22 de jul. de 2020


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.
A NASA E A AMAZÔNIA

Para desgosto do Consórcio dos Coveiros da Notícia, imagens emitidas pela NASA mostraram ontem que a Amazônia não está em chamas. A próxima pauta dos jornalojões brasileiros será com a pirralha Greta Thunberg sobre o ecossistema e a preservação das girafas da floresta brasileira.

02.
HOMENAGEM A ZÉ DIRCEU

O grande risco-Brasil continua sendo quando as instituições estão funcionando. O TCU acaba de conceder benevolente aposentadoria de R$ 9.646,57 mensais ao irreabilitável Zé Dirceu, corrupto e especialista em lavagem de dinheiro, afora, outras grandes virtudes.

Um merecido prêmio e uma justa homenagem, por certo, aos relevantes serviços que o Guerrilheiro de Festim prestou à nação enquanto habitava o Congresso, a casa dos muitos mais de 300 picaretas assim identificados, certa feita, por Lulavagem da Silva.

Lulavagem da Silva que, aliás, é outro ladravaz condenado a muitos e muitos anos de cadeia, mas que anda à solta por aí, como o próprio Zé Dirceu – por honra e glória da Milícia Lulaboy do STF que tomou na mão grande o governo de Jair Bolsonaro, arremedo de uma rainha da Inglaterra de calça comprida.

03.
REFAZENDA

Ah, tá... A reforma administrativa está nas mãos do Congresso Nacional. Agora vai. A gente só não sabe para onde. Tudo que vem das mãos dessa Casa do Povo vale a pena ver de novo. Quer dizer, precisa ser revisto e refeito. É uma estranha e perigosa refazenda. Lá pelos pampas seria chamada de última estância.

04.
CANETAÇO ENVENENADO

E então, magnânimo e impoluto, Dias Toffolia, meteu mais um canetaço envenenado e mandou parar com aquela brincadeira de pega-ladrão, à moda de buscas e apreensões no gabinete do tucano que caiu do muro, Zé Serra, o velho garoto-maroto.

E eis que somos todos iguais perante a lei; mas o resto faz a lei. O espírito da dita cuja, não é salvar o Serra é matar toda e qualquer força-tarefa da Lava-Jato.

05.
PERERECA SALTITANTE

Na Austrália mansões desabam no mar devido a erosão. Aguarde. Logo a Gleisi Perereca Pálida saltitará de banda para dizer que é golpe do Bolsonaro para desviar a atenção das coisas do seu emperrado governo.

06.
FORÇA-BRUTA DA PGR EM CURITIBA

Garantida pelo amém e com as bênçãos do purgatório Supremo, a Força-Bruta da PGR, extensão territorial do protecionismo aos Filhos do Capitão & Amigos da Supremacia, busca e rebusca as investigações da Lava-Jato, em Curitiba. Pô, onde já se viu investigar quem tem foro privilegiado nesse país?!?

07.
ENTREMENTES...

Gilmuar que sessão presencial no seu aconchegante STF para julgar a suspeição de Sérgio Moro. É a suspeição mais suspeita da história de vida e morte Severina da mais alta Corte de Ajustes desse país.

08.
E ENQUANTO ISSO...

Objeto do desejo do mandado de busca e apreensão por suspeita de envolvimento em esquemas de caixa dois na já longínqua campanha de 2014, o esquálido e indefeso Zé Serra está internado para tratamento médico em um SPA no interior de Sampa.
Zé Serra, o matreiro senador, de 78 anos, está internado sob supervisão médica desde meados do mês passado. No entanto, diligente como ele só, Zé continua trabalhando remotamente, por ser do grupo de risco para a Covid-19.
Sua assessoria – esse tipo de brasileiro tem assessoria pra tudo – garante que a PF e o Ministério Público conhecem a sua localização. Ah, sim...  Zelosamente comunicam a quem interessar possa que e a estada não está sendo à custa do Senado.
Ah, grande coisa.  Dizem isso assim, como se um cara que tenha uma economiazinha de R$ 40 milhões lá fora, precisasse que uma dessas ‘instituições que estão funcionando’ arcasse com as suas despesas...
09.
VOCÊ SABIA...

Sabia sim, mas já está quase se esquecendo de que o Supremo Tribunal venzuelano é inteiramente alinhado com a ditadura de Nicolás Maduro. Qualquer semelhança do STF daqui com a democracia de gaveta criada por Lulavírus da Silva, não chega sequer a ser mera coincidência.

10.
PROFÍCUA QUARENTENA DO STJ

Só você, cidadão de má-vontade, continua achando que a Justiça brasileira é devagar e errática; só você acha que o Poder Judiciário tarda e falha nesse país de gente boa e honesta que só afana por esporte, já que não há nada melhor para se fazer numa quarentena como essa que estamos gozando.

Pois, para tamponar sua boca, o STJ – Superior Tribunal de Justiça aproveita esse tempo de ‘dolce far niente’ para dar a conhecimento público e notório aos números que alcançou nesses últimos quatro meses de Home Office... Eis aí, a estafante azáfama dos nobilíssimos ministreis:

Nesses quatro meses de trabalho remoto, os 33 ministros proferiram 233.687 decisões, sendo 179.261 terminativas.

O comunicado revela, sem qualquer rubor facial, que entre as classes processuais, as que mais tiveram decisões foram os agravos em recurso especial:  a mixaria de 71.376; já os habeas corpus foram apenas 47.515 e os recursos especiais tão somente 30.503. Ufa! Como é duro um juiz ficar de quarentena!

Mas, o descanso não ficou apenas nisso. Os diligentes julgadores arregaçaram as togas e colocaram mãos à obra também no caso das decisões tidas e havidas como ‘terminativas’: a maior parte foi dita e feita de forma monocrática: só 143.060.

Já o resto é o resto do todo ou em parte: as decisões colegiadas chegaram a 36.201 – conforme os dados tão inacreditáveis quanto indesmentíveis dos jornalojistas da nobre casa dos lordes da Justiça brasileira.

Palmas que os 33 merecem. E uma ovação calorosa aos jornalojistas de seus patrões que eles também merecem.

RODAPÉ – E eu fico aqui só pensando com os meus botões, o que é mesmo que a gente fez para merecer uma coisa dessas?!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário