30 de mai. de 2020


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é sábado / dói mais a verdade
Porque hoje é sábado / há um trio de liberdade

01.
LIBERDADE, LIBERDADE
Uma coisa é liberdade de expressão; outra é liberdade de patrão e mais do que as duas juntas é a liberdade de pressão do STF.

02.
LAMBANÇA PELO COMANDO

Essa lambança do inquérito das fake news é o ataque desesperado da mídia convencional e dos jornalojas contra a Internet, a redenção da liberdade de expressão. A sociedade já não é mais refém dos grandes deformadores de opinião. Todos os excessos, libertinagens e liberalidades de expressão podem e devem ser combatidos e julgados como crimes de injúria, calúnia e difamação.

03.
GADO FELIZ

E o Datafolha, na maior cara de pau e como se alguém acreditasse em suas pesquisas anuncia que 67% dos brasileiros acham que Bolsonaro descumpriu promessa de campanha ao se juntar com o Centrão. Está errado, outra vez e como de hábito: o número dos que se acham enganados deve ser bem maior. Entrementes, o povo, gado feliz, continua achando que todo o poder emana do povo.

04.
FUGINDO DA LEI
Falam em ‘ataques de ódio’ para fugir do que já está previsto em lei: cadeia para injúria, calúnia e difamação. É a guerra contra o poder da web mídia.

05.
ACREDITO
Sérgio Moro sugere – nobre cavalheiro que é – que o boicote ao pacote anticorrupção foi para proteger Os Filhos do Capitão.

06.
PF QUER OUVIR BOLSONARO
A Polícia Federal está dizendo ao Supremo Tribufu que ‘precisa ouvir’ Bolsonaro no inquérito de Toffolia. Bolsonaro pode até negar, mas pode também colaborar por escrito, se lhe der na telha. Aí, Bolsonaro fala, mas a PF não vai ouvi-lo. É que ainda não conseguiram sonorizar a escrita.

07.
MÉDIA ‘PONDERADA’?!?
Bolsonaro – a Globo fez as contas – atacou a PF pelo menos 10 vezes de agosto até ontem. Ah, até que está bom: fez a média ponderada(?) de um ataque por mês.

08.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
Será que Bolsonaro ainda não se deu conta do constrangimento de seus ministros diante de seus sermões esganiçados em cada reunião no Planalto?!?

09.
PIOR NOS TEMPOS DO CÓLERA

Podem estar achando perda de tempo falar tanto assim de Bolsonaro num sábado de quarentena pela Covid-19.  Mas, garanto que me sinto tratando de Bolsonaro bem mais perto de Gabriel Garcia Márquez do que nos tempos do cólera, lidando com a peste do Lulavagem Covid-13.

10.
O BIRRENTO
Weintraub entrou mudo e saiu calado. Se quem cala consente, então é como se tivesse repetido em silêncio que os ministros do STF são ‘vagabundos e deveriam ser presos’. Esse Weintraub é birrento mesmo, né não?!?

11.
O 4º PODER RECLAMA

Manifesto assinado por nada menos do que 1.100 procuradores, cobra independência para o Ministério Público. Quer dizer, a PGR é hoje a pedra no caminho, o arrepio à Constituição-Cidadã de 88 que fez da Promotoria de Justiça o 4º Poder.

12.
PODER DE FATO

O velho 4º Poder – a Imprensa – que, na realidade, sempre foi o 1º Poder, paralelo e misturado aos 3 Poderes constituídos, hoje está perdendo o status de 5º Poder de fato para a Internet que já ruma fácil, enquanto independente, para o posto de 1º Poder institucional. Isso deixa enlouquecidos os velhos donos da liberdade de patrão e da liberdade de pressão.

13.
INCURÁVEL
Estou, com todos os devidos cuidados, muito mais à vontade nessa quarentena pela Covid-19 do que nos tempos de cólera com o Covid-13. Sei que num dia desses, a Covid-19 vai passar. Já o Covid-13 é incurável.

14.
TUDO & NADA
Nada contra o STF, trincheira da Constituição; tudo contra a sua forma de constituição.

15.
SEREMOS ETERNOS

Brasil – como assim?!? – registra mais 1.124 mortes em 24 horas e chega a 27.878 óbitos por Covid-19. Ah, isso foi ontem... E tem uma coisinha de nada: ninguém mais morre de qualquer outra coisa nesse país. Um dia, vão encontrar a cura para a Covid-19 e todo e qualquer brasileiro será eterno.

E então viveremos felizes até o fim dos tempos; até o Dia do Juízo Final. Aí eu quero ver os semideuses do STF diante do Cara que pode mais do que eles.

16.
TOFFOLIDO...
Dias Toffolido e Mal Pago tem melhora, mas ficará afastado das atividades por mais 10 dias. E assim que melhorarem suas funções vitais, ninguém notará qualquer diferença nas suas funções profissionais.

17.
DORIA & DITADURA
João Doria, aproveitando qualquer brechinha para aparecer: “Nós, brasileiros de bem, não deixaremos a Ditadura voltar”. Ei, Doria, sem moleza, eu te incluo fora dessa. Da Ditadura, não; dos ‘brasileiros de bem’.

18.
POLICIAL PRESO NOS EUA
O policial acusado de provocar a morte do negro George Floyd em Minneapolis, nos Estados Unidos, é preso e vai ser processado por crime culposo. O cara deu uma gravata, um mata-leão na pobre vítima e a Justiça americana acha que não houve dolo, a intenção de matar...  Lá, como aqui, diante da Lei, o povão é que se Floyd.

Nenhum comentário:

Postar um comentário