PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira
01.
VOCÊS SÃO O JEITO
Só há mesmo um jeito de vocês acabarem com os deformadores de opinião do Consórcio dos Coveiros da Notícia – Globo, G1, Extraband, Estadão, Folha e UOL: é fazendo o que já começaram a fazer: não assinar, não comprar, não assistir, não ler, não ver o que eles vêm fazendo com o Brasil.
02.
NÓS - POBRES DISTRAÍDOS!
Não minimalizem o mais que antigo, velho e pútrido Quarto Poder – união dos jornalojões com as telelojonas, velhos instrumentos de deformação da opinião pública tão atenta quanto distraída. Esses donos do Quarto Poder se arrastam, pela minha, pela sua, pela nossa sociedade, tipo procissão – que nem cobra pelo chão.
Não esqueça que em cada uma das 5.570 cidades há jornalojas como fenômenos locais de comunicação: rádios, jornais escritórios retransmissores das famigeradas grandes redes de televisão, com mais audiência local, mais leitores e telespectadores do que as maiores emissoras e os grandes jornalojões do país e do mundo.
Cabe a cada um de nós, exercer e fazer valer a nossa liberdade de escolha, em cada centímetro da área dos municípios em que vivemos. E então, o que você prefere: ser livre para escolher, ou ser, por sua induzida escolha, um submisso ‘distraído’?!?
RODAPÉ – Comece a abandonar a sua ‘distração’, prestando atenção nos seus melhores patrocinadores... Eles são, inexorável e definitivamente, as vozes dos donos dos patrões das salas de redação, cujos chefes promovem seus repórteres farejadores em dóceis e bem-mandados filhos da pauta.
03.
ORA, DIREIS, OUVIR PESQUISAS...
Se você é do bloco daqueles que gostam de pesquisas quando elas lhes são favoráveis, então faça o seguinte: feche a página da sua Bíblia de consumidor no versículo dos institutos de avaliação científica da sociedade.
Vá ao supermercado e veja, com seus próprios olhos, o que o selo de cada pacotinho faz com os seus objetos do desejo.
Depois, se quiser, avise aos Ibopes e Datafolhas da vida, o que a pandemia está fazendo com o seu bolso, o seu corpo e a sua alma. Isso pode ser feito também, aí no seu prédio de apartamentos, no seu condomínio, na sua rua, na sua cidade.
Veja bem quem merece a confiança dos brasileiros e, quando chegar a hora, vote com tudo e sem medo de errar. Depois, não se queixe.
04.
AVISO AOS INTERNAVEGANTES
Alô, alô, a China despertou!
05.
MUDOU A VIDA
Nós hoje saímos da toca. Fomos à clínica média, para exames gerais e avaliações que já estavam agendados desde os tempos em que navegar era preciso; viver não era só para narcisos...
Só vislumbramos pelos cuidadosos caminhos, máscaras ambulantes. Só vimos espanto e medo nos olhares que saltitavam acima das máscaras.
Vimos de
tudo um pouco: receio, desconfiança, incerteza em cada olhar de todos os
olhares com os quais cruzamos. Nenhum sinal de alegria, ou com um pingo sequer
de simpatia. Inclusive, da parte que sobrava acima das nossas próprias máscaras.
A pandemia mudou a vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário