6 de ago. de 2020

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é quinta-feira / esse meu país confunde imunidade / Porque hoje é quinta-feira / com a mais calhorda impunidade

01.

ORA, DIREIS, A VER NAVIOS...

O Supremo Tribunal Federal, por representar um tribunal de jurisdição nacional e por ser composto por apenas onze ministros, só deve apreciar aquelas ações em que o interesse da nação esteja em jogo. Sua competência está descrita no art. 102 da Constituição-Cidadã de 88.

Curta e grosseiramente, e a bem da verdade, em verdade vos digo: as ações hábeis à realização da verificação da Constitucionalidade das leis e normas em face da Constituição de Ulysses & Outrosquetais são:

·         Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI);

·         Ação declaratória de constitucionalidade (ADC);

·         Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF).

A função institucional fundamental do STF – imagine só! - é a de servir como guardião da Constituição-Cidadã, apreciando casos que envolvam lesão ou ameaça à Constituição.

Mas daí sucedeu-se que primeiro, fez-se o Supremo Tribunal. Daí logo nasceram as duas turmas e assim, desde então, mas agora com maior frequência e desfaçatez, seus ministreis vêm dando um jeito de acomodar melhor as coisas que, à luz meridiana do sol, apenas escapam de ser delito comum para ser oportuno protecionismo descarado e servil à voz dos donos.

E esses donos, todos nós sabemos, são os espíritos iluminados – almas penadas - da pior e mais nociva safra de presidentes que o Brasil já teve, antes de virar a República da Toga da Mironga, a saber: Sarney Marimbondo de Fogo, Fernandinho Beira-Collor, FHCeboso, Lulavagem da Silva, Dilmandioca Sapiens e Micheletto Docas Temer.

Preciso é dizer-se que, pela lei que eles margeiam com destreza e perniciosa habilidade, ‘’de suas decisões não cabe recurso a nenhum outro tribunal’’.

Então isso quer dizer, se os supremos julgadores forem desobedecidos, eles não têm mais nenhuma instância à qual recorrer. Nem mesmo aqueles que os apadrinharam têm poder e bala na agulha, nem sequer café no bule, para apitar alguma coisa.

Tradução: se houver desobediência firme e geral; se numa reação em cadeia, ninguém der bola para o que eles decidem, nem cumprir os seus mandos e desmandos, os tais donos, os tais semideuses da Supremacia Absoluta não têm a quem recorrer e ficam todos com cara de bobo, ou, como direis: a ver navios.

E a nossa Justiça não será tão tardia e muito menos haverá de tanto falhar.  

02.

IMUNIDADE & IMPUNIDADE

Nem mesmo a pior safra de presidentes da história desse País, sequer sonhou que poderia contar tanto e tão desavergonhadamente com o servilismo interesseiro e sórdido dessa pandilha de encapados que ocupa a República da Toga da Mironga.

 

Ali, ninguém segue a lei; todos contornam a lei; todos margeiam os limites extremos das regras e constroem seu código messiânico de salvação suprema e incontestável para transgredir a ordenação social sem correr o menor risco de qualquer penalidade ou sanção.

03.

RUIM COMME D’HABITUDE

Triste nação aquela que conta com uma Corte de Justiça tão suprema que é tão perniciosa quando acerta, quanto é malévola quando erra, comme d’habitude. Quando acerta é até muito pior para a nação do que quando erra. Acertando, ela deixa no povo a impressão de que sua existência é fundamental.

04.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Se ninguém obedecer a uma ordem suprema, para quem o mandão supremo vai se queixar?!?

05.

ZONA SUPREMA

Nesta terça-feira, o STF decidiu que enquanto persistir a pandemia, não haverá ação policial nas favelas do Rio de Janeiro. A Polícia fluminense definiu bem a obra dos senhores de Toga da Mironga: “O STF criou a Zona de Proteção ao Crime”. E assim é que a Grande Casa e Senzala vai prestando valiosos serviços à comunidade.

06.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

E o Augusto Aras não vai pedir pra sair?!?

07.

BRASIL PERDE POR 2X1 PARA OS LULAVADORES

Consórcio dos jornalojões e televisilojas, feliz da vida com o golpe da Segunda Turma do STF para demolir Sérgio Moro e livrar a cara de Lulavagem da Silva: “Sentença traz acusação pesada da parcialidade de Moro’’. Basta saber qual foi o resumo do STF de quatro no ato: Frachin votou pela pátria, amada; Cármen Lúcida e Celsinho de Tatuí fugiram da raia e Levianowski e Gilmuar fizeram os gols contra o Brasil. Pronto, 2 x 1 para os Lulavadores fanáticos.

08.

SONHO

A Justiça determinou o sequestro de R$ 11,3 milhões em bens de Geraldo Alckmin na Lava-Jato. Ah, besteira: vai lá no terreiro de Gilmuar e faz uma tucanagem que o pesadelo vira sonho dourado.

09.

MOMENTO CULTURAL

O Brasil importa 1 milhão de toneladas de nitrato de amônia por ano. Isso vem estourando nas nossas costas largas e a gente nem se dá conta.

10.

JÁ ERA

E pensar que Beirute já foi a ‘’Paris do oriente Médio”...

11.

MEU PERSONAGEM DA SEMANA

O ‘meu personagem da semana’, são quatro: Cármen Lúcida e Celsinho de Tatuí...  É preciso ter coragem para tamanha covardia: só de ver a sombra de Gilmuar e Levianowski, fugiram da raia.

12.

MAU EXEMPLO SUPREMO

O pato Donald Trump citou ontem o Brasil como mau exemplo no combate à Covid-19. Na verdade, o “Brasil” de Trump está pagando o pato pelo STF que – conforme Gilmuar Boca de Trombone – tirou o poder de Bolsonaro e passou para os governadores e prefeitos. É preciso dizer, o mau exemplo, dessa vez não é de Bolsonaro. O mau exemplo veio de cima, do Supremo que é cada vez mais brasileiro.

13.

O ITEM 13

E aqui, no item 13 do ‘apanhado’ de hoje, lembro aos brasileiros que me seguem que o Lulavagem da Silva, graças ao STF, está devendo ao Brasil pelo menos 30 anos de cadeia em regime fechado. E não paga e não bufa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário