2 de abr. de 2019

PONTOS A PONDERAR

01.
ENTREMENTES
EM QUASE 200 BRUMADINHOS...

Sem que ninguém tenha sido preso até agora, a Vale tem 17 barragens sem declaração de estabilidade válida.  


Resultado de imagem para barragem de brumadinho
A pátria amada, Brasil tem cerca de 200 barragens de mineração com potencial de dano considerado alto, classificação igual a da barragem 1 da mineradora Vale no Córrego do Feijão, em Brumadinho. 

Esta barragem de Brumadinho começou a ser construída em 1976, no governo do simpático filho de pastor alemão, Ernesto Geisel. 

Tá, ele deu o pontapé inicial, mas a goleada foi consumada pelos que vieram depois de Geisel: Figueiredo, Tancredo que foi pro espaço, Zé Sarney, Fernandinho Beira-Collor, Itamar Franco, FHC, Lulalá, Dilmandioca e Temer. 

Todos eles fizeram cara de paisagem para o profícuo trabalho dessas barragens que garantem o furungamento do solo da pátria mãe gentil por usinas hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas, contenção para abastecimento de água, regularização de vazão e de contenção de rejeitos de mineração. E, evidentemente, pelo irado e tormentoso mar de lama.

Ah, coitado desses furungadores! Que pena que me dá... como trabalham pela riqueza e fertilidade da nossa terra. E como, governo após governo, eles são abençoados pelo paisagismo distraído dos nossos governantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário