PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira
Porque hoje é terça-feira / Há um Brasil sem destemor varonil / Porque hoje é terça-feira / Cadê o seu ânimo para a desobediência civil?!?
DESOBEDIÊNCIA CIVIL: AÍ QUE ME REFIRO
André Mendonça, o ministro da Justiça desobedeceu ao STF e não deu explicações sobre dossiê contra antifascistas. Ele não deu a mínima pelota para a suprema Cármen Lúcida que havia dado o prazo de 48 horas, para que Mendonça prestasse esclarecimentos sobre um relatório de inteligência que seria utilizado para perseguir opositores.
Pronto, é disso que estou falando. Você não precisa ser nenhum Mahatma Gandhi, ou algum Martin Luther King, nem mesmo um Jean Jacques Rousseau, para botar essa pandilha de semideuses da nossa pátria amada Brasil nos seus devidos lugares.
André Mendonça disse que poderá falar alguma coisa, desde que o pedido venha da devida fonte; no caso, a PGR de Aras, o Augusto servidor de Bolsonaro, o patrão de André Mendonça.
Como gaúcho de nascença, afano aqui dos Pampas a expressão de alerta gauchesco: “Aí que me refiro”!
E explico e justifico: desobediência civil, não é rebeldia pura e simples; é um direito e uma obrigação de seguir o espírito das leis e não ao seu abuso público e notório como vem acontecendo nesse Brasil que sempre foi difícil de governar, mas que agora com a Milícia Lulaviltante no comando do STF é impossível.
02.
CORAGEM & MEDO
O Brasil cumpre ordens judiciais estapafúrdias e viciadas na sua mais suprema origem, porque o brasileiro da planície tem menos coragem de fazer valer seus direitos, do que tem medo daqueles que se fazem de donos da lei e da verdade.
03.
IMPOSSÍVEL
Governar o Brasil com seriedade sempre foi muito difícil; agora, com o STF que aí está, é impossível.
04.
A TERRÍVEL SEMELHANÇA
A comitiva humanitária do Brasil embarca nesta quarta-feira para Beirute. Michel Docas Temer, posto que de origem libanesa, deverá ser o chefe da missão por surpreendente deferência de Jair Bolsonaro.
Eis que, todavia, contudo e coisa e tal, Docas Temer vai ter que pedir permissão a Marcelo Bretas, para viajar ao exterior. E aí então, pare, pense e viva!
O inusitado convite de Bolsonaro a Docas Temer pode ter sido, mais que um largo gesto de aproximação política, outro cutucão proposital em Marcelo Bretas, um ícone da operação Lava-Jato.
No meu jeito mais contrariado de que rebelde de ver as coisas, eu diria que o sisudo magistrado Marcelo Bretas deveria dar uma banana para Docas Temer: negar o visto de saída temporária e dar o devido troco à provocação que veio de cima.
É uma questão de isso, ou isso: haverá na possível e bondosa concessão de Docas Temer ir e vir ao Líbano, uma terrível semelhança com os condescendentes habeas porcus de Gilmuar, O Boca-Livre da nação.
E, por favor, me entendam: não é porque o poder de decisão troca de mãos e cai no colo de quem parece estar do nosso lado que devemos, comme d’habitude, nos deixar levar ao sabor das ondas favoráveis de uma aparente brisa preamar.
05.
OS DOIS
Eu não sabia, sinceramente, se detestava mais o cubanizante programa Mais Médicos, ou se abominava o farsante Brasil, Pátria Educadora. Agora, fez-se a luz: eu lamentava os dois.
06.
ENTREMENTES...
Edson Frachin manteve sua decisão de negar acesso da PGR aos dados da Lava-Jato. Manteve, mas passou a questão para o plenário da colenda Casa de Amigos. Com a constituição atual desse tribufu, tudo pode acontecer; inclusive nada. O pior já acontece: é o Brasil ficar sempre na dependência dessa Magda Corte – aquela que só diz besteira.
07.
DE BODOQUE...
Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo de Bolsonaro, acaba de nomear a blogueira Monique Baptista Aguiar para o cargo de coordenadora de Projetos Especiais da Diretoria-Executiva da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Sua maior credencial é que Monique é responsável pelo blog “Com olhar turístico", no qual se define como "digital influencer, turismóloga, criativa e apaixonada por fotos e viagens". A garota bonita também mantém um canal no YouTube - "Com olhar turístico" - e uma conta no Instagram, com menos de mil seguidores.
Por tudo isso, não passa de uma tola: deixa de ser bodoque para ser vidraça.
08.
TIROS NA CASA BRANCA
Trump deixa às pressas uma coletiva de imprensa na Casa Branca. Houve tiros por lá. Um homem foi ferido no peito. Claro que há mais detalhes, mas tô nem aí pra isso. A notícia ficou com a versão que estava nas entrelinhas: Trump se mandou; os jornalistas ficaram fechados na sala. Para sua proteção, é claro. Pelo visto, uma cobertura muito mais segura do que aquela que teriam se tivessem seguido a rota de fuga do presidente americano.
09.
O BRASIL É DE LEI
No Brasil os
advogados dos bandidos que valem a pena, são verdadeiros delinquentes
infiltrados no lado certo da Lei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário