1 de mar. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é segunda-feira / A crise hospitalar paulista é robusta... / Porque hoje é segunda-feira / Agradeçam ao Nanico de calça justa.

01.

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que todo aquele que durante o recreio, chegasse atrasado na fila da merenda no colégio, ficava chupando o dedo.

02.

EXEMPLAR

Temer, vacinado em São Paulo: ‘Todos deveriam fazer o mesmo’.Tomo vacina, sim, mas deosmelivreguarde fazer o mesmo que Temer.

03.

ARAPUCA

Todos os institutos infalíveis de pesquisas idem, mostram uma verdade horripilante para os lulambentos cumpanhêros da saudosa maloca querida: só Sérgio Moro derrotaria Luladravaz e Bolsonaro, em 2022.

Não se distraiam: é só mais uma arapuca montada pelos carteis da desinformação. Moro dificilmente será candidato ao Palácio do Planalto. Eles sabem disso.

04.

GOVERNAÇO

E a pandemia em São Paulo?!? Vai ver que Bolsonaro é o governador paulista.

05.

CALÇA CURTA

Esse fracasso no combate à pandemia em São Paulo é só porque a peste chinesa pegou o Nanico da calça apertada de calça curta.

06.

JÁ ESTAMOS ACOSTUMADOS

Nós só estamos curtindo a delícia de sermos engambelados: o golpe na democracia já foi dado. Estamos vivendo sob a ditabranda nas fronteiras da dura, orquestrada pelos lhegalhés 11 abrigados do Patronato das Togas, pomposa instituição mantida sob controle remoto do patrono Luladravaz da Silva. O pior é que já estamos nos acostumando. E quem já está acostumado, não estranha.

07.

O NOME DO CARA É LUNA... LUNA!

O currículo de Joaquim Silva e Luna deu na trave da Assembleia Geral Extraordinária da Petrobras.

Para assumir a diretoria executiva da estatal que já foi presidida pelo ótimo currículo de Graça Forbes e pela reputação ilibada de Aldemir Bendine, o indicado precisa ter dez anos de experiência no setor, ou em cargo similar numa empresa genérica do mesmo porte tão altaneiro quanto passivo.

Não é o caso de Luna que nunca mexeu com petróleo e está só há dois anos na Itaipu Binacional que, com ele, entrou nos eixos.

Resumo da ópera bufa: a máquina paraestatal foi tão aparelhada quanto a carcaça do Estado brasileiro. É um rodízio de parceirada, de parças e comparsas, de cumpanhêros bons e batutas, de filhos disso e daquilo, filhos dessa e daquela.

A Bolsonaro resta lamentar: “Ó tu, Luna Luna tu, Luna busciarda... famme passá sti ppene”. Ou, trocando em miúdos para uma coisa mais ou menos assim como “Pô, Luna, Luna tu é fake... dá um jeito de me livrar dessa fria”.

RODAPÉ – Deodóduvido e faço pouco se teriam levantado essa lebre caso, ao invés de Luna, o general se chamasse Lula.

08.

NÃO SE DISTRAIAM!

É a pauta que dá dimensão ao alarde. Não é fake. É pior: é a distorção do fato. É o lado B da coisa. É a fonte da outra margem da informação, o lado da desinformação. A mentira que parece verdade é a mais perniciosa arma da desconstrução de uma nação. Não se distraiam, o Consórcio de Coveiros da Notícia vive disso.

09.

RECADO DO LOCKDOWN

E dizem os jornalojistas do Consórcio: “DF está com 97% dos leitos de hospitais públicos e privados ocupados”. Isso até pode ser verdade, porque sempre foi mais ou menos assim. Quem é da planície aqui no Planalto Central do Brasil sabe disso há muito tempo. Agora, essa informação é recado para justificar o Lockdown.

10.

OS ALARMANTES

O Reino Unido confirma 6 casos de ‘variante brasileira’. Pô, não é porque não fale inglês que a tal variante é verde-amarela. Em todo caso, os jornalojistas mensageiros do Consórcio gostam de dar esses recados alarmantes.

11.

FALTANDO LEITOS

Está faltando leitos, é?!? Cadê os bilionários hospitais de campanha, cadê?!?

12.

OS TROMBETEIROS

Mais do mesmo: os jornalojistas consorciados trombeteiam: “Hospitais públicos e privados à beira do colapso em São Paulo”. Ei Doria, Seu Grilo Falante, o que é que não está à beira do colapso aí nessa terra que você há tanto tempo governa?!?

13.

PONTO 13

A Parada 13 é dele. Inda que mal pergunte: que tipo de vacínica você aplicaria no Lulavagem que fizesse ele devolver os milhões que tirou da miséria?!?

14.

O GOLPE DO PATRONATO

O Patronato das Togas, já deu o golpe na democracia brasileira. Gilmuar é o presidente de honra, a serviço do patrono desengaiolado Lulavagem da Silva. Luxfuxfux é o presidente aparente; Leixandrão, seu delegado que parece um boneco desengonçado; os demais são o Vasco e o resto é o resto: nós, os súditos brasileiros. O Estado é policialesco e a ditabranda veste toga.

Enquanto a ditabranda não se declara dura pra valer, não se distraia: daqui a pouco, não demora nadica de nada, eles acham a pena de morte nos grampos da Constituição-Cidadã.

E aí, gente boa e cordata, eu quero ver alguém xingar ou desobedecer essa pandilha que, armada só com habeas porcus, uma espada e uma balança já manda, desmanda e governa essa pátria, amada, Brasil.

15.

O FUTEBOL TEM DISSO...

COPA DO BRASIL – JOGO DE IDA

GRÊMIO 0x1 PALMEIRAS

Menos que um Grenal, foi um Grepal pelo passaporte para a Libertadores da América. Jogo de ida, meio que por rapadura. E o Grêmio jogando em casa vazia, perdeu.

Foi goleado por 1x0, num videobol em que o tempo todo o ponteiro atrasa para o lateral e o lateral atrasa para o goleiro. O tento solitário do Porco paulista foi uma das coisas mais antigas no futebol: gol de cabeça na cobrança de um corner.

Mas deixem que eu lhes fale de futebol. Desde os 20 minutos do segundo tempo, o Grêmio jogava com 11 contra 10. E não sabia o que fazer.

Se o mestre Renatão entendesse de bola como faz parecer nos gestos e nos olhares, mandava diminuir a troca de passes e dizia para o seu pupilo que estivesse com a posse do balão de couro ir para o drible, fazer a jogada individual, dar um baile no seu oponente, arriscar e romper a defesa adversária.

No troca-troca, no ‘vai ali na outra vendinha’, o dono da peronha é o ponto-morto do jogo: deixa tudo dez contra dez. No momento em que o cara que tem o domínio da picucha dá o drible no marcador, a contenda passa a ser de 11 contra nove. Podem contar que é isso mesmo: o cara que levou a conga ficou lá para trás.

E isso quer dizer que eu e você - que fez as contas e agora concorda comigo - entendemos muito mais de futebol que o Renato Gere de Bento Gonçalves.

Mas, enfim, foi assim que assim foi mais um domingo de quarentena, com o Palmeiras vencendo o Grepal por 1x0, como se fosse o Grêmio perdendo mais um Grenal pela TV, jogando em um merecido estádio vazio. Os gremistas sabem que é disso que a gente está falando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário