7 de mai. de 2022

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 07/maio/22 – Sábado

Por: Sérgio AO Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que, aos domingos, munidos de fiambre, os pelotenses embarcavam em suas flamantes caminhonetas Ford de Bigode e passavam o dia na praia do Barro Duro, então o lugar mais bonito e aprazível do balneário do Laranjal.

HISTÓRIAS DO BRASIL CONTEMPORÂNEO

ERA UMA VEZ...  Neste dia 7 de maio, há 8 anos. E foi então que com toda pompa e circunstância, como se fosse assim um grande feito nacional, o técnico Luiz Felipe Scolari inaugurou a solenidade de convocação da Seleção Brasileira via Televisão ao vivo e a cores.

E então anunciou solenemente a derradeira convocação de seus selecionados para a Copa do governo que começaria em junho e terminaria nas eleições de outubro, aqui no Brasil da Silva.

Em qualquer país do mundo a listagem é, até hoje, comunicada por telefone e, sem alarde, ela é editada na internet e nas páginas do ramo dos jornais da terra. Aqui, o técnico toma banho, faz a barba, bota terno e gravata. Hoje, cheguei a sentir falta da cartola.

E a propósito daquele ato solene, vejam só o timaço que ficou de fora da lista do Felipão naquelas priscas eras: Rogério Ceni, Pato, Ganso, Ronaldinho Gaúcho, Arouca, Kaká, Pelé, Garrincha, Gerson, Sérgio Siqueira...

LENDAS URBANAS

Por: O Garanhão de Pelotas

TANGO Y SAMBA

Em dezembro de 2002, batendo bola com dois pibes argentinos, na praia de Perla, em Mar Del Plata, um deles, a firulas tantas, me pergunta:

- Señor Garañón, cual la diferencia a Maradona y Pelé?

Terminei a embaixada com um atrevido lançamento de letra para o amigo dele e respondi, quase sem pensar:

- Pelé dá samba. Maradona é...  um tango.

Eles entenderam que a diferença estava na tragédia em que se transformara a vida do seu maior craque de todos os tempos. Acreditavam, no entanto, que ainda havia salvação para Maradona.

Mas qualquer argentino sabe a distância que separa o tango de um samba. O brasileiro é que não dá bola pressas coisas.

MORAL DA HISTÓRIA - Los aficionados a la música son, en su mayoria, gente un poco vil, amargada y sometida”. (Pablo Baroja, Juventud y Egolatría).

PONTOS A PONDERAR...

01.

O TRAÍRA NO PALÁCIO

Cruzes! Nunca antes na história desse país me passara pela cabeça que eu passaria pela humilhação de ver esse Pacheco na Presidência do Brasil. Pois, ele foi ontem presidente por meio expediente, já que o Capitão, titular do posto, estava sendo aclamado na Guiana e na Paraíba.

Essa meia dúzia de horas foram bastantes para mostrar o traíra que existe nesse ocasional presidente do Congresso.

Aproveitou o escasso tempo que teve para assinar dois decretos que estavam sobre a mesa de Bolsonaro e para criticar com voz de veludo a auditoria das eleições, anunciada um dia antes pelo presidente de fato e de direito desse país à beira de um ataque de nervos e energúmenos.

Foi como se dissesse aos donos do STF e do TSE, seus admitidos superiores hierárquicos na composição dos Poderes da República: “Olha eu aqui, ó... Conto com Vossas Excelências para ficar aqui para sempre até à posse daquele que vamos eleger”.

02.

LUGARES

Hoje, o lugar mais perigoso do planeta Terra é a Ucrânia. Para os ucranianos e para quem ainda vive por lá. Para os brasileiros, o lugar mais perigoso é o Templo das Togas. E depois dele, o seu puxadinho, o Reino dos Receptáculos Eletrônicos.

03.

ELEIÇÃO 2022

Só canalha vota em canalha.

04.

LUL@LCAPONAGEM E MAIS UMA

DELAÇÃO PREMIADA

Lul@lcapone está mesmo Lul@lcaduco da Silva e está Lul@lcalucinado da vida com a vertiginosa decadência e frenética impopularidade. Um dia, num palanque vazio, cheio de cobras-criadas, disse cobras e lagartos de quem não vota nele, antes de descer do palco cercado por capangas com feitio de guarda-costas armados de submetralhadoras.

Logo depois, defendeu vangloriou-se por sair na capa da revista americana Time: “Matei meus adversários de inveja”. Deve ser só porque, com isso Lul@lcapone está concorrendo à Presidência dos Estados Unidos.

Pouco depois, num anfiteatro universitário, querendo imputar ao Pai dos Filhos do Capitão a pecha de um governo policialesco, voltou a defender os “pobres garotos que roubam um celular e vão parar na cadeia”.... É que ‘roubar um celular’ não é nada para Lul@lcapone, Pai do Mensalão e do Petrolão, fora o alho.

E, mais Lul@lcaduco que nunca, celebrou outra oportunista pesquisa do tal Ipespe, hoje codinome comercial do antigo e desastrado Ibope que nunca acertou pesquisa nenhuma.

Faz de conta que esses institutos agregados ao Consórcio da Imprensa de Rebanho, nunca erraram resultado algum de quaisquer das eleições que tenham sido realizadas nesse país, desde votação para síndico de edifício, até os pleitos para proprietário do Palácio do Planalto.

Inda que mal pergunte: quando foi que uma desses aparelhos de pesquisas pré-eleitorais, acertaram algum resultado?!?

 

O que não dá para entender é como alguns dos poucos veículos de comunicação sérios que ainda restam nessa país, como a Jovem Pan, aquela rádio que virou TV, ainda repercutem e debatem essas pesquizoides feitas por telefone com mil e poucos entrevistados em um universo de 180 milhões de eleitores. Por telefone, meu?!?

Isso não é pesquisa, é delação premiada.

Pô, isso é pauta para os filhos da pauta do Consórcio da Imprensa de Rebanho, sequiosa pela volta de um governo que roube e deixe roubar. Quem souber, por favor, avise por aqui mesmo, neste espaço de incrédulos e de gente sem fé.

05.

INDA QUE MAL PERGUNTE...

Nessa antevéspera do Outubro Vermelho, nos espaços dos Poderes Constituídos, onde fica o Puxadinho do Golpe?!?

06.

ORA, DIREIS, PESQUISAS...

Atentai, ó crédulos que ainda acreditais em aparelhos de pesquisas tipo ‘fotografia do momento’... O mais forte sinal de realidade eleitoral é o Datapovo. Olhai as avenidas desse país; escutai a voz rouca das ruas. Datapovo, neles!

07.

ENTREMENTES...

01) Lul@lcaduco da Silva, encheu de besteira a imensa comunidade japonesa no Brasil;

02) Fachinews diz à Defesa que não se opõe à divulgação de documentos sobre eleições. Isso, foi só após questionamento. Fachinews, presidente do TSE respondeu que não há problema em dar publicidade às sugestões e dúvidas das Forças Armadas sobre as urnas eletrônicas. Ah, bom;

03) Pacheco, sem que ninguém lhe perguntasse qualquer coisa, disse que ‘auditoria privada deve ocorrer dentro dos limites. Apuração é atribuição do TSE’. E, ao invés de advogar para seus amos de estimação, ele deveria se limitar à missão de não deixar o Parlamento de joelhos diante do Templo das Togas;

04) Persecutoriamente, Aleixandão suspendeu decreto presidencial que reduzia IPI na Zona Franca. A pedido dos acólitos de Randolfininho, ele ficou contra o povo e a favor dos magnatas;

05) Alcolúgubre é internado com abscesso intestinal. Vai passar por cirurgia. Sorte dele que o cirurgião Adélio Bispo ainda esteja em plena reclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário