23 de jul. de 2020


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

BRASIL, UMA NAÇÃO DESCONFIADA

Que ameaça quando nos dizem que ‘as instituições estão funcionando’... Não é por nada, não. É que o brasileiro, por ‘desligado’ que seja, sempre botou fé nos poderes que o cercam no seu dia-a-dia que sempre adia para outro dia o que deveria fazer a cada dia. Vejam só o ranking de confiança, levantado pelos infalíveis institutos de pesquisa, nas nossas instituições, até o fim do primeiro semestre deste ano...

1º) – Polícia Federal, com 33% de confiança e 20% de desaprovação;
2º) – Igrejas de todos os feitios, cruz, credo: 32% x 22% de desconfiança;
3º) – Forças Armadas - 29% x 24%;
4º) – Polícia Militar - 20% x 27%;
5º) – Grupos familiares de WhatsApp - 15% x 39%;
6º) – Presidência da República - 13% x 44%;
7º) – Contagem de votos nas eleições - 12% x 45%;
8º) – Supremo Tribunal Federal - 12% x 42%;
9º) – Congresso Nacional – 10% x 48%;
10º - Economia – 10% x 49% não confiam nem que a Dilmandioca tussa.

INDA QUE MAL PERGUNTE: Como é que um país com esses índices de democracia vai às urnas daqui a pouco mais de três meses, se pelo menos 70 milhões de eleitores não confiam na contagem de votos?!?

Afinal, a quem é mesmo que estaremos elegendo nesse novembro?!? E que democracia nos resta, se a arma que temos, o voto, tem cartuchos de festim e cheiro de mofo?!?

Em todo caso, resta-nos o consolo de que são esses votos de pólvora seca que nos explicam a descrença e desconfiança absolutas nos deputados federais e senadores que levam a vida esfregando a sua democracia de gaveteiros na nossa cara.

SCRIPTUM POST/AGEM – O que me salva é que, por princípio e experiência de uma longa vida de eleições e de pesquisas populares, não acredito nem em umas e nem em lá que outras. Mas, de vez em quando, eu ainda voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário