24 de mar. de 2019

PONTOS A PONDERAR

01.
A COZINHA DA CASA CIVIL
Pelo andar da carruagem, o dono da Casa Civil pode vir a ser uma dona. Joyce Hasselmann está a um passo de mandar Onyx Lorenzoni conversar na cozinha. Há sinais de que Bolsonaro pode trocar o sofá da sala. No vaivém desse ainda noviço governo, tudo é possível. Inclusive, nada.

02.
TRAPALHÕES
Eu sabia que Bolsonaro gostava dos filhos, só não sabia que eles eram tão levados da breca. E nem imaginava o quanto eles iriam incomodar o desvelado pai. Eles atrapalham quase tanto quando o Otávio de Carvalho e o Paulo Guedes, juntos.

03.
DÉJÀ-VU

Em março de 1990, Fernandinho Beira-Collor subiu triunfante a rampa do Planalto com o pé que era um leque para fazer e acontecer. Quis deitar e rolar, fazer e acontecer; quis governar sozinho e um pouquinho ''com o povo'', sem dar bola para qualquer 'articulação política' com o Congresso. 

Sua ''República das Alagoas'' virou sinal de encrenca. Ficou sozinho e saiu pela porta dos fundos do Palácio do Planalto. 

Esse distanciamento de hoje do Bolsonaro com o Senado e a Câmara e essa perplexidade diante dos desaforos do genérico Rodrigo Maia deixam no ar um cheiro de galicismo, um forte perfume de déjà-vu. Tenho a nítida impressão de que já vi esse filme.

RODAPÉ - Na versão brasileira, o mocinho, em razão de sérias complicações abdominais e sob o risco de uma septicemia intestinal desaparece do roteiro, saindo de cena antes do fim do filme. O seu fiel escudeiro assume o papel principal e todos vivem sob a proteção das armas do bem, quase felizes para sempre. 

04.
QUEM?!?
Quem matou Marielle?!? Quem matou Celso Daniel?!? Quem matou Toninho do PT?!? Quem mandou o Bispo matar Bolsonaro?!? Quem está deixando ficar tudo como está?!?

05.
PIOR QUE A VALE

E a Vale, hein?!? Lá se foi Mariana, lá se foi Brumadinho, lá estão se indo barragens e mais barragens e... E a Vale, hein?!? Vou dizer uma coisinha pra vocês: pior que a Vale é a Justiça brasileira.

RODAPÉ - A Vale está apenas exercendo o seu lídimo direito de ''presunção de inocência'' e do notável mais ''amplo direito de defesa''; se quiser, não paga um tostão a ninguém, posto que ''é inocente até prova em contrário.''. E por tudo isso, ninguém na Vale vai preso.

06.
RENASCE UMA ESTRELA
Essa cretinice de mandar o Marcola ter residência e domicilio em Brasília é o sinal definitivo de que as coisas vão de mal a pior no Brasil. Estão juntando o crime organizado chinelão com o crime organizado de casaca. Só falta trazerem o Lula para a Pauda.

07.
PENSANDO BEM...

Marcola, o grande líder do PCC e suas variantes pés-de-chinelo, está morando agora em Brasília, a Capital da República. 

A Papuda  está a seis quilômetros de distância, ou de proximidade, do Palácio do Planalto. 

Está pertinho, pertinho das mais de 180 embaixadas e representações internacionais; mora praticamente ao lado dos principais tribunais da República, e agora é vizinho das grandes autoridades que mora ou circulam por Brasília. Quem sabe, Marcola tem uma boa ideia?!?

SCRIPTUM POST - No Brasil pobre rouba de pobre; rico rouba de pobre; quem sabe agora pobres e ricos se juntem para roubar dos ricos?!? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário