15 de jun. de 2020


PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

Porque é segunda-de-quarentena / quem anda à paisana é um padre
Porque é segunda-de-quarentena / o vizinho foi dar pro compadre

01.
É O QUE É
Os fogos nem tanto... O STF sim, é de artifício.

02.
SAUDAÇÃO
Dias Toffolia: “O STF jamais se sujeitará a ameaças”. Ah, para com isso, seu tonto. Os fogos de artifício não foram para o STF. Foram para saudar os inquilinos do STF.

03.
INSTITUIÇÃO
Uma instituição é aquilo que os seus integrantes são. Eles podem ser a alma ou o espírito-de-porco da entidade. Então, quando uma instituição está funcionando, ela pode ser um belo organismo ou um reles aparelho.

04.
FUI E VOLTEI

Neste domingão, eu estava quieto aqui em casa, no pleno exercício dessa compulsória quarentena, brincando com o controle remoto da TV quando, de inopino e despudoradamente, o canalete da novel e já carcomida CNN Brasil se encheu de Boulos Fecais. Exalava odores e impressões das mobilizações da domingueira.

Saí da sala antes que meu estômago começasse a dar reviravoltas. No inevitável regresso, assisti a mais uma série de episódios da série The Mentalist.

A sequência tinha muito menos bandidos e muitos melhores manipuladores. E o melhor de tudo: no fim, a Justiça sempre vence.

05.
DEMOCRACIA DE MORTADELA E LAGOSTA

Agora virou moda, a papagaiada dos eternos gatos pingados que aproveitam os domingos para furar a quarentena e sair às ruas com pose de heróis, mais revoltantes do que revolucionários.

E a alegação é de que saem por aí “em defesa da democracia’’. Estão convictos que democracia é o povo que cabe dentro de um aparelho das nefastas células partidárias que atende pelo codinome de ‘’Voto’’. E, com o voto na mão, eles se alimentam de mortadela como se fosse lagosta.

06.
INDA QUE MAL PERGUNTE...
Se o voto é a síntese da democracia; se democracia é o regime brasileiro, então como é que os 11 supremos menos votados desse país governam mais do que qualquer governo?!?

06.
REMEDIANDO
Remédio não cura: remedeia. Se curasse, não seria remédio – seria curédio.

07.
ARTIFÍCIOS & ORGANIZAÇÕES
Xandão diante da pirotecnia de artifícios: “Coisa de organizações criminosas”. Ah, disso o Xandão entende. De artifícios e de organizações criminosas. Sua ilibada reputação que o diga.

08.
DOMINGUEIRA
Atos pró e contra Bolsonaro. Farinhas do mesmo saco, mas com dissabores diferentes.

09.
SAUDAÇÃO EFUSIVA
Se você usasse fogos de artifício, a quem você – só pra chatear - saudaria efusivamente: 01) a Milícia do STF; 02) os mais de 300 picaretas do Congresso; 03) o seu governador; 04) o seu prefeito; 05) a democracia de gaveta; 06) a você mesmo?!?

10.
VALENTIA
Eu sei porque o policial protege a estátua: é que estátua não reage. E sei também que é por isso que os blacktadelas são valentes.

11.
E A JUSTIÇA...

Já faz um ano que o pastor que amava a deputada Flordelis foi trucidado, morto e sepultado. E para Flordelis a Justiça não fede nem cheira.

12.

QUARENTENA DÁ CADA IDEIA...

O compadre anda pegando a comadre. O marido da comadre furou a quarentena e foi até o shopping. O compadre pulou a cerca e se meteu pelado na cama da comadre que foi ao WC se aprecatar. Eis que volta o marido da comadre e dá de cara com o compadre peladão da Silva. Quis saber o que era aquilo tudo:

- O quiéisso, cumpanhêro?!?
- É a quarentena, compadre. Nada pra fazer, fiquei pensando... Vou dar pro compadre.

A cena e a piada são o que há de antigo, mas assim é que assim foi nesse domingão de quarentena: Lulaviroses e Bolsonarecos, sem mais o que fazer, foram pra rua futricar uns aos outros. Briga de compadres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário