23 de mar. de 2020

HISTÓRIAS PRA SE CONTAR...


1981, O ANO DO BRASIL SAUDÁVEL:
FOSSE VERDADE O BRASIL NÃO TERIA CORONAVÍRUS

Já falei nisso antes, mas vou contar de novo esse antigo flagrante da vida real que se deu comigo em 1981, durante uma reunião de fim de mês, na SNEPS - Secretaria Nacional Especial de Programas de Saúde, do dito cujo Ministério e da qual eu era diretor-nacional de Comunicação.

Foi numa tarde de sexta-feira. Estavam reunidos os diretores nacionais da Secretaria. Só eu não era médico. Nenhum deles ocupava aqueles cargos por concurso. Nem eu.

Todos e cada um deles, provaram por A+B e juraram de pés juntos que estavam erradicados do Brasil, naquela data solene, a Hanseníase, a Malária, a Febre Amarela, a Tuberculose, a Esquistossomose e nem sequer se guardava qualquer ideia de Dengue, ou se falava em Chicungunha, Zika Vírus, similares e genéricos.

A reunião terminou quando, um daqueles diretores, um médico amazonense olhou para o relógio e, vendo que faltava menos de uma hora para o seu vôo habitual de fins-de-semana para a Selva, deu por findos os trâmites, chamou o motorista do Ministério, deu tchau e benção e se mandou.

Todos os demais diretores seguiram seus passos, carregando seus tarecos na bagagem e levando na consciência o peso enorme do proclamado dever cumprido.

Pronto, reunião finda, inda que não fosse tarde. Redigi o press release fazendo da SNEPS as palavras de honra deles, mandei o material para a imprensa e me mandei – que ninguém é de ferro.

Horas depois, já no sábado, fui ao Setor de Clubes do Lago Sul jogar bola no Gerovital, clube de 40 mosqueteiros em que eu me misturei como uma espécie de D’Artagnan.

Fui como sempre ia, com o meu compadre Serginho Maracanã, o Sérgio Oliveira, então setorista de ‘Geral’ na sucursal brasiliense do Jornal O Globo. Ganhamos de 2 a zero. Um gol meu e o outro, de pênalti, marcado por Flory Machado, filho de Tupanciretã, médico formado na Faculdade de Medicina de Pelotas, meu fã incondicional no futsal e depois centro-médio reserva por cinco anos a fio de Cléo Muratório de Souza, no Grêmio Futebol Porto-Alegrense.

RODAPÉ – Não tivessem aqueles secretários nacionais - viajores de finais de semana - mentido descaradamente, o Brasil hoje, além de não ter leprosos nem tuberculosos; além de não ter amarelado com calor febril nem capitulado diante de zumbis com malária, teria erradicado para todo o sempre o gasguito Zika Vírus e os simpáticos voadores dengosos...

Se o Brasil estivesse esse tempo todo imune às picaduras de mosquito, hoje, certamente estaria pulando e andando para esse tal de coronavírus, a dengue-chinesa que vem apavorando o mundo.

SCRIPTUM POST – Em 1981, o ministro da Saúde era Waldyr Mendes Arcoverde, unha e carne com Jair Soares, então ministro da Previdência Social. Eu fui levado à diretoria de Comunicação da SNEPS, empurrado por Remy Gorga então ligado ao Sindicato dos Jornalistas de Brasília, já que o setor de Imprensa àquela altura dos acontecimentos era ocupado de fio a pavio por... médicos. Como eu não entendia nada de medicina e eles não sabiam nada de jornalismo, troquei os alhos por bugalhos e fomos tocando o barco. Em 1984 deixei Brasília para dirigir 4 emissoras de rádio, em Cachoeira do Sul. Todas elas da Família Germano. Inclusive mais de metade da cidade. Mas isso já é outra história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário