20 de set. de 2020

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é domingo / O Brasil é um país cheio de manha. / Porque hoje é domingo / De covid a incêndio... Hospital de campanha

01.

POR CORRESPONDÊNCIA

O Consórcio dos Jornalojistas Fúnebres exulta: “Carta com substância letal é enviada à Casa Branca. Correspondência contendo ricina foi interceptada pelo Serviço Postal dos EUA”.

Ah, grande coisa! Por aqui, ‘eles’ pegam um Adélio Bispo qualquer e mandam dar uma facada. A propósito, quem pagou o clube de advogados que defendeu Adélio Bispo?!?

02.

AGORA A LAVA-JATO AVISA

A força-tarefa de Curitiba anuncia que vai deflagrar ao menos dez novas fases nos próximos meses e oferecer 15 denúncias criminais.

Entre os casos com "alto potencial" de resultar em novas operações e denúncias estão aqueles que investigam desde lavagem de dinheiro em galerias de arte até suspeitas de corrupção na Assembleia Legislativa do Paraná.

Quatro novas fases estão prontas para serem deflagradas, com ordens de prisões, buscas e apreensões e quebras de sigilos da Justiça.

O alvo é só mais do mesmo: políticos, funcionários públicos, empresários, operadores financeiros, entre outros de somenos importância, mas tão bandoleiros quanto.

O que mudou é que agora, em razão da PGR – chefia oficial do Ministério Público – estar sob nova direção, a força-tarefa avisa que vai dar o bote. Desse jeito, evita acusações de vazamento das operações.

03.

O PREÇO DO ARROZ

Sob alerta da população, por onde quer que ande, Bolsonaro avisa: “O preço do arroz não será tabelado”. Agora é tarde, o preço do arroz já está pela hora da morte.

04.

AÇÃO E REAÇÃO

O Consórcio dos Jornalojistas Fúnebres, finge que é notícia: “Deputados querem cortar benefícios de juízes, procuradores e promotores”. Beleza! Em nome das igualdades sociais, tem que cortar mesmo e é pra já!

Mas, o melhor da notícia é a versão que está nas entrelinhas: os juízes, procuradores e promotores, em represália e em nome da lei, da ordem e da justiça, vão botar os deputados na cadeia.

05.

FUXICAR É PRECISO

Luiz Fux-Fux lamentou a morte da mais longeva ministra do Supremo Tribunal dos EUA. Entrementes... só na sua contagiante cerimônia de posse na Taba da Toga, fuxicou de Covid-19 pelo menos 8 ‘autoridades’ públicas e notórias aqui dessa terra de ninguém. Acho que o Fux tinha que promover pelo menos uma cerimônia desse tipo por semana.

06.

BOLSONARO E A VAGA DO DECANO CURTO

Nessa fase da completa decadência do cerimonial compulsório de substituição do longevo e ‘adoentado’ decano curto Celso de Mello e Lambuzzo, Bolsonaro quebra a cabeça para indicar aquele que será o representante eternamente grato ao padrinho que o colocou nos píncaros do poder e da glória de ser um dos 11 mais poderosos julgadores desta Nação.

Isso pode até mudar os rumos de algumas dessas decisões viciadas que vem causando tamanha instabilidade e insegurança jurídica à pátria, amada Brasil. Mas, continua nos deixando de joelhos diante de uma sagrada esperteza política que manipula a lei e a ordem, fingindo que faz justiça.

O tempo agora é de desinfestar o STF, zerar a Corte, aposentando os 11 luminares indicados pela pior safra de presidentes da História desse país e abrir concurso público para quem é do ramo, com mais do que notório, de um notável saber jurídico e de reputação ilibada com certificado de validade por oito anos de mandato.

09.

HOSPITAIS DE CAMPANHA

Só não me venham agora querendo dinheiro para montar hospitais de campanha no pandemônio da Amazônia em chamas. Aqui, em nome da pandemia chinesa, a roubalheira foi uma grandeza. Rima e é verdade.

10.

LEMBRE-SE!

O Lulavagem da Silva, graças a sua tribo na Taba da Toga, está devendo ao Brasil e aos brasileiros de boa índole, mais de 30 anos de cadeia em regime fechado, por corrupção e lavagem de dinheiro. Não paga e ainda acha que pode bufar. E os seus libertadores incondicionais também continuam soltos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário