PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira
Porque hoje é quarta-feira / A Justiça no Brasil vive atirada ao léu.../ Porque hoje é quarta-feira / Hoje, o Big-MacAuréolo é o réu.
01.
FOLLOW THE MONEY &...
Em caso simples e corriqueiro de busca e apreensão: Follow the Money; em caso de busca pura e simples a um foragido da Justiça: Follow the Lawyer; em caso de busca e apreensão a um milionário fugitivo protegido da Justiça, Follow a Supreme Minister.
02.
FOLLOW THE MINISTER'S OFFICE-BOY
E, então, só por pura perseguição, descobriram que o escritório de leguleios que pediu a soltura de André do Rap foi assessor de Big-MacAuréolo por dois produtivos anos no tal de bota e tira capa nos morubixabas da Taba das Togas da Mironga.
O pedido foi assinado pela advogada Ana Luísa Gonçalves Rocha, sócia de Eduardo Ubaldo Barbosa no escritório que, por acaso, é registrado como Ubaldo Barbosa Advogados, com sede em Brasília.
Eduardo trabalhou no gabinete de Big-MacAuréolo entre 2018 e 2020, totalizando dois anos e dois meses de profícua convivência e fenomenal aprendizado na lida com os grampos da lei.
Em fevereiro deste ano, ele postou uma mensagem de despedida e agradecimento à equipe do ministro. “Após biênio de riquíssimo aprendizado, despeço-me dos colegas que fizeram deste período no Supremo mais do que uma experiência profissional”. Dito e feito isto e aquilo, abriu sua empresa de advocacia que ninguém é de ferro.
E então, tá. Só me digam uma coisinha de nada: o que é que o coisa tem a ver com as calças do coisa?!? Essa gente malvada está é perseguindo o pobre do magnânimo e altruísta julgador supremo, não só primo como afilhado de Fernandinho Beira-Collor.
Pô, não se distraiam, Follow me... Big-MacAuréolo já libertou, usando o mesmo bocado legal inventado pelos mais de 300 picaretas do Congresso e sancionado por Bolsonaro, nada menos de 79 bandidos.
E daí?!? Vão dizer agora que eram todos constituintes do Ubaldo Barbosa Advogados?!? Em todo caso, Follow the Minister's office-boy.
03.
O DIABO VESTE TOGA
Hoje a Magnífica Corte da Justiça própria dos diabos que vestem toga se reúne em plenário com pompa e circunstância para julgar a lei que solta bandido gerada pelos picaretas do Congresso e parida por Bolsonaro.
Aqui, ó! Não é a lei que está em julgamento. Quem está sendo julgado é o Big-MacAuréolo. Ele é o réu. E, por mim, dê o que der no fim dos riquefafes maneirosos da Grande Casa dos justiceiros, Big-MacAuréolo poderá até ser absolvido por seus pares e ímpares, mas jamais se livrará da pecha de ter vivido um dia de réu.
E nunca, ainda que absolvido, será reconhecido como inocente. É que o diabo veste toga.
04.
O FUTEBOLHA TEM DISSO...
SELEÇÃO DE UM SÓ 4 x 2 PERU
E eis que de repente, não mais que de repente, você tem que pagar para assistir à Seleção de Um Só Craque, na tela de uma TV com narradores e comentaristas de ocasião. Bolas, para saber o que é que há com o Peru deles?!? Nem pagando!
Mas, assim ou assado, fato é que os que não gostam de futebol e preferem os brucutus, ontem tiveram que zagallamente engolir o craque Neymar Jr. com todas as letras. Letras, chapéus, dribles da vaca e gols. Três gols de quatro que a Seleção de Um Só Craque meteu no Peru que enfiou duas bolas na formação do Tite.
E então, pronto: Neymar 4 x 2 Peru. Agora, para que ele seja tido e havido como fenômeno, falta-lhe apenas ganhar sozinho a Copa do Mundo no Catar. Será então um fenômeno esquálido, ao invés de um gordo fenomenal como aquele Ronaldo Nazário que tinha convulsões nas finais de qualquer Copa.
Mas, então tá... Eu me recusei a pagar para ver o que eu já sabia que estava por acontecer. Era tarde demais para a paz e tranquilidade da minha quarentena. Vi o show pelas cores inimitáveis do rádio, ainda um fenômeno de instantaneidade e com as emoções do tamanho da nossa imaginação.
RODAPÉ – Não é pelo preço que cobram, é pelo prazer que nos dá a desobediência civil. Se ninguém cair na esparrela de pagar pra ver, eles vão ter que nos engolir.
05.
PELA CULATRA: MORO RE/VIVE!
Sei lá, mas a petulância comprometedora de Big-MacAuréolo me parece um tiro que lhe saiu pela culatra: soltando o chefoide do PCC, André do Rap, ele fez renascer das cinzas Sérgio Moro, o antigo e saudoso super-herói do combate à corrupção e ao crime de casaca e colarinho branco.
O que volta a estar em jogo agora é, para desespero dos diabos que vestem toga e colarinho branco, a prisão em segunda instância. Aí, os muitos mais de 300 picaretas do Congresso e até Os Filhos do Capitão voltam a tremer nas bases.
06.
UM BALAÇO
Mais do que ser um tiro que saiu pela culatra, foi um balaço no populismo endireitado de Jair Bolsonaro que já confessou a façanha de ter ‘acabado’ com a Lava-Jato, porque o seu governo não rouba e não deixa roubar.
07.
OBRA DE TEMER: A ESCOLHA
Pois, com Michel Docas Temer, não tem curécuré: lançou, para quem quer e gosta, a sua grande obra literária, “A Escolha”. Não li e não gostei.
E quem vai não ler e não gostar também é o Jair Bolsonaro que ontem mesmo ganhou um exemplar do escrevinhador com dedicatória e tudo.
Bem que o Michel Docas Temer poderia desperdiçar um livro desses enviando-o para o Lulavagem da Silva. Ele iria adorar: malemal sabe ler.
Nenhum comentário:
Postar um comentário