a cumprir o rasgo de puxassaquismo do Garanhão de Pelotas para este brasiliano sábado plúmbeo

PELOTAS, MINHA CIDADE

Minha cidade é uma enorme sala de recordações... / De alma, de vida e emoções. / É um pouco de mim mesmo / correndo pelas artérias do tempo; / um pouco de brisa e muito de vento.

Luz do sol encobrindo colinas/ a beleza infinita de suas meninas / e estrelas vadias passeando na noite. / É brilho de lua, gota de orvalho; / paz de mil sonhos e um velho carvalho./ É praça e esporte, arte e cultura; / paz e amor na forma mais pura. /

Minha cidade é o carro-de-lomba / de uma criança que tomba; / riso de gente, gente que sente / é tradição de velhos e moços, / de pai e irmão, / dos amores com brilho / da mãe que "parte o seu coração e entrega sorrindo um pedaço a cada filho". /

Minha cidade é muito de mim / de campos em flores, / de muitos amores, / de rosa e jasmim / de uma paixão dessas sem fim. /

É fé e orgulho, / som e barulho; /pedra e cascalho, asfalto e cimento / e o mito concreto que vence o lamento. / Minha cidade é História / é a minha memória / que um dia falece em dado momento./

É trânsito doido, engarrafamento / e o carro de boi que um dia se foi / no rumo da Sorte./ É um canto do Sul / que vive a olhar de frente pro Norte. / Minha cidade é um céu sempre azul / é uma pátria pequena que eu tenho no Sul.

RODAPÉ – Prosa versificada deste seu criado, obrigado, Sérgio A. O. Siqueira, produzida profissionalmente no Verão de 1968, para ser fundo musicado de um ‘audiovisual’ montado e projetado por uma agência de publicidade para o então governo municipal do ‘Professor Chiquinho’ – Francisco Lousada Alves da Fonseca. Como se há de notar eu e o Garanhão de Pelotas, às vezes somos um Álter Ego do outro. Só às vezes.

PONTOS A PONDERAR...

01.

DO GARANHÃO DE PELOTAS:

Na briga de Doria com Leite, os dois podem sair arranhados.

02.

O MEDO

Vamos combinar: pelos titulares da Cãmara e do Senado, a prisão em segunda instância não volta nunca mais, nem que o boi Barroso tussa. Os muitos mais de 300 picaretas têm medo de cadeia.

03.

PASSAPORTE SANITÁRIO

Invencionice besta de governadores e prefeitos empoderados pelo STF, para mostrar serviço. Serviço mal feito.

04.

UM & OUTRO

O PT sem o Luladino não é nada. Com o Luladino é muito pior. Os dois juntos não cabem em si de descontentes. Ambos cairiam muito bem numa cela.

05.

ASSASSINARAM A LAVA-JATO

Não perdoo os assassinos da Lava-Jato. Foi só ela chegar ao Estado-Bandido e as forças do crime que veste toga e daquele que usa colarinho branco se organizarem para condenarem os poderosos à dolorosa pena de procrastinação perpétua.

05.

O IMPÉRIO DO CRIME

A cada dia que passa, mais me convenço de que Máfia, Cartel de Cali ou Medelin, Yakuza, Tríade, PCC... não passam de clubes de aprendizes diante do Crime Organizado que tomou o governo das mãos de quem não rouba e deixa roubar e hoje impera, governa, manda e desmanda no Brasil.

06.

ESPERAR O QUÊ?!?

O que esperar de um Judiciário em que velhacos nomeiam os seus julgadores e picaretas congressuais fazem leis que intimidam procuradores, juízes e a sociedade?!?

07.

O GOVERNO DO CRIME

O Crime Organizado não está no poder. Ele é o poder. Desde quando Luladino subiu a rampa até os dias de hoje, o Crime não está no Palácio do Governo. Ele é o governo.

08.

QUEM, QUEM?!?

Quem você gostaria de ser na vida: Renan escrevendo o relatório da CPI do Ódio para Omar Aziz; ou Omar Aziz lendo o relatório de Renan?!?

09.

MEIO SOLTO

O ainda deputados Daniel Silveira desfruta a inusitada condição de cidadão brasileiro meio solto. Sua liberdade – permitida por A Lei Xandão – não chega nem aos pés da liberalidade que os cortesãos subalternos de Luladino deram ao Lularápio que roubava e deixava roubar.

10.

MESA DE BAR

- STF... Sim, ou não?!?

- Sim! Mas, não!

- Como assim?!?

- Não!...desse jeito que é hoje constituído.

- Ei, Garçom! A saideira.

11.

DEFINIÇÃO

Alcolúgubre, a avacalhação ambulante do Senado.

12.

ASSIM, NÃO!

André Mendonça no STF...  Sim, ou não?!? Esta não é questão. A questão é ‘como’ quem quer que seja no STF. Um Supremo constituído por presidentes de plantão será sempre um ST/FDP.

13.

PONTO 13

A Parada 13 é dele. Pura difamação: desde que os lulambe-botas vêm perdendo todas as eleições que o Brasil vem sendo difamado aqui e lá no exterior. Nunca antes na história desse país ele foi tão injuriado, caluniado e difamado. E mais que isso, os lulambe-botas não sabem e nem querem fazer.

14.

O CIENTISTA

Barroso decide pela obrigatoriedade do passaporte sanitário. Ele acha que, seu meigo conhecimento de ciência política é um profundo saber científico.

15.

O PODER DOMINANTE

Desde o evento da Constituição-Cidadã de 88 que o Brasil tem quatro Poderes constituídos: Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público. Desde lá tem também um Superpoder prostituído que governa todos eles.

16.

SURPREEESA!

As emissoras de TV devem quase R$ 500 milhões ao INSS. Isso quer dizer meio bilhão de reais. É o preço da liberdade de pressão que exercem sobre um governo que não rouba e não deixa roubar. E o ST/FDP só quer saber de obrigar pra já o pagamento dos precatórios que se arrastam desde os Anos-80.

PONTOS A PONDERAR...

2ª Edição – 13/Nov/21 – Sábado

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

O FUTEBOL TEM DISSO...

ARGH!ENTINA 1x0 URUGUAI

E a Argh!entina goleou o Uruguai pelo elástico marcador de 1x0. E ainda deu lambuja que o Messi só jogasse os 15 minutos finais. Los Hermanos estão com um pé no Qatar.

02.

ÁGUA NA LUA

Cientistas de extrema curiosidade constatam que a ‘superfície da Lua tem água para sustentar os terráqueos por mais de 100 milhões de anos”. Pronto, já vamos esculhambar aquilo lá também.

03.

OEA & NICARÁGUA

Pois, a OEA – organização dos Estados Americanos declarou ontem que as eleições na Nicarágua, festejadas pela Rússia, pela China, pela Coréia do Norte, não têm “legitimidade democrática”. Os lulacradores sob o bumbo da Perereca Pálida, já festejaram o golpe. Orteganizar o nosso país é tudo quanto mais querem para a eleição de 2022.

04.

IMPRIVATIZADORES

Os que não querem a privatização da Petrobras, sãos os mesmo que não querem privatização nenhuma. Privatizar faz mal ao fígado de todos eles. Eles são os mesmo que querem o inchaço da máquina pública e o aparelhamento do Estado. Estado de direito para eles é o estado de Esquerda. E Estado aparelhado é para eles a melhor e mais incólume de roubar e deixar roubar. Nesse ninho de imprivatizadores, quem desemprivatizar, mau desemprivatizador será.

05.

A MOSCA

‘Observadores atentos’ – isso para o mundo da informação é como ‘cientistas’ para os jornalojistas filhos da pauta do Consórcio da Imprensa Mercenária – garantem que “aliados de Moro miram aliança com ‘bolsonaristas em desencanto’, para consolidar a candidatura” ao Planalto do ex-super-herói dos brasileiros de boa índole. Não se distraia! Você pode ser a mosca do alvo.

06.

JORNALISMO & JORNALOJISMO

Jornalismo é opinião - é dar a cara a tapa, é destemer as consequências da informação. Jornalismo, não tem preço. Isenção é a farsa do jornalojismo a serviço da liberdade do patrão. E do cifrão.

12 de nov. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 12/Nov/21 – 6ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que

HISTÓRIAS DO BRASL & LENDAS URBANAS

ERA UMA VEZ...  Aquela tal de Dilmandioca Catavento Sapiens que, um dia, antes de ser defenestrada do Palácio do Planalto, declarou aos quatro ventos que “Roma não é aqui”. A criatura defendia os feitos de seu criador, Luladino da Silva, o mais rico Pai dos Pobres da história do Brasil e da Humanidade.

Com seu histórico de não beber, não fumar, não roubar e nem deixar roubar, só mentindo um pouquinho de vez em quando, Lulavagem da Silva tinha estabelecido por aqui uma nova organização social, à imagem e semelhança da Roma antiga.

De repente, o Brasil da Silva estava om a sua sociedade organizada em patrícios, plebeus, clientes e escravos.

Patrícios, são ‘eles’, os que vestem toga e os que usam colarinho branco; plebeus, são os bolsa-familiares, eleitores de curral; clientes, sãos aqueles com pinta de empreiteiros, advogados e vencedores contumazes de licitações fraudulentas; escravos, ora direis, escravos... são os Lulaparelhados na máquina pública.

Hoje, Luladino já está na Europa, onde até pode sair pelas ruas, dando início à reconstrução dessa ordem social que tanto faz falta aos que roubam e deixam roubar.

PONTOS A PONDERAR...

01.

CIRCO MAMBEMBE

A CPI do Ódio virou circo mambembe. A trupe dos palhaços palermas ontem, sob os auspícios das burras públicas, estava no Rio de Janeiro, armando seu triste espetáculo no palco do Ministério Público. A atração principal foi a entrega do relatório final, montado pelo palhaço equilibrista Renan Calhorda sob os jeitos e trejeitos de Azar Omiz e Randolfete, artistas mambembes que só fizeram figuração.

02.

A PEDIDO

Bolsonaro exonerou ontem, ‘a pedido’, o seu principal coringa Onyx Lorenzoni, do cargo de ministro do Trabalho. Onyx volta a ser deputado pelo tempo que for preciso para tratar de emendas parlamentares.

03.

SEM CLIMA

O fiasco das tentativas anteriores fez Kataguiri cancelar as minifestações que ele estava engendrando contra Bolsonaro neste 15 de Novembro. Alegou, na cara de pau, que “não há clima para manifestações”.

04.

LULALÁ TRAVEIS

Pois então, sem poder sair às ruas por aqui, Lulambembe se mandou, às custas das burras públicas, para passear na Europa. Levou com ele de roldão, 4 assessores e 3 seguranças. Vai matar a saudade dos bons negócios em Paris, Madri, Bruxelas e Berlim. Não é nada, não é nada, o tráfico de influência sempre rendeu gordas comissões.

05.

MAIS UM IMORTAL

Pois então, Gilberto Gil, o cantante de manemolente baianidade, foi eleito imortal pela e para a Academia Brasileira de Letras.  Logo, logo a ABL empata no quesito de ‘má constituição’ com o STF. Na realidade, ABL e STF são apenas um triste exemplos de duas ‘instituições que estão funcionando’.

06.

TAMPARAM O CAIXÃO

O Congresso ontem aprovou o repasse de R$ 9,3 bilhões do falecido Bolsa-Família para o novel Auxílio-Brasil. Na verdade, o Congresso apenas lacrou a tampa do caixão do bom e velho curral eleitoreiro dos lulacradores. A urna fúnebre está agora nas mãos do Pai dos Filhos do Capitão.

07.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Quem quebrou o Brasil? Quem roubou e deixou roubar?

08.

O FUTEBOL TEM DISSO...

Por: Sérgio A.O. Siqueira

BRASILITITE 1X0 COLÔMBIA

Cruz, credo! Que coisa horrorosa! Nunca antes na história do futebol desse país, um time tão ruim se classificou com tanta facilidade para uma Copa do Mundo de Futebol Associativo.

Nem vou dizer mais nada: eu sou do tempo em que a saída de bola de um  jogo de futebol era um toque pra frente. O Brasilitite ontem teve o privilégio de sair jogando. E saiu... atrasando para o zagueiro.

De resto, lá pelas tantas, coisa de 25 minutos da segunda fase, gol de Paquetá. Pronto, ‘o homem não é uma ilha’. Brasilitite carimbou o passaporte para o Qatar. Espero que vocês também esperem que o Cuca chegue lá primeiro que o HepaTite

11 de nov. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

2ª Edição – 11/Nov/21 – 5ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

REBORDOSA

Quem é do ramo no país da politicalha garante que o PL vai se tornar o maior partido da Câmara, após filiação de Bolsonaro. Às vezes, quando se vira-casaca, empalidecer trai a vontade de dar no pé diante de uma rebordosa.

Em política, um passo à frente, sempre pode ser um retrocesso. O diabo é que os lulacradores acham que só eles podem fazer tratos pelo diabo a quatro.

02.

LITERATURISMO

Se vivo fosse, o escorpião Dostoievski estaria completando hoje 200 risonhas primaveras de girassóis da Rússia.

Quem se deu ao desplante de, como eu em alguns momentos de curiosidade, ler Fiódor Dostoievski, terá sentido o cheiro que o repetitivo e quase chulo escritor moscovita exalava quando mostrava o quanto o ‘jeitinho russo’ influenciaria o ‘jeitinho brasileiro’ da gente ser até hoje nesse país de almas mais honestas do mundo.

Em todo caso, gostei de “Crime e Castigo”, “Os irmãos Karamazov” e, necessariamente nesta ordem, “Noites Brancas”.

03.

TORCIDA

Apesar do HepaTite e seus correligionários, eu hoje vou ver pela TV a Aglomeração Brasileira contra a Seleção da Colômbia. Torço para, no frigir dos ovos, Cuca ir ao Catar em 2022.

04.

AS INVESTIGAÇÕES

A gangue da CPI do Ódio, ainda não se deu conta – ou não se conforma – de que o tempo dos holofotes já deu os doces. Agora, o Quarteto Incrível – Azar Omiz, Randolfinete, Renançoso e Humberto Vamp – ameaçam convocar Aras -  o Augusto mensageiro do Capitão, ‘se ele não der andamento às investigações’. Ah, se eu fosse Aras (Gulp!) eu daria prosseguimento às investigações desse quarteto.

 PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 11/Nov/21 – 5ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que Insetos como a joaninha e o louva-a-deus eram tidos e havidos como sinais de boa-sorte; naquelas priscas eras fazer pedidos quando se via estrelas cadentes, jogar moedas nas fontes, comer lentilhas e pular sete ondas no ano novo garantiam a realização de todos os nossos desejos.

HISTÓRIAS DO BRASIL & LENDAS URBANAS...

ERA UMA VEZ... e eis que de repente, não mais que de repente e senão quando, corria novembro de 2018...  Foi então que Bolsonaro herdou dos governos lulapetrechados apenas 7 mil e 300 obras inacabadas. Uma bagatela de quase 33 bilhões.

Quer dizer uma comissãozinha de nada para os tradicionais 'operadores', mola propulsora de toda rejeição e todo o ódio dos adeptos dos governos que roubavam e deixavam roubar.

ERA OUTRA VEZ...  e eu vou contar pra vocês, como se dança o baião... E como a gente baila na curva com esses cortesãos da Magda Corte, subalternos de Lulavagem da Silva seu patrono de honra.

Pois, então, não se distraia. Era o glorioso dia 11 de novembro de 2016, quando os ministreis do STF decidiram que, a partir dali, estava valendo para todos os casos do País a possibilidade de execução de penas - como a prisão - após a condenação pela Justiça de segundo grau.

E assim é que a gente pensou que estávamos começando a ser todos iguais perante a lei. A pandilha do crime organizado que tomou o lugar do Estado brasileiro estava se sentindo em palpos de aranha.

Os advogados chicaneiros ficaram uma arara. É que, daquela data solene em diante, graças aos infalíveis e irredutíveis entogados pernas-abaixo não caberia recurso para ninguém - fosse lá quem fosse; figura pública ou não - depois das prisões realizadas em segunda instância.

E eis que o tempo não perdoa nada daquilo que se faça sem ele... vejam só o que os cortesãos subalternos de Lulavagem da Silva fizeram com ele, seu patrono de honra e bandido de estimação...

PONTOS A PONDERAR...

01.

LULARANJÕES

Pois, eles tratam a PEC dos Precatórios como sua mais ferrenha inimiga, adversária implacável do Bolsa-Família maior curral eleitoral desse país. Chamam-na de ‘’PEC do Calote’’. Eles sabem muito bem do mal que estão tratando.

Esse calote vem desde os anos 80. De lá pra cá o Brasil pobre, pobre de marré deci, foi encurralado pro Zé Marimbondo Sarney, Fernandinho Beira-Collor, Itamar Branco e Franco, FHCecê, Luladino, Dilmandioca e Das Docas Temer.

Só agora o Bolsa Família é PEC do Calote. Antes era colírio nos olhos grossos da politicalha.

02.

SÉRGIO MORO

Sérgio Moro, ex-juiz, ex-ministro, ex-Supermachoman...  Já estou achando que o Moro pede demissão demais. Demitiu-se até do Sérgio Moro da Lava-Jato. Vai ver, ele ainda vai se demitir do Podemos antes mesmo de sair do discurso e entrar de alma, coração e vida na política.

03.

DISCURSO MORNO DE MORO

Que discurso bem morno esse do Moro. Fiquei esperando a paulada nos cortesãos da Magda Corte, subalternos de Luladino da Silva, seu patrono de honra...esperei sentado.

Pô, os agentes togados de Lulavagem anularam todas as suas sentenças na Lava-Jato, destroçaram a sua carreira de juiz, acabaram com a Lava-Jato, reabilitaram a maior quadrilha de gangsteres de colarinho branco e o supercandidato à 3ª Via não dá um pio a respeito. Isso é voo de galinha. Moro está pronto para se demitir da 3ª Via.

04.

SE...

Se Moro não se fardar de super-herói de uma nova Lava-Jato, não se elege nem a síndico da OAB.

05.

O PETISTA DO TCU

Pois, contam os jornalojistas filhos da pauta do Consórcio da Imprensa Mercenária que “o TCU quer a devolução das diárias milionárias dos procuradores da Operação Lava-Jato”.

Bom, de cara é bom lembrar que esses procuradores conseguiram reaver para os cofres públicos mais de 5 bilhões de reais em propinas.

E é bom não se distrair: é o TCU, mas nem tanto - que está exigindo a devolução das diárias. Quem está atirando bosta na Geni é o ministro Bruno Dantas, baiano-petista roxo de agradecido à dupla dinâmica Lulavagem/Dilmandioca.

E já se explica: de 2009 a 2011, nomeado por Lulavagem, Bruno virou conselheiro no Conselho Nacional do Ministério Público; de 2011 a 2013, esteve no Conselho Nacional de Justiça, nomeado por Dilmandioca Sapiens; de 2014 até agora está no TCU – Tribunal de Contas da União, por conta da mesma notável senhora, dona Catavento Sapiens.

06.

PELAMORDEDEUS!

Que ninguém se bolsonarize com esse discurso do Sérgio Moro a ponto de se lulapetetizar.

07.

DUAS COISAS INESQUECÍVEIS

Duas coisas – uma boa e outra ruim - que jamais vou esquecer: a ruim, quem acabou com a Lava-Jato; a boa: quem acabou com o imposto sindical obrigatório

08.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Marcola é, nos presídios brasileiros, o bamba do PCC - Primeiro Comando da Capital. Quem seria, na Magda Corte – aquela que só diz e faz besteira, o Nº 1 do CPC - Crime Politicamente Correto?!?

09.

O FUTEBOL TEM DISSO...

Por: Sérgio A.O. Siqueira

GALO MINEIRO 3x0 CURÍNTHIA

Nunca vi um 3x0 com três gols tão bonitos como vi ontem, numa folga que dei ao noticiário da Jovem Pan News.

O fracasso retumbante dos curintianus se deu a partir do conhecimento pelos jogadores do clube paulistano de que o Urucubaca da Silva estava assistindo à porfia pela TV.

Desse momento solene em diante, enquanto a bola rolava na grama, os curintianus rolavam no gramado, simulando faltas, agressões e perseguição. Mais do que jogavam queriam roubar no apito.

Destaque da rodada: a abundância do futebol de Hulk.

Premonição: se hoje, à noite o Urucubaca da Silva estiver assistindo Brasilitite x Colômbia, o lularanjão HepaTite vai se catar e quem vai para o Mundial no Qatar é o Cuca. Por mim, o Cuca iria hoje mesmo.

10 de nov. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

2ª Edição – 10/Nov/21 – 4ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

A INHACA

A PEC dos Precatórios é para Bolsonaro o que o Bolsa-Família foi para a Lularrapinagem em matéria de voto de cabresto. É justamente isso que está deixando os lulacradores desarvorados à beira da loucura.

Mas, cá pra nós, não dá para engolir essa saparada gargarejante que atende pelo rouquejar de Valdemar da Costa Neto, Ciro Nogueira e Arthur Lira. Essa coisa de ‘se misturar’ em política, faz desses acordos partidários um verdadeiro mercado de peixes: mais que sentir o gosto, a gente se acostuma com a inhaca e o mau cheiro.

02.

LULADINO JOGA VERDE...

Pois não é que Luladino meteu um factoide experimental nas colunas jornalojistas do Consórcio da Imprensa Mercenária, dizendo que ele convidou Geraldo Chuchu Alckmin para seu vice na eleição do ano que vem?!?

Jogou verde para colher maduro, como sempre. Luladino quando diz uma coisa está dizendo e querendo outra. A ideia é buscar eleitores em São Paulo, terra em que o PT não passa de uma triste e frágil garoa.

Coisa de desesperado: quantos votos o Chuchu carrega na Pauliceia Desvairada?!? Nem o Doria vota nele.

 03.

3ª VIA

Vamos combinar: se você não é tucano nem lularanjão; se você não vai de Bolsonaro e nem vai com a cara do Lulavagem, então vai de quem, se não for de Moro?!? Calma, calma, perguntei por perguntar...  Sobra um monte de 3ª Via por opção (Epa!), desde quem usa calça justa até quem, por via das dúvidas, veste saia justa.

04.

A ARTE DA ESCOLHA

Logo ali, pra lá do ontem e do hoje fica o amanhã. Amanhã é o famoso futuro. Nesta nossa democracia de gaveteiros, o amanhã está nas nossas mãos de artistas com as quais podemos pintar a arteirice da liberdade de escolha. O ontem e o hoje têm mostrado que o nosso quadro é uma borraçada.

05.

OS PIRILAMPOS DO ÓDIO

A CPI do Ódio, composta pelo que tem de melhor em matéria de personalidades estapafúrdias – tipo assim, Azar Omiz, Renançoso Calhorda, Randolfinaflor, Humberto Vamp, Rotto Alencar e Simone do Tibete, está peregrinando por São Paulo, com o relatório do Ódio nas mãos. Vai entregar o documento fajuto em diversas entidades de ilibada reputação. Sabem que não vai dar em nada, mas eles pensam que assim estão ampliando horizontes. Na verdade, se trata de um bando de pirilampos que carregam luzes na cabeça.

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 10/Nov/21 – 4ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que, por causa das aventuras de Namor, o Príncipe Submarino, nas páginas do Gibi, a gente acreditava na Atlântida, a Cidade Submersa povoada por sereias e seres humanos subaquáticos... Mas aí, apareceu um tal de Aquaman também metido a herói e o encanto se desfez.

HISTÓRIAS DO BRASIL & LENDAS URBANAS...

ERA UMA VEZ...  Os investigados na Operação Lava Jato - aquela operação que Dilma Vana jura de pés juntos que mandou deflagrar contra ela mesma e seus companheiros de Petrobrás. Naquele novembro de 2014, eles foram levados pelas barras dos tribunais a devolver, só naquele ´pacote de maldades e malfeitos, mais de R$ 500 milhões surrupiados dos cofres públicos.

Mais de meio bilhão de reais só em suborno, propina e falcatruas! E a maracutaia não era só aquilo, não. Aquele era o dinheiro que seria devolvido só pela turma da delação premiada.

Meio bilhão de reais queriam dizer apenas 3% do que girou na Petrozorra em negócios mal feitos e cambalachos tipo licitação fraudulenta, superfaturamento e outros cambalachos como compras e vendas autorizadas sem a devida e completa leitura dos documentos assinados, coisa que nenhum outro governo no mundo realizaria.

E, se realizasse, mesmo que fosse no país mais corrupto do planeta Terra, derrubaria presidentes e colocaria na cadeia o resto da pandilha de sevandijas.

Fica então por aqui uma reflexão muito simples: negócio que gerou gorjeta, corrupção, desvio, trapaça é negócio sem-vergonha; é embuste, fraude, tramoia; é roubo, comportamento de ladrão. O diabo é que, com o auxílio luxuoso do pandeiro dos cortesãos da Magda Corte, os patrões dos tais delatores, estão todos livres, leves e soltos por aí. E pelo jeito que a coisa vai, o Estado vai acabar devolvendo a dinheirama para os bandidos favoritos do Feudo das Togas.

PONTOS A PONDERAR...

01.

DEMOCRACIA BRASILEIRA

A democracia brasileira é essencialmente corrupta. Criminosos tomaram de assalto os mais poderosos pontos estratégicos do três Poderes constituídos e mexem e remexem na Constituição, enquanto aparelham cada organismo do Estado que transformaram na mais sólida versão do crime organizado.

Hoje a interpretação da Constituição pelos oportunistas que dizem nos representar, está como a leitura do Evangelho por pastores feitos nas coxas que, pelas igrejas de esquinas, se dizem ministros do Senhor.

02.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Lulavagem já conseguiu desbloquear aqueles R$ 16 milhões de bens mal havidos que foram tidos e havidos como um reles penduricalho da fortuna do mais rico Pai dos Pobres da história desse país?!?

03.

JUSTIÇA RETRÔ

Na Magda Corte, a que só diz e faz besteira, a jurisprudência retroage. Daí as condenações à procrastinação perpétua dos seus bandidos preferidos.

04.

ELEIÇÃO 2022

Você já pensou se Lulavagem não tivesse a “alma mais honesta desse país”?

05.

O PT AFANADO

É incrível - mas pra lá de compreensível - como os lulacradores não se importam que Luladino tenha afanado tanto por tanto tempo do próprio PT.

As propinas milionárias tipo 'doação' para o partido, no mais das vezes, sequer chegavam ao Caixa-1 e muito menos ao Caixa-2, ao 3, 4, 5 mil - iam pra... puxa que partiu; pois é, iam. E volta e meia continuam indo, tipo assim uma viagenzinha de R$ meio bilhão, para uma visitinha a um palanque secreto no Nordeste e coisa e tal.

E tem aquele caso escabroso da reforma do sítio de Atibaia. Mas ali, fazendo um certo esforço de imaginação, até se entende que o PT se deixe enrolar: decerto o aprazível recanto, ao primeiro sinal de desconfiança, seria transformado em uma sede campesina do partido; uma espécie de campus avançado da academia política do Doutor Honoris Causa Própria.

Verdade é que, o PT não tem olhos nem ouvidos para essas coisas. Passar a mão na cabeçorra de Luladino é da sua natureza.

06.

DAS COTAS

Quando é que vão abrir as cotas universitárias para branquelos e para gordos e para idosos?!? A gente também semos discriminados, pô!

07.

DIGNA AÇÃO

Os brasileiros estão precisando dar uma relida nos ensinamentos de Santo Agostinho: “A esperança tem duas filhas belíssimas: a indignação e a coragem. A indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão e a coragem nos ajuda a muda-las”.

08.

SOMOS TODOS IGUAIS

 

Um estudo já antigo da Fundação Getúlio Vargas mostrou há bom tempo que "81% dos ‘estudados’ concordam que é 'fácil' desobedecer às leis no País".

O levantamento revelou então que o povo prefere e gosta mais do "jeitinho brasileiro" do que de seguir as regras.

Pronto! Isso quer dizer que a gente é igual a essa pandilha de cortesãos que vestem toga e cidadãos acima de qualquer suspeita que usam colarinho branco.

E então, está explicado por que a nossa indignação não se transforma numa providencial e urgente digna ação.

09.

HAI-KAI DO GARANHÃO DE PELOTAS:

- Você é ladrão! / - E você, um canalha! / ... E tinham razão.

10.

PEC DOS PRECATÓRIOS PASSOU

Com 323 votos a favor, a Câmara aprovou a PEC dos Precatórios em segundo turno

A proposta abre espaço fiscal para o pagamento do Auxílio-Brasil. A vitória do governo Bolsonaro se deu mesmo sem o apoio do PDT. Agora, o texto seguirá para o Senado após apreciação dos destaques. A notícia é a versão que está nas entrelinhas: Ciro Gomos continuará sendo o candidato mais derrotado da história das disputas presidenciais nesse país.

11.

NOVA TV

Alexandre Garcia estreia nesta sexta-feira na tela da TV Jovem Pan News – o outro lado do noticiário que vem sendo despejado pelo jornalojismo do Consórcio da Imprensa Mercenária. Depois dele vem aí Copolla, o guri medonho.


9 de nov. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 09/Nov/21 – 3ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS

Eu sou do tempo em que as donas-de-casa para se livrar de visitas indesejáveis, colocava uma vassoura atrás da porta.

HISTÓRIAS DO BRASIL & LENDAS URBANAS...

ERA UMA VEZ... já às vésperas do terceiro milênio, coisa de 1998 quase 99. O

Garanhão de Pelotas tinha uma mansão no Lago Norte, em Brasília. Em virtude de compromissos profissionais com a gentalha do Planalto, ali estava residente e domiciliado o nosso herói com suas três secretárias executáveis.

Sua mansão era um verdadeiro clube. Aos fins de semana, velhos amigos do peito e os parentes de dias prósperos, começavam a baixar, na maior sem-cerimônia. Convidavam-se para os sábados pela manhã, jogavam futebol soçaite, caiam na piscina, davam raquetadas na quadra de tênis, comiam a feijoada mais carioca da Corte.

E ficavam para o café da tarde, carteavam, jantavam, esperavam o carreteiro e, de carta em carta, chegavam ao café da manhã do domingo na pérgula da piscina. Dali partiam para mais um jogo de bola, nadavam de novo e se atracavam no churrasco dominical à moda saideira.

De repente, sumiram todos. Assim, como que por encanto. Simplesmente deixaram de frequentar a mansão dessa verdadeira lenda urbana, o Garanhão de Pelotas. E o lar, doce lar, do nosso nobilíssimo cidadão do mundo e suas três secretárias executáveis, voltou à placidez e à calmaria das tardes de folga às margens mais nobres do artificialíssimo Lago Paranoá.

O vizinho da frente, atônito diante da repentina mudança de hábitos, quis saber o que havia acontecido:

- Ei, Garanhão, como foi que você se livrou da turba?

- Barbada.  Pedi dinheiro emprestado para os amigos ricos e emprestei algum para os mais pobres

- Simples assim?!?

- Simples assim. Não paguei aos ricaços que me emprestaram e disse para eles que os pobretões que me deviam saldariam a minha dívida.

O vizinho entendeu. Porque eram todos muito honrados, morriam de vergonha uns dos outros. Alguns porque, muito ricos, não se animavam a cobrar; os demais, porque pobres, não podiam e nem pensavam pagar. A churrascalhada no Lago Norte nunca mais foi a mesma.

MORAL DA HISTÓRIA - Feliz é todo aquele que nas coisas desse mundo não se vê obrigado, pelas manhas do destino, a colocar à prova a lealdade dos amigos. Amigo é amigo; cumpanhêro é cumpanhêro.

PONTOS A PONDERAR...

01.

NEGACIONISTA

Negacionista é o cara que manda você ficar em casa com as calças cheias de medo.

02.

TERRAPLANISTA

Todo o terraplanista é um burro quadrado!

03.

NARRATIVA

Se tem uma coisa que me dá nos nervos é ver esses intelectuais de araque, com ares de acadêmicos da ABL, chamando mentiras e papos furados de ‘narrativa’. Narrativa é a mãe! Mentira é mentira, pô. Até o Lularaque sabe disso.

04.

FAKENEWS & FACTOIDE

Fakenews é uma facada de estrangeirismo no brasileiro que recebe notícia falsa. Ah, sim... só de raiva, juntei Fake News e ficou fakenews. Antigamente, dir-se-ia factoide.

05.

CORRUPTIVISMO

É o mesmo que fiadaputismo.

06.

EMPREGUISMO

É Lulaparelhagem em abundância.

07.

VEÍCULOS DE DEFORMAÇÃO

É quando a Justiça informa e a imprensa condena.

08.

LIBERDADE DA IMPRENSA

Liberdade da imprensa é aquela que a gente tem para escolher a imprensa.

09.

TUCANAGEM

Nos voos para a eleição de 2022 há tucanos de calça justa e tucanos de saia justa.

10.

SUBORNO

É a vantagem que resulta de uma ameaça. É o medo como moeda de troca. Suborno é o transgênero da chantagem.

11.

TRANS

Duas transgênicas podem ser homogêneas

12.

QUASE VITALÍCIO

Aos 87 anos, com pneumonia, morre o quase vitalício prefeito de Goiânia e governador de Goiás, Íris Rezende.

13.

PONTO 13

A parada 13 é dele. E é falsa a informação de que Luladino da Silva está proibido de deixar o país. A notícia de que o juiz Ricardo Leite, da 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal, determinou a apreensão do passaporte do petista é antiga.

Essa decisão foi anunciada em 25 de janeiro de 2018, e não em 2021. Uma semana depois da apreensão, em 2 de fevereiro de 2018, um outro magistrado, o juiz federal Bruno Apolinário, do Tribunal Federal Regional da 1ª Região (TRF-1), derrubou a medida cautelar de Leite e o documento foi devolvido ao presidiário mais solto da história do Brasil.

Os brasileiros de boa índole aguardam que Luladino desfrute das benesses do seu passaporte e deixe o país. Mas, deixe mesmo!

14.

CELEBRAÇÃO DO DÉBITO

Os lulambujas comemoraram ontem o aniversário de dois anos do Luladino da Silva fora da cadeia. Ele cumpriu 580 dias dos quase 30 anos de prisão em regime fechado que ficou devendo ao povo brasileiro.

15.

INDA QUE MAL PERGUNTE

Quando se teve na História do Brasil e por sobre o Mapa Mundi a absolvição de um réu com a execração de juízes e promotores de três alçadas de um Judiciário com quatro instâncias?!? No Brasil, o que o Supremo faz não é história; é enredo.

16.

COMO NAQUELES DIAS

Quando 8 dos 11 cortesãos da Magda Corte são afilhados do réu que tiraram da cadeia, é como se a Justiça – estando ‘naqueles dias’ – deixasse cair o manto e saísse despudorada por aí, só de calcinha usando Modess.

17.

DIGA, SEM PESTANEJAR...

Do que é mesmo e para o que é mesmo que vive o Instituto que roubou o nome daquele que rouba e deixa roubar?!?

18.

BOLSONARO NO PL

Bolsonaro andou dizendo ontem até para a imprensa mercenária que está 99% acertado com o PL. E logo a mídia marrom trombeteou que a escolha do vice será do PP.  Pô, o dono do PP atende pelo nome de Valdemar da Costa Neto. Mas a notícia é a versão que ficou nas entrelinhas: o general da banda, Mourão, Mourão, já não é mais vara madura que não cai. De minha parte, tô com um pé na 3ª Via, se for aquele que está me dando na telha.

19.

O ABUSADO

A Lei Xandão, à sombra de sua capa de Supermachoman, revogou a prisão do boquirroto e malvisto pelos colegas deputado Daniel Silveira. Quer dizer, autorizou a soltura da sua vítima. Mas proibiu o deputado de usar as redes sociais.

E comme d’habitude, a notícia é versão que está nas entrelinhas: A Lei Xandão continua cometendo impunemente flagrante abuso de autoridade.

20.

CENSURA A CAMINHO

O Ministério Público Federal abriu inquérito para ‘combater Fake News’. Agora, só precisa explicar o que é e quando é Fake News. No meu tempo o apelido dessa besteirada se chama factoide.

21.

CASO DANIEL SILVEIRA

O poder de mandar prender e mandar soltar, nas mãos de um A Lei Xandão é o cúmulo da humilhação de um povo tratado como gado feliz. A Lei Xandão é o avesso de Dostoievski: “Castigo Sem Crime”.

22.

FORO DA NICARÁGUA

Não se distraia, o velhaco sandinista Daniel Ortega que mandou prender seus opositores, venceu a eleição de fachada na Nicarágua – uma das antigas sedes do Foro de São Paulo. Ortega teve o cuidado de obter apenas 75% dos votos, para não ser eleito com 100% de abstenção.

23.

SUICIDO DE REPUTAÇÃO

Essa coisa de querer a cabeça de Bolsonaro por uma alegada ‘interferência na PF’ – é a legítima e inovadora ‘tentativa de suicídio da reputação’. Como estratégia eleitoral é tiro no pé.

24.

A SABATINA

E eis que vem a informação de que ‘senadores podem realizar a sabatina de André Mendonça, sem Alcolúgubre’. Ah, quanta falta vai fazer esse artista amapaense nessa conversa de compadres.

25

EITA, PAI D’ÉGUA!

O lateral-esquerdo Josh Cavallo, do Adelaide United, time do futebol australiano que se revelou égua, disse que "sentiria medo" de disputar a Copa do Mundo de 2022, no Catar. Segundo o atleta, um dos poucos corajosos no futebol profissional a se assumir gay, ele temeria por sua segurança no país.

"Eu li algo na linha de que eles dão a pena de morte para gays no Catar, então é algo que estou com muito medo e realmente não quero ir ao Catar para isso. E isso me entristece", disse Cavallo em entrevista ao podcast Guardian's Today in Focus. Eita, pai d’égua, sô!

26.

DEMISSÃO NO INEP

Às vésperas de mais um Enem, 35 servidores – coisa de 58% do contingente organizador do Inep, pediram demissão. Deu preguiça de fazer greve

PONTOS A PONDERAR...

2ª Edição – 09/Nov/21 – 3ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS...

Os lacradores sabem que bastaria ao Bolsonaro governar um pouquinho de nada para que nunca mais esse país voltasse a ter um governo que rouba e deixa roubar.

É por isso que se aglomeram mascarados os mais de 300 picaretas do Congresso, com os jornalojistas consorciados e com os cortesãos da Magda Corte, aquela que só diz e faz besteira.

E assim é que nunca antes na história desse país, alguém de alma honesta pôde governar tão pouco quanto o Pai dos Filhos do Capitão, verdadeira rainha da Inglaterra.

02.

O ESPECIALISTA

O Brasil tem 5.570 cidades. Quero o nome de uma delas, uma só dentre todas elas, em que o presidiário mais solto da face da terra, não tenha fama de ladrão especialista em lavagem de dinheiro.

03.

A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM

O PDT volta atrás e, na próxima oportunidade, vai aproveitar a ocasião para votar diferente na PEC dos Precatórios aglomerados e ignorados desde os Anos-70 até despertarem os mais primitivos instintos dos cortesãos da Corte Lulapetrechada. E com isso, Ciro Gomos – o Parlapatão, pode voltar atrás e ser, uma vez mais, o eterno derrotado das campanhas presidenciais na história desse país.

04.

TANTO FAZ

Depois do passaporta da cadeia, tanto fez como tanto faz o passaporte de Luladravaz da Silva.

05.

ALMA A/PENADA

Quem diria que um dia o Brasil viveria sobre a assombração da alma a/penada do cara que jura de pé junto que tem a alma mais honesta desse país?!?

06.

ASCENSÃO SOCIAL

Eu só quero ver a cara dos lulacradores quando descobrirem que o Luladino só finge que é PT para justificar sua ascensão social de breve-metalúrgico a um liberado presidiário-ostentação.

07.

DIGA...

Diga, se você tem mais peito que o Daniel Silveira: qual é o PCC do Judiciário?!?

08.

O TRAPACEIRO

Se a Magda Corte fosse um cassino, Luladino teria oito coringas na manga.

09.

CADÊ VOCÊ?!?

Saudade não tem idade: que fim levou o garboso deputadão Eunício de Oliveira, amo e senhor da 'Confederal' - empresa de aluguel de mão-de-obra, vigilância e transporte de valores para toda a Esplanada dos Ministérios e arredores?!?

10.

O PIOR É A PIOR

No Brasil, o ‘pior cego’ é a pior: é aquela que usa venda e balança uma espada.

7 de nov. de 2021


PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 07/Nov/21 – Domingo

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que mascarados pelas ruas desse país eram só os blackbostas da Dilmandioca Sapiens.

HISTÓRIAS DO BRASIL

& LENDAS URBANAS...

ERA UMA VEZ... Há 7 anos nem tão antigos assim, quando o Foro de São Paulo, realizado na Guatemala, saudava a vitória do PT de Dilmandioca Catavento Sapiens, com "mais de 3 milhões de votos" de diferença.

Certo? Certíssimo!

Só que não. O anúncio foi feito no dia 22 de outubro. A eleição do segundo turno aqui no Brasil foi realizada no dia 26, quatro dias depois da notícia dada pelos companheiros bons e batutas do Foro na Guatemala.

Vai ver que já naquele tempo as urnas eram indevassáveis, mas os votos já eram favas contadas.

PONTOS A PONDERAR...

01.

PRIMEIRÃO

Não é nada, não é nada, o Brasil é o primeiro país da América do Sul com Internet 5G.

02.

TREPAR NO COQUEIRO

Queriam porque queriam que a Procuradoria-Geral da República desse o ar da graça sobre os ‘crimes’ de Bolsonaro no Dia 7 de Setembro. Pois, a PGR do Aras, augusto mensageiro, não viu crime nenhum nas falas e atitudes do presidente no Dia da Pátria. Pronto, a PGR mandou a pandilha trepar no coqueiro só pra ver se tem coquinho.

03.

QUEM DIRIA!?!

A pelegagem dos sindicatos de gaveteiros agora não quer que o governo impeça a demissão dos não-vacinados. Nada como uma central sindical atrás da outra.

04.

O ARTIGO E A HIERARQUIA

Se você que é você já andou e anda com o pé que é um leque para aplicar o Art. 142 da Constituição-Cidadã de 88 para cima dos governadores da Capitania hereditária Suprema, imagine só como já andou e anda o pé do Pai dos Filhos do Capitão.

A almejada intervenção moralizadora que restituiria o Brasil para os brasileiros, só não se deu ainda porque general não presta continência para capitão nem que o sapo coaxe e a Dilmandioca tussa.

05.

INDA QUE MAL PERGUNTE

Agora que é um reles brasileiro comum, destituído de poderes supremos e de impunes imunidades, por que aquele outrora megalômano Big-McAuréolo que soltou o traficante bambambã pececista André do Rap ainda continua solto?!?

06.

O LINGUAJAR

Bolsonaro continua sendo a língua presa mais solta desse país.

07.

NÃO SE DISTRAIA!

Sob os auspícios do patrono de honra Luladino da Silva, três grandes máquinas trituraram a Operação Lava-Jato: A Procuradoria-Geral Revisora, a Supremacia das Togas Feudais e o CPC – Crime Politicamente Correto. No Brasil é terrível quando se vê que ‘as instituições estão funcionando’.

08.

ELEIÇÃO 2022

Na eleição de 2022, o outubro vermelho brasileiro está na ponta dos cascos. Com o carcomido Pichuleco livre, leve, solto e pronto para ser candidato, vem aí a Democrasilva – o regime em que os criminosos governam.  É a ameaça do amargo regresso daquele que rouba e deixa roubar.

09.

HAI-KAI DO GARANHÃO DE PELOTAS:

Ah, vida fútil... / Você, ó eleitor - é um / Babaca útil.


PONTOS A PONDERAR...

2ª Edição – 07/Nov/21 – Domingo

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

O GRITO

Omar Aziz chamado de ‘cara de capivara’ respondeu a Bolsonaro: “Presidente abre a boca para jogar fezes”. Aí Bolsonaro gritou: “Omar Aziz!”.

02.

SEM CAIXA PRETA

O avião de Marília Mendonça é que nem o BNDES: não tem caixa preta.

03.

DISCURSO ERRADO

Moro, já meio-candidato a candidato: “Não queremos voltar ao tempo do mensalão”. Tá, não queremos mesmo, mas o discurso tá errado. Se Moro pretende alguma coisa na eleição de 2022, tem que gritar aos quatro ventos: “Queremos voltar ao tempo da Lava-Jato”!

04.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Rosa de Hiroshima deu 48 horas para a Câmara dos Deputados explicar a votação da PEC dos Precatórios. Tá, então tá. Mas, quando é que os deputados vão criar vergonha na cara e dar 48 horas para o Supremo explicar por que é que não respeita nada nem ninguém?!?

05.

PÁGINA DE VARIEDADES

Jornalojistas de butique comentam: “Record ultrapassa a Globo na cobertura do velório de Marília Mendonça”. Querem dizer com isso que todo mundo estava sintonizado na Noviça Rebelde, a TV Jovem Pan?!?

06.

ALAÚZA

Toda essa alaúza em torno do voleiro Maurício Souza, é só por que não há lei que o obrigue a gostar do Superman Gay. Se houvesse essa lei rançosa, não haveria nenhum problema de se ter um Superman fresco.

07.

O FUTEBOL TEM DISSO...

Pronto, Grenal um a zero para o Cocolorado. O Grêmio Porto-alegrense é o Xavante pelotense da Série-A.

08.

A CHINA NÃO DORME

Napoleão Bonaparte tinha razão:  “Deixem a China dormir porque, quando ela acordar, o mundo vai estremecer”. Pois, agora, em pleno gozo da pandemia que veio de Wuhan, a China está recomendando ao seu povaréu para estocar comida.

A China tem acelerado como nunca a sua corrida nuclear rumo a ter mil bombas até 2030. E se você pensa que a China está fora do lance do 5G aqui no Brasil da Silva, você pode estar redondamente enganado.

09.

3ª VIA

Moro, Ciro, Leite... Via das Dúvidas.

10.

SUPREMACIA

Toffolião, lá da Supremacia das Togas, deu 10 dias para Bolsonaro se manifestar sobre agressões a jornalojistas. A curiosidade de Toffolião nasceu em virtude da questão impetrada pela Rede Sustentabilidade após as agressões de seguranças a jornalojistas na cobertura da reunião de cúpula do G-20, em Roma, lá na Bela Itália, berço da Máfia.

Então tá... Mas, o Bolsonaro bem que poderia dar 24 horas para Toffolião explicar o alaranjado da batina do Padre Zé Carlos Toffoli, da Paróquia Sagrada Família do Resort Tayayá Áqua, em Ribeirão Claro no Paraná.

Por uma dessas armadilhas do destino, o padre Zé é irmão, por parte de pai e mãe, do mal-emplumado Dias Toffolindo.