15 de jan. de 2019

PONTOS A PONDERAR

01.
ELE É O DIABO

Renan Calheiros faz de tudo e mais um pouco para abocanhar a presidência do Senado uma vez mais. Ele disse que esteve com Paulo Guedes a quem prometeu ''ajudar'' na aprovação da reforma previdenciária. 

Ah, tá. O diabo é que Bolsonaro e Sérgio Moro sabem que ele é ''capaz de fazer o diabo'' para acabar com a Lava-Jato, a fim de salvar os mais de 300 picaretas do Congresso e a sua própria pele.

02.
NA SARDENHA, EM BOA COMPANHIA

Entrementes... O bandido Cesar Battisti já dormiu a primeira noite na prisão de segurança máxima da Sardenha. Lugar quente para meliantes da máfia e assassinos de alta periculosidade. 

Battisti levou com ele o carinho e a saudade de Lula e Tarso Genro, duas das almas mais honestas do mundo. 

De minha parte, eu me concedo a impressão de que, de uma certa forma, esses dois - Lula e Tarso - e mais seus fanatizados subalternos tipo Gleisi, Paulo Pimenta, Suplicy e outros luláticos do mesmo calibre passarão a morar com Battisti na romântica ilha da Sardenha. 

03.
GENERAL PORTA-VOZ

Pediram e levaram: Bolsonaro já tem um porta-voz. E, supresa: é um general. Uma espécie de filtro para os cafés das manhãs da horda de setoristas fanáticos por notícia, o general Otávio Santana do Rêgo Barros é o consagrado arauto do governo. 

Rêgo Barros - já pensou se fosse barros do rêgo?!? - tem 58 anos e ocupava, desde 2014, a chefia do Centro de Comunicação Social do Exército. Quer dizer, o que vier do Rêgo vem bem: Rêgo é do ramo e não só sabe do que está falando, como sabe muito bem o que deve estar espalhando.

04.
DE ONDE MESMO?!?
Tá, tudo bem que o porta-voz de Bolsonaro seja um general, mas tinha que ser do Rêgo?!?

05.

C'EST FINI



Acabou para a enfeitada portadora de brincos, colares e penduricalhos ornamentais, Maria Inês Fini, presidente do INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Responsável dentre outras algaravias por coisas como o Enem, ela foi exonerada do cargo na segunda-feira. Descobriu assim que seu nome - Fini - era mais que um nome, uma premonição. C'est fini para ela. 
RODAPÉ - O novo ''dono'' do INEP é Marcus Vinicius Rodrigues, professor da FGV. O economista Murilo Resende Ferreira, do MBL - Movimento Brasil Livre, de Goiás, será o responsável pelo Enem. Ele vem - segundo Bolsonaro - para ''priorizar o ensino e não a doutrinação dos alunos em sala de aula''.

06.
300% DE AUMENTO

Grande Maduro! O salário mínimo na Venezuela teve um aumento de 300%. Com a inflação anual acima de 1 milhão e 200 mil por cento, o salário dos venezuelanos mesmo com esse dadivoso aumento, não chega a R$ 80. Mas os venezuelanos nem precisam de tanto poder aquisitivo: não há o que comprar nas lojas, nos supermercados, nas farmácias, no bar da esquina... 

07.
TV CHAPA-BRANCA
A promessa e a expectativa era de fechar a TV Lula... Mas, pelo andar da carruagem, vem aí a TV Bolsonaro.

08.
ARMAÇÃO
Bolsonaro cumpre a promessa de campanha e assina nesta terça-feira o decreto do uso de armas. Mas, não faça essa cara de valente aí: posse de arma não é porte de arma.

09.
DESCONFIANÇA

Já nos primeiros dias de seu governo, Bolsonaro passou a enfrentar desconfiança nas suas melhores e mais chegadas redes sociais. 

Algumas idas e vindas em suas atitudes e declarações, a nomeação ilógica e descabida do filho de Mourão para assessor do novo presidente do BB, a demora em acabar com algumas sinecuras como a TV do Lula, têm sido a causa dos narizes torcidos para essas patinadas no terreno das expectativas de seus seguidores. 

Mas, não há nesse titubeio, nada que não possa ser solucionado. O melhor de tudo é saber-se que o PT continua preso e confinado na cela de Lula, lá na carceragem da Polícia Federal, em Curitiba. Isso não tem preço.

10.
COLARINHO BRANCO

Nesse meio tempo, investigações descobrem R$ 10,8 milhões em contas de Zé Serra e do PSDB na Suíça. Tudo bem, mas que o Serra não me venha agora com aquele seu sorrizinho de quem está doido pra receber um jato de vinho no colarinho branco...

Nenhum comentário:

Postar um comentário