4 de jul. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A. O. Siqueira

 Porque hoje é domingo / E só porque, de novo, me bateu saudade /Porque hoje é domingo / Digo do meu jeito o que é a minha cidade

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo da mãe que, partindo o seu coração, entregava sorrindo um pedaço a cada filho. (Valeu, meu pai).

01.

AGLOMERADOR

Em qualquer segundo turno, o PT é fanático LGBTQIA+, desde criancinha.

02.

GRITO DE GUERRA

PT e Gay aglomerados, jamais serão derrotados.

03.

O DIA DO PROTESTO

Neste sábado, cognominado pela mídia infame de Dia do Protesto, as minifestações nas capitais brasileiras foram tão fantásticas e extraordinárias contra o status quo de um governo que não rouba e não deixa roubar que as aglomerações, juntando tudo e contando nos dedos, não conseguiram lotar um vagão de metrô em nenhuma das 26 capitais e um Distrito Federal.

Não ocuparam um ridículo vagãozinho sequer para contar e refazer a história. Para 2022, o que seria a 3ª Via já toma os trejeitos de segunda.

O presidiário mais solto da história dessa República, apesar de aglomerado com os duendes de Toga, com os bandoleiros de colarinho branco e contando com as distorções da mídia domesticada, vai ter que enfiar a viola no saco. E que se dê por satisfeito, por que ao invés de viola bem que poderia ser um par de algemas e uma boa tornozeleira eletrônica.

04.

PF INDICIOU RENAN COMO PROPINEIRO

Pois, depois de muito tempo, a Polícia Federal indiciou Renan Calheiros por propina de R$ 1 milhão da Odebrecht.

No relatório enviado ao STF, os federais dizem haver “indícios suficientes de autoria e materialidade” envolvendo a aprovação de um projeto de interesse da Brasken, para dar um chá de sumiço em incentivos fiscais a produtos importados.

O Supremo Feudo das Togas deve enviar o caso para a Procuradoria-Geral da República, que então deverá decidir pela denúncia ou pelo habitual arquivamento da maracutaia. Esse inquérito foi aberto em março de 2017 com base na delação da Odebrecht e só foi concluído agora.

O que está na cara, desde aquele já distante 2017 é que a propina teria sido paga em 2012, em dinheiro vivo, para o motorista do empresário Milton Lyra, conhecido operador de Renan, o fazendeiro das vacas fantasmas das AlagoasDe acordo com os procuradores responsáveis pelo caso, o valor foi entregue em espécie no dia 31 de maio daquele ano.

O senador, maior e melhor relator da história de todas as CPIs dessa terra de ninguém, nega as acusações. E ainda diz que o indiciamento é retaliação da PF pela sua notável atuação na CPI do Covil. O que causa espanto é que o Leixandão não tenha mandado prender a turma da Polícia Federal.

04.

OS CAMINHOS DA JUSTIÇA DELES LÁ

Em verdade, em verdade vos digo: Não há como quaisquer dos duendes de toga agirem com imparcialidade nessa conjuntura atual da Magda Corte: seja por afeição ou por ódio, eles mudam os caminhos da Justiça.

05.

A SEDE

STF – Sede das Togas Furibundas

06.

PEIXE MORRE PELA BOCA

Se Bolsonaro não tivesse dado um pio sobre a pandemia que assola esse país, hoje estaria cheio de razão gozando com a cara de tacho que toda autoridade semianalfabeta, científica, civil, militar ou eclesiástica ostenta hoje diante da Covid-19. Perdeu a chance de ficar calado.

07.

O POLÍTICO É QUE É...

A política só passa a ser corrupta depois que passa pelo político, seja ele eleito ou um reles animal social.

08.

PUTZGRILA!

Putz, não sou de dizer nome-feio, embora tenha feito tanto nome-feio pela vida. Mas, putzgrila é aquela que pariu essa pandilha de sevandijas que usa toga, aquela outra que usa colarinho branco e mais aquela dos jornalojistas com liberdade de patrão!

09.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Se todo o poder emana do povo, de onde foi e por que foi que surgiu o Supremo Tribunal Federal?!?

10.

FOI-SE NUMA BOA

O mal do povo brasileiro é que ele tipo assim meio Bamerindus: o tempo passa; o tempo voa e ele continua numa boa. O diabo é que o Bamerindus não aguentou o tranco e foi comido no barranco.

11.

BICHO SABE DAS COISAS

Se hoje os bichos ainda falassem, não escutariam nem falariam com os políticos.

12.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Há quanto tempo o Brasil, País do Futuro, já morreu de velho?!?

13.

PONTO 13

A Parada 13 é dele

Foi só depois que a alma mais honesta desse país subiu a rampa do Planalto que a tal diversidade virou adversidade.

14.

MINHA SAUDADE

Como hoje é domingo e mais que isso, domingo de quarentena, e por cima ainda é Brasília uso o meu espaço para dizer que não perdi o compasso e que, sempre que me bate saudade, eu escrevo, como hoje, do mesmo jeito que escrevi há mais de 50 anos, o jeito que sinto e vejo a minha cidade. Foi assim. É assim...

PELOTAS, MINHA CIDADE

(Sergio Siqueira/Verão de 1968)

Minha cidade é uma enorme sala de recordações... / De alma, de vida e emoções. / É um pouco de mim mesmo / correndo pelas artérias do tempo; / um pouco de brisa e muito de vento.

Luz do sol encobrindo colinas/ a beleza infinita de suas meninas / e estrelas vadias passeando na noite. / É brilho de lua, gota de orvalho; / paz de mil sonhos e um velho carvalho.

É praça e esporte, arte e cultura; / paz e amor na forma mais pura. / Minha cidade é o carro-de-lomba / de uma criança que tomba; / riso de gente, gente que sente / é tradição de velhos e moços, / de pai e irmão, / dos amores com brilho / da mãe que "parte o seu coração e entrega sorrindo um pedaço a cada filho".

Minha cidade é muito de mim / de campos em flores, / de muitos amores, / de rosa e jasmim / de uma paixão dessas sem fim. / É fé e orgulho, / som e barulho; /pedra e cascalho, asfalto e cimento / e o mito concreto que vence o lamento.

Minha cidade é História / é a minha memória / que um dia falece em dado momento./ É trânsito doido, engarrafamento / e o carro de boi que um dia se foi / no rumo da Sorte.

É um canto do Sul / que vive a olhar de frente pro Norte. / Minha cidade é um céu sempre azul / é uma pátria pequena que eu tenho no Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário