5 de mai. de 2022

 

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 05/maio/2022

Por: Sérgio AO Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que todo mundo saía para as quebradas com bossa de James Dean, à cata das gurias que faziam pose de Pier Angeli.

HISTÓRIAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

ERA UMA VEZ...  Este 5 de maio, mas em 2020. E então me deu na telha naquela manhã brasiliense de outono que, se Bolsonaro ao invés de capitão da Reserva fosse um general da Ativa, o Congresso Nacional, o STFake e seu puxadinho eleitoreiro, já estariam de quarentena há muito tempo.

Besteira. Coisas que me dão na telha assim de repente, não mais que de repente. Deixem pra lá. Mas, eis que de repente, senão quando...

LENDAS URBANAS

Do livro jamais editado “Que Anarquia É Esta?!?”.

Por: O Garanhão de Pelotas

GARANHÃO À GREGA

Vem a noite e com ela, minha primeira volta por Atenas. Examinando o mapa e olhando do terraço do hotel, Atenas me pareceu uma cidade fácil.

Voltada para o Mar Mediterrâneo, protegida por oito grandes colinas, todas arenosas e cravejadas de pedras de todos os quilates, dava-me a impressão de que, saindo de um lugar qualquer e fazendo a volta na quadra, retornava-se ao ponto de partida. Ledo engano: perdi-me.

De cara, caminhei no rumo da sempre iluminada Acrópole que me parecia bem próxima. Cheguei, pela primeira vez, a Monastiraki. E já fui comprando bugigangas.

Boas horas depois, sempre só e a pé, comecei a dar voltas e mais voltas em busca do caminho de regresso. Cansado de conhecer o mesmo círculo de Atenas procurei um táxi.

E aí, comecei a entender os gregos. Cansei de fazer sinal. Abanei, assobiei, gritei. Nada, eles não paravam. Vi, enfim, um deles estacionado. Fui ao motorista e lasquei no meu inglês de aeroporto:

- Please, where is it…
- No, no, no!
- Hey, please show me the way to the Hotel...
- No, no, no!

Aí, o gregalhão já me respondeu gritando, sem sequer olhar para mim e muito menos saber sequer o nome do hotel. Assim como não consegui lhe dar o nom do hotel Golden City, também não pude me conter. E não me contive.

Com o mais delicado e enganador ar de paciência, fingindo um gentil agradecimento, encostei minha cara na janela do carro dele e disse sorrindo, quase sussurrando em português castiço para aquele grosso, mal-educado:

- Tá bem, seu bosta, muito obrigado pela sua grosseria; seu escroto, bichona enrustida, grosseirão... Vai te catá, fiadaputa!

Só então ele levantou os olhos de um joguinho qualquer no celular com o qual passava o tempo. Cravejou-me um olhar agudo, frio e cortante. Senti o bolero ‘Frio En El Alma’ tocar em meu corpo, da cabeça aos pés. Antes que o brutamontes saísse do carro, eu fui saindo de fininho, até que, por acaso, encontrei o caminho de volta para o Golden City.

Lá, numa rodada de cafezinho grego com pasteizinhos folheados cheios de iogurte e espinafre, fiquei sabendo por um garçom do hotel que falava um inglês pior do que eu falava grego, que o motorista havia entendido o final do meu desabafo:

- Bitch, in Greek, means the same bitch!

Pô, tutaméia! ‘’Puta’’ na Grécia, quer dizer puta mesmo. Ganhei o dia. Não levei um sopapo à la grega por muito pouco.

MORAL DA HISTÓRIA - As palavras elegantes não são sinceras; as palavras sinceras não são elegantes”.  (Lao Tse)

PONTOS A PONDERAR...

01.

DANIEL, O REBELDE

Daniel, o desobediente civil, recusando a intimação de Aleixandão: “Estou cumprindo decreto presidencial”. Toma! Vai buscar no fundo das redes.

02.

VEM PRA RUA!

É quando Lul@lcapone, já lul@lcaduco, abre a boca que a gente vê como ele está ‘fora da casinha’. Vem pra rua, vem!

03.

ENTREMENTES...

O MST prometeu 5 mil comitês de apoio à candidatura de Lul@lcapone. Agora, vai. Lul@lcapone já pode contar com mais 5 mil votos.

04.

O SONHO

Lul@lcapone é o corpo e a alma mais honesta do PT. Com ou sem Lul@lcapone, o PT é uma alma penada. O nosso pesadelo é o sonho de Lul@lcapone fazer do Palácio do Planalto, a sede nacional do PT.

05.

BASTA!

O Brasil não sai do buraco enquanto não parar de eleger canalhas para o Congresso Nacional e continuar a seguir as ordens de servidores públicos em cargos de confiança daquele que roubou, deixava roubar e quer voltar à cena do crime.

06.

O PERSECUTOR

Aleixandão, o Persecutor, determinou multa gigantesca e bloqueio das contas bancárias de Daniel Silveira. Esse torniquete incessante, só para que vocês não se distraiam, é fruto de um processo irregular e inconstitucional que levou um deputado em pleno mandato para a cadeia.

Aleixandão rasgou a Constituição e continua espalhando suas páginas ao vento que ele mesmo sopra. Inda que mal pergunte: como esse cara ainda está solto?!? “Esse cara” é o persecutor, por supuesto.

07.

O SINDICATO

De repente, não mais que de repente, nas mãos de Felipe Santa Cruz, a OAB virou um sindicato. Se bobeassem, logo, logo entraria no bloco dos que lutam pela volta da ‘contribuição sindical obrigatória’. Beto Simonetti, um criminalista, hoje presidente da Ordem, sabe que isso seria ‘um crime’ contra a ordem social.

08.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO

Desde os 23 anos de idade passei a ser jornalista em tempo integral. Segui aos trancos e barrancos, em veículos de grande e de pequeno porte, preso com ponderada rebeldia às "linhas editoriais" que me constrangiam a dizer só o que as fontes diziam.

Da minha aposentadoria para cá - já faz bom tempo isso – e graças à Internet e redes sociais e quetais, sou jornalista em plena liberdade incondicional.

Agora vem o Seu Lul@lcapone vituperando e ameaçando que, se eleito for, vai regular a internet e as redes sociais. Aqui, ó! Comigo não, violão!

09.

REBELDIA A CARO CUSTO

E então Daniel Silveira rebelou-se vez e, amparando-se na Graça de Bolsonaro, recusou-se a acatar a intimação de Aleixandão. Ele pode agora ser enquadrado em crime de desobediência à ordem judicial – ainda que injusta e persecutória.

Ainda assim, ele pode pagar caro pelo delito de improbidade. Daí, Daniel pode pagar com prisão, condução coercitiva ou, com multa – a alternativa preferida, até aqui, pelo seu persecutor.

Entrementes, o Banco Central já aciona bancos e mais bancos para bloquear as contas do rebelde deputado. E nesse meio tempo, já começam a rola ‘vaquinhas eletrônicas’ para cobrir as multas de Aleixandão pra cima de Daniel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário