27 de jul. de 2020


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque hoje é segunda-feira / Sentar à mesa com o Centrão é uma aposta...
Porque hoje é segunda-feira / Eu como arroz, Bolsonaro come o que gosta.

01.
BEM-VINDOS AO CLUBE

Deu-se o seguinte: na antevéspera das eleições de 2018, Bolsonaro e os Filhos do Capitão valeram-se do maior nome do combate à corrupção como plataforma eleitoral.

Fingiram o tempo todo e por bom tempo depois que tomariam medidas contra o maior sistema de corrupção da história desse país e da humanidade democrática. Hoje, como se fossem do clube de assassinos de reputações, combatem a Lava-Jato.

Relegaram o pacote anticrime e anticorrupção a um plano secundário; fingem que não gostam do foro privilegiado; deixam pra lá a prisão em segunda instância, mesmo que isso signifique a liberdade imoral, devassa e abominável de Lulavagem da Silva, condenado a mais de 30 anos de cadeia por corrupção e lavagem de dinheiro.

02.
À MESMA MESA

Sentar-se à mesma mesa em que o Centrão é um dos convivas, é o mesmo que dizer que não come caviar, mas não resiste a uma boa lagosta. O Centrão é o abominável bloco dos partidos que trocam apoio por cargos políticos.

03.
BUSINESS IS BUSINESS

Jornalismo é uma coisa; jornalojismo é negócio; e business is business. Os jornalojões, assim como as televisilojas vivem de patrocínio; de bufunfa publicitária; de propaganda legal ou enganosa.

Desde 1985, quando Sarney, o Marimbondo de Fogo, estreou a chamada ‘redemocratização’ brasileira que o governo tem sido, senão o maior anunciante, certamente o mais fiel e permanente financiador de notícias sob encomenda dessa República da Toga da Mironga.

Mantém uma média anual de ‘investimento’ publicitário de mais de 1,3 bi. Os diretores comerciais dos jornalojas e das canaletas das televisilojas pautam os diretores de redação; os diretores de redação pautam os jornalojistas que, coitados, passam a ser uns filhos da pauta.

04.
RIO CANCELA O RÉVEILLON

Pelo bem da pandemia, o Rio de Janeiro cancela o Réveillon. É nessas horas que um reles e eventual prefeito vira, mais que uma instituição, uma cidade inteira. Então tá, o “Rio cancela o Réveillon”.

Até parece que não foi o Crivella, misturado com seus acólitos. De qualquer forma, fica o alerta: o tal Réveillon seria daqui a cinco meses. Quer dizer, essa quarentena vai longe...

05.
PRESOS DO GRUPO DE RISCO...

O que faz essa quarentena... Ora vejam só “presos do grupo de risco”. Digam-me, por favor, qual é o preso que não é um perigo?!? Talvez o Lulavagem e o Zé Dirceu que já nem preso mais eles são...  Ainda assim, eu os considero um perigo constante.

Mas, vamos ao que interessa. É o seguinte: o Consórcio dos Coveiros da Notícia –Globo/G1/Extraband/Estadão/Folha/UOL – trombeteia que “o ministro que favoreceu Queiroz nega 700 pedidos de prisão domiciliar”. Grande coisa. Ou: que horror!

Os mesmos milicianos do Supremo que mandaram soltar o Lulavagem da Silva deixaram naquela época da gandaia de seu bandido predileto, nada menos do que 4.895 presos em execução provisória, ou seja, cumprindo pena em segunda instância – pequeno detalhe que livrou a cara do mais pernicioso delinquente para a democracia brasileira.

06.
CONSÓRCIO DOS COVEIROS DA NOTÍCIA
(Globo/G-1/Extraband/Estadão/Folha/UOL)

Placar fúnebre: “Mais de 87 mil óbitos por Covid-19”. Quer dizer, ninguém morre de mais nada no Brasil.

07.
RUIM DE COMUNICAÇÃO

Nada desse desgaste todo de imagem do Bolsonaro teria acontecido se, desde os primeiros dias de governo, o pai dos Filhos do Capitão tivesse emplacado – como chegou a querer – o Carluxo na Secom – Secretaria de Comunicação da Presidência da República. De lá pra cá, nunca antes na história desse país, houve uma comunicação social tão ruim e tão inoperante quanto esta de Jair Bolsonaro.

08.
PANDEMÔNIO

Pela pandemia e muito mais pela quarentena, até o fim deste ano se Deus quiser, porque já não é mais aquele deus brasileiro dos bons e velhos tempos de pentacampeão mundial de qualquer coisa, nosso Brasil da Silva e de Bolso deve ser o país com maior número de desempregados per capita e por metro quadrado da América Latina e, quem sabe lá, do planeta.

09.
MINISTRO DA DEFSA E... ?!?

Bolsonaro deixa isolamento e retorna ao Planalto. Recomeça as atividades reunindo-se com o Ministro da Defesa. Pô, quando é que Bolsonaro vai ter um Ministro do Ataque?!?

10.
CNJ E O DEUS-EMBARGADOR
O Conselho Nacional de Justiça abriu ‘reclamação’ contra o deus-embargador que humilhou o guarda da esquina. Eles que se fresqueiem e se bobeiem que vão ver só uma coisa: o desaforado vai até lá e enfia a máscara na cara deles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário