22 de nov. de 2016

BEIRA-COLLOR PODE SE MANDAR
Citado e enrolado na Lava Jato, Fernandinho Beira-Collor poderá licenciar-se do mandato de senador e se mandar para viver fora do país. A desculpa é que as suas filhas gêmeas vão estudar no exterior. A notícia tem dois lados bons: o primeiro é que ele vai pra longe daqui; o outro é que logo em seguida ele poderá ser um dosprocurados pela Interpol.

TESTEMUNHAS CONTRA O RÉU

Poder-se-ia dizer que começou nesta semana o desfile de testemunhas no processo contra Lula, na Vara de Moro. Preferível, no entanto, dizer-se que começou o desfile de testemunhas contra Lula no processo em que ele é réu. 

Parece a mesma coisa, mas não é. Nem tudo o que parece é igual ao que a gente viu a um segundo. "Processo contra Lula" quer dizer processo contra Lula e não as testemunhas contra ele. 

Já "processo em que ele é réu" é um relato que transcende a simples informação para soar como um prazeroso desaforo, uma ofensa que satisfaz sem risco de qualquer contestação, posto que é a mais pura expressão da verdade. 

Só dizer-se isso assim - que Lula é réu -  já causa uma enorme sensação de prazer. Dizer-se que as testemunhas são contra Lula é muito bom; dizer-se que o processo é contra Lula, é pra lá de bom... Mas dizer-se que Lula é réu, isso não tem preço.

RODAPÉ - Nem é tanto porque seja o Lula; é porque se trata de um sujeito como o Lula.