PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira
Porque hoje é quinta-feira / No Supremo tudo é meio por baixo do pano / Porque hoje é quinta-feira / Sai o cara de Tatuí e fica o Big-Mac como decano.
01.
COVID
Ciro Gomes anuncia que contraiu Covid-19 e se isola em casa. Pobre Covid, não sabe o que fazer para não se deixar infectar.
02.
VÍCIOS DOMESTICADOS
Dos meus vícios domésticos e domesticados o meu predileto é o uísque de bom tamanho e da família Johnnie Walker; de preferência, o Red, para compensar a admiração pelo céu sempre azul da minha pátria pequena que tenho no Sul.
Como é quarentena tenho me dedicado, às vésperas de todos os almoços, a degustar uma boa taça de vinho que saia da garrafa para o meu véu palatino, sem que seja preciso decorar o rótulo. Decoreba de enólogo é o que mais me distorce o paladar.
Vinho bom é aquele que você gosta; é aquele que desce bem. E não discuto. Quer dizer, não discuto safras; discuto gosto. E fico balançando, dia a dia, taça a taça, se gosto mais de merlots ou de cabernets; não tenho gosto apurado a ponto de sele/colecionar Pinot Noir, ou de me deliciar com um Chandon Brut. Vou ser rude, quase brutal: espumante bom, é o sabonete Barra Dei Colli Fiorentini que dá ao corpo uma sensação cipreste.
Vou bem no sorvo a sorvo de um Cousiño Macul Cabernet que, por suaves 58 reais me proporciona ares de saudade do Vale do Maipo e de histórias para trocar. O único som aceitável entre duas taças de vinho é o tim-tim.
03.
O ULTIMATO DO CARDEAL
O cardeal Gilmuar Richelieu, eminência parda dos poderes ainda vigente nessa República de gaveteiros, não estava dando notícia nenhuma, quando anunciou ontem ao Consórcio dos Coveiros da Notícia (*) que está pautando com primazia para o início dos trabalhos do STF no ano que vem, o golpe para condenar Sérgio Moro e inocentar o Lulavagem da Silva.
O que ele fez foi dar um ultimato aos demais cortesão da sua Corte de suprema justiça para que acabem com a raça de Moro, ou ele mesmo, implacável eminência parda dessa democracia corrompida, acaba com a raça deles.
(*) – consórcio dos coveiros da notícia – Não se distraia, o Consórcio é composto pelos jornalojões O Globo, Datafolha, Folha de S. Paulo, o nanico Extra e pelos portais G1 e UOL.
04.
ESCARRO SOCIAL
Condenar Moro e libertar Lulavagem da Silva é escarrar na alma, coração e vida da sociedade. Lulavagem está devendo ao Brasil e aos brasileiros de boa índole, mais de 30 anos de cadeia em regime fechado, por corrupção e lavagem de dinheiro.
Deve mais ainda: deve pagar pelos mesmo crimes em mais oito processos que não andam nem saem de cima.
05.
FALÊNCIA MÚLTIPLA
Os jornalojistas de sempre, em efusivo exercício da sua liberdade de patrão, anunciam que “é fake que a aposentadoria de Celso de Mello é por invalidez”. Tanto faz.
A notícia mesmo é que o decano curto de Tatuí, aposentou-se por falência múltipla de apática e deslustrada permanência na sua cadeira suprema. Foram 31 anos sarneysianos na mais alta Corte de Justiça do país.
06.
DECANOS SUCESSORES
Com a saída do pusilânime de Tauí, Big-MacAuréolo já o decano da Magda Corte, aquela que só faz e diz besteira. Fica nessa, até 13 de junho do ano que vem, quando dá os doces, por antiguidade.
E aí então, o decano passará a ser Cadinho Levianowski, que se manda por compulsória obrigação só em 2023. A expectativa não é pelos decanos, é pela ‘Serenata do Adeus’ que eles são obrigados a entoar.
Ah, sim, a quem interessar possa: vocês vão ter que engolir o cardeal Gilmuar Richelieu até o esperado e terrivelmente distante dia 20 de junho de 2030.
07.
AO INVÉS DE VOTAR...
Esta quinta-feira começa com Big-MacAuréolo tomando uma goleada de 6 x 0 no plenário da Magda Corte. Ele é réu, como autor de um arrepio criminoso do direito de usar a lei e esticar os limites da justiça às raias da injustiça.
Hoje, o empolado togado tem direito a justificar seu cometimento positivista. Ao invés de voto, ele deveria apresentar desculpas aos seus pares e ímpares e à sociedade.
08.
COMO ASSIM, “NÃO ATRAPALHA?!?”
Os jornalojistas do Consórcio se contorcem, dia sim e outro também, para livrar a cara e salvar a pele de Rogringo Botafogo Mala. Ontem, uma vez mais conseguiram alguém para dizer que Rogringo Mala “não atrapalha o andamento de processos na Câmara”.
Como assim, ‘não atrapalha’?!?
Pô, só no
caso da ‘prisão em segunda instância’, Rogringo mala está sentado em cima do
processo desde que Lulavagem da Silva foi tirado da cadeia em 8 de novembro do
ano passado pela pena Mont Blanc da Segunda Tribo da Taba das Togas da Mironga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário