13 de nov. de 2021

 

PONTOS A PONDERAR...

3ª Edição – 13/Nov/21 – Sábado

Por: Sérgio A. O. Siqueira

PRISCAS ERAS...

Eu sou do tempo em que Fake News, se chamava boato, injúria, calúnia e difamação...

HISTÓRIAS DO BRASIL & LENDAS URBANAS

ERA UMA VEZ... o Garanhão de Pelotas naqueles seus dias de nobreza suprema em que banca o meu chefe eventual quando assumo a identidade de seu ghostwriter...

Por dá cá aquela palha, ele me enquadra numa pauta. Hoje, ele me ponderou - sem direito a contestações - que eu deveria reeditar a prosa/poemeto, sobre a minha cidade – coisa feita no já distante verão de 1968.

Acho que ele faz isso para garantir o meu baixo cachê que há séculos não sofre reajuste. Nem mesmo um miserável aumentinho de 16% tipo assim aquele último avanço que o ST/FDP deu a si mesmo, porque manda e não pede.

E, porque hoje é sábado, eis-me, pois, na ingrata posição de um bom filho da pauta, a cumprir o rasgo de puxassaquismo do Garanhão de Pelotas para este brasiliano sábado plúmbeo

PELOTAS, MINHA CIDADE

Minha cidade é uma enorme sala de recordações... / De alma, de vida e emoções. / É um pouco de mim mesmo / correndo pelas artérias do tempo; / um pouco de brisa e muito de vento.

Luz do sol encobrindo colinas/ a beleza infinita de suas meninas / e estrelas vadias passeando na noite. / É brilho de lua, gota de orvalho; / paz de mil sonhos e um velho carvalho./ É praça e esporte, arte e cultura; / paz e amor na forma mais pura. /

Minha cidade é o carro-de-lomba / de uma criança que tomba; / riso de gente, gente que sente / é tradição de velhos e moços, / de pai e irmão, / dos amores com brilho / da mãe que "parte o seu coração e entrega sorrindo um pedaço a cada filho". /

Minha cidade é muito de mim / de campos em flores, / de muitos amores, / de rosa e jasmim / de uma paixão dessas sem fim. /

É fé e orgulho, / som e barulho; /pedra e cascalho, asfalto e cimento / e o mito concreto que vence o lamento. / Minha cidade é História / é a minha memória / que um dia falece em dado momento./

É trânsito doido, engarrafamento / e o carro de boi que um dia se foi / no rumo da Sorte./ É um canto do Sul / que vive a olhar de frente pro Norte. / Minha cidade é um céu sempre azul / é uma pátria pequena que eu tenho no Sul.

RODAPÉ – Prosa versificada deste seu criado, obrigado, Sérgio A. O. Siqueira, produzida profissionalmente no Verão de 1968, para ser fundo musicado de um ‘audiovisual’ montado e projetado por uma agência de publicidade para o então governo municipal do ‘Professor Chiquinho’ – Francisco Lousada Alves da Fonseca. Como se há de notar eu e o Garanhão de Pelotas, às vezes somos um Álter Ego do outro. Só às vezes.

PONTOS A PONDERAR...

01.

DO GARANHÃO DE PELOTAS:

Na briga de Doria com Leite, os dois podem sair arranhados.

02.

O MEDO

Vamos combinar: pelos titulares da Cãmara e do Senado, a prisão em segunda instância não volta nunca mais, nem que o boi Barroso tussa. Os muitos mais de 300 picaretas têm medo de cadeia.

03.

PASSAPORTE SANITÁRIO

Invencionice besta de governadores e prefeitos empoderados pelo STF, para mostrar serviço. Serviço mal feito.

04.

UM & OUTRO

O PT sem o Luladino não é nada. Com o Luladino é muito pior. Os dois juntos não cabem em si de descontentes. Ambos cairiam muito bem numa cela.

05.

ASSASSINARAM A LAVA-JATO

Não perdoo os assassinos da Lava-Jato. Foi só ela chegar ao Estado-Bandido e as forças do crime que veste toga e daquele que usa colarinho branco se organizarem para condenarem os poderosos à dolorosa pena de procrastinação perpétua.

05.

O IMPÉRIO DO CRIME

A cada dia que passa, mais me convenço de que Máfia, Cartel de Cali ou Medelin, Yakuza, Tríade, PCC... não passam de clubes de aprendizes diante do Crime Organizado que tomou o governo das mãos de quem não rouba e deixa roubar e hoje impera, governa, manda e desmanda no Brasil.

06.

ESPERAR O QUÊ?!?

O que esperar de um Judiciário em que velhacos nomeiam os seus julgadores e picaretas congressuais fazem leis que intimidam procuradores, juízes e a sociedade?!?

07.

O GOVERNO DO CRIME

O Crime Organizado não está no poder. Ele é o poder. Desde quando Luladino subiu a rampa até os dias de hoje, o Crime não está no Palácio do Governo. Ele é o governo.

08.

QUEM, QUEM?!?

Quem você gostaria de ser na vida: Renan escrevendo o relatório da CPI do Ódio para Omar Aziz; ou Omar Aziz lendo o relatório de Renan?!?

09.

MEIO SOLTO

O ainda deputados Daniel Silveira desfruta a inusitada condição de cidadão brasileiro meio solto. Sua liberdade – permitida por A Lei Xandão – não chega nem aos pés da liberalidade que os cortesãos subalternos de Luladino deram ao Lularápio que roubava e deixava roubar.

10.

MESA DE BAR

- STF... Sim, ou não?!?

- Sim! Mas, não!

- Como assim?!?

- Não!...desse jeito que é hoje constituído.

- Ei, Garçom! A saideira.

11.

DEFINIÇÃO

Alcolúgubre, a avacalhação ambulante do Senado.

12.

ASSIM, NÃO!

André Mendonça no STF...  Sim, ou não?!? Esta não é questão. A questão é ‘como’ quem quer que seja no STF. Um Supremo constituído por presidentes de plantão será sempre um ST/FDP.

13.

PONTO 13

A Parada 13 é dele. Pura difamação: desde que os lulambe-botas vêm perdendo todas as eleições que o Brasil vem sendo difamado aqui e lá no exterior. Nunca antes na história desse país ele foi tão injuriado, caluniado e difamado. E mais que isso, os lulambe-botas não sabem e nem querem fazer.

14.

O CIENTISTA

Barroso decide pela obrigatoriedade do passaporte sanitário. Ele acha que, seu meigo conhecimento de ciência política é um profundo saber científico.

15.

O PODER DOMINANTE

Desde o evento da Constituição-Cidadã de 88 que o Brasil tem quatro Poderes constituídos: Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público. Desde lá tem também um Superpoder prostituído que governa todos eles.

16.

SURPREEESA!

As emissoras de TV devem quase R$ 500 milhões ao INSS. Isso quer dizer meio bilhão de reais. É o preço da liberdade de pressão que exercem sobre um governo que não rouba e não deixa roubar. E o ST/FDP só quer saber de obrigar pra já o pagamento dos precatórios que se arrastam desde os Anos-80.

PONTOS A PONDERAR...

2ª Edição – 13/Nov/21 – Sábado

Por: Sérgio A. O. Siqueira

01.

O FUTEBOL TEM DISSO...

ARGH!ENTINA 1x0 URUGUAI

E a Argh!entina goleou o Uruguai pelo elástico marcador de 1x0. E ainda deu lambuja que o Messi só jogasse os 15 minutos finais. Los Hermanos estão com um pé no Qatar.

02.

ÁGUA NA LUA

Cientistas de extrema curiosidade constatam que a ‘superfície da Lua tem água para sustentar os terráqueos por mais de 100 milhões de anos”. Pronto, já vamos esculhambar aquilo lá também.

03.

OEA & NICARÁGUA

Pois, a OEA – organização dos Estados Americanos declarou ontem que as eleições na Nicarágua, festejadas pela Rússia, pela China, pela Coréia do Norte, não têm “legitimidade democrática”. Os lulacradores sob o bumbo da Perereca Pálida, já festejaram o golpe. Orteganizar o nosso país é tudo quanto mais querem para a eleição de 2022.

04.

IMPRIVATIZADORES

Os que não querem a privatização da Petrobras, sãos os mesmo que não querem privatização nenhuma. Privatizar faz mal ao fígado de todos eles. Eles são os mesmo que querem o inchaço da máquina pública e o aparelhamento do Estado. Estado de direito para eles é o estado de Esquerda. E Estado aparelhado é para eles a melhor e mais incólume de roubar e deixar roubar. Nesse ninho de imprivatizadores, quem desemprivatizar, mau desemprivatizador será.

05.

A MOSCA

‘Observadores atentos’ – isso para o mundo da informação é como ‘cientistas’ para os jornalojistas filhos da pauta do Consórcio da Imprensa Mercenária – garantem que “aliados de Moro miram aliança com ‘bolsonaristas em desencanto’, para consolidar a candidatura” ao Planalto do ex-super-herói dos brasileiros de boa índole. Não se distraia! Você pode ser a mosca do alvo.

06.

JORNALISMO & JORNALOJISMO

Jornalismo é opinião - é dar a cara a tapa, é destemer as consequências da informação. Jornalismo, não tem preço. Isenção é a farsa do jornalojismo a serviço da liberdade do patrão. E do cifrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário