18 de out. de 2016

O SANTO


LULA, SÓ LULA É A VERDADE
NADA MAIS QUE A VERDADE

Lula insiste no "quero chorar, não tenho lágrimas". Nem o Nat King Cole cantaria melhor essa cantilena xarope e desgastada. E lá vem ele outra vez: "Não há fatos, mas convicções", diz ele se queixando da Lava Jato. Para Lula as acusações contra ele não passam - ora vejam que cretinice! - "de uma disputa política". 

E com o rostinho cândido que sabe lá quem foi que lhe deu, ele tem o descoco de não perder a ternura e choramingar que "meus acusadores sabem que não roubei, não fui corrompido nem tentei obstruir a Justiça, mas nãopodem admitir". 


Epa! São Lula esqueceu de dizer que não corrompeu, nem deixou roubar. Mas, isso nem era preciso dizer. Todo mundo sabe que Lula padece da Síndrome do Avesso: quando diz uma coisa é exatamente o contrário.


Lula falou, nesse intermezzo entre a sexta-feira e uma nova semana, para o jornal Folha de S. Paulo e disse que "há mais de 40 anos minha vida é vasculhada, mas jamais encontraram um ato desonesto". Claro que não. Meliante que se preza não deixa pistas; bota a culpa nos outros. 


Mas, se é por isso, se é verdade que o ônus da prova cabe a quem afirma alguma coisa, então cadê as provas de que Lula é a alma mais honesta desse país? Cadê as provas, cadê?!? Foi ele quem disse, pô!


Ele não tem dificuldade nenhuma em espalhar o Mal de Lula, aquele que diz uma coisa, mas é outra: "Nunca fiz nada ilegal, nada que pudesse manchar a minha história. As falsas acusações que me lançaram não visavam exatamente a minha pessoa, mas o projeto político que sempre representei: de um Brasil mais justo,com oportunidade para todos".


Essa coisa de manter o sujeito oculto em cada frase é muito antiga. Antiga mas engambela os menos avisados, ou os que têm a alma tão honesta quanto a de Lula. 


Pelo que Lula diz, são falsos acusadores, são perseguidores, são destruidores de seu "projeto político", são caçadores de bruxas, todos aqueles que não sejam petistas e não comam pelas suas mãos limpas, porque uma mão lava a outra e as duas se entrelaçam dando aparência de assepsia, aparentando ausência de materialidade patogênica.


Para Lula, o Alma Pura, são seus perseguidores mais de 400 investigadores da Polícia Federal, dezenas de delegados, de peritos criminais, dezenas de promotores de Justiça federais e estaduais, a força-tarefa da Lava Jato, os ministros do Supremo Tribunal Federal, todos que nãosejam petistas, os seus velhos amigos que subiram a escada da verdade sem alternativa, sem saída e se transformaram em delatores premiados - um status que a primeira mentira leva à cadeia para sempre. 


Só quem fala a verdade é Lula. Só Lula é a verdade, nada mais do que a verdade. Mas a verdade é que Lula não fala; mente. E até agora não conseguiu provar que é o que ele diz: "a alma mais honesta desse país". Cadê as provas, Lula; cadê?!?