4 de ago. de 2020

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é terça-feira / quem não é malandro berra

Porque hoje é terça-feira / o combate é com tanques de guerra

01.

OPERAÇÃO-DESMANCHE

Sérgio Moro saltou no escuro quando pensou que, em sua luta contra a corrupção, seria mais útil no Ministério da Justiça do que na Magistratura. Bolsonaro pulou na fogueira, quando não conseguiu emplacar seu filho Carluxo na chefia da Secom – Secretaria de Comunicação do seu governo. E assim, começou a operação-desmanche da Lava-Jato.

02.

TANQUES DA GUERRA

Bolsonaro, eleito com a bandeira do combate à corrupção, tem hoje dois tanques da guerra de canhões voltados para a demolição da Lava-Jato: a PGR, comandada por Augusto Aras e o Ministério da Justiça, do terrivelmente obediente André Mendonça. O outro tanque dessa batalha do bem contra o mal é tocado pela Milícia Lulapátrida Suprema.

03.

TIRO NO PÉ

Frachin, da República da Toga da Mironga, deu um tiro no pé de Toffolia e revogou ontem a decisão monocrápula que dava à PGR de Aras acesso aos dados da Lava-Jato, em Curitiba. Emperrou o desmanche. O Augusto e nobre servidor de Bolsonaro vai recorrer. Caberá então, a Toffolião decidir se manda ou não a urdidura ao plenário da magnífica Corte.

04.

BANALIZAÇÃO

Modesto Carvalhosa continua queimando pólvora em Ximango. Diz agora que vai entrar com pedido de impeachment contra Augusto Aras. Diz que Aras fez da Procuradoria-Geral da República uma capatazia a serviço do seu padrinho. Acho que Carvalhosa está meio que banalizando o instituto do impeachment com um bananão como esse serviçal do atual estado de coisas.

05.

BIC AZUL

Só para lembrar: Augusto Aras foi feito ‘autoridade’ pela Bic azul de Bolsonaro. Vê-se agora que não estava preparado para tanto. Sua autoridade é, como esperava seu padrinho, a autoridade de um servente; no máximo, de um capataz.

06.

ENTREMENTES...

Nada menos de 100 milhões de brasileiros vivem à margem de esgotos a céu aberto: um inferno. E outras 35 milhões não têm sequer acesso a água tratada. Eis a herança que ficou dos tempos de Lulavagem da Silva e seus asseclas no poder.

 

07.

PALMAS

O governo Bolsonaro quer economizar R$ 1,3 bilhão enxugando aluguéis de imóveis dentro da máquina pública. Palmas para o governo que ele merece.

08.

O BOCÃO

Gilmuar, Boca Ambulante: “O STF tirou de Bolsonaro o poder de reabrir o comércio e entregou essa responsabilidade aos Estados”. Pronto, mais uma confissão de culpa. Basta ver o que governadores e prefeitos fizeram com a pandemia e com os borbotões de dinheiro que enfurnaram.

09.

AH, COITADO!

Lulavagem da Silva tenta de novo ter Justiça gratuita. Pobrezinho, alega que sofre bloqueio dos seus bens e contas bancárias. Não levou. A Justiça de quando em vez não falha nesse país.

10.

O RESPONDÃO

Bolsonaro disse ontem que “não respondo por medidas tomadas por instituições de outros poderes”. Mas, ah galo véio, seu! Então, Tá, a gente sabe: responde pelas medidas tomadas pelo poder que lhe cabe.

11.

ABRE-TE, SÉSAMO!

A Lulapetezalhada, à margem do poder central, está que já não aguenta mais viver sem dizer ou ouvir as palavras mágicas dos bons tempos de propina: “Projeto” e “Financiamento de campanha”.

12.

O FENOMENAL

Lulinha, o Ronaldo Fenômeno do mundo dos negócios rápidos e rasteiros, vendeu a parte que lhe tocava no latifúndio da Gamecorp. Em tempos de pandemia, acabou logo o gênio empresarial, do filho de Lulavírus da Silva. Quanto levou em mais essa parada, ninguém sabe, ninguém viu. Mas, para um ex-tratador de elefantes, está pra lá de bom.

13.

POR COMPULSÃO

Sempre que chego no item 13 desses ‘Pontos a Ponderar’... por impulso e compulsão me lembro do Lulavagem da Silva... E então a propósito, não esqueçam que Lulavagem está devendo ainda e por enquanto, para o Brasil, pelo menos 30 anos de cadeia em regime fechado.

14

CENSURA MUNDIAL

E eis então que Xandão lançou, com sua carga ligeira sobre o Facebook, a mordaça internacional. Xandão, é o primeiro grande censor do mundo.

15.

OS PERIGOSOS

O perigo quando as instituições estão funcionando são os seus pontos de referência: os seus comandantes de plantão. Quanto mais eles são ‘chefes’, mais perigosos eles se tornam para a sociedade das pessoas de boa paz.

16.

PRO RESTO DA VIDA

Onyx Lorenzoni admitiu ontem a sua singela Caixa-2. Vai pagar R$ 189 mil para encerrar as investigações. Pronto, não é inocente para o resto da vida.

17.

CAIXA-2 E 3

A hipocrisia é tanta na politicalha brasileira que os partidos fingem que o Caixa-2 é mesmo para as campanhas eleitorais e não o canalha Caixa-3 que vai para o bolso dos seus caciques.

18.

A LUTA CONTINUA...

Frachin contrariando Toffolia, barrou o desmanche da Lava-Jato. Mas o ataque vem agora de outros escaninhos do aparelho governativo: André Mendonça, terrivelmente ministro, acabou de demitir o diretor do órgão de inteligência do Ministério da Justiça.

Bolsonaro, por sua vez, trocou ontem mesmo o secretário de Relações Institucionais do governo. Sem contar é claro que Augusto Aras continua no campo de batalha, já que “não tá morto quem peleia! ”. Ah sim, sim...e levem em conta que Alcoolúgubre e Rogringo Mala, continuam de plantão permanente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário