15 de nov. de 2016

OS SOBREVIVENTES
É pela inoperância e descaso dos que nos governam que um dia falta água, no outro falta luz; todos os dias nos faltam segurança e qualidade de vida. Não é que eles não tenham um programa de governo, isso virou o que há de menos; é  que eles têm um plano de caos seletivo. Há 115 assassinatos por dia, no Brasil; a cada minutos um carro é roubado; a cada 7 minutos uma mulher é vítima de violência... E eles, os donos do país, são os sobreviventes sem quaisquer sequelas. Entre mortos e feridos, nós somos os ditos cujos; eles salvam-se todos. 

INDA QUE MAL PERGUNTE...
Quando foi que você teve notícia de que um político foi assaltado nesse país? A recíproca não é verdadeira: quando foi que você teve notícia de que um de nós pobres mortais nunca foi assaltado?

O FILHO DE DEUS
Bastaram 13 anos de poder para Lula e suas circunstâncias ficarem milionários e até bi. E cadê a grana? Nem nas declarações à Receita o dinheiro dá as caras. Pô, o Lula nãoé empreiteiro, nãoé comerciante, não é industrial, nem operador da Bolsa, agiota, lobista; não é corretor, não é advogado de vigarista das zelites, não é receptador, nem lavador de dinheiro...Lula é só um breve metalúrgico que virou político; que virou presidente de honra do PT; que virou presidente da República. Só há uma explicação para Lula ficar mili ou bili honorário assim: milagre. E eu, malgrado agnóstico, creio nisso, piamente.Lula levou a sério, organizou e sistematizou aquela história de que ele também era filho de Deus. 

NOVOS TEMPOS
Já se foi o tempo em que pela cara das crianças a gente sabia que elas não tinham boneca. Hoje a gente sabe pela sua cara quando elas não têm celular.

O CUNHADO
Sobrinha-neta de Sarney, morreu estrangulada. Ela foi encontrada agonizante, despida, na cama. Era evangélica. Mas não foi este o motivo do crime. Não foi morta por ser crente. Pode crer. Seu cunhado, todo arranhado foi visto saindo às disparadas do prédio onde a jovem morava. Ele é o principal suspeito. Para mim, na contramão do tal conceito de ampla defesa, todo culpado é o suspeito até prova em contrário. Ainda mais quando me lembro do que Brizola sempre dizia, quando se defendia de nepotismo: "Cunhado nãoé parente".

O TIROTEIO
Eu gosto dessa revolta que o medo de ser preso causa em Renan Calheiros. Ele virou metralhadora giratória. Está atirando pra tudo que é lado, em meio mundo, e até dando tiro no pé. O bom desse tiroteio é que, além da Lava Jato, meio mundo está começando a atirar contra ele.

OS CAÇADORES DE MARAJÁS
O Brasil é mesmo pândego. Nos anos 90 foi Fernandinho Beira-Collor quem prometeu,lá da República das Alagoas, acabar com os marajás. Hoje é Renan Calheiros, também republicano e alagoano, quem reabriu a temporada de caça aos marajás que, ao contrário de sumir, proliferaram. A pandegagem é que Beira-Color e Calheiros são das Alagoas e ambos igualmente desqualificados para a missão de dizimar quem melhor os representam. É por isso, por tamnanha verossimilhança, que os nossos caçadores de marajás têm sido capazes de tudo e incapazes de um todo.

BATENDO AS BOTAS
Alberto Youssef, Beto, para os íntimos, vai cumprir prisão domiciliar.Uma regalia que pode ser uma aventura bem mais perigosa do que o doce aconchego de cárcere de alta linhagem. Nopresídio pelo menos ele estava cercado de seguranças. Sabe como é: viver é um grande risco: sempre pode-se que batam nossas botas.

DO GARANHÃO DE PELOTAS:
"Não tem nada pior do que o riso do cara que não entendeu a nossa ironia".

VELHOS TEMPOS
Voltamos aos velhos maus tempos: "Mãe, tira da Poupança e aplica na inflação". (Henfil)

DELITO LATINO-AMERICANO
Há  muito tempo que os presidentes latino-americanos quando armam seus ministérios deveriam responder por formação de quadrilha.

A MENOS QUE
O simples fato do cara ser político não quer dizer que ele não acerte de vez em quando. A menos que ele seja ministro desse governo.

CHAMA A MARIA DO ROSÁRIO
Em dois meses, cinco dos seis promotores que atuam na Vara da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro pediram transferência. Se a Maria do Rosário fosse carioca dava um jeito neles. Nos promotores, é claro. Com os dimenor não há nada de errado.