10 de fev. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


01.
ESTRATÉGIA FUNCIONAL
Diante da ameaça de contágio com os parasitas, os servidores de carreira devem fazer exatamente o que eles mandam. Será tudo tão errado e tão fora de contexto que eles serão demitidos por absoluto analfabetismo funcional e irreversível comprometimento dos poderosos ‘aparelhadores’ de plantão que os indicaram.

02.
BALCÃO DE NEGÓCIOS ABORÍGENES

Funai, para os mais distraídos nesse país de descuidados, ainda quer dizer Fundação Nacional do Índio. Do Índio, pô! Não é Fundação Nacional das ONGs de Índio. Aí seria Funongi. Mas não é. Não é mais.

Nesta segunda-feira, o delegado da PF, Marcelo Augusto Xavier da Silva, presidente da Fundação do Índio fez questão de dizer a quem interessar possa que “o governo Bolsonaro está resgatando a autonomia dos índios”. E falou de si mesmo na Funai de agora: “minha gestão fechou as portas para ONGs que usavam índios como massa de manobra, para conseguir dinheiro no exterior”.

E aí, desceu a lenha: “O dinheiro saía daqui e ninguém sabia para onde ia de verdade. A Funai tinha virado um balcão de negócios”. Pode parecer pouco, mas também não era tudo o que ele tinha para dizer.

Ele contou que, além de acompanhar melhor a aplicação dos recursos, o governo Bolsonaro tem se dedicado mais ao desenvolvimento de políticas públicas nas regiões indígenas e aí então, tocou num ponto que quase ninguém tinha revelado até agora: o tráfico de drogas nas aldeias.

Era só o que faltava! Mas agora não falta mais. Droga não cai das nuvens. Droga faz nuvens de fumaça. E chega às tabas e às ocas e às aldeias como, quando, por que e por quem?!?

O cachimbo da paz foi trocado por narguilés e moringas que não chegaram sozinhas, nem pulando e andando nos povoados aborígenes, outrora selvagens e saudáveis.

Marcelo Augusto garante que é disso também que a Funai agora está tratando. E dá o resumo da ópera bufa: “A situação atual dos indígenas é uma prova do fracasso da política indigenista dos governos anteriores”.

Então, inda que mal pergunte: quais foram os governos anteriores, quais, hein, hein?!?


03.
SUSPEIÇÃO
Quais os casos mais suspeitos no Brasil: os de coronavírus, ou os de Gilmuar?!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário