7 de mai. de 2022

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 07/maio/22 – Sábado

Por: Sérgio AO Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que, aos domingos, munidos de fiambre, os pelotenses embarcavam em suas flamantes caminhonetas Ford de Bigode e passavam o dia na praia do Barro Duro, então o lugar mais bonito e aprazível do balneário do Laranjal.

HISTÓRIAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

ERA UMA VEZ...  Neste dia 7 de maio, há 8 anos. E foi então que com toda pompa e circunstância, como se fosse assim um grande feito nacional, o técnico Luiz Felipe Scolari inaugurou a solenidade de convocação da Seleção Brasileira via Televisão ao vivo e a cores.

E então anunciou solenemente a derradeira convocação de seus selecionados para a Copa do governo que começaria em junho e terminaria nas eleições de outubro, aqui no Brasil da Silva.

Em qualquer país do mundo a listagem é, até hoje, comunicada por telefone e, sem alarde, ela é editada na internet e nas páginas do ramo dos jornais da terra. Aqui, o técnico toma banho, faz a barba, bota terno e gravata. Hoje, cheguei a sentir falta da cartola.

E a propósito daquele ato solene, vejam só o timaço que ficou de fora da lista do Felipão naquelas priscas eras: Rogério Ceni, Pato, Ganso, Ronaldinho Gaúcho, Arouca, Kaká, Pelé, Garrincha, Gerson, Sérgio Siqueira...

LENDAS URBANAS

Por: O Garanhão de Pelotas

TANGO Y SAMBA

Em dezembro de 2002, batendo bola com dois pibes argentinos, na praia de Perla, em Mar Del Plata, um deles, a firulas tantas, me pergunta:

- Señor Garañón, cual la diferencia a Maradona y Pelé?

Terminei a embaixada com um atrevido lançamento de letra para o amigo dele e respondi, quase sem pensar:

- Pelé dá samba. Maradona é...  um tango.

Eles entenderam que a diferença estava na tragédia em que se transformara a vida do seu maior craque de todos os tempos. Acreditavam, no entanto, que ainda havia salvação para Maradona.

Mas qualquer argentino sabe a distância que separa o tango de um samba. O brasileiro é que não dá bola pressas coisas.

MORAL DA HISTÓRIA - Los aficionados a la música son, en su mayoria, gente un poco vil, amargada y sometida”. (Pablo Baroja, Juventud y Egolatría).

PONTOS A PONDERAR...

01.

O TRAÍRA NO PALÁCIO

Cruzes! Nunca antes na história desse país me passara pela cabeça que eu passaria pela humilhação de ver esse Pacheco na Presidência do Brasil. Pois, ele foi ontem presidente por meio expediente, já que o Capitão, titular do posto, estava sendo aclamado na Guiana e na Paraíba.

Essa meia dúzia de horas foram bastantes para mostrar o traíra que existe nesse ocasional presidente do Congresso.

Aproveitou o escasso tempo que teve para assinar dois decretos que estavam sobre a mesa de Bolsonaro e para criticar com voz de veludo a auditoria das eleições, anunciada um dia antes pelo presidente de fato e de direito desse país à beira de um ataque de nervos e energúmenos.

Foi como se dissesse aos donos do STF e do TSE, seus admitidos superiores hierárquicos na composição dos Poderes da República: “Olha eu aqui, ó... Conto com Vossas Excelências para ficar aqui para sempre até à posse daquele que vamos eleger”.

02.

LUGARES

Hoje, o lugar mais perigoso do planeta Terra é a Ucrânia. Para os ucranianos e para quem ainda vive por lá. Para os brasileiros, o lugar mais perigoso é o Templo das Togas. E depois dele, o seu puxadinho, o Reino dos Receptáculos Eletrônicos.

03.

ELEIÇÃO 2022

Só canalha vota em canalha.

04.

LUL@LCAPONAGEM E MAIS UMA

DELAÇÃO PREMIADA

Lul@lcapone está mesmo Lul@lcaduco da Silva e está Lul@lcalucinado da vida com a vertiginosa decadência e frenética impopularidade. Um dia, num palanque vazio, cheio de cobras-criadas, disse cobras e lagartos de quem não vota nele, antes de descer do palco cercado por capangas com feitio de guarda-costas armados de submetralhadoras.

Logo depois, defendeu vangloriou-se por sair na capa da revista americana Time: “Matei meus adversários de inveja”. Deve ser só porque, com isso Lul@lcapone está concorrendo à Presidência dos Estados Unidos.

Pouco depois, num anfiteatro universitário, querendo imputar ao Pai dos Filhos do Capitão a pecha de um governo policialesco, voltou a defender os “pobres garotos que roubam um celular e vão parar na cadeia”.... É que ‘roubar um celular’ não é nada para Lul@lcapone, Pai do Mensalão e do Petrolão, fora o alho.

E, mais Lul@lcaduco que nunca, celebrou outra oportunista pesquisa do tal Ipespe, hoje codinome comercial do antigo e desastrado Ibope que nunca acertou pesquisa nenhuma.

Faz de conta que esses institutos agregados ao Consórcio da Imprensa de Rebanho, nunca erraram resultado algum de quaisquer das eleições que tenham sido realizadas nesse país, desde votação para síndico de edifício, até os pleitos para proprietário do Palácio do Planalto.

Inda que mal pergunte: quando foi que uma desses aparelhos de pesquisas pré-eleitorais, acertaram algum resultado?!?

 

O que não dá para entender é como alguns dos poucos veículos de comunicação sérios que ainda restam nessa país, como a Jovem Pan, aquela rádio que virou TV, ainda repercutem e debatem essas pesquizoides feitas por telefone com mil e poucos entrevistados em um universo de 180 milhões de eleitores. Por telefone, meu?!?

Isso não é pesquisa, é delação premiada.

Pô, isso é pauta para os filhos da pauta do Consórcio da Imprensa de Rebanho, sequiosa pela volta de um governo que roube e deixe roubar. Quem souber, por favor, avise por aqui mesmo, neste espaço de incrédulos e de gente sem fé.

05.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Nessa antevéspera do Outubro Vermelho, nos espaços dos Poderes Constituídos, onde fica o Puxadinho do Golpe?!?

06.

ORA, DIREIS, PESQUISAS...

Atentai, ó crédulos que ainda acreditais em aparelhos de pesquisas tipo ‘fotografia do momento’... O mais forte sinal de realidade eleitoral é o Datapovo. Olhai as avenidas desse país; escutai a voz rouca das ruas. Datapovo, neles!

07.

ENTREMENTES...

01) Lul@lcaduco da Silva, encheu de besteira a imensa comunidade japonesa no Brasil;

02) Fachinews diz à Defesa que não se opõe à divulgação de documentos sobre eleições. Isso, foi só após questionamento. Fachinews, presidente do TSE respondeu que não há problema em dar publicidade às sugestões e dúvidas das Forças Armadas sobre as urnas eletrônicas. Ah, bom;

03) Pacheco, sem que ninguém lhe perguntasse qualquer coisa, disse que ‘auditoria privada deve ocorrer dentro dos limites. Apuração é atribuição do TSE’. E, ao invés de advogar para seus amos de estimação, ele deveria se limitar à missão de não deixar o Parlamento de joelhos diante do Templo das Togas;

04) Persecutoriamente, Aleixandão suspendeu decreto presidencial que reduzia IPI na Zona Franca. A pedido dos acólitos de Randolfininho, ele ficou contra o povo e a favor dos magnatas;

05) Alcolúgubre é internado com abscesso intestinal. Vai passar por cirurgia. Sorte dele que o cirurgião Adélio Bispo ainda esteja em plena reclusão.

6 de mai. de 2022

 

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 06/maio/22 – 6ª Feira

Por: Sérgio AO Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que, fora do Carnaval, só bandido usava máscara. Hoje, se não estiver mascarado, ninguém entra num banco para sacar dinheiro.

HISTÓRIAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

ERA UMA VEZ...  Este mesmo 6 de maio, só que em 2019. Foi quando a juíza Solange Salgado, de Brasília, salgou o banquete dos cardeais supremos e suspendeu a contratação daquele buffet de luxo que sairia pela bagatela de R$ 481,7 mil. Ela deu provimento a uma ação movida pela deputada Carla Zambelli (PSL-SP).

Ela considerou o gasto desproporcional e ‘com potencial de ferir a moralidade administrativa’. O edital da licitação inicial previa gastos de até R$ 1,1 milhão pelo regabofe, que incluía pratos finos e bebidas como uísque, gim, vodca e vinhos premiados.

Solange Salgado não teve fastio em classificar a gandaia gustativa dos proprietários do governo e da justiça:

“O objeto do pregão em análise se aparta da finalidade para a qual o Supremo Tribunal Federal foi criado, pois a contratação do serviço de fornecimento de refeições visa atender a uma atividade-meio — que, portanto, deve existir tão somente no limite do indispensável para a efetiva realização da atividade-fim”.

E ainda deu a garfada final: “Os itens exigidos destoam sobremaneira da realidade socioeconômico brasileira, configurando um desprestígio ao cidadão brasileiro que arduamente recolhe seus impostos para manter a máquina pública funcionando a seu benefício".

Na maior cara de pau e sem qualquer cerimônia, o STF avisou que iria recorrer da decisão usando e abusando da Advocacia Geral da União. Que fome de vaidade tem o ego dessa pandilha...

LENDAS URBANAS (*)

Do livro jamais editado “Que Anarquia É Esta?!?”.

Por: O Garanhão de Pelotas

(*) - Vêm aí, os contos, cantos e encantos do próprio Garanhão de Pelotas. Depois, não se queixem das suas ah/venturas.

CASSA O CAÇADOR

Ninguém perde por esperar...  É que água mole em pedra dura, tanto bate até que fura. Como diria Aldous Huxley, o cara está chegando ao ponto de ser e parecer “uma mistura de nervosismo de um cavalo, com a teimosia de uma mula e com a malícia de um camelo”.

Traduzindo do português entogado metido a castiço para o português do olho da rua, isso quer dizer que os pares e ímpares do Aleixandão já estão de saco cheio dos desvarios de seu espevitado confrade.

Ele vem confundindo persistência jurídica com obstinação, capricho, teimosia, veleidade, venetas, extravagâncias e lampejos. Ele está chegando no ponto de confundir toga com fralda, de tanto obrar em cima da Constituição-Cidadã.

Os donos das outras togas estão chegando ao ponto de dar um basta, um páratequieto no persecutor-desenfreado saindo toda a farândola de detrás da moita para cassa-lo. ‘Cassa-lo’, assim mesmo, com dois esses e cê-cedilha fora. ‘Cassa-lo’ assim mesmo, sem o acento no ‘á’ antes do tracinho, popularmente conhecido nos áureos tempos, como ‘hífen’.

Aí, então, vai ser bem do jeitinho como foi com aquele caçador pelotense que, recém-chegado a Pelotas de um safári na África, contava num dos finos clubes da minha pátria pequena que deixei no Sul, para um grupo de madames interessadas em aventuras, como foi que ele – desarmado - escapara de ser devorado por um leão faminto e furioso:

- Acordando de uma soneca, no meio da selva, me deparei com aquele leão enorme, pronto para me devorar.

- Ó que horror! – Exclamaram, uníssonas, as madames.

- Desarmado, saí em desabalada carreira, rumo à primeira árvore que eu pudesse escalar. E o leão nas minhas pegadas. Quando aquela fera chegou a um passo do Sul das minhas costas, escorregou feio e eu consegui me distanciar.

- Óóó! – Suspiraram as emocionadas senhoras.

- E eu corri, corri o quanto podia correr. Mas ele veio atrás de mim e, quando ia me abocanhar... escorregou de novo.

- Ah que sorte! – Vibraram as fidalgas senhoras.

- Eu me distanciei e, quando estava quase chegando à árvore salvadora, o leão ia me abocanhar, mas... escorregou. Estatelou-se e eu consegui subir na árvore da minha salvação.

O herói do momento, suspirou então e deu fim ao relato de sua trepidante aventura diante de um rei das selvas africanas. Em meio aos cinco segundos de silêncio, uma das aristocratas da Princesa do Sul se fez ouvir:

-Oh, Mon Dieu! Se fosse o Zeca, meu marido, ele já teria se emporcalhado todo de medo...  Excusez-moi, mas, o senhor não se sujou todo de medo?!? – Quis saber, a aflita e rebuscada dondoca.

- Ah, madame, e no que é mesmo que a senhora pensa que o leão escorregava?!?

Pronto, eis aí, um final infeliz.

Pois, agora, não vai demorar nada, nadica de nada e o Aleixandão vai escapar arranhando pelos escorregões dos seus dez caçadores que vestem toga. E que se dê por feliz.

PONTOS A PONDERAR...

01.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Não que façam alguma falta, mas cadê os hospitais de campanha que estavam aqui, cadê?!?

02.

ELEIÇÃO 2022

Só não tem engulhos ao entrevistar um corrupto ativo e passivo, especialista em lavagem de dinheiro, o jornalojista que é da mesma laia. E, sim, sim, quem vota em ladrão é ladrão.

03.

PACHECO, PRESIDENTE

Valei-me tudo que é anjo e santo! Pacheco é presidente do meu país. É só por meio expediente, mas a marca fica pra sempre.

04.

PALANQUES VAZIOS

Gleisi, a Perereca Pálida, no papael de Amnante nas planilhas da Odebrecht – é hoje a Gata Parda. Chega a perder a cor a cada palanque vazio do Lul@lcapone. Ela ficou toda tremelique quando, em mais uma sessão intramuros, uma eleitora gritou “Lula, nunca mais”.

A gatona lul@lcaponista reagiu dos dentes pra fora. Contou para os jornalojistas de rebanho que “tive vontade de agredir aquela mulher!”. Ah, basta esperar que o Adélio Bispo seja liberado pelo próximo laudo médico.

05.

BISPO NA PRAÇA

Adélio Bispo, o laranjão esfaqueador de Bolsonaro, pode ser solto em agosto. É quando ele vai passar por nova avaliação médica que pode atestar que sua demência já era. Mas, o que foi que eu lhes disse ainda na semana passada?!? Palanque vazio dá cada idéia...

06.

AUDITORIA INTERNACIONAL

Para o Consórcio da Imprensa de Rebanho, Bolsonaro ontem baixou a lenha no TSE. Que baixou, o quê! Ele disse apenas que “o TSE tem que mostrar que temos sistema eleitoral confiável”. Então, qual é o pó?!?

Mas, como Fachinews, presidente do puxadinho do STFake não dá o ar da graça, o Capitão anunciou na sua ‘live’ de ontem que o PL, seu partido alto, vai contratar uma auditoria internacional para dissecar as acontecências do outubro vermelho que vem por aí.

07.

FRACASSO DE PÚBLICO

No altiplano de mais um palanque vazio ao ar livre, além de pedir voto, declarando-se candidato antecipadamente, Lul@lcaduco falou até em ‘encher ônibus, se for preciso, para levar pessoas aos nossos comícios”. E aí, TSE, cadê você?!? Cadê?!?

08.

SÓ NA ‘TIME’

E assim é que Lul@lcapone sai na revista Time, mas não sai na rua. E nem a rua vai aonde quer que ele esteja. É que nem a Anitta cujo coração palpita ao encontrar DiCaprio, enquanto Bolsonaro fala com e para os brasileiros.

09.

GUERRA É GUERRA

Guerra é guerra; festa é festa, meu camarada. O Assessor de Zelensky, presidente acuado da Ucrânia massacrada, denunciou ontem as baboseiras bélicas de Lul@lcaduco: “Lula fala como russo! ”. Tá falado.

10.

PÚBLICO CASEIRO

Com o marketing de campanha sob nova direção, Lul@klcapone está sendo empurrado a uns que outros palanques a céu aberto. Tem sido um inferno para ele e seus acólitos de sempre. Ele tem tido, nas ‘entrevistas’ que concede dentro de casa, mais público do que nos fiascos de rua.

11.

SOLITÁRIA

Isolada pelos lul@lcaponistas nesta temporada eleitoral, Dilmandioca Sapiens anda pra lá de solitária. Que se dê por feliz. Deveria estar hoje na solitária.

12.

PANELAÇO?!?

O lul@lcaponismo anda tão por baixo que nem panelaço mais promove, quando Bolsonaro aparece na TV. E olha que toda quinta-feira, isso é sagrado, tem a live do Capitão e seus correligionários. Vai ver que panela sem pão e mortadela não faz barulho.

13.

PONTO 13

A parada 13 é dele. Então, inda que mal pergunte: Que fim levaram os outros processos de Lul@lcapone da Silva?!?

Que fim levou aquele caso da maracutaia do BNDES com a ditadura de Angola?!? E aquele do terreno para o Instituto Lul@lcaponagem?!? E o da Medida Provisória das Montadoras?!?

Por onde anda aquele outro, da Guiné Equatorial?!? E onde foi que socaram o processo da propina da Odebrecht, ou o caso da Usina de Belo Monte?!?

O que é que há com o peru da Justiça brasileira: está com preguiça, ou pesteada pelo coronavírus que já nem assusta mais ninguém?!?

5 de mai. de 2022

 

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 05/maio/2022

Por: Sérgio AO Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que todo mundo saía para as quebradas com bossa de James Dean, à cata das gurias que faziam pose de Pier Angeli.

HISTÓRIAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

ERA UMA VEZ...  Este 5 de maio, mas em 2020. E então me deu na telha naquela manhã brasiliense de outono que, se Bolsonaro ao invés de capitão da Reserva fosse um general da Ativa, o Congresso Nacional, o STFake e seu puxadinho eleitoreiro, já estariam de quarentena há muito tempo.

Besteira. Coisas que me dão na telha assim de repente, não mais que de repente. Deixem pra lá. Mas, eis que de repente, senão quando...

LENDAS URBANAS

Do livro jamais editado “Que Anarquia É Esta?!?”.

Por: O Garanhão de Pelotas

GARANHÃO À GREGA

Vem a noite e com ela, minha primeira volta por Atenas. Examinando o mapa e olhando do terraço do hotel, Atenas me pareceu uma cidade fácil.

Voltada para o Mar Mediterrâneo, protegida por oito grandes colinas, todas arenosas e cravejadas de pedras de todos os quilates, dava-me a impressão de que, saindo de um lugar qualquer e fazendo a volta na quadra, retornava-se ao ponto de partida. Ledo engano: perdi-me.

De cara, caminhei no rumo da sempre iluminada Acrópole que me parecia bem próxima. Cheguei, pela primeira vez, a Monastiraki. E já fui comprando bugigangas.

Boas horas depois, sempre só e a pé, comecei a dar voltas e mais voltas em busca do caminho de regresso. Cansado de conhecer o mesmo círculo de Atenas procurei um táxi.

E aí, comecei a entender os gregos. Cansei de fazer sinal. Abanei, assobiei, gritei. Nada, eles não paravam. Vi, enfim, um deles estacionado. Fui ao motorista e lasquei no meu inglês de aeroporto:

- Please, where is it…
- No, no, no!
- Hey, please show me the way to the Hotel...
- No, no, no!

Aí, o gregalhão já me respondeu gritando, sem sequer olhar para mim e muito menos saber sequer o nome do hotel. Assim como não consegui lhe dar o nom do hotel Golden City, também não pude me conter. E não me contive.

Com o mais delicado e enganador ar de paciência, fingindo um gentil agradecimento, encostei minha cara na janela do carro dele e disse sorrindo, quase sussurrando em português castiço para aquele grosso, mal-educado:

- Tá bem, seu bosta, muito obrigado pela sua grosseria; seu escroto, bichona enrustida, grosseirão... Vai te catá, fiadaputa!

Só então ele levantou os olhos de um joguinho qualquer no celular com o qual passava o tempo. Cravejou-me um olhar agudo, frio e cortante. Senti o bolero ‘Frio En El Alma’ tocar em meu corpo, da cabeça aos pés. Antes que o brutamontes saísse do carro, eu fui saindo de fininho, até que, por acaso, encontrei o caminho de volta para o Golden City.

Lá, numa rodada de cafezinho grego com pasteizinhos folheados cheios de iogurte e espinafre, fiquei sabendo por um garçom do hotel que falava um inglês pior do que eu falava grego, que o motorista havia entendido o final do meu desabafo:

- Bitch, in Greek, means the same bitch!

Pô, tutaméia! ‘’Puta’’ na Grécia, quer dizer puta mesmo. Ganhei o dia. Não levei um sopapo à la grega por muito pouco.

MORAL DA HISTÓRIA - As palavras elegantes não são sinceras; as palavras sinceras não são elegantes”.  (Lao Tse)

PONTOS A PONDERAR...

01.

DANIEL, O REBELDE

Daniel, o desobediente civil, recusando a intimação de Aleixandão: “Estou cumprindo decreto presidencial”. Toma! Vai buscar no fundo das redes.

02.

VEM PRA RUA!

É quando Lul@lcapone, já lul@lcaduco, abre a boca que a gente vê como ele está ‘fora da casinha’. Vem pra rua, vem!

03.

ENTREMENTES...

O MST prometeu 5 mil comitês de apoio à candidatura de Lul@lcapone. Agora, vai. Lul@lcapone já pode contar com mais 5 mil votos.

04.

O SONHO

Lul@lcapone é o corpo e a alma mais honesta do PT. Com ou sem Lul@lcapone, o PT é uma alma penada. O nosso pesadelo é o sonho de Lul@lcapone fazer do Palácio do Planalto, a sede nacional do PT.

05.

BASTA!

O Brasil não sai do buraco enquanto não parar de eleger canalhas para o Congresso Nacional e continuar a seguir as ordens de servidores públicos em cargos de confiança daquele que roubou, deixava roubar e quer voltar à cena do crime.

06.

O PERSECUTOR

Aleixandão, o Persecutor, determinou multa gigantesca e bloqueio das contas bancárias de Daniel Silveira. Esse torniquete incessante, só para que vocês não se distraiam, é fruto de um processo irregular e inconstitucional que levou um deputado em pleno mandato para a cadeia.

Aleixandão rasgou a Constituição e continua espalhando suas páginas ao vento que ele mesmo sopra. Inda que mal pergunte: como esse cara ainda está solto?!? “Esse cara” é o persecutor, por supuesto.

07.

O SINDICATO

De repente, não mais que de repente, nas mãos de Felipe Santa Cruz, a OAB virou um sindicato. Se bobeassem, logo, logo entraria no bloco dos que lutam pela volta da ‘contribuição sindical obrigatória’. Beto Simonetti, um criminalista, hoje presidente da Ordem, sabe que isso seria ‘um crime’ contra a ordem social.

08.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Desde os 23 anos de idade passei a ser jornalista em tempo integral. Segui aos trancos e barrancos, em veículos de grande e de pequeno porte, preso com ponderada rebeldia às "linhas editoriais" que me constrangiam a dizer só o que as fontes diziam.

Da minha aposentadoria para cá - já faz bom tempo isso – e graças à Internet e redes sociais e quetais, sou jornalista em plena liberdade incondicional.

Agora vem o Seu Lul@lcapone vituperando e ameaçando que, se eleito for, vai regular a internet e as redes sociais. Aqui, ó! Comigo não, violão!

09.

REBELDIA A CARO CUSTO

E então Daniel Silveira rebelou-se vez e, amparando-se na Graça de Bolsonaro, recusou-se a acatar a intimação de Aleixandão. Ele pode agora ser enquadrado em crime de desobediência à ordem judicial – ainda que injusta e persecutória.

Ainda assim, ele pode pagar caro pelo delito de improbidade. Daí, Daniel pode pagar com prisão, condução coercitiva ou, com multa – a alternativa preferida, até aqui, pelo seu persecutor.

Entrementes, o Banco Central já aciona bancos e mais bancos para bloquear as contas do rebelde deputado. E nesse meio tempo, já começam a rola ‘vaquinhas eletrônicas’ para cobrir as multas de Aleixandão pra cima de Daniel.

4 de mai. de 2022

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 04/ Maio /22 – 4ª feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que os brotinhos, as garotas lá da nossa rua, usavam Esmalte Impala Anos Dourados Mão Boba. Usar o esmalte era fácil, difícil era guardar o nome do dito cujo que mais parecia um discurso.

HISTÓRIAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

ERA UMA VEZ...  Neste dia 4 de maio, porém há exatamente seis anos.

Foi nessa data querida que o Conselho de Étitica da Casa dos Lordes aprovou por unanimidade a cassação do senador Delcídio Amaral. Nem sempre toda unanimidade é burra. Mas nesse caso foi cínica pra burro.

Então, foi no dia 10 de maio de 2016, que o senador Delcídio do Amaral teve seu mandato cassado pelo plenário do Senado Federal. A punição foi aprovada por 74 dos 81 senadores após o Conselho de Étitica recomendar a cassação.

Hoje, ele está de volta à politicalha e preside o PTB de Mato Grosso do Sul. Nelson Ned, se vivo fosse, cantaria em sua homenagem “Tudo Passa; na vida tudo passa; tudo passará”... Ninguém é de ninguém e não há ninguém melhor do que os nossos políticos para saber essa letra de cor e salteada.

LENDAS URBANAS

Do livro jamais editado “Que Anarquia é Essa?!?”

Por: O Garanhão de Pelotas

OPS! DESCULPE

Cena de balada. Clima de boate desse terceiro milênio, onde até os mais jovens são do século passado.

Pois meu neto – eis que este seu Garanhão de Pelotas também pode e tem tudo para ser avô, bolas - fez o seu primeiro xixi no mundo 21 anos antes que irrompesse a aurora do primeiro dia do ano 2000.

Não é nada, não é nada, ele é de 1989 – tem um pé no século 20 e outro no 21. Thick é, pois, uma lenda viva.

E lá estava ele com seu chopinho bem-tirado na mão, atravessando a pista congestionada por aves raras, homens e mulheres de todos os sexos e aniversários - quando esbarrou num baladeiro parrudão.

Molhou, sem querer, a camisa do cara que, por sua vez, emborcou a própria tulipa de chope no chão...

- Ops, desculpe disse, com gentileza, o meu neto.

A resposta foi um muxoxo à beira de um rosnar acompanhado de um olhar fulminante em sua direção. Thick não se abalou. Estava ali para se divertir. Quis mostrar que era de boa paz.

Colocou amigavelmente a mão sobre o ombro do irascível boêmio de arrabalde e convidou-o com um ar conciliador:

- Epa, foi mal, véi. Venha, vou lhe pagar um chope novinho em folha...
- Sai de mim, ô! Eu queria tomar aquele chope ali que ocê jogou fora...
- Quiéisso, parceiro... Faço questão, pago procê um novo, geladinho...

Mas o cara era metido a lenda urbana ou coisa parecida. Mais do que para ‘pegar’ alguém, estava ali para revidar esbarrões; qualquer encontrão, por fortuito que fosse

- Te manca, eu quero é aquele ali no chão.
- Hii, cara. Sem bronca, não sou de briga.
- Olhaqui, babaca! Ocê não é, mas eu sô. Ocê sabe com quem tá falando?!?

O caldo estava engrossando. O feioso estava a fim de briga. Thick deixou escapar um pouco de impaciência, mas sem perder o fair-play deu trela para aquele arremedo de lenda urbana:

- Sei não, véi...

- Eu não sou véi. Sou da Segurança do Governo.
- E que outro defeito você tem?!

O briguento meio que se desarticulou, mas voltou à carga pesada:

- Tu não entendeu, eu sô otoridade, mané!

- Muito prazer. E eu cheguei ontem do Japão...
- Tô nem aí, por que não ficou por lá, seu bosta?!? - continuou o implicante.
- Ah, porque eu vim comemorar com minha turma o título de campeão mundial de luta-livre que ganhei anteontem, em Tóquio.

Deu meia volta, não pagou chope nenhum para aquele babaca e foi gozar as delícias de mais uma festa no Brasil. Na manhã seguinte voou para a Lituânia, onde tinha mais um torneio internacional de... golfe.

MORAL DA HISTÓRIA - A cortesia é um artifício das pessoas de boa paz para manter à devida distância os estúpidos e brutamontes. Ou: quando um não quer, dois não brigam.

PONTOS A PONDERAR...

01.

A TEMPORADA

Aquela breve, brevíssima temporada de cadeia fez bem para o Lul@lcapone: ele só se sente bem de verdade entre quatro paredes; quando ‘Fica em Casa”.

02.

ORA, DIREIS, PESQUISAS...

Nas pesquisas eleitorais brasileiras a única coisa certa é que  elas nunca estão certas.

03.

A VOLTA

O que há de bom na Petrobras é que sem a mão do PT ela está voltando a ser o que era antes dos anos do PT no poder.

04.

O CONCHAVO

Guigo Pacheco, o dono do Congresso, esteve reunido com Luiz Fiat-Fux lá no Templo das Togas. Saiu todo orgulhoso e faceiro por ser, digamos, bem recebido na Gaiola Tresloucada.

Ao ir até lá oferecer apoio ao supremo ‘poder moderador’ que vem desgovernando esse país, deixou vazar a conspiração’ que está em curso contra o governo do eterno Capitão, presidente consagrado pela maioria esmagadora do eleitorado.

Aquilo não foi uma reunião. Foi o lançamento de um conchavo dos bambambãs dos poderes Legislativo e Judiciário contra o Executivo.

05.

CENSURA

Regulação da Mídia e Redes Sociais teu nome é Censura. E estamos conversados.

06.

PREVARICADORES

Sem saber o que mais fazer, os ditos ‘opositores’ contumazes impediram ontem a realização da sessão da CCJ – Comissão de Constituição e Justiça, da Câmara dos Deputados, por causa da presença de Daniel Silveira.

Assim foi e, pelo visto, assim continuará sendo até que a vaca tussa…  Se assim for e assim continuar sendo, basta enquadrar essa pandilha blackbosta por prevaricação.

07.

SUBMISSÃO

Qualquer um, com o mesmo caráter de um Picolé de Chuchu pode desejar a eleição de um presidiário que só está solto graças à perpétua submissão da Corte das Togas ao padrinho Lul@lcapone.

08.

TREJEITOS SUPREMOS

Essa pandilha suprema fala como se estivesse reescrevendo a Constituição-Cidadã para ser a Bíblia do Caos.

09.

PRAÇA DA ALEGRIA

Só os políticos têm interesse na lenda urbana de que ‘o voto é a arma do povo’. É que o voto é o artigo mais barato nessa imensa ‘Praça da Alegria’ que é, desde já, a eleição do outubro vermelho.

10.

O SISTEMA

O Sistema eletrônico até pode ser seguro mesmo. O que não tem segurança nenhuma são os escrutinadores.

11.

SÓCIOS-PROPRIETÁRIOS DO PODER

E então Pacheco e Fiat-Fux se reuniram no Templo das Togas, como dois únicos sócios-proprietários da nossa democracia que se vai à la gaita nesse país. Queriam resolver sozinhos a crise e as diferenças entre os 23 Poderes da República.

Então é fácil: esqueçam o Poder Executivo e que os dois troquem tapas, socos e pontapés entre eles mesmos. O povo brasileiro está, desde já, na torcida que vocês dois não errem um tapa, um soco, um pontapé na cara e nos fundilhos, até que sejam nocauteados.

12.

OS APARELHOS

O Brasil não tem três Poderes. Tem um Estado com um desnaturado Poder Executivo e dois Aparelhos comandados pelos afilhados dos presidentes dos governos que roubavam e deixavam roubar.

13.

PONTO 13

A parada 13 é dele. Quando lhe recomendarem Lul@lcapone, leia a bula e conheça todos os efeitos colaterais e contraindicações.

14.

O LUGAR DA VAIDADE

Vivendo em lautos banquetes, tudo à base de vinhos de velhas pipas, bacalhau e lagostas, com o maior respeito e veneração por aquele fruto do mar, os cortesãos da Magna Corte, acham que seus vasos sanitários aceitam suas defecadas como oferendas de divinais perfumes franceses.

É ali, naquele trono, que os reis ficam nus diante da dura realidade de serem tão manemolentes quanto o resto da humanidade.

Eles comem bacalhau e lagostas e bebem vinhos de pipas raras como quem toma água perfumada Le Lis Blanc e como quem morde, mastiga e come desodorante parisiense Gaultier ou Giorgio Armani.

Mas é ali que toda vaidade se apaga / Ali, todo covarde faz força / E todo bodoso se .... Pô, ache uma rima pra esse verso de pé-quebrado.

1 de mai. de 2022

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 1°/ Maio /22 – Domingo

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo dos festivais de música brasileira que revelaram Geraldo Vandré, Torquato Neto e uns que outros. Naquele tempo, Roberto e Erasmo Carlos iniciavam a carreira e surgiram os Novos Baianos e o Tropicalismo. Quando, até que enfim, estourou uma verdadeira revolução no campo musical: a Bossa Nova.

HISTÓRIAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

ERA UMA VEZ...

LENDAS URBANAS

Por: O Garanhão de Pelotas

Do livro jamais editado “Que Anarquia É Esta?!?”

http://img2.blogblog.com/img/icon18_edit_allbkg.gifFÉRIAS NA ALDEIA JAVAÉ

Depois de uma gélida aventura na Tanzânia, sob as neves do Kilimanjaro, ainda investido do meu espírito garanhão de grande aventureiro, resolvi curtir uma temporada de merecido descanso no interior do Brasil.

Nessa folga que concedi para mim e duas das minhas três secretárias-executáveis, todo dia era dia de índio. E não, uma delas não era a Baby Consuelo.

A outra, a terceira secretária, Mary Brunette, viajara para Uganda, lugar desse mundo onde foram parar as malas e bagagens da comitiva garanhense, extraviadas no voo de Dar Salaam para Kampala, capital do Congo.

Na minha pele de herói de todos os Pampas deixei que a loira e a ruiva se des/vestissem à moda da casa para que todos melhor aproveitassem os raios de sol abrasante de Formoso do Araguaia, um paraíso rústico no sudeste do Tocantins, a 500 quilômetros de Palmas.

Sentia-me como um nativo daquela aldeia javaé, etnia rica em caça, pesca e boa comida da flora que descobrira no meio do mapa brasileiro, longe da Alemanha, da Noruega...

Por volta de meio-dia, antes de banquetear-me com os índios já meus amigos do peito há quase uma semana, resolvi aplacar o calor banhando-me nas águas plácidas, refrescantes do rio convidativo e sereno que acariciava as margens do pequeno e hospitaleiro conglomerado indígena.

Descamisado e de pés descalços, assim como eu me livrara por momentos da dupla de secretárias, destrinchei-me também das bermudas e, do jeito que viera ao mundo mergulhei feliz, de nádegas às escâncaras, penduricalho solto e balacochetas livres.

Abracei-me ao rio que me acolheu com aquele tipo de ternura que só a natureza pode dar aqui na terra aos homens de boa vontade.

E assim nadava este seu desnudo Garanhão de Pelotas à la grande. Entre braçadas e pequenos mergulhos, boiava de quando em vez, refazendo-me do calor inclemente.

Eis que então, surge de canoa, o amigo Kupakã - o Casca de Cipó, na verdade Álvaro da Costa Pedreira, um fotógrafo pelotense especializado em imagens e flagrantes indígenas para os anais do Ministério da Saúde.

O amigo que conhecera na taba e a quem já queria como se fosse um sobrinho, vinha acompanhado pelo índio Kosuti - o Pequeno, parceiro e modelito de outras jornadas de fotografias de Álvaro Kupakã, lá por aquelas bandas.

Feliz pela companhia dos dois serenos canoeiros, fiquei mais contente ainda quando o experiente Kosuti puxou assunto em domesticado idioma silvícola:

- Rio bom... Bom de tomá banho, né?
- É. Bom, sim... – respondi cordato.

- Água boa; água gostosa. Nadar bom, né?
- Uma beleza... Venha Kosuti, mergulhe logo; venha nadar um pouco.
- Vô, não, meu bom abaetê... Aí tá assim ó, de piranha e sucuri.

Pô! Virei Namor, o Príncipe Submarino. Nadei de costas numa arrancada de nado livre que nem Cesar Cielo me alcançaria. Nadei assim, desesperado, até saltar daquela aventura de Gibi para dentro da canoa.

Cozinhei as costas sentado ao sol na canoa, até que, com Kupakã e Kosuti, cheguei embarcado são e salvo à margem do rio.

Nunca antes nesse país esse seu Garanhão de Pelotas imaginara como é bom um calorão assim nas costas...  No bom sentido; só mesmo em determinadas circunstâncias.

A menos de dez passos dali uma sucuri de quase cinco metros de comprimento dormitava enrolada num tronco de árvore que se debruçava sobre o rio. Ela já tinha almoçado.

MORAL DA HISTÓRIA - Em rio que tem piranha o Garanhão de Pelotas nada de costas, tira o dele fora antes e mostra a cobra em cima do pau.

MEU PERSONAGEM DA SEMANA

Você conhece o Lul@lcapone. Ele é aquele que esconde a verdade por trás de uma barba espessa e deslavada.

Vive a vida diferente daquela que mostra em suas aparições teatrais, não pelo desempenho, sim porque só dá as caras em palcos intramuros, longe da voz rouca das ruas. Lul@lcapone é a hipocrisia ambulante, agora em versão mais caseira do que rueira.

Hipócrita, Lul@lcapone é aquele cujo discurso não tem nada a ver com a sua faustosa prática de vida: é uma teatralidade, uma dissimulação lulambulante. Sua tática belicosa é escandalizar os outros pelo que fazem, quando ele mesmo faz compulsiva e sabidamente muito pior tudo quanto ele diz que não faz.

Na prática, como dizem os pensadores que ainda restam pela face da terra - a hipocrisia é a verdade não praticada. É a pandemia da mentira mascarada.

Lul@lcapone é mais que a Hipocrisia Ambulante, é o Cínico que Anda. É na teoria, um moralista que na prática, nega a moralidade. É um subjetivo, sem saber o que é isso, mas com plena noção do que faz e deixa fazer.

Ele deixa a vida o levar negando da boca pra fora bens, riquezas, fama, poder e coisas e loisas. É assim que ele aparenta viver a vida como um animal social, mais do que um ser racional que no papo furado nega as necessidades naturais e frívolas da alma mais honesta desse país.

Quando deixa de lado a sua porção hipócrita, assume o seu lado cínico falando algumas verdades aparentemente incontestáveis de maneira casualmente debochada por fora, mas fria, distante, calculada e desavergonhada por dentro.

Ele tem a mania de esfregar a verdade na cara dos outros sem um pingo de remorso pelo que vive dizendo às escâncaras para os seus lul@lcaponistas e demais brasileiros desprevenidos ou distraídos.

Ele nunca leva em conta, nos seus discursos – hoje encaixotados em seus esconderijos distantes das ovações populares – o devido e verdadeiro contexto do que vitupera com ódio no espírito e maldade no corpo.

Lul@lcapone é sempre o passo em frente no abismo existente entre o que ele fala e o que ele sente. Ele, no entanto, nega a amoralidade, enquanto como todo cínico em carne e gordura, de cabo a rabo, prega a moral. Lul@lcapone é um antimoralista por natureza e vocação.

Lul@lcapone quando é hipócrita, usa máscara; quando é cínico, mostra a cara limpa e a boca suja. Mas, não se distraia! Lul@lcapone é sempre as duas coisas, ainda mais agora que ficou Lul@lcaduco e acha que não tem nada a perder.

PONTOS A PONDERAR...

01.

OS EXEMPLARES

Pois que o sistema seja até perfeito, inviolável, auditável e coisas quetais, mas, o diabo é que no controle absoluto dessa eleição há exemplares de Fachinews que se fazem de tão bonzinhos que mesmo sendo muito ruins não conseguem sequer ser um pouco melhores.

02.

MAIS DE MEIO SALÁRIO MÍN IMO

E o Consórcio dos Veículos da Imprensa de Rebanho se esbalda: ”Cesta básica ultrapassa mais do que a metade de um salário mínimo”. Como não há pandemia, não houve quarentena nem a ordem do ‘fica em casa!’, a culpa é do governo do Pai dos Filhos do Capitão.

03.

BONS MODOS

O STFake quis saber e Daniel Silveira se deu ao trabalho e à gentileza de explicar que parou de usar a tornozeleira eletrônica, antes mesmo de ser agraciado pelo indulto presidencial, porque o dito cujo adereço estava com defeito. Diante da forma singela e meiga da resposta, o artefato, de fato serviu para dar ‘bons modos’ ao irrequieto e agressivo boquirroto parlamentar.

04.

TINTIM EM VIRACOPOS

Aviões da GOL e da Azul colidiram ontem no pátio do aeroporto de Viracopos. Pô, só porque foi em Viracopos, até parece que esses pilotos bebem! Foi uma coisa tipo assim um brinde de bicos secos.

05.

XINGAMENTO

Os poetinhas do Consórcio dos Veículos da Imprensa de Rebanho querem saber: “Com a 3ª Via ‘fragmentada’, como fica o diálogo com Ciro Gomes?!?”. Elementar, meus caros vates, quem chegar por perto leva um xingamento.

06.

CORPOS EM TERRA INDÍGENA

Da mesma pandilha macabra do Consórcio da Imprensa de Rebanho: “Três corpos foram encontrados em terras indígenas no Pará”. Ah, chama o Leonardo DiCaprio que ele resolve.

07.

ORA, DIREIS, OUVIR PESQUISAS...

Pergunte-se, só por perguntar: quando foi a primeira ou a última vez que um desses aparelhos de pesquisas ‘científicas’ pré-eleitorais acertou o resultado de uma eleição aqui no Brasil?!?

08.

O FUTEBOL TEM DISSO...

Enquanto o Pó de Arroz descartava Renato Gaúcho e ficava com Fernando Diniz, nos estádios da Libertadores, da Copa Brasil e outras chanchadas similares, virou moda os torcedores estrangeiros imitarem macacos para ofender os jogadores brasileiros.

Pô, pela ridícula performance dessa gentalha, a gente fica até com a pulga atrás da orelha: o que é que esses palhaços têm contra os macacos?!? Será o mesmo que quase todo mundo tem contra os palhaços?!?

09.

LUL@LCADUCO

Lul@lcapone, na sua holofotada performance de palanques cavernosos, distantes do povo e da voz rouca das ruas, participou do que foi chamado ontem em São Paulo de ‘Conferência Eleitoral do PSol’.

Tinha à sua esquerda, o Picolé de Chuchu e sentado a sua mão direita, ninguém mais nem menos do que Boulos Fecais, o desocupado invasor urbano.

Na senda do seu plano de poder, destilou raiva com as cores do ódio, para cima do Capitão, ao invés de apresentar um programa de governo. Lul@lcapone está cada vez mais lul@lcaduco.

10.

A RIMA

Hoje, 1º de Maio, Dia do Trabalhador, vai estar assim de gente ó, com o Capitão e tudo, na Avenida Paulista. E dizem que vai ter Lul@lcapone no Pacaembu. Vai dar rima. Sugestões, In Box.