PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio
A. O. Siqueira
Porque hoje é domingo / Mataram a Lava-Jato, porque “o governo não tem corrupção”. / Porque hoje é domingo / Ela pode reviver: você e Confúcio, juntos, formam uma multidão.
01.
PRISCAS ERAS...
Eu sou do tempo em que os maridos levavam para compor os sapatos no sapateiro e as esposas mandavam coser os vestidos na costureira só para ficar no it da moda, na hora de ir aos bailes de gala.
02.
ENTREMENTES...
Trump foi absolvido pelo Congresso americano no processo de impeachment por invasão do Capitólio. Ah, bom, então agora já podem invadir de novo que ele não tem nada a ver com isso e pode voltar a ser candidato na próxima eleição dos caubóis, xerifes do mundo.
03.
BURLESCO
Bolsonaro passa o Carnaval no litoral de Santa Catarina. Pô, quanto riso; ó quanta alegria...
04.
MAMAS & PAPAS
Roberto Jefferson é, disparado, o delator profissional mais engraçado da politicalha brasileira. Não tem papas na língua nem mamas no dedo duro quando quer assassinar reputações. Sua força de expressão é ferina e demolidora; suas duas grandes virtudes: é contra o Lulaparelhamento do país e inimigo figadal dos anjos negros da Taba das Togas da Mironga.
05.
GORDINHO DO GUARUJÁ
Braço-direito do traficante André do Rap, solto por ordem suprema e absoluta de Big-McAuréolo, “Gordinho” foi preso ontem no Guarujá. E não, Gordinho não estava ocupando o tríplex do Lulavagem, de frente pro mar... Eles não são amigos; são concorrentes.
06.
CONTOS DO VIGÁRIO
Vejam só: prejuízo de mais de R$ 1 bilhão em Bitcoin: a corretora deu no pé com o dinheiro de mais de 40 mil ‘investidores’. O Bitcoin hoje é o moderno conto do pacote de ontem. Só os metidos a espertos é que entram nessa fria.
07.
O INÍCIO DO FIM DA LAVA-JATO
Em nome do seu desmesurado amor paterno, o Pai dos Filhos do Capitão, ordenou o crime da década no Brasil: comandou a morte da Lava-Jato.
Ao descobrir que os Filhos do Capitão estavam na berlinda – aquela velha pequena carruagem de quatro rodas e vidraças laterais – rumo à mesma cadeia que um dia pertenceu a Lulavagem e mais de 150 corruptos e lavadores de dinheiro, o Pai defenestrou Sérgio Moro do seu governo e, criou dois monstrengos demolidores.
Aras, o augusto vassalo, ficou de chefe do Ministério Público ao ser agraciado com o cargo de procurador-geral da República; Kássioterita foi reforçar a Segunda Tribo da Taba das Togas da Mironga.
Ungidos unidos, jamais serão vencidos. E por aí se deu o início do fim da Operação Lava-Jato, terror do crime organizado de toga, gravata e colarinho branco.
O argumento dourado que explica, mas não justifica o assassinato da Operação Lava-Jato foi, bem aos moldes do jeitão do Capitão, curto e grosso: “Acabei com a Lava-Jato porque não há mais corrupção no governo”.
RODAPÉ – Vá lá que não haja, assim à primeira vista, corrupção no governo. Leve-se em conta que os Filhos do Capitão não são nem estão no governo que vai ou racha. Leve-se também em conta que, oficiosamente, a verdadeira Lava-Jato está morta e sepultada.
Mas, tal e qual se deu com Lázaro, pode ser ressuscitada pela força do verdadeiro poder que não precisa de voto, porque é o próprio voto: o poder que emana do povo.
A Lava-Jato pode voltar maior e mais forte do que nunca antes na história desse país. E se você não se distrair, ela pode começar por mim e por você mesmo. É que você e Kung-fu-tse, juntos, formam uma multidão.
08.
COLIBRI, O CIDADÃO
Nesse mundo, a vida da gente é feita de histórias. E eu vou lhes contar uma vez mais, o que se deu naquele tempo de confusão, nas priscas eras do ano 552 a.C.
O poder e a glória da China se desintegravam no confronto de facções da politicalha com o povo da planície. Deram a Kung-fu-tse, um honorável pensador, a missão de restaurar a sanidade, a sensatez e a ordem na sua terra.
Ele, então, chamando o povo lhe mostrou como: primeiro eles teriam que pôr os Estados em ordem. Antes de pôr os Estados em ordem, eles teriam que pôr em ordem suas famílias. Antes de porem em ordem suas famílias, deveriam pôr em ordem a si próprios.
Antes de porem em ordem a si próprios, teriam que aperfeiçoar suas almas. Antes de aperfeiçoarem suas almas, deveriam ser sinceros em seus pensamentos e ampliar ao máximo os seus conhecimentos.
Esse alargamento de conhecimentos decorreria da investigação das coisas e de vê-las como elas realmente são. Quando as coisas foram assim investigadas, pesquisadas, o conhecimento se tornou completo.
Quando os pensamentos se tornaram sinceros, a alma se tornou perfeita. Quando a alma ficou perfeita, o homem se percebeu em ordem. Quando ele ficou em ordem, sua família também ficou em ordem.
Quando a família ficou em ordem, o Estado que ele dirigia também pôde alcançar a ordem. Quando os Estados alcançam a ordem todos gozam de paz e andam com a felicidade.
Então é isso: as grandes mudanças nascem a partir de cada um de nós, começo, ideias e princípios de uma multidão.
Aí, então, pense comigo. Não se distraia, juntos já somos uma multidão: há no Brasil 5.570 cidades. Todas elas, de um jeito ou de outro, têm juízes, promotores, delegados, forças fiscais municipais, estaduais, federais...
E têm você! Você que pode e deve ser a entidade-chefe dessa relação dos poderes constituídos com os mandachuvas eleitos pela sociedade como prefeitos e vereadores, ou surgidos da própria comunidade como comerciantes, industriais e forças-vivas, sistemáticos ganhadores de licitações públicas e notórias.
Faça-se você mesmo um instrumento controlador e exigente do combate à corrupção, lavagem de dinheiro e demais improbidades. Quem sabe você começa pela sua própria calçada, depois pela sua rua, seu bairro, sua cidade...
Faça de sua cidade, uma sede natural da Lava-Jato. Exerça o seu pleno direito de cidadão; seja a cidadania em carne e osso. O mecanismo existe, falta você colocá-lo sob sua permanente vigilância a serviço da sociedade a que você pertence.
O Movimento Nacional Lava-Jato pode começar por você. Não tenha medo nem vergonha de bancar o colibri que, gota a gota, levava água no bico para apagar o incêndio na floresta. Faça a sua parte.
RODAPÉ NOS PEITOS VARONIS - Bolas, se um vírus desses que vêm da China pode contaminar mais de 212 milhões de brasileiros, por que você não pode contagiar com retidão e justiça as instituições que dominam a sua cidade?!?
Seja um
precursor da transformação de sua cidade numa sede da Lava-Jato, o mais sério
e eficaz instrumento de combate à corrupção e aos corruptos que estão dizimando
essa pátria, amada, Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário