11 de abr. de 2020

PONTOS A PONDERAR...


A AUTOFÁGICA GERAÇÃO PÓS-PANDEMÔNIO-CHINÊS

Eu sou da chamada Geração Pós-Guerra. Em 1945, eu tinha cinco anos de idade quando a 2ª Grande Guerra acabou, para começar então a tenebrosa recessão mundial, rescaldo falimentar da hecatombe que atingiu a economia do mundo e a organização da sociedade...

80 anos da Segunda Guerra MundialAquela Grande Guerra, apesar das lagartas dos tanques e do terror das baionetas, não matou a dignidade e nem abalou a esperança da humanidade que restou.

A recessão mundial, para mim, era tão assombrosa e tão grande que não cabia todinha lá dentro de casa. Tanto é que logo em seguida ela se espalhou por toda a minha cidade e, não demorou nadinha eu percebi que a recessão se foi à la gaita pelo Rio Grande do Sul afora e dali se agarrou com unhas e dentes ao Brasil de cima a baixo. Quando vi, a recessão era mundial. Tão mundial quanto tinha sido a 2ª Grande Guerra.

Mas, aos poucos, eu vi que o mundo tinha aprendido a lição. Não tinha fome de pão e leite; tinha um apetite voraz de reconstrução, de reorganização e de paz. Eu fui crescendo e assistindo o mundo a se reerguer, se reorganizar.

Vi o Brasil se levantando, meio que aos trancos e barrancos; notei que o meu Rio Grande voltava a ser Do Sul, da cuia e bomba, das guaiacas recheadas; e me acostumei a ver que o padeiro e o leiteiro deixavam o pão e o leite na soleira da porta lá de casa... E ninguém mexia, ninguém bulia.... Era uma geração pós-guerra solidária e honesta.

Coronavírus: o que é, como se espalha e como tratarHoje, o mundo vive mais um pandemônio-chinês. Não é o primeiro, de lá pra cá, mas este veio arrasador. Pegou-nos desprevenidos. 

Os grandes líderes, da nossa casa, da nossa rua, do nosso bairro, da nossa cidade, do nosso estado, do nosso país, do mundo inteiro estão atônitos, batendo cabeça e com a língua nos dentes.

Há um confronto de ideias e prosopopeias que não se juntam, que não dizem coisa com coisa. Uma torre de Babel hodierna que não levará tão cedo ao fim dessa pandemia, porque se trata de uma nova Guerra Mundial. 

Leite em Londres volta a ser entregue em garrafas de vidro para ...Desta vez sem tanques, sem baionetas, sem mísseis, sem foguetes esse Conflito Mundial é silencioso e letal. Alguém quer ser o dono do mundo, o terráqueo senhor dono do universo. Maléfico e doentio, ele faz adoecer o mundo inteiro.

E logo virá a recessão. Mais forte e pesada do que a recessão da minha tal de Geração Pós-Guerra. 

E o pior é que hoje, o mundo não é o mesmo de ontem; o Brasil já não é o mesmo; a minha cidade já não é mais aquela e esta Geração Pós-Coronavírus que está perdendo a guerra, já perdeu há muito tempo a dignidade política; lá se foram os fios de esperança e já perdemos, nós todos zumbis assustados, a noção de que, tanto quanto a ciência de viver é importante e fundamental a arte da convivência.

E já não é mais tempo de pão e leite na soleira da porta.... Uns comerão o que é dos outros. E logo uns comerão os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário