26 de jun. de 2020

PONTOS A PONDERAR...
Por: Sérgio A. O. Siqueira

DEFORMADORES DE OPINIÃO

A ditadura da comunicação social começa com o patrocínio da notícia. O patrocinador manda no patrão que manda no diretor-geral da redação que manda no pauteiro que faz a pauta para os jornalojistas que escolhem a dedo os ‘narizes de cera’ das fontes de notícia para os deformadores de opinião.

E assim é que, no mais das vezes, sob a forma de comunicação nua e crua, com ares de descarada isenção, a notícia é a versão que eles escondem nas entrelinhas. E é desse jeito assim que toda a mentira bem contada é tida e havida como verdade.

Então, antes de dar ouvidos e credibilidade ao que você escuta, ao que você lê ou ao que assiste nos veículos analógicos ou virtuais, pergunte-se: que jornalojista é esse? Que fonte de informação é essa? Por que esses dois, ou esses uns lá que outros, estão sempre me contando isso e aquilo?!?

Pergunte-se: - Quem sou eu, para essa gente que conheço só de ouvir falar, para merecer tanta notícia sobre as mesmas coisas, as mesmas pautas, com os mesmos jornalojistas e as mesmas fontes que passam por mim na rua e nem me cumprimentam?!?

E, então, logo você responderá de si para si que notícia com patrão é recado por encomenda. E saberá: notícia é notícia – é aquilo que até agora você não sabia. É aí, justamente aí que notícia não tem preço

Nenhum comentário:

Postar um comentário