20 de jun. de 2019

PONTOS A PONDERAR

01.
PLAUSIBILIDADE

Se, para libertar o larápio Lula, o Clube de Advogados Graciosos pegou Sérgio Moro como a mosca do alvo, plausível seria pensar que nesse vazamento de conversas há o dedo dos nobres causídicos bolinando Greenwald, marido ou esposa de Davi Miranda, oportuno herdeiro de Jean Wyllys - O Cuspidor Exilado?!? 

02.
JORNALISMO INVESTIGATIVO?!?

Em agosto de 2016, Glenn Greenwald lançou a versão brasileira, The Intercept Brasil, editada em português - nem sempre escorreito - voltada para o noticiário político brasileiro e produzida por uma equipe de jornalistas brasileiros. 

O editor-chefe dessa fazendola de assassinatos de reputações é Leandro Demori - que exalta a sua própria reputação com o cargo de conselheiro da Abraji - Associação Brasileira de Jornalistas Investigativos... 

Tá, então eu quero apenas que um ou todos, dentre esses profissionais especializados em si mesmos, me mostrem um jornalismo que não seja investigativo. 

O que é um jornalista que, por força da vocação e da profissão, coloque no lide, no primeiro parágrafo de suas notícias ou de suas publicações as respostas para as perguntas: o que? quem? quando? Como? Onde? Por que?!? 

Bolas! Jornalista é o cara que tem vocação para viver em estado de curiosidade. ''Investigativo'' é o investigador; o inspetor de Polícia. 

Jornalista é jornalista sempre que não permita que as necessidades do patrão, ou os desejos do patrocinador sejam mais importantes na notícia do que a verdade e as necessidades do público que ele alcança.

Jornalismo investigativo é a planfa que os lamblanfa.

03.
ABRAJI, O STF DO JORNALISMO

A ABRAJI - Associação Brasileira de Jornalistas Investigativos - está para os jornalistas brasileiros, assim como o STF está para os juízes das instâncias inferiores nesse país: 

os repórteres do cotidiano não sabem apurar direito os fatos que editam em seus veículos de comunicação, assim como os juízes de tribunais de primeira, segunda e terceira instâncias não sabem julgar como devem os casos que chegam aos seus tribunais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário