14 de ago. de 2020

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

 

Porque hoje é sexta-feira / O Garanhão de Pelotas, leva a sua vidinha / Porque hoje é sexta-feira / Não precisa de máscara nem de camisinha

01.

APARELHOS & HERANÇA

Deixem que lhes conte uma coisinha: se as instituições de fio a pavio, de cabo a rabo, nos âmbitos estaduais e municipais, não estivessem perniciosamente aparelhadas, a pandemia já estaria empacotada na quarentena há muito tempo.

E os brasileiros estariam preocupados com a dengue, a febre amarela, zika-vírus, chikungunya, sífilis e similares herdados dos velhos tempos de Lulavagem e Dilmandioca Sapiens.

02.

SÉRIES

A gente hoje já não sabe o que é mais repetitivo: a série The Mentalist, na TV; ou uma quarentena atrás da outra, nas nossas casas.

03.

PIADA PRONTA

E aí vem aquele prefeito de Itajaí, com a sugestão do ingresso do ozônio no buraco-negro do universo do seu corpo que, de útil e factível, só acabou com a piada pronta da Covid como supositório. Sem graça, né não?!?

04.

MAS COM CARA DE BOBO

E então passamos um pelo outro. Ela de chapéu, manta no pescoço e máscara, me abanou efusivamente. E eu, sem saber quem ela era, abanei apatetado com máscara de bobo.

05.

EXPECTATIVA DIA DA CRIANÇA

A expectativa do comércio para o Dia da Criança, em outubro, é de uma venda descomunal de um novo brinquedo para os filhos: máscaras sanitárias.

06.

O PAVOR

É o pavor que move a ojeriza da Milícia Lulatroz do STF pela operação Lava-Jato. Os milicianos perceberam que o combate à corrupção de casaca, toga, gravata e colarinho branco estava dando certo.

07.

QUARENTENA DÁ CADA IDEIA...

Inda que mal pergunte: a Buda era a mulher do Buda?!?

08.

A ARTE DA ESCOLHA

Nunca antes dessa pandemia na história da humanidade o olhar foi tamanho ponto de referência para a escolha da sua parceria.

09.

SAUDADE!

Que fase!... Só se fala em máscara. É máscara pra cá, máscara pra lá; máscara por isso, máscara por aquilo; máscara assim, máscara assada... Já tem gente morrendo de saudade da camisinha.

10.

COMO VAI O AEROPORTO CLANDESTINO DE BRASÍLIA; VAI BEM?!?

E o aeroporto clandestino de Brasília, como vai; vai bem?!? É daquele aeroporto ilegal, nas cercanias da cidade-satélite de São Sebastião que sempre tem um vaivém alucinante de carros e de assessores carregando malas, maletas e mochilas de políticos e outras tantas autoridades de toga, capa e espada, sem qualquer controle ou sequer um esgar de surpresa ou espanto.

Vai ver que ninguém fala mais nada, porque se trata de um aeroportozinho ilegal, lá nos recônditos das beiradas de Brasília. Cadê, o aeroporto clandestino de Brasília?!? Será que ninguém o enxerga a olho nu?!?

Bolas, o aeroporto clandestino tem 119 hangares; abriga cerca de 250 aeronaves avaliadas em até 20 milhões de tilintantes reais. A pista pavimentada tem 1,7 mil metros de comprimento e 23 de largura.

Quando falaram nesse escarro na cara da sociedade, soube-se que para decolar nessa pista pirata, os pilotos só precisavam apresentar um plano de voo com apenas 45 minutos de antecedência da decolagem. Uma barbadinha para embarcar dando uma banana para a fiscalização e para a Polícia Federal.

Então inda que mal pergunte: E o aeroporto clandestino de Brasília, como vai; vai bem?!? Ninguém sabe de nada; é tipo a Conceição do Cauby Peixoto: se subiu, ninguém sabe, ninguém viu?!?

Pô, quem passar por São Sebastião, não tem como não notar: o aeroporto clandestino de Brasília tem uma área de pouso do tamanho do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, o segundo mais movimentado do Brasil.

11.

NOVO LÍDER DE BOLSONARO CHEGOU BAIXANDO A LENHA

Carregado de broncas judiciais nas costas largas, desde a Prefeitura de Maringá, passando pela relatoria do Orçamento da União de 2016 e pelo tempo em que esteve ministro da Saúde daquele mesmo ano, o novo líder do governo Bolsonaro já chegou na Câmara matando a cobra e mostrando o pau.

Ricardo Barros (PP-PR), criticou nesta quinta-feira nos microfones da Rádio Bandeirantes, o que chamou de seguidas demonstrações de ‘exacerbação de poder’ do Supremo Tribunal Federal. Ele lascou a lenha denunciando que o Poder Judiciário tem “avançado muito nas atribuições do Executivo e do Legislativo”.

Já no sexto mandato de deputado federal, Ricardo Barros disse e não mandou dizer que suas críticas ao comportamento do Judiciário representam sua posição pessoal, e não do governo.

Para ele, o Judiciário “não tem a humildade de entender que determinadas matérias não são da sua atribuição e que, portanto, devem ser arquivadas prontamente.”.  E eis que, no fundo, no fundo, disse o que tinha que ser dito, sem deixar de advogar em causa própria.

12.

DO GARANHÃO DE PELOTAS:

“O que o brasileiro precisa urgentemente é de acabar com o culto da autoridade. O Brasil parece uma incomensurável igreja de todas as religiões em que fielmente o povo se ajoelha e reza”.

13.

O 13º DO LULAVAGEM

E porque estamos no item 13 desses ‘Pontos a Ponderar’, me dá na telha dos mais primitivos instintos que o Lulavagem da Silva está devendo para o Brasil mais de 30 anos de cadeia, em regime fechado, por corrupção e lavagem de dinheiro público.

14

QUEIROZ VOLTA PARA A CADEIA

E então o ministro Félix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça, tacou ficha e derrubou a prisão domiciliar do Fabrício Queiroz e da sua mulher, Márcia Aguiar. Ah, agora, é só Bolsonaro convidar Gilmuar, O Habeas Porcus Ambulante, para um fortuito encontro ajantarado no escurinho do Alvorada e pronto, tá feito o carreto.

15.

DOSE PRA CAVALO

Essa quarentena dá cada ideia... Pô, não falta mais nada nessa pandemia: agora, os brasileiros que estavam quietos em matéria de buscas científicas para acabar com as alegrias do pagode chinês, descobriram que ‘’os anticorpos de cavalo’’ são os mais resistentes a Covid-19. Essa foi demais. Dose pra cavalo.

16.

GARANHÃO DE PELOTAS, O IMUNE

Feliz é o tricentenário Garanhão de Pelotas: Imune aos perigos dessa grande aventura que é a sua vida, ele não usa máscara nem camisinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário