24 de set. de 2019


MADURO SOB INVESTIGAÇÃO:
AMEAÇA Á SEGURANÇA REGIONAL

Já não é sem tempo: os chanceleres de países do TIAR – Tratado Interamericano de Assistência Recíproca, aprovaram uma resolução que reconhece a “ameaça representada pelo regime ilegítimo de Nicolás Maduro à segurança e estabilidade do Hemisfério”.

Pra gente aqui que nem ouve falar nesse TIAR, ele é um tratado internacional que existe desde 1947 e conta com nada menos do que 19 países aqui desse lado meio escuro da Terra: Argentina, Bahamas, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Estado Unidos, Guatemala, Haiti, Honduras, panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana. Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.

Claro que esse é um rio caudaloso, cheio de traíras. Mas, agora, parece que a coisa vai. As nações vão investigar e levar à justiça, membros viris e eretos da ditadura da Venezuela, vinculados à guerrilha ligada ao tráfico de drogas e ao terrorismo, ou quem for responsável por violações de direitos humanos, corrupção e lavagem de dinheiro.

A ideia é impedir que a Venezuela continue sendo território livre para atividades ilícitas e criminosas, que constituem grave ameaça à segurança regional, além de castigo sistemático ao povo venezuelano.

Nessa coisa que se refere à “grave ameaça à segurança regional”, a parte que nos toca é que Brasil e Venezuela são dois países que estão coladinhos um ao outro. A Venezuela de Maduro já não é uma ameaça... é a nossa própria insegurança regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário