12 de jan. de 2021

PONTOS A PONDERAR...

Por: Sérgio A.O. Siqueira

Porque hoje é terça-feira / No Brasil para ganhar emprego público sem concurso / Porque hoje é terça-feira / Basta o abraço apertado de um amigo urso.

01.

100 ANOS

Para início de conversa, nesta terça-feira magra para quem padece de quarentena permanente, um registro à la Consórcio de Coveiros da Notícia: a Ford está encerrando uma história de 100 anos aqui no Brasil. Mas o carro-de-boi, faz muito mais tempo que já se foi. Haja anos para aguentar essas partidas e despedidas.

02.

MAIA LIDERA O RALLY

Rogringo Botafogo Mala, o chileno-chinelo não perde vez nem hora para uma chinelada: “Saída da Ford mostra a falta de credibilidade do governo”. Rogringo Mala lidera o Rally Dá Ká.

03.

DIZEM...

Dizem que a Ford, parcimoniosamente, alega que está de saída por causa da pandemia, da queda nas vendas e pela alta do dólar. Outros garantem, que foi por causa de cobranças indevidas e excessivas de impostos e tributos.

04.

O QUE INCOMODA

O PT vai apoiar Pacheco, o mesmo candidato de Bolsonaro à presidência do Senado. Os trompetistas debocham dizendo que “como aliado, Bolsonaro não incomoda”.

O destrambelho é que o que incomoda de fato à sociedade brasileira é o quanto custam para o país os 81 senadores mais perniciosos da História do Brasil.

Não se distraia! Independentemente do estado onde um desses senadores é eleito, ele ganha o mesmo valor que as burras públicas pagam aos demais caros colegas no Senado: R$ 33.763,00 por mês e mais o alho que eles chamam de benefícios...

Coisinhas bobas como subsídio para passagens aéreas; subsídios para despesas médicas e odontológicas; verba para contratação de funcionários - assessores, assistentes, secretários e o escambau a quatro; auxílio para moradia, alimentação e transporte.

05.

QUAL É A PRESSA DA CANHOTA AMERICANA?!?

Se sair mesmo o processo de impeachment, Donald Trump dança e a música não toca. É que hoje a pandilha canhota americana, os democratas, têm a maioria no Parlamento da Terra de Marlboro. E o pior é que o ‘tchau, querido! ’ começa nesta quarta-feira, dia da primeira votação do golpe baixo da Esquerdalha do Grande Irmão do Norte. A propósito e inda que mal pergunte: qual é a pressa em tirar Trump do governo que termina daqui a uma semana?!?

06.

O MEIO

Aqui no Brasil a esquerda briga com a Direita e vice-versa, assim como o vice-versa briga para deslocar o Centro do lugar que tomou da Direita, da Esquerda e vice-versa.

07.

ENTREMENTES...

O Governo – leia Paulo Guedes – lamenta saída da Ford e toca sirenes anunciando ‘forte recuperação’ econômica. Ah, há outras marcas de veículos por aí... O que não há é vaga de emprego.

A Ford, se pagar e não bufar, só em indenizações trabalhistas, deve desembolsar mais de R$ 2,5 bilhões.

Nesse meio tempo, esses milhares de trabalhadores que estão perdendo o emprego, poderiam se aglomerar e berrar contra o absurdo ‘custo Brasil’ com a sua bilionária máquina pública, cheia de ministreis do STF e do Judiciário, de todos os parlamentares desse país de vereador a senador; de prefeito a governador ou procurador.

É mais do que hora de acabar de uma vez por todas com os tais ‘cargos de confiança’ – desde os mais pés-rapados até os meândricos togados.

08.

O CARDEAL SEM APTIDÃO MANDA E DESMANDA

O cardeal sem concurso de aptidão, Gilmuar Richelieu que governa o Brasil por debaixo dos panos de sua toga adquirida de amor e graça, acaba de arquivar dois inquéritos da Lava-Jato contra o filantropo André Esteves, sênior partner do BTG Pactual, bom de negócios de ocasião. O Pactual, não; o Esteves.

Gilmuar, O Magnânimo de Ocasião, considerou – do alto de sua sapiência turva – que o banqueiro foi submetido a ‘constrangimento ilegal’ por investigações baseadas, conforme Sua Alteza, apenas da delação premiada de Antônio Calocci.

Se você não tá lembrado, dá licença de contá: no ano passado Gilmuar, O Medonho, já havia anulado provas coletadas numa operação de busca e apreensão na casa do ‘mocinho da hora’ e também no BTG.

E lembre-se mais ainda: os inquéritos tratavam de ‘suspeitas’ de pagamento de propina para decisões que interessavam ao banco no Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional; que tratavam de doações eleitorais para a campanha nacional do PT em 2006, vinculadas às decisões do Conselho; tratavam também de articulações com Guido Mantega para obtenção de informações privilegiadas do Banco Central; e ofertas contraproducentes de ‘vantagem indevida’ para garantir a posição do BTG no tal projeto do fundo do poço lulático no pré-sal.

Isso posto, Gilmuar faz o que faz, o que bem quer e pronto. Afinal, quem é que manda nessa joça?!?

RODAPÉ – Não se distraia: Gilmuar não fez concurso para chegar ao STF; bastou lambuzar o dedo de FHC. Até na sabatina a que foi submetido no Senado para ocupar a vaga na Magnífica Corte, ele rodou redondamente. Safou-se porque usou o grampo dos autos e anulou a decisão que o reprovara na Câmara Alta do Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário