23 de mai. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


01.
ACIMA DA LEI
Do decano curto, Celso de Mello, Ministrel de Tatuí, nos estertores de seu período imperial, ao retirar o sigilo do coronavídeo ministerial: “Ninguém está acima da lei”. Ninguém... Só a pandilha do Supremo. O STF capturou a democracia no Brasil. Governa quando lhe dá na telha e não deixa governar.

02.
UM E OUTRO
Bolsonaro desmente peremptoriamente que tenha havido intervenção na Polícia Federal. E até hoje, o Lulavagem da Silva desmente que tenha roubado e deixado roubar. E a saudosa mídia mendicante e os jornalojas acham que Bolsonaro é mentiroso e o Lulavagem um poço de virtudes.

03.
MAL-EDUCADO
Vendo, revendo, remoendo e sendo massacrados com tanta exibição do coronavídeo, percebe-se que o desempenho de Bolsonaro foi tão desnivelado, fora de propósito e mal-educado no trato com seus ministros que tudo que se disser a seu favor poderá ser usado contra ele.

04.
A NOTA
Ah, a nota do general Heleno. Quem quiser ver que veja; quem quiser ler que leia; quem quiser ouvir que ouça. Ah, a nota do general Heleno...  Quem quiser cheirar que cheire. A mim não me cheira bem.

05.
GAVETEIROS
A democracia vem sendo a panaceia dos que já não podem roubar e deixar roubar. Os gaveteiros tremem de medo de que passem a chave na democracia de gaveta.

06.
VERBORRÁGICO
Bem-educado o ministro da Educação, Abraham Weintraub: “Vagabundos na cadeia, começando pelo STF”. Tá, ele pode ser tosco e verborrágico, mas que conta com o aplauso de mais de 200 milhões de brasileiros, ah isso conta. E não demora nada, a turma vai estar pedindo bis. De minha parte, gostei de ouvir, mas sei que Weintraub é outro para quem tudo que se diga a seu favor, poderá ser usado contra ele.

07.
PRÉ-REQUISITO FOREVER

Avisem ao STF que ‘reputação ilibada’ não é pré-requisito apenas e tão somente para o indivíduo de aparente ‘notável saber jurídico’ ser indicado a dedo para o Supremo.

Reputação ilibada é fundamental e condição sine qua non para o exercício da missão de defender a Constituição. Estão aí, Toffolia, Gilmuarginal, Levianowski, Xandão e seus genéricos e similares que não deixam ninguém mentir. Pô, pré-requisito é para sempre!

08.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
Vendo o coronavídeo presidencial, você é capaz de adotar em sua casa como modelito o jeito de falar assim com seus filhos, com sua família?!?

09.
ADUBO
Para Bolsonaro, João Doria é ‘’bosta’’ e Wilson Witzel é ‘’estrume’’. Esses dois que se cuidem para não virarem adubo no Projeto Agropecuário do governo. Eu não aconselharia. Essa dupla ‘’quebraria’’ a lavoura.

10.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
Cadê a primeira-dama, cadê?!?

11.
VELHO SISTEMA

Se existe alguma novidade no coronavídeo, essa novidade é quando ele se delata e conta que tem ‘um sistema de informações particular’’.

Querem saber duma coisinha?!? Todos os presidentes que nos embrulharam nesses últimos 35 anos usaram e abusaram de seus ‘sistemas particulares de informação’. Eram aparelhos constituídos pelos chamados ‘arapongas’. A diferença é que os outros presidentes não confessaram.

12.
QUEM ROUBA E DEIXA ROUBAR

Bolsonaro disse a certa altura – está no pornocoronavídeo - que, como ministro da Justiça, Sérgio Moro tinha obrigação de defendê-lo. O Pai da Lava-Jato, não teve dúvidas: reproduziu a fala presidencial no Twitter e deu nos dedos de Bolsonaro, dizendo com estudada parcimônia que não lhe cabia impedir a busca e apreensão na loja de chocolates de Flávio Bolsonaro, desencadeada pela PF no fim do ano passado. Moro foi claro e conciso:

“Não cabe também ao Ministro da Justiça obstruir investigações da Justiça Estadual, ainda que envolvam supostos crimes dos filhos do Presidente. As únicas buscas da Justiça Estadual que conheço deram-se sobre um filho e um amigo em dezembro de 2019 e não cabia a mim impedir”.

Pô, quando se prega neste deserto aqui, para Bolsonaro calar a boca, tem gente que pensa que se está mandando contra ele. Errado. A gente está é torcendo para que seu governo dê certo para que nunca mais esse país caia nas garras de quem rouba e deixa roubar.

13.
A PATOTA
Sei lá, mas sempre que ouço Bolsonaro dizendo que querem prejudicar ‘’a mim e a minha família” ele se refere tão somente à peralta patota Os Filhos do Capitão.

14.
INVEJA
No fundo no fundo, diante de Sérgio Moro, Bolsonaro morria de inveja do Lulavagem da Silva que tinha em Thomaz Bastos um ministro da Justiça para chamar de seu supremo advogado de defesa.

15.
O FRACASSO DA CIÊNCIA MÉDICA

Bolsonaro pode ser um teimoso incurável com essa paixão desenfreada pela cloroquina, mas uma coisa é certa, em matéria de gripe ele é tão confiável quanto a história da derrota mundial da ciência médica diante de uma simples gripe.

Desde que o mundo é mundo que a humanidade pega gripes e resfriados e tem tosse, bronquite e rouquidão. O que demais acontece a partir daí é só uma questão de intensidade em matéria de tosse, espirro, febre, dor de garganta, dor de cabeça, falta de ar... Bolsonaro só errou quando chamou o Comídia-19 de ‘gripezinha’, porque não disse que o tal ‘resfriadinho’ era só o começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário