8 de abr. de 2022

PONTOS A PONDERAR...

1ª Edição – 08/Abril/22 – 6ª Feira

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que os padres se protegiam e saiam incólumes de suas missas desafiando os fiéis na hora da benção: “quem não tem pecado que atire a primeira pedra”.

HISTÓRIAS DO BRASIL

ERA UMA VEZ...

Há três tristes longos anos, num dia 5 de abril, Lul@lcapone chegava ao que parecia ser o fim do primeiro dia dos 12 anos e um mês que ainda lhe restavam de ressocialização pela merecida temporada de cadeia.

Hoje, 5 de abril de 2022, Lul@lcapone anda por aí, livre, leve solto, mas este é o primeiro dia do que ainda lhe falta de ressocialização pelo reto da vida.

Esse não tem cura, jamais vai ressocializar-se.

E, só para não dizerem que não falei de flores, o Frachin que o livrou de todas as cadeias, por causa de ‘tribunais errados’, continua solto e, pior do que isso, preside o TSE, nessa antevéspera de mais uma eleição eletrônica tão infalível quanto indevassável.

LENDAS URBANAS

Por: O Garanhão de Pelotas

FAIRPLAY

Já que ninguém dizia isso na minha frente, eu mesmo digo: fui um craque na modalidade futebol-da-bola-pequena. Jogava um bolão de futebol de salão. Rima, mas pode não ser verdade.

Em todo caso, minha paixão por aquela modalidade esportiva me dava o direito de ser magnânimo a ponto de aceitar convites para jogar em times de segunda, de terceira e até de quinta categoria.

Jamais perdi um confronto entre casados e solteiros; nem deixei de fazer um pezinho naquelas peladas entre equipes de rádios, TVs ou jornais e seus patrocinadores. Era um come-bola. Um prostituto das quadras e ginásios.

Na realidade, um apaixonado por qualquer tipo de futebol. Jogava por prazer, mas nunca soube perder. Gostava e ainda gosto, mais de ganhar do que de jogar. Coisas do jeito de ser deste seu super-anti-herói, deste Garanhão de Pelotas, seu criado, obrigado.

Naquela noite de sexta-feira montamos o time lá do Condomínio Las Figueras, onde eu fui síndico por diletantismo e nada mais. Montamos o ajuntamento e fomos enfrentar um esquadrão do glorioso 9º RI, Batalhão Tuiuti Futebol Clube.

Jogo na casa deles. Um ginásio bem construído e melhor conservado, como é do tamanho e feitio das coisas do Exército. Afinal, quem tem mão-de-obra barata e diversificada como a dos recrutas, pode esbanjar serviço de limpeza e brilho. Até nos coturnos. Ainda bem que eles jogavam de tênis.

O jogo no primeiro tempo foi ótimo: 1 a 1. O nosso gol foi meu, claro. Na segunda etapa faltou energia. Não, luz tinha de sobra; faltou energia para o nosso time. Eu corri por todos e todos não correram por mim.

Quando vi, o placar era de 6 a 1 para os milicos. Louco para que o massacre chegasse ao fim pedi para bater uma falta que sofri na beira da área deles. Faltava talvez uns dois minutos para terminar.

Nos preparativos para a cobrança levantei os olhos e dei com eles numa frase de puro fair-play e profundo espírito olímpico afixada no paredão dos fundos da quadra: “Lute, ainda falta um segundo! ”.

Corri para a bola. E assim correndo passei por ela e...  fui direto para o vestiário. Tomei meu banho, enquanto eles lá jogavam o que faltava jogar.

Tomei o meu banho, não falei com ninguém, exercitando o meu enorme espírito olímpico e nunca mais joguei no time do Las Figueras.

MORAL DA HISTÓRIA – Na pele do Garanhão de Pelotas, eu sou daqueles que têm paixão por uma coisa, sem querer tirar dela qualquer ensinamento.

PONTOS A PONDERAR...

01.

O MENTIROSO

Lul@lcapone tem as pernas curtas, mas suas mentiras têm vida longa.

02.

JORNALISTA & JORNALOJISTA

Jornalista é quem é jornalista. O resto é o resto. E, às vezes até têm patrões, patronos e patrocinadores. É quando o jornalista vira filho da pauta e começa a ser jornalojista.

03.

FAKE NEWS

Fake News, teu nome é Instituto de Pesquisas de Opinião Pública da Silva.

04.

DESGOVERNOS

O problema não é o que Bolsonaro não teria feito até agora; o problema é o que Sarney, FHC, Lula, Dilma e Temer fizeram com o Brasil nesses últimos 37 anos.

05.

CONTRA

Os lul@lcaponistas podem me elogiar, do alto de seu costumeiro ódio do bem, de que sou sistematicamente contra o Lul@lcapone. Eu até gosto e me garanto. Mas, inda que mal pergunte, o Lul@lcapone é mesmo a favor de quê?!?

Nenhum comentário:

Postar um comentário